Partilhar

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Ver fichas de  Gatos

Chega a hora de se deitar e quando você se enfia na cama tem companhia: o seu gato. Não sabe porquê, mas todas ou quase todas as noites o seu gato deita-se com você. A verdade é que é bastante relaxante e agradável dormir com a companhia de um gatinho e por isso não os tiramos da cama, mas, porque vêm eles dormir conosco? Se quer saber os 5 motivos pelos quais o seu gato dorme com você, não perca este artigo do PeritoAnimal.

Comodidade, companhia, calor... São vários os motivos pelos quais o seu gato dorme com você e aqui tem a explicação completa.

Também lhe pode interessar: 10 motivos para passear com o seu cachorro

1. Pela temperatura

Os gatos adoram o calor. Se reparar estão sempre procurando os lugares da casa mais quentinhos para se esconderem e passar um tempo tranquilos. Perto do aquecedor, entres as almofadas ou em qualquer canto onde bata o sol. Assim sendo não é de estranhar que o seu gato procure você na hora de dormir, quer que lhe dê calor para estar mais confortável ainda.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 1. Pela temperatura

2. O conforto

Embora sejam brincalhões e, por vezes muito ativos, a verdade é que os gatos são preguiçosos e podem dormir até 15 horas por dia. Embora possam deitar-se nos lugares mais inesperados, evidentemente estão mais confortáveis dormindo em uma cama fofinha, por isso um dos motivos pelos quais o seu gato dorme com você é simplesmente pelo conforto.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 2. O conforto

3. Você transmite segurança

Embora pareçam relaxados, os gatos estão constantemente em estado de alerta, por isso saltam ao mínimo gesto que você faça perto deles. A relação com o seu gato é muito importante, provavelmente considera você mais um da família, por isso gosta de dormir com você e sente-se mais seguro e relaxado quando dorme aos seus pés na sua cama. Se baixa e guarda e descansa ao seu lado é porque se sente muito seguro perto de você.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 3. Você transmite segurança

4. A territorialidade

Pode ser que um dos motivos pelos quais os seu gato se deite com você seja porque considera que a cama é sua e é ele quem o deixa dormir ai. A parte positiva disto é que o seu gato gosta o suficiente de você e confia em você para o deixar dormir ao seu lado.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 4. A territorialidade

5. Gosta de você

Sim, os gatos podem parecer muito ariscos e independentes, mas isso é apenas uma fachada. A verdade é que o gato também gosta de companhia, sobretudo, se você passa muito tempo fora de casa terá muitas saudades suas.

Os gatos costumam deitar-se juntos quando estão em ninhadas para partilharem calor e companhia, assim sendo, se ele se esfrega, lhe dá pequenas cabeçadas, lhe lambe e se deita com você é porque o considera como outro gato. Parabéns! Isso significa que tem uma relação perfeita com o seu companheiro felino.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - 5. Gosta de você

É bom dormir com um gato?

Dormir com um gato tem vantagens e inconvenientes, como tudo. Se o gato passa longos períodos na rua ou você é alérgico não é recomendável que durma na sua cama.

No entanto, se não sai de casa e está vacinado e desparasitado não existe nenhum problema, na verdade pode ajudar a fortalecer o vosso vínculo e você dormirá mais facilmente, mais relaxado e mais feliz. Lembre-se que escovar o pelo do seu gato com regularidade fará com que o descanso na cama seja mais higiênico e não solte tantos pelos.

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos! - É bom dormir com um gato?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
24 comentários
alexesandra de souza ferreira
amei tudo que li e se poder saber mais sobre minha nina e seus costumes felinos adoraria. minha gata e cheia de rotinas e horarios, acorda cedo arranha a porta pra sair entra no banheiro comigo 5 hs da manhã . e dorme comigo quase todos os dias. amooooo minha princesa
Marisa
Gostei muito ... gostária de saber mas sobre os felinos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marisa! Valeu pelo comentário. Navegue pelo nosso site onde você encontrará vários artigos sobre os nossos felinos domésticos.
Elton
Tenho dois gatos amarelos ele dormem entre eu e minha esposa não encomodam em nada só roncam bastante
carlos Duarte
Bom dia! porque o gato da rua gosta de frequentar na minha casa e faz de tudo que eu tranque a porta enquanto ele esta dentro de casa e quando chega a hora dedormir vem se deitar na minhw cama e quando acordo ele acordq tambem??
A sua avaliação:
Vanda oliveira
Tenho um gato e algumas vezes acordo com ele dormindo em cima da minha barriga e passando a patinha no meu rosto ,quando sofri o acidente e fiquei vários dias em casa o meu felpudo kkkk tem esse nome porque é bem peludo,não saia de perto de mim
Lucas
Eu tinha uma gata e ela fazia uma outra coisa muito peculiar, eu era a única pessoa na casa na qual ela saia de seu repouso e vinha me receber igual ao cachorro achei diferente mas muito legal
A sua avaliação:
Luciana Carezzato
Tenho uma gatinha idosa que sempre foi a primeira a pular em cima de mim quando eu deitava. Para ver o nível de confiança, até os filhotes ela colocou em cima de mim quando deu cria De uns tempos para cá, ela não quer nem entrar no quarto. Trago no colo, mas ela sai correndo. Se fecho a porta, fica miando para sair.. Agora, se durmo na sala, ela dorme do mesmo jeitinho de antes em cima de mim. Por que será? Fico até com medo de alguma energia negativa... Ela mudou tb outros comportamentos ,p.ex., nunca saiu nem no jardim, agora fica pedindo para sair e outro dia estava na calçada! Come coisas que não comia (p.ex, frango, carne ela não gostava, só ração e agora come). Será pela idade?
Fernando
Tenho 3 e todos dormem comigo. Engraçado é que seu eu pego no sono no sofá cada um fica num canto da sala, ai quando subo pra dormir eles vão junto. A Sophia e a Luna dormem entre as minhas pernas e o Ziggy primeiro faz aquela massagem de gato no meu pescoço e depois se aninha. E enquanto eu não levanto eles não saem da cama
A sua avaliação:
Adriano Rodrigues
como lidar com gatos surdos eu tenho uma bebezinha branca surda e gostaria de mais informações por favor
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adriano! Os gatos surdos podem ter uma vida perfeitamente normal. A falta deste sentido por vezes parece nem os afetar minimamente. De qualquer forma, existem alguns perigos para um gato surdo principalmente porque ele não ouve a nossa chamada. Por isso, você deve ter uma atenção redobrada para não deixar janelas abertas, por exemplo. Lembre que se vir ele numa situação de perigo, ele não vai ouvir você chamar. Outro cuidado que deve ter é não tentar não surpreender o gato. Como eles não ouvem, por vezes não estão esperando você em certo lugar e podem se assustar e até reagir violentamente. O mais provável é que você não note nenhuma diferença no seu gato em relação aos outros. Os animais têm uma capacidade excelente de adaptação e você até se vai esquecer que ele é surdo.
silvia
é simples colega, a primeira coisa a saber é que provavelmente a sua gata é albina, por isso a surdez , a minha é assim, unica coisa que terá ke tomar muito cuidado é em deixar sair na rua sozinha . por causa de carros e cachorros neh pq ela nao sabera se defender, fora isso colega vida normal.. a minha tem 5 anos só sai comigo pra fora,,, boa sorte
A sua avaliação:
Luiz Antonio Jarzon
Gostamos dos animais .. cachorros e também os gatos ! Aliás , temos em casa 20 gatos que são verdadeiros filhos pra nós ! Eu e minha esposa Teresa ( ela não conseguia engravidar ) , não temos filhos , mas esses bichinhos são um verdadeiro bálsamo pra nossa casa ! Amamos os animais !
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luis! Que grande família que vocês têm. Entregue um carinho em todos eles por parte da equipa do PeritoAnimal!

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!
1 de 7
Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Voltar ao topo da página