Problemas intestinais

Meu gato está com ânsia de vômito mas não vomita - Causas

Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 30 novembro 2022
Meu gato está com ânsia de vômito mas não vomita - Causas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Falar sobre vômitos não é um assunto muito agradável, mas para tutores de gatos, é uma reclamação comum. Felinos são animais curiosos, gostam de brincar com fios de linhas, cordões e fitas, e às vezes engolem alguns deles. Além disso, ficam se lambendo durante um bom tempo do dia, tomando o verdadeiro “banho de gato”, engolindo uma quantidade considerável de pelos. E o que acontece com esses fios, linhas e pelos que eles engolem? Podem formar bolas de pelos ou tricobezoares, que causam náuseas, vômitos e até mesmo obstruções no trato gastrointestinal.

Uma forma fisiológica de eliminar essas bolas de pelos é o vômito e a liberação pelas fezes, mas nem sempre isso ocorre, sendo necessária uma intervenção cirúrgica. Os tricobezoares são resistentes à degradação enzimática do trato gastrointestinal e não respondem a medicações. A melhor forma de se evitar os bolos de pelos é ajudando o gato na sua limpeza, com uma escovação frequente, fornecendo dietas elaboradas para auxiliar na eliminação dos pelos ingeridos (ricas em fibras) e enriquecendo o ambiente onde o bichano vive, para evitar a lambedura psicogênica (quando o gato se lambe mais que o normal por estresse). Seu gato está com ânsia de vômito mas não vomita? Confira as causas e o que fazer neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Tipos de vômitos de gatos

Índice

  1. Por que o gato fica com ânsia de vômito?
  2. Como ajudar um gato que tem ânsia de vômito
  3. É normal o gato ficar engasgado?
  4. Como saber se o gato está com bola de pelo na garganta?
  5. Posso ajudar o gato a vomitar? Como?
  6. Existe algum remédio caseiro para o gato com ânsia de vômito?

Por que o gato fica com ânsia de vômito?

Você observou que o gato está com ânsia de vômito mas não vomita? Saiba que o vômito é definido como a ejeção ativa de conteúdo gástrico e, por vezes, duodenal, pela cavidade oral. Trata-se de um processo ativo, com gasto energético, normalmente precedido por náusea, salivação, desconforto e vocalização. O vômito é sempre uma manifestação clínica e a causa de base deve ser buscada sempre visando a uma terapêutica direcionada[1].

Ainda não existe consenso sobre o limite entre o “aceitável” e o “patológico” em relação ao número de vezes que um gato pode vomitar por mês, consideram-se “toleráveis” episódios de vômito que ocorram com intervalo maior que o período de 15 a 20 dias (ou seja, um gato pode vomitar duas vezes por mês, no máximo). Se o vômito ocorrer com frequência acima dessa, é necessária uma avaliação do médico veterinário. Sempre é bom dar uma olhada no conteúdo do vômito, pois isso pode ajudar no diagnóstico e no possível tratamento.

Em felinos, pelo hábito de lambedura como forma de higiene, é comum a formação de bolas de pelo. Estas, quando não expelidas fisiologicamente através das fezes ou ainda pelo vômito, podem se acumular em qualquer ponto do trato gastrointestinal e resultar na obstrução por tricobezoar. Assim, você poderá ver o gato com ânsia de vômito mas sem vomitar. Apesar do costume de lamber o próprio pelo, também denominado “autogrooming”, ser comum e exercer papel fundamental para manutenção saudável da pele e as características do pelo animal, pode ser indício sugestivo de estresse[2].

Ambientes pobres em brinquedos e desconfortáveis podem gerar distúrbios de comportamento e estresse, fazendo com que o gato fique mais tempo que o necessário se limpando. Além disso, não podemos esquecer que a língua do gato é áspera (coberta por papilas córneas), fazendo com que ele engula uma grande quantidade de pelos mortos quando se lambe, principalmente nas raças de pelo longo, como angorá e persa.

Como ajudar um gato que tem ânsia de vômito

A prevenção é a forma principal de evitar problemas com bolas de pelos em animais. Uma maneira simples de se prevenir o estresse é o enriquecimento ambiental, com brinquedos, prateleiras, arranhadores, caixas de papelão, casinhas e túneis. Além disso, escovar o gato ajuda a retirar o excesso de pelos mortos, evitando que o bigodudo os engula.

Outra medida profilática, bastante conhecida e com comprovada eficácia, é o cultivo da Dactylis glomerata, conhecida como “grama de gato”, nas residências onde vivem felinos, pois esta gramínea tem como principal função impedir a obstrução intestinal pelas bolas de pelo. São facilmente encontradas em lojas especializadas para pets e muito fáceis de serem cultivadas.

É normal o gato ficar engasgado?

Não é normal o gato ficar engasgado, e ainda pode ser um sinal de que algo está funcionando de forma errada no seu organismo. Geralmente, o bichano fica salivando quando está com náusea, faz movimentos bruscos com o abdome, como se fossem contrações, e vocaliza um pouco antes de vomitar.

Caso seja possível visualizar algum pedaço de linha ou cordão na boca do bichano, não é recomendável puxar, pois ele pode estar preso no trato gastrointestinal (como estômago ou intestinos) e isso causará um dano maior ao animal. O correto é levar o gatinho para uma avaliação do médico veterinário, que fará um apanhado geral do histórico dos sintomas, alinhado aos exames complementares.

Meu gato está com ânsia de vômito mas não vomita - Causas - É normal o gato ficar engasgado?

Como saber se o gato está com bola de pelo na garganta?

Os sintomas apresentados pelo gato com bola de pelo no trato gastrointestinal são bem variáveis, dependendo de sua localização, tamanho e grau de comprometimento do segmento afetado, podendo incluir vômitos, diarreia, depressão, debilidade, desidratação, inapetência parcial ou completa, distensão e dor abdominal, dificuldade ao defecar e mudanças bruscas de comportamento.

Posso ajudar o gato a vomitar? Como?

Não é adequado ajudar o gato a vomitar. O melhor é deixá-lo à vontade e, após o vômito, verificar se ele está respirando bem, se há algo na boca, como fios, pelos ou algum objeto.

Existe algum remédio caseiro para o gato com ânsia de vômito?

Não se deve dar medicamento ou remédios caseiros para cessar o vômito sem que a causa principal seja investigada, visto que o vômito é um sintoma, e não uma doença em si. O vômito pode significar uma defesa do corpo, lutando para eliminar algo que está fazendo mal ao gato. Uma avaliação clínica pelo médico veterinário é de extrema importância para se diagnosticar a causa do vômito e realizar o tratamento correto.

Agora que você viu que a principal causa de leva um gato a ficar com ânsia de vômito e não vomitar é a formação de bolas de pelo e também aprendeu a como prevenir este problema, recomendamos o vídeo a seguir sobre como acabar com as bolas de pelos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está com ânsia de vômito mas não vomita - Causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Referências
  1. Daniel, A.G.T. Tricobezoar em gatos – abordagem das particularidades e dos problemas associados. Vets info for vets. Disponível em https://vetsmart-parsefiles.s3.amazonaws.com/377b10a8df41ed57ed60c941ddb29e9e_vetsmart_admin_pdf_file.pdf. Acesso em 29/11/2022.
  2. Jesus, K.J.R.S. Obstrução Gastrointestinal por Tricobezoar em Felinos Domésticos – Relato de três casos. Disponível em https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/14584/2/Ketlen_Josse_Reis_Santana_Jesus.pdf. Acesso em 29/11/2022.
Bibliografia
  • Silva, T.I.B. et al. Obstrução Gastroentérica por Tricobezoários em Felino: Relato de Caso. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Disponível em http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0665-4.pdf. Acesso em 29/11/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
clark
Meu gato tem vontade de vomitar e não vomita
1 de 2
Meu gato está com ânsia de vômito mas não vomita - Causas