Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento

O colapso de traqueia em cães é uma condição comum que afeta especialmente cães de pequeno porte e raças braquicefálicas. Como tutores, devemos estar cientes dessa condição que pode causar sintomas como tosse, falta de ar e respiração ruidosa.

No entanto, não se preocupe, pois na maioria dos casos o colapso de traqueia pode ser tratado com sucesso. Neste artigo do PeritoAnimal, iremos explorar em detalhes as causas, sintomas e tratamentos disponíveis para o colapso de traqueia em cães, além de fornecer estratégias de prevenção para garantir que seu cão tenha uma vida confortável e feliz. Boa leitura!

O que é o colapso de traqueia em cães?

O colapso de traqueia em cães é uma condição de origem congênita que os cachorros de raça pequena costumam sofrer, sobretudo as raças poodle, yorkshire terrier, chihuahua, lulu da pomerânia, maltês e pequinês, entre outros.

No entanto, há outros cães com maior predisposição para sofrer o colapso traqueal. Estes incluem cães obesos ou que sofrem de bronquite crônica. A idade e a raça do cão não são fatores que podem ser alterados, mas é possível controlar o peso e trazer à atenção do veterinário qualquer doença que se manifeste.

Consiste em uma deformação da traqueia, órgão que conecta a parte superior do sistema respiratório com a inferior, e cuja obstrução impede que circule quantidade de ar suficiente. A traqueia está composta por cartilagens que se deformam, o que faz com que o espaço para passar o ar fique menor, ocorrendo um colapso da traqueia.

A doença é progressiva e degenerativa, pelo que os tratamentos, embora melhorem notavelmente a qualidade de vida do cachorro, não são capazes de a curar. Costuma ser diagnosticada entre os 6 e os 7 anos do cachorro, e quando se manifesta antes dos 12 meses, indica uma condição mais grave de evolução.

Tipos de colapso de traqueia em cães

Dependendo da fase ou nível de gravidade em que se encontrar o colapso, pode dividir-se em quatro graus diferentes, nos quais o 1 é uma deformação menor e o 4 aquele em que entra uma quantidade miníma de ar nas vias respiratórias.

Sintomas do colapso de traqueia em cães

Entre os principais sintomas do colapso de traqueia em cachorros, destacamos:

  • Tosse seca
  • Náuseas
  • Dispneia
  • Ofegar
  • Asfixia
  • Barulho ao respirar

A tosse costuma se manifestar de forma esporádica quando o colapso da traqueia é mínimo, normalmente em situações de estresse ou emoções fortes, e converte-se em constante quando a condição piora. Devido às suas caraterísticas, é possível confundi-la com a tosse de canil, embora ao vir acompanhada de outros sintomas possa se descartar facilmente.

Como o colapso da traqueia piora com o tempo, o que impede o animal de receber a quantidade de oxigênio que precisa, é comum desenvolver outras doenças, como a bronquite, a traqueíte, ou inclusive aparecer hipertensão pulmonar, o que a longo prazo pode derivar em uma insuficiência cardíaca.

Como se realiza o diagnóstico?

Apenas o veterinário é capaz de determinar se o seu cachorro sofre de colapso da traqueia ou se se trata de alguma das doenças respiratórias mais comuns em cachorros. O mais comum é realizar uma radiografia, na qual se poderá examinar o estado da traqueia e o resto do sistema respiratório.

Além disso, esta pode ser complementada com uma análise fluoroscópica que permite estudar o comportamento das vias durante o processo de respiração. Também é possível que o especialista recomende uma traqueobroncoscopia, a fim de observar melhor o estado no qual se encontram as cartilagens.

Tratamento para o colapso de traqueia em cães

Quando se tratam dos três primeiros graus de colapso de traqueia em cães, opta-se por tratamento com medicamentos, enquanto que no grau 4 apenas é útil a intervenção cirúrgica:

  • Em relação aos remédios, recomendam-se broncodilatadores, para favorecer a respiração, além de antibióticos, se existir alguma infecção, como também o uso de corticoides e, se for necessário um sedante que permita diminuir a ansiedade, pois o nervosismo apenas estimula ainda mais a tosse e dificulta a respiração. Todos estes medicamentos, assim como as suas doses, devem ser receitados por um veterinário. O objetivo dos medicamentos é reduzir o efeito dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do cachorro, embora não sejam capazes de curar a condição.
  • A cirurgia é recomendada apenas quando o cachorro chega ao grau 4 da doença, considerado o pior. No entanto, nem todos os pacientes podem ser enviados para cirurgia, depende de cada caso se esta é ou não uma opção válida. Com a intervenção cirúrgica procura-se reconstruir a forma da traqueia, e pode-se inclusive recorrer à colocação de uma prótese ou de implantes endotraqueais para melhorar a função respiratória.

Remédios caseiros para colapso de traqueia em cães

Se você está procurando maneiras de ajudar o cão com colapso de traqueia em casa, saiba que existem algumas coisas que você pode fazer para gerenciar a condição enquanto aguarda atendimento veterinário. Embora o colapso da traqueia possa ser uma condição grave, há algumas medidas que você pode tomar para garantir o bem-estar do animal de estimação.

Aqui estão algumas dicas valiosas para ajudar a gerenciar o colapso de traqueia do seu cão em casa:

  • Mantenha seu cão calmo e confortável, evitando situações estressantes que possam agravar a condição.
  • Controlar o peso do cachorro é fundamental, por isso, forneça-lhe uma dieta saudável e equilibrada.
  • Evite que seu cão fique exposto a irritantes ambientais, como fumaça de cigarro, poeira e poluição, que podem piorar a condição da traqueia.
  • Evite colocar nele as típicas coleiras para cachorros, pois elas apenas pressionam o seu pescoço quando quer puxá-lo. Utilize um arnês, será muito mais confortável e saudável para ele.
  • Mantenha as suas vacinas em dia para evitar a tosse canina.
  • Não faça grandes mudanças na rotina do cachorro, pois poderiam estressá-lo e isto afetaria a sua respiração.
  • Não tente que ele realize exercícios bruscos, pois é muito comum que os cachorros com colapso de traqueia prefiram estar tranquilos.

É importante lembrar que o tratamento do colapso da traqueia varia de acordo com a gravidade da condição. Em casos leves, o veterinário pode prescrever medicamentos para reduzir a inflamação da traqueia, enquanto em casos mais graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para melhorar a respiração do seu cão.

Portanto, se você suspeita que seu cão esteja sofrendo de colapso de traqueia, procure atendimento veterinário imediatamente. Ao tomar as medidas adequadas, você pode ajudar a garantir o bem-estar do seu animal de estimação e melhorar sua qualidade de vida.

Agora que você conheceu os principais remédios caseiros para o colapso de traqueia em cães, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre as 8 possíveis causas para uma respiração ofegante de um cachorro:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. 2002. Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.