Partilhar

Caraterísticas dos gatos pretos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 novembro 2018
Caraterísticas dos gatos pretos

Ver fichas de  Gatos

Apesar dos gatos pretos terem sido vítimas de uma má reputação durante séculos, hoje já quase ninguém os censura e contam com uma boa fama em muitas casas, pois são felinos com um caráter misterioso e uma personalidade muito especial.

Os gatos pretos têm muitas caraterísticas e neste artigo do PeritoAnimal vai conseguir descobri-las, mas antes vamos explicar-lhe um pouco mais sobre a crença generalizada dos gatos pretos estarem associados com a má sorte. Esta lenda está tão difundida que estes felinos são os menos procurados na hora de adotar um gato sem qualquer motivo aparente.

Tanto se já tem um gato preto como se está interessado em adotar um, não seja supersticioso e veja todas as virtudes e caraterísticas dos gatos pretos. Assim conseguirá perceber o quão especiais são e como gostam de receber carinho e amor, como todos os seres vivos.

Também lhe pode interessar: O misticismo dos gatos

Os gatos pretos ao longo da história

A crença de que os gatos pretos trazem má sorte é fruto de uma má e duradoura reputação que estes animais sofreram durante séculos. Na Idade Média, a religião radicalizou-se e os humanos começarão a acusar de bruxaria todas aquelas mulheres que não seguiam as suas doutrinas, dizendo inclusive que podiam transformar-se nestes felinos, que eram demonizados e queimados em fogueiras para se protegerem de uma suposta magia negra. Por isso, ver um gato preto era quase como ver uma bruxa, daí a superstição de que trazem má sorte.

Esta lenda popularizou-se durante a época da caça de bruxas e foi diminuindo à medida que os anos foram passando infelizmente, mas muitas pessoas ainda acreditam que cruzar-se com um gato preto lhes trará algum tipo de negatividade.

Por sorte, em muitas outras épocas, os gatos pretos eram sagrados e consideravam-se representações da deusa gata egípcia Bastet do Antigo Egito, em que matá-los estava castigado com a pena de morte e eram mumificados junto aos seus donos para serem reencarnados no futuro.

Além disso, outras culturas como a escocesa sempre consideraram que ter um gato preto em casa lhes trazia boa sorte, tal como os antigos marinheiros, que acreditavam que ter um gato a bordo do seu barco era sinal de boa fortuna. Ou na Inglaterra, que se acreditava que se uns noivos recém casados se cruzassem com um gato preto este lhes proporcionava prosperidade no seu casamento.

Para além disso, estes felinos gozaram de uma muito boa fama durante séculos e de outra má durante outros tantos, mas uma vez que conhecer as verdadeiras caraterísticas dos gatos pretos, vai ver que a nossa sorte não depende deles, mas sim de nós.

Caraterísticas dos gatos pretos - Os gatos pretos ao longo da história

Caraterísticas dos gatos pretos

Uma das caraterísticas dos gatos pretos é o seu pelo bonito preto. Apesar das conotações negativas que representa, a cor preta também está associada com o mistério, a elegância, a fidelidade, a força passiva, o infinito e o silêncio.

Apesar das superstições, os gatos pretos são um dos felinos mais carinhosos e brincalhões, pelo que costumam ter uma relação muito próxima com os seus donos e, quando lhes oferece carinho e amor são muito agradecidos. Gostam de dormir aos seus pés quando está na cama ou deitar-se ao seu lado no sofá para estarem quentes e sentirem-se seguros ao seu lado.

Não podemos confirmar que se deve a tudo o que sofreu ao longo da história e o levem na sua herança genética, mas estes felinos são muito intuitivos e desconfiados com as pessoas e com outros animais e, ao menor sinal de ameaça, costumam sair fugindo para se protegerem. Também costumam ser tímidos ao início quando lhes é apresentado um desconhecido, mas uma vez que verifiquem que não há nenhum perigo e sabem que nunca o magoará, aproximam-se cuidadosamente e dão as boas-vindas pedindo-lhe carícias e mimos.

Além disso, é importante saber que durante os períodos do cio, os gatos pretos são muito ativos sexualmente e costumam ser muito barulhentos e hiperativos, pelo que recomenda-se esterilizá-los quando for possível para evitar acidentes ou que fujam. Em contrapartida, se não estiverem no cio, os gatos pretos costumam ser animais tranquilos e calmos, com os quais se pode conviver facilmente.

Em resumo, o caráter dos gatos pretos é tranquilo, intuitivo, tímido e muito carinhoso.

Raças de gatos pretos

Atualmente conhecem-se duas raças de gatos pretos no mundo que se diferenciam-se basicamente pela forma do seu corpo: o gato preto de raça comum europeia e o gato preto de raça Bombaim.

As origens dos felinos pretos de raça comum europeia são desconhecidas, mas normalmente têm um corpo atlético e não são completamente pretos, alguns têm pelos de cor branca.

Em contrapartida, os gatos pretos de raça Bombaim surgiram na década de 50 nos Estados Unidos, mais concretamente em Kentucky, quando uma criadora chamada N. Horner cruzou gatos de raça Birmanês de cor marrom com gatos de raça American Shorthair de cor preta. Estes gatos costumam ter o pelo mais grosso que os europeus comuns e com feições do rosto mais parecidas com as do American Shorthair.

Ainda assim, ambos são muito parecidos fisicamente e têm uma personalidade e um caráter similar.

Você adotou recentemente um gatinho preto e ainda não escolheu um nome para ele? Veja a nossa lista de nomes para gatos pretos.

Caraterísticas dos gatos pretos - Raças de gatos pretos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caraterísticas dos gatos pretos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Caraterísticas dos gatos pretos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
27 comentários
A sua avaliação:
bruna paiva da silva
eu tenho uma gata preta ela ta gravida e e a 2 fez e tem um homem que mata gato preto e e da minha rua e tudo mudo tem medo oque eu faço
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruna! O mais indicado é que você proteja a sua gata e não permita que ela saia de casa enquanto essa pessoa estiver pelo bairro.
Para que ela se sinta bem, é importante que você enriqueça o ambiente adaptado às condições da sua gatinha. Para isso, temos um artigo sobre enriquecimento ambiental para gatos e também sobre os cuidados com uma gata grávida, confira:
- https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
- https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-de-uma-gata-gravida-21318.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Laysa Resende ♥
Qual é a raça do meu gato
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Laysa! Temos um artigo sobre como saber qual a raça de um gato, confira: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-qual-a-raca-do-meu-gato-22700.html
A sua avaliação:
Jair imperiano
Alguém pode me falar, que raça essa minha gata é??
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jair! Temos um artigo sobre como saber qual a raça do gato que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-qual-a-raca-do-meu-gato-22700.html
bruna paiva da silva
bombaim eu tabem tenho e pode samar de gato preto
Vincenzzo Santini
Adotei uma gatinha preta há pouco tempo, ela está com três meses agora. É linda, carinhosa, brincalhona, não para de pular e brincar o tempo todo.
Só tem um problema: ela pula nas pernas de todo mundo, com garras, e acaba machucando. Sei que não é agressividade, é brincadeira, porém machuca e acho que ela não sabe. Tenho que descobrir como fazer ela parar com as garras e mordidas.
Eduardo Preto
Com a minha cada vez que ela fazia isso eu falava "ai" bem alto e parava de dar atenção, em poucos dias ela entendeu o recado. Eles aprendem bem rápido.
A sua avaliação:
ARRIETE DE ABREU LIMA RIBEIRO
Eu quero muito um gato Bombaim, não estou encontrando. Terei que pegar um novinho para adapta-lo a uma gatinha siamesa e dois cães Shi h Tzu.
bruna paiva da silva
sim mais isto e coplicado e divisio asa eu tenho mais foi divisio e acustuma e divisio
Ramon Cascais
Muito bom esse site, e realmente todas as características coincidiram com as do meu gato o " Foguinho"
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ramon! Obrigada pelo seu comentário. Continue nos acompanhando 😻
Fatima
Adorei a matéria sobre os gatos pretos. Ganhei uma de minha filha faz uma semana. O nome dela é Trufa.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fatima! Obrigada pelo comentário. Sua gatinha é linda 😻
Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
Angelica F.
Adorei a matéria sobre os gatos pretos, recentemente adotei um e dei o nome de Bleck. Levei no vet e ele tem aproximadamente 2 para 3 anos e não é castrado, amanhã vou castra-lo. O fato é que ele mia muito alto a noite toda, espero que depois da castração isso passe, pois tenho medo que meus vizinhos reclamem para o condomínio e não queiram mais ele aqui. Se isso acontecer não sei o que vou fazer, pois já peguei amor por ele! 💕
Cally
Olá vi seu comentário, então é verdade eu tenho um gatinho preto e nessa época antes ser castrado o coitado gritava muito fazia xixi em toda a casa rsrsr e agora é super calmo. Todas as características batem com ele além do mas vivem muitos anos sem problemas o meu tem 17 já é o pelo brilhante mas já não brinca mais parece um idoso chato ho kkkkkk mais é amor super carinho toda a rua conce ele se chama Nemo pedi comida reclama se ele tiver em um lugar e nos acedemos a luz faz uma série de coisas e ainda se comporta como cachorro kk beijos boa sorte com a sua.
A sua avaliação:
Fernanda Mendonça
O meu gato preto (Gato Místico) já conquistou uma galera nas minhas redes sociais por ser... Místico! Duas pessoas adotaram gato preto dps do sucesso do Místico! Ele é carinhoso, sábio! Além de ter melhorado a energia aqui de casa! Só trouxe alto astral!!!!
Joana
Eu adoro gatos pretos...
São tão fofos...

Caraterísticas dos gatos pretos
1 de 3
Caraterísticas dos gatos pretos

Voltar ao topo da página