PARTILHAR

5 motivos para adotar um gato

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 22 março 2023
5 motivos para adotar um gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Adotar um gato é uma boa decisão se pretende ter um pet afetuoso, divertido e independente. Um animal de estimação que lhe irá roubar pouco tempo com a sua manutenção e cujo gasto de alimentação é comportável para a maioria das pessoas.

Além disso a sua adoção será completamente gratuita se recorrer a um refúgio de animais e adotar um gato adulto. Muitas vezes também existem particulares que oferecem os filhotes que as suas gatas tenham tido.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra 5 motivos para adotar um gato.

1. São úteis

Os gatos são grandes caçadores de roedores. No âmbito rural onde é normal existirem ratos e até ratazanas, animais que por vezes são bastante indesejados.

As fezes e as pulgas dos roedores podem provocar doenças graves e diversas contaminações, assim como também pode acontecer através de mordidas e arranhões que nos podem contagiar com raiva. Um gato ou dois são o exército perfeito para para qualquer invasão de roedores.

O primeiro motivo para adotar um gato, neste caso, é porque podem ser muito úteis para afugentar os inquilinos indesejados. No entanto pode ter algum desgosto ao constatar que o gato e o rato se tornaram os melhores amigos, como os da foto.

Descubra como espantar ratos neste outro artigo.

5 motivos para adotar um gato - 1. São úteis

2. Adaptam-se a qualquer casa

Mesmo em um apartamento pequeno, o gato acomoda-se em qualquer canto e não provoca dá o mesmo trabalho que outros animais de estimação. Não precisam de passear nem evacuar as suas necessidades fora de casa.

Como sabemos, faça chuva ou faça sol, os cães precisam imperativamente de fazer as suas necessidades fisiológicas no exterior. Ou seja, outro dos motivos para adotar um gato é a convivência mais confortável.

5 motivos para adotar um gato - 2. Adaptam-se a qualquer casa

3. Têm independência emocional

Emocionalmente os gatos não são tão complexos como outros pets. Entre os cachorros, por exemplo, existem raças com um sentido de grupo muito forte, e o fato de ficarem sozinhos em casa é algo terrível porque sentem-se à margem do seu grupo quando os habitantes do seu lar saem para trabalhar.

A maioria das raças de gato não sofre este tipo de estresse, não se sentem abandonados. Algumas raças de cão são muito susceptíveis a sofrer este sentimento de abandono. O pastor alemão e o boxer são exemplos de raças que detestam estar sozinhas.

O galgo afegão é o exemplo contrário. Se for trabalhar, eles tiram um cochilo de quatro ou cinco horas sem nenhum tipo de problema. Uma terceira ração para adotar um gato é que é bastante fácil de fazê-lo feliz.

5 motivos para adotar um gato - 3. Têm independência emocional

4. Excelente auto-controle alimentar

Outra grande vantagem que os gatos têm diante de qualquer outro animal de estimação é que auto-controlam a ingestão da sua ração. Você pode ir embora uma semana ou 10 dias (não aconselhamos de todo a fazer isso), mas se deixar areia, água e ração suficiente repartida em vários recipientes, ao regressar a casa irá encontrar tudo em ordem. Tente sempre evitar esta situação, mas caso não tenha outra opção, é sempre melhor deixar dois gatos do que um sozinho. Desta forma não vão brincando um com o outro.

No caso dos cães, além do tema das necessidades fisiológicas, se lhes deixar comida suficiente para uma semana, eles comeriam em apenas três dias. Isto acontece porque não o conseguem fazer em apenas um dia, apesar de que certamente o poderão tentar. Os cães comem até rebentar, coisa que os gatos não fazem. Comem para saciar a fome e basta. Apenas com determinados alimentos como o presunto, ou outro que gostem, seriam capazes de cometer um pequeno excesso.

O quarto motivo para adotar um gato é que fica com mais liberdade para você (fins-de-semana e viagens).

5 motivos para adotar um gato - 4. Excelente auto-controle alimentar

5. O afeto

Poucos animais sabem mostrar o seu afeto como os gatos. Neste capítulo os cães também têm muito boa nota, uma vez que são muito afetuosos. Os papagaios, os peixes, os coelhos, e uma infinidade de outros pets, não são capazes de interagir e mostrar com grande intensidade o afeto para com os humanos do seu entorno familiar como os cães e os gatos o fazem diariamente. A quinta boa razão para adotar um gato é que podem chegar a emocionar com as duas demonstrações de carinho e afeto.

Neste outro artigo te contamos as vantagens de adotar um gato filhote.

5 motivos para adotar um gato - 5. O afeto

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 motivos para adotar um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jacqueline
Qual a melhor ração para da a um gato
5 motivos para adotar um gato
1 de 6
5 motivos para adotar um gato

Voltar ao topo da página ↑