Partilhar

Cuidados com os gatos no verão

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 novembro 2018
Cuidados com os gatos no verão

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais que suportam bem o calor, eles gostam de se deitar ao sol e passar horas recebendo um agradável calor. Mas, no verão deve redobrar os cuidados porque o sol é demasiado forte e pode ser prejudicial para eles, causando inclusive a longo prazo o tão temido câncer de pele. Por isso, no PeritoAnimal vamos lhe mostrar alguns cuidados com os gatos no verão que deve ter.

Também lhe pode interessar: Cuidados com gato Persa

Comida e água fresca

Para manter o seu gato fresco e hidratado no verão, é fundamental que tenha à sua disposição água fresca e comida a uma boa temperatura durante todo o dia. Neste ponto também é importante que você saiba quanta água um gato deve beber por dia, não perca o nosso artigo com essas informações. Para a água há duas opções que nos ajudam a tê-la fresca sem precisarmos estar sempre a preocupar-nos de a renovar:

  1. O bebedouro com gelo: coloque à sua disposição a água com alguns cubos de gelo e assim garante a frescura da sua principal fonte de hidratação.
  2. Uma fonte de água: nas lojas online e em lojas de animais pode encontrar acessórios bem sofisticados, os bebedouros já não têm que ser aqueles típicos de plástico, agora pode dar-lhe água numa fonte e isso faz com que ela esteja sempre fresca. Além disso, os gatos gostam deste efeito.

A comida também deve ter uma temperatura agradável, tal como nós não gostamos de comer no verão comida muito quente, com os gatos acontece a mesma coisa, sobretudo se comer comida de lata deve se certificar que está agradável. Por exemplo, pode dar-lhe mais refeições e menos quantidades ao invés de deixar tudo no recipiente da comida e ficar ali o dia todo.

Cuidados com os gatos no verão - Comida e água fresca

Atenção às horas de mais calor

O seu gato não consegue contar quantas horas de sol toma, por isso é você que tem de garantir que o seu gato evita as horas de maior calor, desde as 12:00h até às 17:00h, não o deixando absorver os raios de sol diretamente porque poderia ser muito perigoso.

Os gatos podem sofrer desde golpes de calor até câncer de pele e ambos são graves e prejudiciais para a sua vida. Assim, deve mantê-lo em casa e à sombra quando vir que está no terraço, caso contrário pode não aguentar o calor.

Oferecer-lhe momentos de sombra e de descanso é fundamental. Assim, deve ter as suas zonas estratégicas em casa onde possa ficar confortável e não pegue sol.

Cuidados com os gatos no verão - Atenção às horas de mais calor

Proteja o gato dos raios solares

Além de controlar as horas, como é verão é inevitável que não tome sol, por isso é importante ter cuidado.

Pode proteger o seu gato do sol com protetores solares, tal como fazemos com a nossa pele. Pode colocar um pouco de creme no seu nariz e nas partes mais expostas ao sol como as orelhas e que o pelo não protege tanto.

O pelo é uma parte natural do seu físico e, embora possamos pensar que lhe causa mais calor, a verdade é que o protege bastante. A parte má do seu físico é que só elimina calor através das patas e isso faz com que o seu processo para se refrescar seja mais lento que nos humanos.

Por isso, uma ajuda nossa não é de mais. Além dos protetores solares também podemos ajudá-lo molhando um pouco as suas patas e umedecendo uma toalha e passando-a cuidadosamente pela sua cabeça.

Cuidados com os gatos no verão - Proteja o gato dos raios solares

Cuidados em casa

Além disso, é importante ter em conta mais alguns conselhos como por exemplo ter as janelas de casa fechadas. Se estiverem abertas, por instinto o gato irá até elas para pegar um pouco de brisa e com o calor pode deslizar. Para não falar que estaria demasiado exposto ao sol no parapeito da janela.

Outro ponto fundamental é que você saiba verificar se o seu gato está desidrata. Para isso não perca a nossas informações no artigo sobre como saber se um gato está desidratado.

E você o que faz para cuidar do seu gato no verão? Que truques usa para não abusar do sol? Compartilhe tudo conosco!

Cuidados com os gatos no verão - Cuidados em casa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com os gatos no verão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados com os gatos no verão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cuidados com os gatos no verão
1 de 5
Cuidados com os gatos no verão

Voltar ao topo da página