Doenças comuns da raça Shih Tzu

Doenças comuns da raça Shih Tzu

O Shih Tzu são uma das raças preferidas entre os amantes de cães, por serem uma raça de cães leais, brincalhões, e que adoram estar na companhia de seus donos. É um cão dócil, extrovertido, e por sua associação com o budismo, são cães que não possuem o costume de latirem muito, o que torna a raça uma das preferidas entre os moradores de apartamento, por seu temperamento calmo.

Neste artigo do PeritoAnimal, trazemos informações sobre as doenças mais comuns da raça Shih Tzu, para que você possa cuidar do seu cachorro cada vez melhor, atentando-se às particularidades da raça.

Doenças que o Shih Tzu pode ter

Entre alguns problemas comuns entre cães, algumas raças têm predisposição ao desenvolvimento de certos problemas em relação à outras. Shih Tzus, em particular, podem apresentar:

  • Doenças nos olhos
  • Doenças de pele
  • Doenças genéticas

Veja abaixo informações que o PeritoAnimal preparou para que você fique por dentro das doenças mais comuns dentro de cada tema.

Doenças nos olhos em Shih Tzus

De modo bastante geral, a raça não costuma apresentar muitos problemas de saúde, porém por terem olhos grandes e pelagem longa na altura dos olhos, os problemas oftalmológicos estão entre as principais doenças que acometem os cães da raça Shih Tzu.

Dentre as doenças oculares mais comuns podemos ter:

  • Lacrimejamento constante.
  • Conjuntivite
  • Úlcera de córnea
  • Atrofia progressiva da retina

Lacrimejamento constante - É normal que a raça produza lágrimas constantes devido a conformação dos olhos, e isso pode prejudicar a pelagem em torno dos olhos, por isso é importante prender os pelos para que não caiam nos olhos e não irritem as glândulas lacrimais, levando a maior produção de lágrimas.

Conjuntivite - A conjuntivite canina é uma inflamação da mucosa dos olhos, e que pode ter vários fatores, inclusive uma infecção bacteriana secundária associada. Os sinais clínicos podem ser secreção purulenta, o que indica que há infecção por bactérias, lacrimejamento constante, olho inchado e sensibilidade maior à luz. Leve seu Shih Tzu ao veterinário, porque o tratamento exige certos cuidados a mais. Para evitar esse tipo de problema não mantenha os pelos dos olhos presos com um elástico muito apertado, pois isso pode impedir que o seu cão feche normalmente os olhos, já que a pele fica mais repuxada. Outros cuidados, seriam o de manter a área dos olhos sempre limpas com produtos específicos para isso, e tomar cuidado com o ressecamento após o banho ou em dias com muito vento. Para saber mais sobre A Conjuntivite Canina - Causas e Sintomas, o PeritoAnimal preparou este artigo para você.

Úlcera de córnea - O Shih Tzu é uma raça de cães que possuem os olhos mais proeminentes e grandes em relação aos outros cães. Portanto, é um cachorro que possui mais predisposição a sofrer com úlceras de córnea, que podem ser causadas, em geral, por um trauma, como pelos, galhos, folhas ou qualquer coisa que possa bater nos olhos, lesionando a córnea, ou seja, a membrana que recobre os olhos. Caso note que seu cão não quer abrir os olhos, ou que algum dos olhos está inchado, pois para identificar a úlcera de córnea é necessário o exame com um colírio específico, para então se iniciar o tratamento com um veterinário oftalmologista, já que sem atendimento, é possível que o cachorro fique cego.

Atrofia progressiva da retina - É um problema congênito e hereditário, e que pode levar o cão a cegueira irreversível. O PeritoAnimal preparou estas dicas em Como saber se o meu cachorro está cego.

Doença de pele em Shih Tzu

A raça Shih Tzu possui uma tendência bem grande a desenvolver as chamadas dermatites, que são as doenças de pele causadas por alergias. Estas alergias podem estar relacionadas desde ao ambiente, pó, ectoparasitas ou produtos de limpeza, e até a alimentação.

Para se descobrir a verdadeira causa da dermatite, é necessário orientação veterinária, já que o diagnóstico pode ser demorado, e se o cão estiver com muita coceira e vermelhidão na pele, poderá ser necessário medicação para aliviar o sofrimento do cãozinho.

Veja este artigo do PeritoAnimal sobre as Doenças de pele nos cachorros.

Doença do carrapato em Shih Tzu

A Doença do carrapato é uma doença transmitida por uma bactéria que infecta carrapatos. Quando o carrapato pica o cachorro, ele transmite essa bactéria ao cão, e acaba por causar a doença denominada de Erliquiose ou Babesiose, popularmente conhecida como Doença do Carrapato em cães.

Esta doença não infecta apenas Shih Tzus, pois como são transmitidas pelo carrapato, qualquer cachorro que tenha acesso a parques, ruas e outros locais públicos com frequência, e até mesmo ao quintal de casa, está suscetível de contrair a doença. Por isso é importante manter sempre o quintal bem higienizado, para se evitar ectoparasitas em geral, e o antipulgas do cachorro sempre em dia.

Doenças genéticas em Shih Tzu

Doenças genéticas normalmente estão associadas ao descuido de criadores de cães amadores, por isso é sempre importante pesquisar bem antes de comprar um cão de raça e solicitar a certificação veterinária dos pais do filhote que se pretende adquirir. Isso evita com que cães com problemas hereditários sejam procriados disseminando as doenças mais comuns para a raça. As doenças genéticas mais comuns em Shih Tzu podem ser:

  • Braquicefalia excessiva: Cães braquicefálicos são as raças de cães que possuem o focinho achatado, sendo que o Shih Tzu é uma delas. A braquicefalia excessiva, ou seja, quando o focinho é mais achatado do que o normal pode levar a uma série de problemas respiratórios como stress devido ao calor, estenose de narina e predispor o cachorro a outros problemas como palato mole alongado, síndrome braquicefálica e ceratoconjuntivite seca.
  • Dermatite Atópica ou Atopia: Atopia é uma doença de pele difícil de ser diagnosticada, e está associada a alergias.
  • Doenças renais familiares: As doenças renais de origem hereditária e congênita são causadas por má-formações genéticas, onde o filhote pode nascer sem 1 dos rins ou má-formações dos túbulos renais, o que compromete o funcionamento dos rins, causando uma série de problemas no filhote, que podem demorar a serem percebidos pelo tutor. Os sintomas mais comuns de uma doença renal são a falta de apetite, aumento no consumo de água, porém o cão urina menos. A doença necessita de exames para o correto diagnóstico e pode ser controlada se descoberta no início, mas sem tratamento, o cão pode vir a óbito.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças comuns da raça Shih Tzu, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.