PARTILHAR

Os animais mais fofos do mundo

Luísa Savala
Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. 9 janeiro 2020
Os animais mais fofos do mundo

Muitas vezes os animais são catalogados como ferozes, fortes, velozes e etc. Porém existem diversas outras características que fazem as espécies únicas. Um desses traços é a ternura, que fazem os humanos quererem abraçar esses animais pelo simples fato de serem extremamente fofos. Essas características fazem com que as pessoas sintam a necessidade de proteger esses animais e, infelizmente, alguns deles estão em perigo de extinção.

Se você quer conhecer mais sobre os animais mais fofos do mundo, nesse artigo do PeritoAnimal você vai encontrar uma lista com os 35 animais mais fofos do mundo. Continue lendo e, cuidado, o alerta fofura está ativado!

Também lhe pode interessar: Os animais mais solitários do mundo

Coelho Angorá (Oryctolagus cuniculus)

O coelho Angorá é uma das raças de coelho mais fofas que existem. Contam com uma abundante e longa pelagem, dando uma aparência adorável parecendo uma bolhinha de pelo.

Trata-se de uma raça doméstica originária da Turquia. Sua pelagem costuma ser completamente branca, apesar de alguns exemplares terem algumas partes cinzas nas orelhas e pescoço.

Os animais mais fofos do mundo - Coelho Angorá (Oryctolagus cuniculus)

Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)

O esquilo-vermelho é uma espécie de roedor muito comum na Europa e Asia. Trata-se de um dos tipos de esquilo mais fofos do mundo devido à sua adorável aparência. Mede cerca de 45 cm sendo a cauda a parte mais longa, que o ajuda a equilibrar-se e mover-se facilmente através dos ramos das árvores. Como o seu nome indica, é um esquilo de pelo vermelho, porém podem ser encontrados exemplares cinzas e pretos.

Apesar de não estar em perigo de extinção, a população dessa espécie diminuiu em grande parte na Europa. O motivo disso foi a introdução de outras espécies de animais no seu ecossistema natural.

Os animais mais fofos do mundo - Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)

Doninha-de-patas-pretas (Mustela nigripes)

A Doninha-de-patas-pretas é mais um na lista de animais mais fofos do mundo. Trata-se de um mamífero que pertence à família dos furões, por isso apresenta um corpo alargado e patas curtas. Sua pelagem é marrom na maior parte do corpo enquanto as patas e a cara são pretas e o pescoço branco.

É um animal carnívoro, sua dieta está baseada em ratos, ratazanas, pássaros, esquilos, cães da pradaria e insetos. Tem hábitos solitário e é muito territorial.

Os animais mais fofos do mundo - Doninha-de-patas-pretas (Mustela nigripes)

Foca-monge-do-mediterrâneo (Monachus monachus)

A foca-monge-do-mediterrâneo é um mamífero que mede 3 metros e pesa 400 quilos. A pele é cinza ou marrom claro, mas o que faz com que esse seja um dos animais fofos é a carinha expressiva e sorridente.

A foca se alimenta de todo o tipo de peixes e moluscos. No seu habitat natural é depredada por orcas e tubarões. Além disso, a caça ilegal influenciou no declínio da sua população, por essa razão atualmente é considerada um espécie em perigo de extinção, segundo a UICN.

Os animais mais fofos do mundo - Foca-monge-do-mediterrâneo (Monachus monachus)

Canguru Bennett arborícola (Dendrolagus bennettianus)

O canguru Bennett arborícola habita florestas tropicais e se refugia entre as folhas das árvores, trepadeiras e samambaias. A aparência fofa desse animal se deve pelas patas inferiores serem maiores que as superiores. Essa característica permite um andar saltitante com saltos muito grandes. A pelagem é marrom, possui uma grande cauda, orelhas curtas e redondas.

É um animal herbívoro e muito esquivo, capaz de saltar até 9 metros entre cada ramo e cair de um altura de 18 metro sem qualquer problema.

Os animais mais fofos do mundo - Canguru Bennett arborícola (Dendrolagus bennettianus)

Leopardo-das-neves (Panthera uncia)

O Leopardo-das-neves é um mamífero que habita o continente asiático. Caracteriza-se por ter uma linda pelagem, da qual apresenta tonalidades brancas e cinzas com manchas pretas. É um animal muito forte e ágil que vive nas montanhas a 6.000 metros sobre o nível do mar. É a única espécie do seu gênero que não ruge, apesar de possuir quase todas as características para tal. Segundo o UICN (União Internacional para Conservação da Natureza) está em estado de vulnerabilidade.

Esse tipo de felino é considerado como um dos mais bonitos por causa da sua pelagem branca. Quando adulto, é um animal incrivelmente lindo, mas quando é filhote é um dos animais mais fofos do mundo.

Os animais mais fofos do mundo - Leopardo-das-neves (Panthera uncia)

Pika-de-lli (Ochotona iliensis)

Mais um entre os animais fofos dessa lista está o Pika-de-lli, uma espécie de mamífero herbívoro originário da China, onde habita regiões montanhosas. É um animal muito solitário, do qual se tem muito pouca informação. No entanto, sabe-se que a sua população diminuiu ao longo do tempo pelas mudanças climáticas e crescimento das populações humanas.

A espécie mede até 25 centímetros, sua pelagem é cinza com manchas marrons. Também possui orelhas redondas.

Os animais mais fofos do mundo - Pika-de-lli (Ochotona iliensis)
Imagem: Reprodução/nationalgeographic.com

Kiwi (Apteryx mantelli)

O Kiwi é uma ave que não voa parecido em tamanho e forma com uma galinha. Sua personalidade é tímida e prefere estar ativo durante a noite, momento em que procura seu alimento como as lombrigas, insetos, invertebrados, plantas e frutas.

Caracteriza-se por ter um bico alargado, flexível e tem uma pelagem cor de café. Seu habitat é na Nova Zelândia, onde constitui seu ninho no solo de florestas úmidas e pastagens, já que não podem voar. A forma redonda do seu corpo e a pequena cabeça fazem desse um dos animais mais fofos e engraçados do mundo. Quando filhotes, são ainda mais adoráveis.

Os animais mais fofos do mundo - Kiwi (Apteryx mantelli)

Colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae)

O Colibri-abelha-cubano é o menor pássaro que existe no mundo. Então qual melhor razão que essa para incluí-lo nessa lista com os animais mais fofos do mundo? Esse colibri mede 5 cm e pesa 2 gr. Os machos possuem uma coloração vermelha no pescoço, combinada com azul e branco no resto do corpo. As fêmeas apresentam uma pelagem verde e branca.

Os colibris se alimentam succionando o néctar das flores, para as quais batem suas asas 80 vezes por segundo. Graças a isso, está entre os animais polonizadores.

Os animais mais fofos do mundo - Colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae)

Chinchila comum (Chinchilla lanigera)

A chinchila comum é um roedor herbívoro que se encontra no Chile. Mede cerca de 30 cm, possui orelhas redondas e pesa 450 gramas, apesar de que em cativeiro pode alcançar as 600 gramas.

Em estado selvagem as chinchilas vivem 10 anos mas em cativeiro a expectativa de vida se eleva até os 25 anos. Sua pelagem é acinzentada, apesar de poder se encontrar exemplares pretos e marrons. Sua adorável aparência, caracterizada pelas formas redondas devido à volumosa pelagem, fazem que ninguém possa resistir a tentação de querer abraçá-los.

Os animais mais fofos do mundo - Chinchila comum (Chinchilla lanigera)

Castor americano (Castor canadensis)

O castor-americano é mais um na lista de animais mais fofos do mundo. Trata-se de uma espécie de roedor que habita a América do Norte e Canadá. Vive próximo de lagos, lagoas e córregos, onde obtêm os materiais para construir sua guarda e alimento para sobreviver.

Os castores medem cerca de 120 cm e pesam 32 quilos. Eles têm hábitos noturnos, apesar de não possuírem uma boa visão. Apresentam dentes muito fortes dos quais utilizam com muita frequência. Além disso, sua cauda permite que ele se oriente na água com facilidade.

Os animais mais fofos do mundo - Castor americano (Castor canadensis)

Cisne branco (Cygnus olor)

O Cisne branco é uma ave que habita a Europa e Asia. Além de ser adorável, o cisne é um dos animais mais bonitos pois se destaca pela sua pelagem branca e bico colorido rodeado de uma carúncula preta. Ele repousa em água lenta e estagnada, onde é fácil observá-lo. Se, quando adulto, já é considerado um animal fofo, quando é filhote o nível de fofura aumenta drasticamente.

Apesar da sua aparência tranquila e amável, os cisnes são animais muito territorialistas. Se organizam em colonias de até 100 membros, sua dieta é composta por insetos e rãs, apesar de na primavera também se alimentarem de sementes.

Os animais mais fofos do mundo - Cisne branco (Cygnus olor)

Ovelha (Ovis orientalis aries)

Mais um entre os animais mais fofos do mundo está a ovelha. Trata-se de um mamífero rumiante que se caracteriza por ter um corpo coberto de lã esponjosa e suave. É um herbívoro, alcança até 2 metros da cruz e pesa cerca de 50 quilos.

As ovelhas se distribuem por todo o mundo, onde são criadas para obter sua pelagem. A expectativa de vida é de 12 anos.

Os animais mais fofos do mundo - Ovelha (Ovis orientalis aries)

Alpaca (Vicugna pacos)

A alpaca é um mamífero similar a ovelha. É originária da cordilheira dos Andes e pode ser encontrada em diversas regiões da América do Sul. Se alimenta de grama, feno e outros produtos vegetais. A lã da alpaca é branca, cinza, marrom ou preta.

Esses mamíferos são animais muito sociais, vivem em grupos de vários indivíduos e utilizam uma espécie de chio para alertar todos os membros do perigo.

Os animais mais fofos do mundo - Alpaca (Vicugna pacos)

Hamster sírio (Mesocricetus auratus)

O Hamster sírio é uma espécie de roedor que mede 12 cm e pesa 120 gramas. Sua pelagem é castanha e branca, possui orelhas pequenas e redondas, olhos grandes, patas curtas e um bigode característico que lhe traz uma aparência amigável e inteligente. São tão pequenos e adoráveis que não poderiam faltar na lista dos animais mais fofos do mundo.

São animais que vivem pouco, alcançam no máximo 3 anos. Caracterizam-se por serem brincalhões e sociais, apesar de que, quando envelhecem podem se tornar agressivos.

Os animais mais fofos do mundo - Hamster sírio (Mesocricetus auratus)

Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)

O Panda-gigante é mais um entre os animais mais fofos do mundo. Com tamanho grande, cabeça pesada e olhar um tanto triste, isso lhe confere uma aparência adorável.

Esse urso se alimenta de bambu e habita algumas pequenas regiões da China. Atualmente está na lista de animais em perigo de extinção, existindo diversos programar para assegurar a sua conservação. Entre as razões que o ameaçam está a destruição do seu habitat natural.

Os animais mais fofos do mundo - Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)

Feneco (Vulpes zerda)

O Feneco é um pequeno e encantador mamífero que pode ser encontrado nas zonas desérticas da Ásia e África. Mede cerca de 21 cm na cruz e se destaca por ter um focinho discreto e pelas grandes orelhas, das quais se sobressaem em forma de triângulo.

O feneco é a menor espécie de raposa que existe. Em geral, se alimenta de répteis, roedores e aves.

Os animais mais fofos do mundo - Feneco (Vulpes zerda)

Lóris lento pigmeu (Nycticebus pygmaeus)

Mais um entre os animais mais fofos do mundo é o Lóris lento pigmeu. Trata-se de um primata muito raro que habita zonas reduzidas das florestas da Ásia. Como a maioria dos primatas, grande parte da sua vida acontece nas árvores.

Essa espécie de Lóris se caracteriza por medir, no máximo, 20 cm. Tem uma cabeça pequena e redonda, com olhos grandes e orelha pequena, conjunto que lhe da uma aparência realmente adorável.

Os animais mais fofos do mundo - Lóris lento pigmeu (Nycticebus pygmaeus)

Vombate (Vombatus ursinus)

O Vombate é um marsupial oriundo da Austrália e Tasmânia. Habita em regiões de florestas e estepes de 1800 metros de altura. Com relação aos seus hábitos, é uma espécie solitária que pode se reproduzir a qualquer momento do ano, a partir dos seus 2 anos de idade. As fêmeas têm apenas um filhote que depende delas até os 17 meses.

Trata-se de um animal herbívoro, cuja aparência é tão linda que faz parte da lista de animais fofos e engraçados. São de tamanho médio, podendo chegar pesar até 30 quilos, possuem um corpo arredondado com patas curtas, cabeça redonda, orelhas e olhos pequenos.

Os animais mais fofos do mundo - Vombate (Vombatus ursinus)

Outros animais fofos e engraçados

Como você deve imaginar, existe uma quantidade inimaginável de animais que são extremamente adoráveis. Além dos animais fofos já mencionados acima, alguns outros exemplos são:

  • Preguiça real (Choloepus didactylus);
  • Hipopótamo pigmeo (Choeropsis liberiensis);
  • Gato Ragdoll (Felis silvestris catus);
  • Poodle (Canis lupus familiaris);
  • Suricata (Suricata suricatta);
  • Pinguim-Azul (Eudyptula minor);
  • Panda vermelho (Ailurus fulgens);
  • Baleia branca (Delphinapterus leucas);
  • Peixe palhaço (Amphiprion ocellaris);
  • Corça (Capreolus capreolus);
  • Golfinho roaz (Tursiops truncatus);
  • Camundongo (Mus musculus);
  • Colibri de Ana (Calypte anna);
  • Lontra marinha (Enhydra lutris);
  • Foca harpa (Pagophilus groenlandicus);
  • Carlito syrichta (Carlito syrichta);
  • Gibão cristado (Hylobates pileatus).

A seguir, confira imagens desses animais fofos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais mais fofos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Smith, A.T. & Boyer, A.F. (2008). Oryctolagus cuniculus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008.
  • Shar, S., Lkhagvasuren, D., Bertolino, S., Henttonen, H., Kryštufek, B. & Meinig, H. (2016). Sciurus vulgaris (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2016.
  • Belant, J., Biggins, D., Garelle, D., Griebel, R.G. & Hughes, J.P. (2015). Mustela nigripes. The IUCN Red List of Threatened Species 2015.
  • Karamanlidis, A. & Dendrinos, P. (2015). Monachus monachus (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2015.
  • Winter, J., Burnett, S. & Martin, R. (2019). Dendrolagus bennettianus. The IUCN Red List of Threatened Species 2019.
  • McCarthy, T., Mallon, D., Jackson, R., Zahler, P. & McCarthy, K. (2017). Panthera uncia. The IUCN Red List of Threatened Species 2017.
  • Li, W. & Smith, A.T. (2019). Ochotona iliensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2019.
  • BirdLife International (2017). Apteryx mantelli. The IUCN Red List of Threatened Species 2017.
  • BirdLife International (2016). Mellisuga helenae. The IUCN Red List of Threatened Species 2016.
  • Roach, N. & Kennerley, R. (2016). Chinchilla lanigera (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2016.
  • Cassola, F. (2016). Castor canadensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016.
  • BirdLife International (2016). Cygnus olor. The IUCN Red List of Threatened Species 2016.
  • Yigit, N. & Kryštufek, B. (2008). Mesocricetus auratus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008.

Fotos de Os animais mais fofos do mundo

Vídeos relacionados com Os animais mais fofos do mundo

1 de 3
Vídeos relacionados com Os animais mais fofos do mundo

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Felipe
Os animais tirando o coelho em 1 lugar não merecem ficar no top de animais mais fofos!
A sua avaliação:
macice
ahhhhh que fofoooooooo
A sua avaliação:
Evelyn
Ainda n entendi pq o panda vermelho n esta em 3
Luna
tmb n kkk acho ele tão fofo e é meu animal favorito, pra mim deveria estar em primeiro
A sua avaliação:
LORENA LAZARETTI RESUN
Esquilo-vermelho e muito popular nos desenhos animados.
A sua avaliação:
Matilde
Adorei estes animais, mas só não percebo porque é que um esquilo-vermelho está em segundo, podem explicar?!
Samuel Silva
verdade, pra mim o panda merece ser o numero dois.
Luna
poise tmb queria saber, acho que o panda vermelho deveria estar em segundo ou primeiro kkk
Os animais mais fofos do mundo
Imagem: Reprodução/nationalgeographic.com
1 de 35
Os animais mais fofos do mundo

Voltar ao topo da página ↑