PARTILHAR

Os gatos amam seus donos?

Jungla Luque
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. Atualizado: 9 março 2021
Os gatos amam seus donos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Popularmente, existe a crença de que os gatos são animais completamente independentes e que não sentem o mesmo amor incondicional que nós sentimos por eles. Este fato sem dúvida deixa os tutores de gatos bastante desconfortáveis, pois eles têm certeza de que seus gatos os amam e mostram isso com o menor gesto.

Porém, isso é verdade? Se você está se perguntando se os gatos amam seus donos, você está no lugar certo, porque neste artigo do PeritoAnimal, queremos explicar como os gatos amam e que informação não passa apenas de rumor.

Também lhe pode interessar: Os gatos escolhem seus donos?

Os gatos têm sentimentos?

A afirmação de que os gatos sentem amor tem várias nuances a ter em conta, porque embora não duvidemos do imenso afeto que os nossos animais de estimação têm por nós, devemos saber distinguir a nossa forma de perceber o mundo da forma como os nossos animais de estimação o percebem. O que está claro é que os gatos criam laços muito fortes de apego.

No entanto, o que é o apego? Este conceito foi definido pela primeira vez pelo psicólogo John Bowlby, e é entendido como um vínculo afetivo de grande intensidade e de forma duradoura (mas variável com o passar do tempo), que se desenvolve através da interação recíproca entre dois indivíduos e no qual se contribui com segurança, conforto e sustento.

Emocionalmente falando, o apego surge quando o indivíduo percebe que tem uma figura protetora, que estará lá incondicionalmente, como uma mãe para seu filho, seja ele uma relação humana, canina ou felina, entre muitas outras espécies. Por esta razão, não é estranho que o sei gato procure refúgio em você quando está triste, assustado, ou finalmente, procurando o seu apoio emocional.

Para mais informações, veja este outro artigo do PeritoAnimal: os gatos têm sentimentos?

Os gatos amam seus donos? - Os gatos têm sentimentos?

Os gatos amam seus donos?

Recentemente, foi realizado um estudo na Universidade do Oregon para ver se este fenómeno é verdade ou se, pelo contrário, é apenas uma "idealização" daqueles que amam muito os seus gatinhos. No entanto, foi empiricamente provado que os gatos domésticos formam laços com seus donos e são semelhantes aos criados por uma criança com seus pais.

Não é estranho que esta ligação entre gatos e donos exista porque, se olharmos friamente para ela, o apego é na verdade um mecanismo de sobrevivência que temos diferentes espécies para nos agarrarmos emocionalmente àquilo que é propício à nossa sobrevivência. Em outras palavras, se uma gata não se importasse com seus filhotes e eles não se sentissem inseguros se a mãe deles desaparecesse (e, portanto, não a chamassem), eles dificilmente poderiam viver sem a comida, proteção e aprendizagem que ela lhes dá incondicionalmente.

No entanto, enquanto na natureza há um processo de desapego (quando os filhotes estão prontos a um nível de maturidade, a mãe começa a se afastar deles e os força a se tornarem independentes), quando você adota um gato isso não acontece. O tutor torna-se aquela figura protetora sem a qual ele não poderia sobreviver, e é em parte por isso que os gatos sentem falta dos seus donos. Nestas circunstâncias, como o seu gato tem o tutor associado a algo bom, cada vez que ele o vê, isso gera uma grande sensação de confiança e tranquilidade nele. Pelo contrário, e como ficou provado na experiência, se você desaparecer do lado e o deixar em um espaço completamente desconhecido, este se sentirá terrivelmente inseguro e estressado, já que terá perdido sua base segura.

Além disso, por trás deste comportamento existe um hormônio que é responsável pelo afeto tanto dos gatos como dos humanos. Estamos falando de nada mais e nada menos que oxitocina, uma substância secretada pela glândula pituitária responsável por criar e manter relações de amizade e apego.

Esta "hormona do amor" é, em muitos mamíferos, responsável por nos fazer sentir bem quando estamos em companhia e interagir com outros da nossa mesma espécie ou de espécies diferentes. Desta forma, é um elemento chave para a afiliação com outros, uma vez que estimula e reforça comportamentos sociais, como o aliciamento mútuo, brincadeiras, etc.

Para mais informações, você pode ler este outro artigo do PeritoAnimal: Como saber se meu gato confia em mim

Os gatos amam seus donos? - Os gatos amam seus donos?

Como saber se meu gato me ama

Você provavelmente ama seu gato, mas pode ter perguntado mais de uma vez se esse amor é recíproco, porque os gatos não expressam seu afeto da mesma forma que nós, e todos eles têm seu próprio caráter, o que pode dificultar a compreensão do mesmo. Não há dúvida de que, se você é quem fornece comida e segurança ao seu gato, ele deve te amar, e muito! Vamos ver quais são os principais sinais de que o teu gato te ama:

  • Ela ronrona quando você se aproxima e lhe faz carinho.
  • Ela se estica e mostra a barriga para você, que é a área mais vulnerável dele.
  • Ela se roça em você, bate com a cabeça, caminha entre as suas pernas...
  • Ele te oferece as presas que ele caça de presente.
  • Ele quer brincar com você.
  • Ele dorme perto (ou sobre) você.
  • Ele olha para você.
  • Ele te lambe e dá umas quantas mordidinhas.
  • Ele levanta a cauda quando te vê.
  • Ele mia para você para que você dê atenção para ele.
  • Ele te segue por todas as partes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gatos amam seus donos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Branam, C. (2019) Cats, like children and dogs, develop attachments to their caregivers, study shows. Oregon State University. Enlace recuperado el 30/04/2010: https://today.oregonstate.edu/news/cats-children-and-dogs-develop-attachments-their-caregivers-study-shows
  • Cantón, J. y Cortés, M. R. (2003). El apego del niño a sus cuidadores: evaluación, antecedentes y consecuencias para el desarrollo. Editorial Alianza. Madrid.
  • Raghanti, M. (2019) Domesticated species: It takes one to know one Proceedings of the National Academy of Sciences. 116 (29) 14401-14403; DOI: 10.1073/pnas.1908964116

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
glória costa sielski
oi!o meu nome é glória e eu tenho 7 anos.então,eu gostaria de saber os sinais que mostram se o meu gato me ama ou não.beijos!tchaau!
A sua avaliação:
Akeellah
Gatos são fofos e amados
Os gatos amam seus donos?
1 de 3
Os gatos amam seus donos?

Voltar ao topo da página ↑