Doenças respiratórias

Cachorro com respiração ofegante em repouso - Causas e tratamentos

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. 22 dezembro 2023
Cachorro com respiração ofegante em repouso - Causas e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A taquipneia é definida como um aumento na frequência respiratória acima do normal, podendo ou não estar acompanhada de dificuldade para respirar. Não deve ser confundida com o comportamento ofegante, visto que este ocorre em cães sem dificuldade respiratória em situações de calor, dor, ansiedade, etc. No entanto, em alguns casos, observar um cão respirando de forma muito rápido quando está em repouso pode estar relacionado a doenças significativas para nossos amigos de quatro patas, sendo crucial conhecer as principais causas de taquipneia em cães e como agir diante delas.

Se desejar saber mais sobre a taquipneia em cães, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual trataremos do assunto "cachorro com respiração ofegante em repouso - causas e tratamentos". Confira a seguir!

Índice

  1. Predisposição genética
  2. Problemas do trato respiratório superior
  3. Problemas pulmonares
  4. Problemas no tórax
  5. Estresse, calor ou dor
  6. Outras causas

Predisposição genética

Algumas raças específicas têm uma maior tendência a problemas respiratórios. Raças braquicefálicas, como o buldogue inglês, são propensas a desenvolver a síndrome braquicefálica, caracterizada pelos seguintes traços:

  • Narinas estreitas;
  • Falta de desenvolvimento traqueal;
  • Palato alongado;
  • Alterações laríngeas.

Por outro lado, raças pequenas, como o yorkshire terrier ou o lulu-da-pomerânia, podem sofrer colapsos de traqueia espontâneos, dificultando muito a respiração ou levando o cão a respirar muito rapidamente mesmo em repouso.

Tratamento

A maioria desses problemas requer cirurgia para ser resolvida permanentemente. No caso dos braquicefálicos, é necessário corrigir defeitos congênitos que dificultem significativamente a respiração do animal, seja por cirurgia convencional ou a laser.

Os colapsos de traqueia podem exigir a colocação de uma prótese ou "stent" para manter a estrutura desse órgão da forma mais fisiológica possível. Portanto, se você convive com alguma dessas raças e está interessado em tratar essas doenças, recomendamos consultar seu veterinário de confiança ou um veterinário especializado em medicina interna de cães, com experiência em cirurgias desse tipo.

Cachorro com respiração ofegante em repouso - Causas e tratamentos - Predisposição genética

Problemas do trato respiratório superior

Em relação a algumas doenças descritas anteriormente, se um cão estiver respirando de forma muito agitada em repouso, o primeiro passo deve ser checar as vias respiratórias superiores. Esse grupo inclui órgãos como a cavidade nasal, faringe, laringe e traqueia. Nessa situação, a taquipneia em cães pode estar acompanhada de ruídos durante a inspiração, pois o fluxo de ar, ao passar pelas vias superiores, colide com algumas estruturas que não deveriam estar lá habitualmente. Os sintomas mais comuns incluem roncos, estertores, tosse, dificuldade para engolir e náusea.

As principais doenças relacionadas, que podem explicar os sintomas mencionados, são, por exemplo:

  • Estenose das narinas;
  • Fibrose nasal;
  • Rinite;
  • Tumores;
  • Pólipos;
  • Paralisia laríngea;
  • Colapso de traqueia;
  • Síndrome braquicefálica.

Tratamento

Se o cão estiver respirando muito rapidamente em repouso devido a alguma das doenças mencionadas, isto é, a ponto de não conseguir respirar, o tratamento geralmente envolve oxigenação rápida, sedação para reduzir o estresse e intubação para permitir um melhor fluxo de ar. Se isso não resolver o problema ou a situação for muito complicada, pode-se optar pela traqueostomia.

Por fim, como mencionado anteriormente, a cirurgia pode eliminar as principais causas relacionadas a problemas do trato respiratório superior.

Problemas pulmonares

Os cães com problemas alveolares, do interstício pulmonar ou de vascularização geralmente apresentam taquipneia, dificultando a expansão completa dos pulmões. Na ausculta do animal, é possível detectar um aumento nos ruídos respiratórios.

Neste grupo, incluímos os problemas pulmonares com origem cardíaca, uma vez que um mau funcionamento do coração pode resultar em problemas respiratórios. Assim, recomenda-se realizar uma avaliação completa para descartar essa patologia em primeiro lugar.

Por outro lado, existem outras causas que podem levar a problemas pulmonares, entre eles:

  • Problemas trato respiratório superior;
  • Eletrocussões;
  • Traumatismos cranioencefálicos;
  • Vasculites;
  • Pneumonia;
  • Hemorragia;
  • Tumores;
  • Parasitas;
  • Síndrome de angústia respiratória;
  • Fibrose pulmonar idiopática.

Todas essas causas devem ser excluídas, levando em consideração as informações do animal e outros sintomas presentes.

Tratamento

O tratamento irá ser diferente dependendo da causa. Se o problema estiver relacionado a uma doença cardíaca, existe tratamento médico que reduz consideravelmente os sintomas respiratórios, além de tratamentos cirúrgicos inovadores que estão começando a ser utilizados. No entanto, esses problemas geralmente ocorrem em cães de idade avançada ou raças predispostas, como as de pequeno porte.

Em alguns casos, como na pneumonia, é necessário utilizar medicamentos específicos para eliminar o agente patogênico, como antibióticos ou antiparasitários. Além disso, adotar boas medidas de prevenção e vacinação pode reduzir consideravelmente a probabilidade de contrair a doença.

As demais causas geralmente exigem uso de analgésicos e tratamento de resgate devido à gravidade da situação. Se notar que o seu cão está com uma respiração agitada em repouso associada a essas causas, recomendamos procurar um veterinário de urgência o mais rápido possível.

Cachorro com respiração ofegante em repouso - Causas e tratamentos - Problemas pulmonares

Problemas no tórax

Se o seu cão estiver respirando muito rapidamente em repouso, pode ser que não ter problemas em todo o trato respiratório. Entretanto, a pleura e o tórax também são importantes para manter a funcionalidade respiratória do animal. Portanto, qualquer alteração nessas estruturas pode desencadear problemas respiratórios graves.

Algumas das causas que podem desencadear esse problema são, por exemplo:

  • Pneumotórax;
  • Piotórax;
  • Hemotórax;
  • Efusão pleural por outras causas (problemas cardíacos, infecciosos ou inflamatórios);
  • Tumores;
  • Hérnia diafragmática;
  • Traumatismos;
  • Problemas do sistema nervoso;
  • Problemas musculares no que tange ao tórax.

Tratamento

Como já mencionamos, o tratamento depende do que especificamente que está causando os sintomas. No entanto, em muitos casos, é necessário realizar uma toracocentese para liberar o líquido que está dentro do espaço pleural. Além disso, a intubação e ventilação do paciente são essenciais.

Cachorro com respiração ofegante em repouso - Causas e tratamentos - Problemas no tórax

Estresse, calor ou dor

Situações estressantes, de calor extremo ou dor podem incentivar uma respiração mais agitada em cães enquanto estão em repouso. Em tais casos, não há nenhuma doença respiratória subjacente, visto que se trata de uma adaptação do cão à situação. Uma vez que a causa principal for resolvida, a taquipneia irá desaparecer.

Tratamento

É preciso determinar a causa do problema para tratá-lo. Por exemplo, se as temperaturas estiverem muito elevadas e o cão estiver com calor a ponto de respirar muito rapidamente em repouso, existe a possibilidade de um golpe de calor, sendo crucial procurar rapidamente um centro veterinário. Confira também nossas dicas sobre como aliviar o calor para cães.

Por outro lado, em cães mais velhos, doenças articulares podem causar desconforto e dor, levando-os a reagir dessa forma. Isso também ocorre em relação ao estresse causado por mudanças em sua rotina ou pela própria dor.

Outras causas

Se as causas mencionadas anteriormente foram descartadas e a origem do problema não foi definida, é possível fazer exames mais específicos, como radiografia de tórax, teste do líquido pleural com cultivo microbiológico, exame laríngeo, rinoscopia, fluoroscopia, lavagem traqueal, lavagem broncoalveolar, aspiração pulmonar, tomografia computadorizada, dentre outros exames. Por outro lado, existem medicamentos que podem melhorar a função respiratória, como diuréticos (no caso de insuficiência cardíaca), broncodilatadores ou corticoides.

Em suma, o que pode parecer um evento sem importância pode significar que o seu cachorro está sofrendo de uma doença relativamente grave. Por isso, é importante monitorar de perto qualquer processo em que a taquipneia esteja presente. Desse modo, se o seu cão estiver respirando muito rapidamente em repouso, e se você perceber isso de maneira repentina e acentuada, recomendamos procurar urgentemente um veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com respiração ofegante em repouso - Causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Textbook of Veterinary Internal Medicine, 8th Edition
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro com respiração ofegante em repouso - Causas e tratamentos