menu
Partilhar

Como refrescar o gato no calor

 
Por Maria Besteiros. 27 julho 2021
Como refrescar o gato no calor

Ver fichas de  Gatos

Os gatos domésticos também podem sofrer as consequências do calor durante os meses mais quentes do ano. O fato de se lamberem também lhes permite se refrescar, mas isso não é suficiente para acabar com as consequências do calor intenso, que pode aumentar sua temperatura corporal até o ponto de hipertermia causando, até, uma insolação. Nesses casos, a vida do gato pode ficar em perigo.

Por esta razão, é muito importante manter nossos companheiros felinos confortáveis durante esta época do ano para evitar os efeitos indesejáveis do calor. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber como refrescar o gato no calor.

Também lhe pode interessar: Como refrescar o cachorro

Como o calor afeta os gatos

Os gatos toleram bem temperaturas de 17 a 30°C em média, dependendo da raça. As raças nórdicas de pelo longo toleram temperaturas mais baixas do que os gatos de pelo curto ou os sem pelo, que preferirão temperaturas ligeiramente mais altas.

Além disso, os gatos possuem suas glândulas sudoríparas nas almofadas das patas, de modo que não suam através da superfície corporal como acontece com outros animais, e por isso são mais afetados pelo calor. Se você quiser saber por onde os gatos suam, explicamos isso neste artigo.

Os cuidadores de gatos sabem que quando nosso felino começa a se esconder, deitar e se esticar no chão, especialmente se for um chão de mármore ou de azulejo, é porque o calor está aumentando e ele já começa a se incomodar com a temperatura. Além disso, existem outros sinais de alerta, tais como fraqueza ou hipersalivação.

O principal risco de altas temperaturas é a desidratação e a insolação, que pode ocorrer quando há um aumento da temperatura corporal além da faixa mais alta para a espécie, que, no gato, é de 39,2°C. Quando isto ocorre, funções vitais começam a ser alteradas, causando consequências que podem ser fatais.

Um gato já começa a sofrer com as altas temperaturas quando estão em um ambiente com mais de 30 ºC , mas também pode ocorrer quando ela está abaixo disso se o calor for úmido, portanto, uma série de medidas devem ser tomadas para evitar o golpe de calor. E é sobre como refrescar o gato no calor que falaremos a seguir.

Como refrescar o gato no calor - Como o calor afeta os gatos

1. Deixe o ambiente em uma temperatura ideal

Se você quer saber como refrescar o gato no calor, o ideal é deixar a casa ou o quarto onde nosso gato está mais confortável a uma temperatura boa para ele, que deve estar entre 15 e 23 ºC. Para isso, podemos utilizar ar-condicionado ou ventiladores comuns ou teto.

Além disso, se houver incidência do sol no local, devemos baixar as persianas ou fechar as cortinas durante as horas de maior luminosidade e permitir a entrada de ar através de um pequeno espaço na janela, mas sem abri-la completamente para evitar que o gato escape ou saia de casa por ali. Não devemos esquecer da síndrome do gato paraquedista.

Como refrescar o gato no calor - 1. Deixe o ambiente em uma temperatura ideal

2. Certifique-se de sua hidratação

Os gatos domésticos têm sua origem no gato do deserto, um felino que que não costuma beber água devido à alta umidade das presas que caça diariamente. Os gatos carregam em seus genes uma tendência a beber pouca água, mesmo quando os alimentamos exclusivamente de alimentos secos. É por isso que muitos gatos sofrem de um certo grau de desidratação, o que pode levar, por exemplo, a problemas urinários. Quando as temperaturas estão muito altas, o risco de desidratação aumenta, piorando a condição do gato.

Então como refrescar o gato no calor? Para evitar a desidratação, devemos tentar fazer com que nosso gato ingira mais líquidos diariamente, seja adicionando rações úmidas como latas ou sachês, alimentos complementares como leite ou caldos para gatos, bem como incentivando o consumo de água, utilizando fontes para gatos que mantêm a água em movimento.

Se apenas uma tigela estiver disponível para o gato, certifique-se de que ela esteja sempre limpa e com água fresca. Recomendamos trocar a água algumas vezes ao dia. Normalmente, em épocas de calor nós, humanos, esfriamos nossas bebidas com gelo, mas será que dar gelo aos gatos é uma boa ideia? Sim, você pode adicionar cubos de gelo à tigela de água do gato para manter a água a uma temperatura baixa, desde que não fique muito fria.

Como refrescar o gato no calor - 2. Certifique-se de sua hidratação

3. Evite que ele saia ao exterior

Durante as horas mais quentes dos meses de mais calor do ano, é importante que nossos gatos não saiam de casa. Se em qualquer época do ano for perigoso devido às ameaças e riscos aos quais os gatos que saem para o exterior estão expostos, quando as temperaturas são altas, há um risco extremo de insolação. Por esta razão, mesmo que tenhamos um gato acostumado a ir para a rua, ou mesmo para a varanda ou quintal, o melhor para sua saúde é mantê-lo dentro de casa na sombra e, por isso, essa é uma maneira simples de como refrescar o gato no calor.

Como refrescar o gato no calor - 3. Evite que ele saia ao exterior

4. Pode molhar o gato para refrescá-lo?

Você já deve ter se perguntado isso. E a resposta é sim e não. Explicamos: é bom molhá-los se for para banhá-los quando eles realmente precisam, seja para a aplicação de um shampoo para tratar um problema dermatológico, para facilitar a expulsão do pelo durante a troca ou porque estão extremamente sujos.

Quando as temperaturas estão muito altas, podemos umedecer o corpo do gato por área, mas não é bom molhá-los completamente ou mergulhá-los em uma pia, piscina ou banheira, pois isso os estressaria muito e aumentaria ainda mais a temperatura de seu corpo. Portanto, devemos nos limitar a molhar o rosto, pescoço, costas e área entre os dedos para melhorar sua temperatura e aliviar o calor.

5. Cuide do pelo do felino

Gatos de pelo longo ou gatos de pelo curto com uma boa pelagem podem sofrer mais com o calor. Portanto, devem ser escovados com frequência para ajudar a remover os pelos mortos que ainda não caíram. A escovação regular vai ajudar na regulação da temperatura e, por isso, é uma excelente forma de como refrescar o gato no calor.

Se você tiver alguma dúvida sobre como cuidar do pelo de seu gato, leia nosso artigo com todas as dicas sobre como escová-lo.

Como refrescar o gato no calor - 5. Cuide do pelo do felino

6. Mantenha o peso ideal do gato

O sobrepeso e a obesidade são desencadeadores e fatores de risco para várias patologias endócrinas e felinas orgânicas, além aumentarem a predisposição para a insolação e à hipertermia. Isso porque os gatos acima do peso têm uma camada mais grossa de gordura que atua como isolante, mantendo o calor corporal. É por isso que os gatos com excesso de peso sofrerão mais com as consequências das altas temperaturas.

Para manter seu gato em forma, você deve oferecer-lhe uma dieta de qualidade e incentivá-lo a ser fisicamente ativo. Neste artigo mostramos alguns exercícios para gatos obesos.

Agora que você conferiu algumas dicas de como refrescar o gato no calor, não perca o vídeo a seguir em que mostramos como identificar se o gato está com calor:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como refrescar o gato no calor, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia

Brunetti, B., Magno, N. y Cappelletti, M. (2019). Enciclopedia mundial de los gatos. Editorial de Vecchi S.A.U.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como refrescar o gato no calor
1 de 6
Como refrescar o gato no calor

Voltar ao topo da página