Como acabar com carrapatos no quintal

Como acabar com carrapatos no quintal

Quando se trata de eliminar carrapatos de casa, você também deve considerar as etapas necessárias para afastá-los do seu jardim. Caso contrário, o problema retornará rapidamente. Os carrapatos costumam viver em lugares escuros e úmidos, onde esperam o momento certo para pular em direção a um possível hospedeiro, como o seu cachorro ou até você.

Neste artigo do PeritoAnimal, ensinamos como acabar com carrapatos no quintal e jardim utilizando diferentes remédios caseiros. Continue lendo!

Como eliminar carrapatos dos cachorros

O processo de eliminar carrapatos da sua casa e impedir um novo aparecimento não estará completo sem oferecer os cuidados necessários ao seu cachorro. Os cães são os hospedeiros mais frequentes desses parasitas externos, por isso é essencial estabelecer um cronograma de desparasitação.

Os produtos para combater e prevenir uma infestação de carrapatos em cachorros incluem comprimidos, pipetas, coleiras e sprays. Existem também remédios caseiros para eliminar carrapatos em cachorros. Retirar carrapatos da pele requer cuidados, pois a mandíbula do inseto pode se prender a ela e causar dor e infecção. É aconselhável deixar essa tarefa para o veterinário.

Quando seu cachorro estiver protegido e você tiver aplicado os remédios para eliminar carrapatos em casa, será a hora de prestar atenção ao quintal e ao jardim.

Onde encontrar os carrapatos no seu jardim?

Os carrapatos se escondem em locais frescos e sombreados, com uma preferência maior por aqueles com um pouco de umidade. Frequentemente, objetos ou detritos orgânicos, como pedaços de madeira, montes de terra ou areia, além de áreas onde ferramentas e outras coisas são armazenadas, se acumulam nos pátios. Locais como esses são ideais para esses insetos permanecerem até encontrarem um possível hospedeiro. Por esse motivo, antes de fumigar os carrapatos, é necessário que você:

  • Retire ervas-daninhas e folhas caídas.
  • Corte a grama.
  • Pode as árvores para eliminar áreas com sombra.
  • Descarte os resíduos de madeira e grama em sacos herméticos.
  • Faça uma limpeza profunda do estacionamento, se houver.

Após essa limpeza, é possível utilizar um veneno para acabar com carrapatos no quintal. Existem vários produtos no mercado, e você deve usá-los seguindo as instruções incluídas na embalagem. No entanto, muitas dessas opções são tóxicas para os animais de estimação e podem até prejudicar suas plantas. Por esse motivo, recomendamos o uso dos repelentes naturais para carrapatos detalhados abaixo.

Como acabar com carrapatos no quintal - remédios caseiros

Algumas casas não têm jardim, mas os carrapatos também podem se acumular em pátios de cimento ou de cerâmica. Eles se escondem em rachaduras ou fissuras no chão e nas paredes ou grades. Embora suas chances de sobreviver por muito tempo nesses espaços sejam reduzidas, você e seus animais correm o risco de levá-los para dentro de casa sem perceber. Em seguida, indicamos como eliminar carrapatos do quintal com remédios caseiros:

1. Bicarbonato para fumigar carrapatos

O bicarbonato de sódio é um ingrediente de pH alcalino doméstico que pode ser encontrado em residências. Seus usos são múltiplos e entre eles está o de fumigar carrapatos em pátios.

Para aplicar esse remédio caseiro, dilua 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 3 litros de água e adicione folhas de alecrim e hortelã, plantas aromáticas com propriedades inseticidas. Deixe descansar por 2 horas e use essa água para limpar o piso. É aconselhável aplicar o remédio no final da tarde, para evitar que a combinação de bicarbonato de sódio e sol danifiquem as plantas.

2. Óleo de árvore do chá para espantar carrapatos

A árvore do chá é uma planta com propriedades anti-sépticas e antifúngicas que pode ser usada para limpar seu pátio. Graças às suas características, ela elimina os possíveis fungos que podem existir em fendas e fissuras, acabando com os espaços úmidos dos quais os parasitas externos gostam.

Como acabar com os carrapatos do quintal utilizando a árvore do chá? Misture dois litros de água com 100 mililitros de álcool e 20 gotas de óleo de árvore do chá. Utilize essa preparação para esfregar pisos e espaços de cimento ou cerâmica em seu pátio. Obviamente, você deve se certificar de fazer essa limpeza quando seus animais estiverem dentro de casa para impedir que eles consumam o produto.

3. Inseticida de oleandro, capim-limão e eucalipto

A limpeza adequada do seu pátio é essencial para afastar os carrapatos, e será ainda melhor se você puder usar produtos orgânicos e naturais. Para isso, recomendamos a limpeza de pisos e outros espaços com este limpador natural feito com plantas aromáticas.

Em um recipiente com 4 litros de água, coloque as folhas frescas de oleandro, capim-limão e eucalipto e adicione algumas fatias de limão. Todas essas plantas têm propriedades inseticidas, bactericidas e fungicidas, o que as torna ideais para afastar os carrapatos do pátio. Deixe a preparação descansar, coe as folhas e use a água para limpar o chão ou pulverize perto das rachaduras e na entrada da sua casa. O cheiro forte manterá os carrapatos afastados.

A seguir, te apresentamos outros repelentes domésticos para carrapatos adequados para uso em jardins.

Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Como mencionamos, árvores, folhas e grama são locais ideais para os carrapatos se esconderem, então é necessário aplicar inseticidas. No entanto, muitos dos produtos comerciais não são adequados para plantas ou são tóxicos para animais e crianças. Por esse motivo, recomendamos que você aprenda sobre esses remédios naturais para carrapatos que os mantêm afastados sem a necessidade de acabar com a vida deles.

1. Plantas aromáticas contra carrapatos

As plantas aromáticas são uma opção natural e não-invasiva para remover os carrapatos do pátio e do jardim, pois agem como inseticida e repelente. Recomendamos a aquisição de plantas de lavanda, hortelã, erva-gateira, alecrim e hortelã-pimenta. Além disso, a erva-gateira oferece vários benefícios para os gatos, confira aqui: "Propriedades da erva do gato ou catnip".

Essas plantas servirão para impedir que os carrapatos se aproximem do seu jardim, use-as em conjunto com outros métodos.

2. Terra de diatomáceas, fertilizante e insecticida

A terra de diatomáceas é composta de algas fossilizadas que trazem muitos benefícios para os jardins. É um fertilizante, mas também funciona como inseticida para carrapatos, moscas, aranha, piolhos, mosquitos, entre outros.

Como remover os carrapatos do pátio e do jardim com terra de diatomáceas? Você só precisa misturá-la com a terra do seu jardim sem enterrar o fertilizante muito fundo. Isso será suficiente para você liberar suas propriedades.

3. Alho como repelente para carrapatos do jardim

O alho é fungicida, antibacteriano e inseticida. Além disso, é um ingrediente caseiro ideal para usar como repelente natural para carrapatos. Existem três maneiras de usá-lo:

  • Remédio 1 para fumigar carrapatos do jardim: em um recipiente com 10 litros de água, coloque meio quilo de alho picado, 1 quilo de pimenta picada e 1 quilo de cebola picada. Adicione um pouco de álcool metílico. Deixe repousar por 48 horas, coe a água e pulverize as plantas, tomando cuidado para não encharcar as raízes. É eficaz para infestações problemáticas. Obviamente, aplique este remédio somente quando seus animais não estiverem por perto, porque alguns desses produtos fazem parte da lista de alimentos proibidos para cães.
  • Remédio 2 para fumigar carrapatos: em 3 litros de água, adicione 30 gramas de alho amassado e deixe descansar por 12 horas. Coe a preparação e pulverize as plantas, incluindo o solo. Serve para infestações moderadas.
  • Alho como método preventivo: plante pés de alho intercalados entre suas plantas, ele manterá os carrapatos afastados.

4. Alecrim como inseticida para carrapatos no jardim e no pátio

Entre os repelentes caseiros para carrapatos está o alecrim, uma planta aromática com um odor penetrante. Você pode usá-lo de duas maneiras:

  • Insecticida caseiro: ferva 50 gramas de alecrim, seco ou fresco, em dois litros de água. Coe a preparação e pulverize suas plantas com ela.
  • Repelente caseiro: plante mudas de alecrim entre árvores e perto das saídas das ruas para impedir a entrada de carrapatos.

Se você sabe como acabar com carrapatos no quintal com outro tipo de remédio caseiro, não hesite em compartilhá-lo nos comentários abaixo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como acabar com carrapatos no quintal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Millán, C. (2008). Las plantas, una opción saludable para el control de plagas. Uruguay, Red de Acción en Plaguicidas y sus Alternativas para América Latina.
  • Nava-Pérez, E.; García, C.; Camacho, J.; Vázquez, E. Bioplaguicidas, una opción para el control biológico de plaga. Revista Ra Ximhai 8: 3b (2012), 17-29.