PARTILHAR

10 coisas estranhas que os gatos fazem

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 1 setembro 2021
10 coisas estranhas que os gatos fazem
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Não se pode negar que os gatos são criaturas muito especiais e interessantes, que podem chegar a ser os melhores companheiros de vida mas, ao mesmo tempo, têm alguns comportamentos que nos causam curiosidade e que certamente não entendemos.

As interações sociais dos gatos e a forma como se expressam podem chegar a ser um pouco estranhas, no entanto, é muito própria destes felinos, o que os tornar únicos no reino animal. A maioria destes comportamentos são meigos e até graciosos. É um fanáticos dos gatos e gostaria de conhecer a razão pela qual o seu gato adora dormir dentro de uma caixa? No PeritoAnimal convidamos você a ler o seguinte artigo onde lhe damos a conhecer 10 coisas estranhas que os gatos fazem.

Também lhe pode interessar: Coisas estranhas que os cachorros fazem

Esfregar a cabeça em você

Este ato é um momento de conexão que o gato está tendo com você. E claro, para um ser humano não há nada mais meigo do que ter um gato esfregando a sua cabeça na sua perna em sinal de paz e afeto. O seu gato faz isto numa tentativa de lhe oferecer os seus feromônios faciais e demonstrar o quanto confia em você. à sua maneira está cumprimentando com carinho e a dizer que se sente seguro ao seu lado.

Saltos espontâneos

Este comportamento mostra tanto a grandiosa habilidade e agilidade dos gatos, como o espontâneo que pode chegar a ser. Isto de correr desesperadamente e saltar pelos sofás e pelas camas, não é nada mais nada menos que uma rotina de exercícios. Pode surpreender porque um gato pode chegar a correr até 48 km por hora. Se o seu gato não sai de casa, é perfeitamente normal que drene a sua energia através destes saltos inesperados. São uns verdadeiros atletas!

Para o ajudar a canalizar a sua energia, pode optar por brincar com ele e usar brinquedos para gatos divertidos e originais.

10 coisas estranhas que os gatos fazem - Saltos espontâneos

Trazer animais mortos

Você ama o seu gato mas não gosta muito quando ele traz um pássaro morto e o deixa aos seus pés, sendo esta outra das coisas estranhas que os gatos fazem. Segundo peritos em comportamentos animais isto pode dever-se a várias razões:

  1. Quer partilhar com você a sua presa. Assim como você partilha com ele a sua casa e a sua comida, ele também o quer fazer. O seu gato reconhece que você é parte da sua família.
  2. Está agradecido pelo amor que lhe dá e traz a sua presa como se fosse um presente.
  3. É como se fosse um prêmio para ele próprio perante a sua caçada. É um símbolo de trofeu que diz: "olha só o que consegui!"
10 coisas estranhas que os gatos fazem - Trazer animais mortos

Olhares intensos

Isto é muito típico. Você vira a cabeça porque sente que olha para você fixamente e aí está o seu querido gato olhando fixamente e você não sabe o que está pensando nem como reagirá nos próximos segundos. O seu gato não quer hipnotizar você para controlar a sua mente, provavelmente quer chamar a sua atenção de uma forma muito intensa para que lhe dê comida ou atenção.

10 coisas estranhas que os gatos fazem - Olhares intensos

Cheirar o seu rosto

Os gatos são curiosos por natureza. Adoram cheirar tudo, em especial os seu objetos favoritos, neste caso o seu rosto. É muito estranha esta coisa que faz de chegar bem pertinho do seu rosto e cheirar você, mas ao mesmo tempo é encantadora. Não tem uma explicação transcendental, simplesmente através do olfato conhece e reconhece você. Se o seu gato cheirar o seu rosto, deixe-o cheirar, é um comportamento positivo dele para você.

10 coisas estranhas que os gatos fazem - Cheirar o seu rosto

Descansar em lugares estranhos

Os gatos são criaturas fascinantes, para eles é mais interessante dormir sobre o teclado do seu computador do que sobre uma deliciosa e acolhedora cama. Não importa o quão desconfortável ou frio possa ser: caixas, livros, lavatórios, duches, etc, é muito provável que mais do que uma vez chegue e fique profundamente adormecido em algum destes lugares, sempre que voce estiver por perto. Mas, porquê? Simplesmente gosta de estar perto da sua pessoa favorita, você é o seu símbolo de relaxamento.

10 coisas estranhas que os gatos fazem - Descansar em lugares estranhos

O seu lugar favorito: o seu peito

Continuamos falando de afeto. Um dos lugares favoritos dos gatos é repousar sobre o peito humano. Não se encontrou ainda uma razão científica para esta fixação felina, no entanto, a hipótese prende-se mais com o fator emocional. O seu gato gosta de estar conectado com você através das batidas do seu coração e do calor do seu peito. É o lugar onde se pode sentir mais seguro e protegido.

10 coisas estranhas que os gatos fazem - O seu lugar favorito: o seu peito

Fazer massagens com as patas

O seu gato em outra vida não foi padeiro, mas é muito comum ver os gatos em um movimento muito estranho como se estivessem massageando coisas. Segundo especialista e sem muita explicação, este comportamento quer dizer que está contente e feliz e lembra o gato de quando era bebê e massageava a sua mãe para retirar o leite. Normalmente este comportamento vem acompanhado de um forte ronronar.

10 coisas estranhas que os gatos fazem - Fazer massagens com as patas

Luta saudável contra os seu pés

É um jogo de ataque saudável. Quando o seu gato procura brigar com os seus pés é porque quer brincar com você e os seus pés chamam a sua atenção, que podem ir de rápido a lento em um segundo e vice-versa. Além disso, saltar e atacar de volta é outra das coisas estranhas que os gatos fazem com o mesmo motivo. Para eles é toda uma diversão.

Sons estranhos com os dentes ao ver pássaros

Praticamente todos os gatos fazem isto. Ficam atentos olhando pela janela, observando alguma ave voando no exterior. Enquanto isto acontece costumam fazer sons estranhos com os dentes e o rabo move-se se forma muito ativa. Isto quer dizer que o seu gato se está preparando e prevenindo para a sua próxima caçada, sentindo e praticando alguma mordida especial e mais eficaz para atacas as aves e os roedores. Pode ser um sinal claro de excitação, e se não puder sair converte-se em um sinal de frustração por não poder alcançar a sua presa.

10 coisas estranhas que os gatos fazem - Sons estranhos com os dentes ao ver pássaros

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas estranhas que os gatos fazem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Paula
Gato quando deita no peito, na maioria dos casos, está transmitindo ao seu dono, a energia do Amor para o chacra do coração.

Josianne
Porque meu gato come todo tipo de tecido ? Tapete de crochê, toalhas, etc.
Jessica
Adoramos uma gatinha, tem uns 4 meses agora, quando fui para a casa dos meus pais e ela viu meu gato e fez os estralinhos com os dentes, lógico, um estava longe do outro mas ambos se observando, sentados... Já no meu nunca ouvi os estralos :(
A sua avaliação:
Felipe
Gosto muito das matérias de vcs sobre gatos. Eu e minha esposa temos duas, e é sempre bom aprender novas coisas sobre os felinos. Parabéns
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Felipe! Valeu pelo comentário, continue nos acompanhando!
Isabel
Aí, muito legal
A sua avaliação:
Berenice
Adorei.meus gatos fazem tudo que vc comentou.
10 coisas estranhas que os gatos fazem
1 de 9
10 coisas estranhas que os gatos fazem

Voltar ao topo da página ↑