Jogos e diversão

Brinquedos para cachorros hiperativos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
Brinquedos para cachorros hiperativos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Tal como acontece com as pessoas, os cachorros são suscetíveis a acumular energia no corpo. Se não o ajudarmos a canalizá-la corretamente, pode causar nervosismo, ansiedade e hiperatividade. Nos casos mais graves, podemos inclusive detetar problemas de comportamento que afetem o seu dia a dia.

O que podemos fazer para resolver esta situação? Como podemos acalmar o nosso cachorro? Neste artigo do PeritoAnimal oferecemos-lhe um total de 7 brinquedos para cachorros hiperativos muito diferentes mas com algo em comum: têm a capacidade de melhorar o bem-estar do nosso melhor amigo e de potenciar a sua inteligência.

Quer saber quais são e como funcionam? De seguida vamos explicar para você cada um deles. Não se esqueça de comentar no final compartilhando a sua experiência!

Também lhe pode interessar: Como fazer brinquedos caseiros para cachorros

Índice

  1. Kong classic
  2. Goodie Bone
  3. Dogworker
  4. Osso Nylabone
  5. Treat maze ovni
  6. Kong flyer
  7. Lançador de bolas

1. Kong classic

O Kong classic é, sem dúvida, um dos brinquedos mais populares para cachorros hiperativos. Além de ajudar a tratar a ansiedade por separação e melhorar o relaxamento do animal, este brinquedo estimula-o mentalmente. É o brinquedo mais recomendado pelos profissionais do setor.

Utilizá-lo é muito simples, só precisa de o encher com qualquer tipo de alimento, pode ser paté para cachorros, comida úmida, ração ou o próprio easy treat da marca Kong, e oferecer ao seu cachorro. Ele passará um bom tempo tirando a comida, o que lhe causa relaxamento e uma agradável sensação ao conseguir o seu objetivo.

O Kong existe em várias medidas assim como em diferentes níveis de dureza. Deve escolher o que se adapta melhor ao tamanho do cachorro e, em caso de dúvida, perguntar ao veterinário ou ao responsável da loja.

Não se esqueça que o kong é um dos brinquedos mais seguros do mercado. Se escolher o tamanho corretamente, não existe perigo do seu pet o poder engolir e, no caso de o fazer, os seus dois buracos permitem que continue respirando.

Brinquedos para cachorros hiperativos - 1. Kong classic

2. Goodie Bone

Este brinquedo, também da marca Kong, funciona de uma forma muito parecida ao Kong classic. Tem dois buracos em ambos os lados que nos permitem encher o brinquedo de comida saborosa que o cachorro deverá extrair, utilizando a lógica e divertindo-se ao mesmo tempo.

É perfeito para cães que adoram os ossos e, que por sua vez precisam de um brinquedo resistente e seguro, que lhe possamos dar inclusive quando ficam sozinhos em casa. Não se esqueça que é fundamental comprar o Goodie Bone com o tamanho e a dureza adequadas para o seu cachorro.

Brinquedos para cachorros hiperativos - 2. Goodie Bone

3. Dogworker

O dogworker é um dos brinquedos para cachorros hiperativos que melhor podem fomentar o desenvolvimento natural da sua inteligência. Trata-se de um brinquedo de tamanho grande, no qual vamos esconder prêmios e diferentes guloseimas nos lugares indicados. O cachorro, através do olfato e do movimento das peças móveis, conseguirá tirar os prêmios um a um.

Além de estimular a sua mente, o cachorro irá se relaxar ao estar concentrado no jogo, que lhe proporcionará um momento longo de diversão e curiosidade. Não se esqueça que nos primeiros dias terá de o ajudar um pouco a descobrir como funciona.

Brinquedos para cachorros hiperativos - 3. Dogworker

4. Osso Nylabone

Este osso da marca Nylabone pertence à linha Dura Chew, que significa mastigação duradoura, uma vez que se trata de um brinquedo muito resistente e de extrema longa duração. Está indicado especialmente para cachorros de mordida forte que precisam de liberar o estresse e a ansiedade.

Além de ser recomendável para cachorros destruidores, o nylon comestível do qual é composto, ajuda a limpar os dentes pois se desfaz em pequenas e diminutas bolinhas. É um brinquedo de longa duração que nos ajudará especialmente quando não estivermos em casa. Pode-se comprar o osso Nylabone com diferentes sabores e texturas.

Brinquedos para cachorros hiperativos - 4. Osso Nylabone

5. Treat maze ovni

Embora a sua forma seja similar à do dogworker, o treat maze ovni funciona de forma diferente. Primeiro temos que adicionar guloseimas ou snacks para cachorros na sua ranhura superior. Depois o cachorro deverá interagir com o brinquedo, deste modo as guloseimas vão avançar por um pequeno labirinto interior e sairão pelas diferentes ranhuras.

É provável que tenha de ajudar o seu cachorro nos primeiros dias, no entanto uma vez que perceba o ritmo do brinquedo e o seu funcionamento, será uma experiência enriquecedora para o nosso melhor amigo, que desfrutará bastante ao receber recompensas pelo seu trabalho. Este brinquedo é sem dúvida excelente para promover a atenção dos cães mais mexidos e ajudá-los a relaxar em casa.

Brinquedos para cachorros hiperativos - 5. Treat maze ovni

6. Kong flyer

Ao contrário dos brinquedos anteriores da marca Kong como o kong classic ou o goodie bone, o kong flyer não se deve utilizar para o nosso cachorro o mastigar. Trata-se de um brinquedo indicado para cães que gostam de ir buscar brinquedos e de se exercitar ao mesmo tempo. O kong flyer é muito seguro, para além de não magoar os dentes nem as gengivas do cachorro.

No entanto, devemos ter cuidado, não nos devemos esquecer que apesar deste brinquedo os ajudar a liberar o estresse, também pode gerar ansiedade. É muito recomendável que depois do o exercitar lhe ofereça um brinquedo de relaxamento (como o kong classic), acabando assim o dia de forma tranquila e positiva, longe da hiperatividade.

Brinquedos para cachorros hiperativos - 6. Kong flyer

7. Lançador de bolas

Se o seu cachorro é um entusiasta das bolas, esta ferramenta é para si. O lançador de bolas é perfeito para lançar a bola a uma grande distância, além de evitar que nos sujemos ou tenhamos que nos agachar constantemente. Na hora de escolher a bola adequada, não se esqueça de descartar as bolas de tênis uma vez que têm um efeito lixa na sua dentadura muito negativo.

Também deve ter cuidado com este brinquedo, tal como acontece com o kong flyer, o lançador de bolas é benéfico para ajudar a canalizar o estresse, mas em excesso provoca ansiedade. Depois de realizar esta atividade física com o seu cachorro, não se esqueça de lhe oferecer um brinquedo relaxante como o osso nylabone para o acalmar e terminar o dia muito relaxado.

Brinquedos para cachorros hiperativos - 7. Lançador de bolas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Brinquedos para cachorros hiperativos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
BrunaD
Todo brinquedo que vejo aqui e gosto, não tem pra vender no Brasil. Seria bom dicas que podemos seguir né.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruna! Você pode encontrar estes artigos em diferentes petshops online que entregam em todo o Brasil.
Ana Carollyne
Boa tarde, gostaria de saber se no Brasil há algum loja física/virtual que vende o brinquedo Dogworker?
Obrigada.
1 de 8
Brinquedos para cachorros hiperativos