PARTILHAR

Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 5 janeiro 2023
Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você vai viajar e quer saber se pode deixar o gato sozinho? Os gatos precisam de vários cuidados dos seus tutores, incluindo o afeto e o carinho, visto que se tratam de animais sociais. Muitas vezes costumam ser o pet escolhido precisamente pela sua independência, no entanto não nos devemos enganar na hora de o deixar sozinho muito tempo e devemos pensar em pedir a algum familiar ou profissional para que ele fique com alguém.

No PeritoAnimal vamos responder a uma pergunta muito habitual, quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa? Ou seja, para saber se o felino vai sofrer de ansiedade, que coisas podem acontecer na nossa ausência e muitas outras perguntas relacionadas. Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Como deixar um gato sozinho em casa?

Quanto tempo um gato pode ficar sozinho?

Vai viajar 3 dias e quer saber se você pode deixar o gato sozinho? Embora os gatos sejam frequentemente considerados animais solitários, ariscos e independentes, a realidade é outra. Como mencionado na introdução, os gatos são animais sociais e, portanto, precisam interagir seja com outros felinos ou com seres humanos. A relação entre tutor e gato é muito importante para o bem-estar do felino, tanto para o desenvolvimento de sua saúde física como mental.

Muitos desses tutores são tão apegados aos gatos que sofrem por deixá-los por alguns dias quando saem de férias e se perguntam por quanto tempo um gato pode ficar sozinho.

Com base na opinião dos veterinários, a verdade é que os gatos podem ficar sozinhos por um máximo de 2 dias, ou seja, 48 horas, embora dependendo da personalidade do felino e de seu estado físico e mental, os gatos possam ficar sozinhos por até 3 dias.

Nunca podemos deixar um gato sozinho por 5 dias, uma semana ou um mês inteiro sem a presença de outra pessoa. Como indicamos, há certos aspectos que temos que levar em conta para determinar se o gato pode ficar sozinho por 3 dias ou não. Estes aspectos a serem levados em conta são:

  • Sua rotina e hábitos
  • Sua idade
  • Sua saúde física e mental
  • Seu nível de adestramento
  • Personalidade

Todos estes fatores são importantes porque, se deixarmos o gato sozinho em casa, devemos fazê-lo com planejamento para proporcionar seu bem-estar. Em outras palavras, devemos garantir que:

  • Ele tenha comida e água suficientes
  • Que sua caixa de areia esteja limpa
  • Considerar quais são seus hábitos para que não se sinta sozinho.

Além disso, se a personalidade do gato é mais territorial e ele está acostumado a passear para o exterior da casa ou apartamento, o ideal é deixar uma janela ou portinha de acesso abertas para ele. Por outro lado, se você sabe que seu gato precisa de uma dose diária de carinho, ou sabe que é um gato mais dependente, provavelmente será mais difícil deixá-lo sozinho.

Como você pode ver, um gato pode ficar sozinho o dia todo, podemos até dizer que um gato pode ser deixado sozinho por um fim de semana, pois isso é exatamente 48 horas. Entretanto, todos os gatos precisam de cuidados a cada 12 horas, por isso seria ideal ter um membro da família ou amigo visitando sua casa diariamente para trocar a água e certificar-se de que o gato está bem. Um pouco de brincadeira também seria ideal para que eles não sofram de ansiedade de separação.

Finalmente, on PeritoAnimal destacamos que em nenhuma circunstância podemos deixar o gato sozinho por 15 dias, 7 dias nem 5 dias. Lembre-se que se você decidiu adotar um pequeno felino, foi com o objetivo de oferecer a ele uma vida cheia de amor e carinho, com o cuidado necessário. Deixá-lo sozinho por 7 ou 15 dias colocaria em risco sua integridade física e vital.

Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa? - Quanto tempo um gato pode ficar sozinho?

Quanto tempo um gato filhote pode ficar sozinho?

Bem, você viu que um gato pode ficar 48 horas sozinho e, dependendo de sua personalidade, o gatinho também pode ficar sozinho por até 3 dias. Agora, se você está se perguntando se um gato filhote de 1 mês pode ficar sozinho, a resposta é não. Além disso, para não provocar o sentimento de solidão no felino, vamos detalhar as recomendações para cada idade:

  • Gatos de 1 mês ou recém-nascidos: seria contraproducente deixar um gato de 1 mês sozinho, pois ainda não tivemos tempo de socializá-lo com os objetos ao seu redor, e ele nem sabe como comer sozinho porque não desmamou ainda. Além disso, não sabe como usar a caixa de areia. Na verdade, todos os gatos com menos de 4 meses não devem ser deixados sozinhos por mais de 2 ou 3 horas. À medida que eles crescerem, sua personalidade se desenvolverá e eles serão capazes de administrar melhor suas ausências na casa.
  • Gatos jovens já estão acostumados a, talvez, um dia inteiro de ausência humana e assim não terão inconvenientes se deixarmos para ele tudo que ele precisa quando viajarmos, como se fosse um dia normal. Nunca devemos torná-los excessivamente dependentes de nós, isso faz parte de uma correta educação. Existem felinos que não querem ficar sozinhos nem um minuto, algo que acontece por diversos fatores, especialmente, uma má educação por parte dos tutores. Devemos acostumá-los a pequenas ausências, começando por alguns minutos até chegar a algumas horas. Em gatos jovens podemos planejar deixar todo o tipo de brinquedos em casa, principalmente aqueles que sejam mais interactivos ou dispensadores de comida. Um bom enriquecimento ambiental ajudará a entreter-se e a sentir menos a nossa ausência.
  • Gatos adultos são os que melhor costumam gerir as nossas ausências, principalmente se já tivermos tirado algum tipo de férias antes. Aqui também seria recomendável usar brinquedos, mas por não serem tão ativos, talvez baste receberem uma visita diária ou a cada dois dias. Isso é algo que influencia em quanto tempo um gato pode ficar sozinho.
  • Gatos idosos talvez precisem de mais ajuda, podem demandar 2 visitas por dia. Nestes casos, você deve pedir a alguém que se mude para sua casa para que o felino tenha atenção mais frequente e durante mais tempo. Peça à pessoa que ficar em sua casa que lhe dê bastante atenção e carinho para que esteja feliz. Não se esqueça que nestes casos também seria recomendável deixar o gato em um hotel para gatos onde possa receber toda a atenção necessária.

A personalidade do gato será um fator muito importante a ter em conta. Adaptar as suas necessidades será fundamental para assegurar o seu bem-estar. Existem gatos excessivamente apegados a nós e outros que precisam de uma certa rotina para serem felizes, como a sua ração diária de comida úmida.

Em casos mais graves, por exemplo felinos agressivos ou territoriais, devemos avaliar como gerir as visitas da pessoa que irá todos os dias a casa. O ideal será fazer apresentações uns tempos antes e tentar associar a pessoa a algo positivo, como prêmios ou brinquedos.

Leia o nosso artigo sobre onde deixar os gatos nas férias.

O que pode acontecer quando um gato fica sozinho?

Se você vai viajar por 2 ou 3 dias e decidiu que vai deixar o gato sozinho em casa, é importante ter em mente os riscos associados a isso:

  • Ele pode rejeitar um novo bebedouro ou comedouro. Preocupados com os dias de ausência, os tutores normalmente compram uma tigela de água ou bebedouro maior para que a água possa durar todo o tempo que estiverem fora. No entanto, pode acontecer de o gato não aceitar o novo bebedouro e não querer beber dele ou, até, que derrame a água. Nestes casos o ideal é manter o seu bebedouro habitual e acrescentar entre 1 a 3 bebedouros a mais por pela casa. Com a tigela de comida você deve fazer o mesmo. Nunca devemos comprar uma nova antes de uma ausência prolongada, uma vez que pode acontecer de o gatinho rejeitar o novo comedouro.
  • Ficar preso onde não deveria. Algo muito importante que devemos considerar é que se o gato gosta de brincar de esconde-esconde, muita atenção para não deixar o gato trancado em um armário, quarto ou cômodo da casa de onde não possa sair. Neste artigo contamos o que os gatos gostam de fazer quando estão sozinhos.
  • Arranhar móveis ou morde plantas. Um gato sozinho e entediado, pode ficar cansado dos próprios brinquedos e começar a arranhar o sofá, cortinas, almofadas e, até, a comer as plantas da casa. Conheça as plantas tóxicas para gatos.
  • Sofrer de ansiedade e reações adversas. A nível de saúde emocional, é verdade que os gatos podem ter dificuldade em ficar sozinhos se não estiverem acostumados a tais ausências. Na seção anterior mencionamos a importância de deixá-los sozinhos progressivamente, pois uma ausência repentina ou prolongada pode causar ansiedade, vômitos e até mesmo diarreia no felino.

Como você viu ao longo do artigo, os gatos são animais sociais e que não são benefeciados pela ausência de seu tutor. Os felinos precisam se sentir acompanhados, mesmo aqueles que são mais independentes. Se você se pergunta se os gatos sofrem quando ficam sozinhos, a verdade é que isso dependerá da personalidade de cada um, embora em geral todos eles ficam com saudades daqueles que estão sempre com eles em casa. Por todas estas razões, não é recomendável que eles fiquem sozinhos por mais de dois dias.

Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa? - O que pode acontecer quando um gato fica sozinho?

Recomendações para deixar um gato sozinho

Agora que você sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho em casa, vamos dar uma olhada em algumas dicas e recomendações no caso de você decidir deixar um gato sozinho. Destacamos que, se você vai viajar por mais de 3 dias, é imperativo pedir que alguém visite o gato diariamente para garantir que suas necessidades sejam atendidas. Então vamos às recomendações para deixar um gato sozinho em casa:

  • Cuidado ao comprar um novo produto. Podemos planejar comprar um dispensador automático de água ou comida, mas devemos sempre certificar-nos algumas semanas antes que o gato saiba utilizá-lo e que coma e bebe sem nenhum problema. Nunca devemos deixar este tipo de produto para o gato no mesmo dia ou poucos dias antes de nossa viagem.
  • Teremos que deixar mais refúgios do que o normal: ou seja, colocar mais almofadas pela casa para que ele possa transformar em uma cama ou local de descanso. Desta forma, caberá a ele escolher quais prefere e ele poderá se abrigar sempre que preferir.
  • Deixe brinquedos interativos e brinquedos com sons: desta forma, estimulamos seu desenvolvimento cognitivo enquanto ele se diverte ao mesmo tempo. Eles também o farão sentir-se menos solitário.
  • Providencie mais caixas de areia. Com você fora por muito tempo, quando a caixa de areia estiver muito suja, muitas vezes, os gatos vão deixar de usá-la. Sabemos que os gatos são muito limpos e exigentes com a sua higiene, por isso podemos deixar várias caixas de areia em diferentes lugares para que tenham sempre areia limpa, embora, se alguém passar visitar a casa todos os dias para limpar de vez em quando isso não será necessário.
  • Deixe visível o número de telefone de nosso veterinário para que a pessoa que lhe fará companhia possa falar com ele, se necesário.
  • A pessoa que ficar responsável por visitar o felino já deve conhecer o gato: deve ser alguém de nosso ambiente próximo e que já tenha interagido com o felino. Isso motivará e estimulará o gato a brincar com essa pessoa também.
  • Evite cães em casa: assim como deixar dois gatos sozinhos em casa pode ser uma boa idéia porque eles fazem companhia um ao outro, você deve estar muito seguro da relação entre o cão e o gato que são candidatos a ficarem sozinhos juntos, pois cada um terá necessidades diferentes e poderá sofrer.
  • Obviamente, você não deve deixar seu gato sozinho em casa se ele tiver problemas de saúde. Sob nenhuma circunstância é uma prática justificável, pois só piorará a saúde do gato. Além disso, criará também um sentimento de culpa em você mesmo se algo acontecer.

Por tudo isso, gostaríamos de ressaltar mais uma vez da importância de você conversar com alguém de confiança para que vá visitar o gato se você for deixá-lo sozinho em casa, para oferecer-lhe os cuidados necessários a cada 12 horas e para brincar com ele.

Agora que você já sabe quanto tempo um gato pode ficar sozinho, viu os cuidados para não deixar o gato trancado, não perca o vídeo a seguir em que seguimos com este tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Fabiana Rodrigues castanho
As vezes viajo com meu gato ele faz coco 3x
durante chego coloca até fralda na viagem tem algum remédio para ele dormi a viagem toda
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi,Fabiana. Tudo bem? Temos este post que fala um pouco sobre isso: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-o-gato-dormir-a-noite-toda-22776.html. De qualquer forma, o ideal é conversar com um veterinário sobre essa possibilidade de medicamento, certo?
Um abraço!
Andreia
Oi Se eu não deixar meu gato (filhote3meses)tampar o coco dele tem algum problema?tipo assim q fizer já limpo .
Mariam
Como faço pra impedir meu gato de fazer cocô nos vasos?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mariam! Geralmente eles escolhem os vasos devido à suavidade da areia. Que tipo de areia você usa? Talvez o seu gato prefira uma mais suave. Leia este artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-areia-higienica-para-gatos-22391.html
Ester Filgueira
Nunca deixei minha gata sozinha por mais de 24 h, recomendações da sua medica. Ela hoje tem 6 anos e 11 meses. Ela é zanha, territorialista e não gosta de gente estranha em casa.
Iva da Silva
Olá, talvez não seja conveniente para o gato deixá-lo sozinho em casa em um feriadão, por exemplo. E se a família levar o gato para viajar ... o stress seria maior? Ou o gato vai se habituando com as necessidades de família? Grata
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Iva! Temos um artigo sobre onde deixar o gato nas férias: https://www.peritoanimal.com.br/vou-de-ferias-onde-deixar-o-meu-gato-22291.html Efetivamente os gatos estressam muito nas viagens e em casas novas, mas claro que ser for necessário a adaptação embora seja lenta, é possível.
ANTONIA MARIA LANDI
Mas se tiver uma pessoa que vá diariamente cuidar da agua , comida , areia e ainda ficar um tempinho brincando , não tem problema nenhum . A minha sempre ficou .
Manuel Costa
Artigo muito elucidativo e interessante
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Manuel! Que bom que você gostou. Continue a seguir o PeritoAnimal!
Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa?
1 de 3
Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa?

Voltar ao topo da página ↑