Cuidados básicos

Cuidados com os gatos no verão

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 12 julho 2023
Cuidados com os gatos no verão
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais que suportam bem o calor, eles gostam de se deitar ao sol e passar horas recebendo um agradável calor. Mas, no verão deve redobrar os cuidados porque o sol é demasiado forte e pode ser prejudicial para eles, causando inclusive a longo prazo o tão temido câncer de pele. Por isso, no PeritoAnimal vamos lhe mostrar alguns cuidados com os gatos no verão que deve ter.

Também lhe pode interessar: Cuidados necessários com os gatos brancos

Índice

  1. Comida e água fresca
  2. Atenção às horas de mais calor
  3. Proteja o gato dos raios solares
  4. Cuidados em casa

Comida e água fresca

Para manter o seu gato fresco e hidratado no verão, é fundamental que tenha à sua disposição água fresca e comida a uma boa temperatura durante todo o dia. Neste ponto também é importante que você saiba quanta água um gato deve beber por dia, não perca o nosso artigo com essas informações. Para a água há duas opções que nos ajudam a tê-la fresca sem precisarmos estar sempre a preocupar-nos de a renovar:

  1. O bebedouro com gelo: coloque à sua disposição a água com alguns cubos de gelo e assim garante a frescura da sua principal fonte de hidratação.
  2. Uma fonte de água: nas lojas online e em lojas de animais pode encontrar acessórios bem sofisticados, os bebedouros já não têm que ser aqueles típicos de plástico, agora pode dar-lhe água numa fonte e isso faz com que ela esteja sempre fresca. Além disso, os gatos gostam deste efeito.

A comida também deve ter uma temperatura agradável, tal como nós não gostamos de comer no verão comida muito quente, com os gatos acontece a mesma coisa, sobretudo se comer comida de lata deve se certificar que está agradável. Por exemplo, pode dar-lhe mais refeições e menos quantidades ao invés de deixar tudo no recipiente da comida e ficar ali o dia todo.

Cuidados com os gatos no verão - Comida e água fresca

Atenção às horas de mais calor

O seu gato não consegue contar quantas horas de sol toma, por isso é você que tem de garantir que o seu gato evita as horas de maior calor, desde as 12:00h até às 17:00h, não o deixando absorver os raios de sol diretamente porque poderia ser muito perigoso.

Os gatos podem sofrer desde golpes de calor até câncer de pele e ambos são graves e prejudiciais para a sua vida. Assim, deve mantê-lo em casa e à sombra quando vir que está no terraço, caso contrário pode não aguentar o calor.

Oferecer-lhe momentos de sombra e de descanso é fundamental. Assim, deve ter as suas zonas estratégicas em casa onde possa ficar confortável e não pegue sol.

Cuidados com os gatos no verão - Atenção às horas de mais calor

Proteja o gato dos raios solares

Além de controlar as horas, como é verão é inevitável que não tome sol, por isso é importante ter cuidado.

Pode proteger o seu gato do sol com protetores solares, tal como fazemos com a nossa pele. Pode colocar um pouco de creme no seu nariz e nas partes mais expostas ao sol como as orelhas e que o pelo não protege tanto.

O pelo é uma parte natural do seu físico e, embora possamos pensar que lhe causa mais calor, a verdade é que o protege bastante. A parte má do seu físico é que só elimina calor através das patas e isso faz com que o seu processo para se refrescar seja mais lento que nos humanos.

Por isso, uma ajuda nossa não é de mais. Além dos protetores solares também podemos ajudá-lo molhando um pouco as suas patas e umedecendo uma toalha e passando-a cuidadosamente pela sua cabeça.

Cuidados com os gatos no verão - Proteja o gato dos raios solares

Cuidados em casa

Além disso, é importante ter em conta mais alguns conselhos como por exemplo ter as janelas de casa fechadas. Se estiverem abertas, por instinto o gato irá até elas para pegar um pouco de brisa e com o calor pode deslizar. Para não falar que estaria demasiado exposto ao sol no parapeito da janela.

Outro ponto fundamental é que você saiba verificar se o seu gato está desidrata.

E você o que faz para cuidar do seu gato no verão? Que truques usa para não abusar do sol? Compartilhe tudo conosco! E neste artigo explicamos se gatos sentem calor!

Cuidados com os gatos no verão - Cuidados em casa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com os gatos no verão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Cuidados com os gatos no verão