menu
Partilhar

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 23 março 2021
Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Ver fichas de  Gatos

Chega a hora de se deitar e quando você se enfia na cama tem companhia: o seu gato. Não sabe porquê, mas todas ou quase todas as noites o seu gato deita-se com você. A verdade é que é bastante relaxante e agradável dormir com a companhia de um gatinho e por isso não os tiramos da cama, mas, porque vêm eles dormir conosco? Se quer saber os 5 motivos pelos quais o seu gato dorme com você, não perca este artigo do PeritoAnimal.

Comodidade, companhia, calor... São vários os motivos pelos quais o seu gato dorme com você e aqui tem a explicação completa.

1. Pela temperatura

Os gatos adoram o calor. Se reparar estão sempre procurando os lugares da casa mais quentinhos para se esconderem e passar um tempo tranquilos. Perto do aquecedor, entres as almofadas ou em qualquer canto onde bata o sol. Assim sendo não é de estranhar que o seu gato procure você na hora de dormir, quer que lhe dê calor para estar mais confortável ainda.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 1. Pela temperatura

2. O conforto

Embora sejam brincalhões e, por vezes muito ativos, a verdade é que os gatos são preguiçosos e podem dormir até 15 horas por dia. Embora possam deitar-se nos lugares mais inesperados, evidentemente estão mais confortáveis dormindo em uma cama fofinha, por isso um dos motivos pelos quais o seu gato dorme com você é simplesmente pelo conforto.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 2. O conforto

3. Você transmite segurança

Embora pareçam relaxados, os gatos estão constantemente em estado de alerta, por isso saltam ao mínimo gesto que você faça perto deles. A relação com o seu gato é muito importante, provavelmente considera você mais um da família, por isso gosta de dormir com você e sente-se mais seguro e relaxado quando dorme aos seus pés na sua cama. Se baixa e guarda e descansa ao seu lado é porque se sente muito seguro perto de você.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 3. Você transmite segurança

4. A territorialidade

Pode ser que um dos motivos pelos quais os seu gato se deite com você seja porque considera que a cama é sua e é ele quem o deixa dormir ai. A parte positiva disto é que o seu gato gosta o suficiente de você e confia em você para o deixar dormir ao seu lado.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 4. A territorialidade

5. Gosta de você

Sim, os gatos podem parecer muito ariscos e independentes, mas isso é apenas uma fachada. A verdade é que o gato também gosta de companhia, sobretudo, se você passa muito tempo fora de casa terá muitas saudades suas.

Os gatos costumam deitar-se juntos quando estão em ninhadas para partilharem calor e companhia, assim sendo, se ele se esfrega, lhe dá pequenas cabeçadas, lhe lambe e se deita com você é porque o considera como outro gato. Parabéns! Isso significa que tem uma relação perfeita com o seu companheiro felino.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 5. Gosta de você

É bom dormir com um gato?

Dormir com um gato tem vantagens e inconvenientes, como tudo. Se o gato passa longos períodos na rua ou você é alérgico não é recomendável que durma na sua cama.

No entanto, se não sai de casa e está vacinado e desparasitado não existe nenhum problema, na verdade pode ajudar a fortalecer o vosso vínculo e você dormirá mais facilmente, mais relaxado e mais feliz. Lembre-se que escovar o pelo do seu gato com regularidade fará com que o descanso na cama seja mais higiênico e não solte tantos pelos.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - É bom dormir com um gato?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
A sua avaliação:
José Emídio De Lima Filho
Desdeque nossa filha mais nova a Tifanny
uma poodle branca nos deixou a 2 anos, minha esposa reclama muito a falta que ela faz, até que 3 meses atrás resolvi adotar um gato, o Jimmy um siamês o intuito seria para ser uma companhia para ela só que por mal dos pecados o gatão é mais apegado comigo, normalmente onde eu estou ele também esta dorme comico e ela fica brava o chama de traidor, da minha parte só me resta soar ela. Fazer o que né. Obrigado pela atenção.
A sua avaliação:
Isa
Minha gatinha dorme comigo as vezes, quando meus pais deixam.
Ela dorme como um humano mesmo, com a cabeça no travesseiro e o resto do corpo nas cobertas, acho que ela quer me imitar, até quando eu vou no banheiro ela vai junto e faz xixi no ralo ╮(. ❛ ᴗ ❛.)╭
Eu fico com medo do escuro as vezes, tenho medo de aranhas virem perto de mim, eu tenho uma forte aracnofobia e quando eu estou com minha gata eu nem me lembro das aranhas
A sua avaliação:
Kathia Eugenio
Você sabia que os gatos entendem os humanos e também falam?
A sua avaliação:
Fernando
Durmo com meu gato todas as noites, ele dorme entre eu e minha esposa, é ótimo, só tem um inconveniente mas não são todas as noites, o meu gato ronca pra c..........
A sua avaliação:
jessica de Souza Caetano
Minha gata dorme espichada com a barriguinha encostada na minha barriga e com as patas na minha cara kkkk.
Samantha
Meu gato tem A CAMA INTEIRA pra ele mas ele insiste em deitar encostado em mim, eu posso tar deitada ou sentada na beirada da cama usando o celular, ele sempre vem e deita encostado em mim.
Isa
A minha também faz isso!
A sua avaliação:
Isabela
Tenho 3 gatos

1 dorme nos pés
1 do lado
E meubebe laranjinha dorme em cima de mim a noite toda, posso estar dormindo em qualquer posição ele dá um jeito de me escalar e aí de mim se eu me mexo ele crava as unhas em mim pra não cair
Isa
Que legal deve ser ter vários gatinhos! A minha também Finca a unha em mim quando eu me mexo 😹
cibeli barbosa
conhecer mais sobre a vida dos gato e outros animais.
Matheus taylor
Meu gato dorme comigo, me lambe eu amo isso
Carla Machado
Olá, gostaria de saber, porquê que a minha gata deita se sempre no chão de lado? Obrigada
Luiz
Eu tenho 3 gatos dois machos (siamês e um todo preto) e uma fêmea estilo frajolinha peludinha, então o mais engraçado que minha esposa teve ideia de ter os gatos e eu não era fã desde o primeiro com passar dos anos aprendi amar muito eles e agora eu e minha esposa estamos brigado e o mais engraçado eles vão ir domrir comigo sempre no sofá do que com a minha esposa na cama com todo o conforto que tem e mesmo ainda nos dias de muito frio...
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luiz, vossa história é adorável! Esperamos que você pare de brigar com a esposa em breve para que todos possam dormir juntos no maior conforto. Obrigada pelo seu comentário!
Joyce
Tenho uma dúvida,a 6 meses minha gatinha criou 5 ,os gatinhos desmamou e doamos 4 ,a mãe fica estranhando essa gatinha ,não gosta dela perto dela,só fica em cima do telhado, só desce quando a filhinha dela não está perto
Julia
As femeas são territorialistas. Minha gata não tolera outros felinos especialmente fêmeas. E olha que é castrada desde bebê. Talvez a sua também seja assim.
Isa
Será que ela não lembra de seu filhotinho? Acho que seria bom falar com um veterinário
Giovana Polonski Matheus
Eu adorei porque agora sei!
luciana
minha pergunta é o seguinte! to com uma gata e ela está com um ferimento na bochecha, devido briga e inchou com isso acho que ela está com febre e sentindo dor. estou esperando dar amanhã para levar ela no veterinário. só que moro numa roça e tem um formigueiro e ela só quer ficar deitada em cima do formigueiro porque ?gostaria de saber porque ela fica deitada em cima do formigueiro sendo que quando está bem ela não deita .
fabiana
Nossa ! meu gato me ama então que lindo , pois todo dia quando chego do trabalho ele sempre vem deitar comigo , ao meu lado , todos os dias e quando não estou dormir em cima das minhas roupas que deixo na cama ..... amo gatos de fato , legal saber que ele gosta de mim tbm ....
A sua avaliação:
Sílvia Ballona
Amo bichos principalmente cães e gatos
Peço-lhes a gentileza de enviar-me reportagens notícias e novidades sobre pets
Muito obrigada
Abraços
alexesandra de souza ferreira
amei tudo que li e se poder saber mais sobre minha nina e seus costumes felinos adoraria. minha gata e cheia de rotinas e horarios, acorda cedo arranha a porta pra sair entra no banheiro comigo 5 hs da manhã . e dorme comigo quase todos os dias. amooooo minha princesa
Marisa
Gostei muito ... gostária de saber mas sobre os felinos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marisa! Valeu pelo comentário. Navegue pelo nosso site onde você encontrará vários artigos sobre os nossos felinos domésticos.
Elton
Tenho dois gatos amarelos ele dormem entre eu e minha esposa não encomodam em nada só roncam bastante
carlos Duarte
Bom dia! porque o gato da rua gosta de frequentar na minha casa e faz de tudo que eu tranque a porta enquanto ele esta dentro de casa e quando chega a hora dedormir vem se deitar na minhw cama e quando acordo ele acordq tambem??

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!
1 de 7
Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Voltar ao topo da página