PARTILHAR

O misticismo dos gatos

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
O misticismo dos gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

São muitas as lendas de bruxas que se têm conservado até aos dias de hoje e todas elas transmitem uma imagem bastante grotesca das feiticeiras, com a clássica verruga no nariz. Sabia que esta verruga era entendida como um terceiro mamilo que servia para amamentar os gatos?

Isso mesmo, estes animais foram entendidos durante muito tempo como os companheiros das bruxas, mas em outras épocas ao longo da história também foram idolatrados como autênticos Deuses.

Poucos animais são tão genuínos como o gato e poucos animais têm tanto mistério, são múltiplas as histórias místicas que têm como protagonista os nossos felinos. Quer conhecê-las? Neste artigo do Perito Animal falamos sobre o misticismo que rodeia os gatos.

Também lhe pode interessar: Gatos limpam energias negativas?

O gato vêm tudo

Podemos observar no nosso gato numerosos comportamentos cômicos, mas certamente, também observamos comportamentos estranhos, saltos repentinos, miados olhando fixamente para um ponto onde aparentemente não existe nada fora do comum...

No antigo Egito os gatos eram chamados de Miw, que significa "ver" e faziam-se estátuas que imitavam este animal para serem colocadas fora de casa, deste modo, acreditava-se que o gato podia proteger a casa, porque era capaz de ver tudo.

A figura do gato foi altamente venerada no Egito, tanto é assim que quando um felino falecia era mumificado e decretavam-se vários dias de luto, por outro lado, se a morte do felino não era natural e se devia a algum maltrato, a pessoa responsável era condenada à pena de morte.

O misticismo dos gatos - O gato vêm tudo

Os gatos não são deste planeta

Existe a fascinante teoria dos gatos extraterrestres, que parece ter uma base sólida, uma vez que sabemos que os cães descendem do lobo, como traçamos uma linha evolutiva do gato?

Sabe-se que o gato iniciou o contato com os humanos no Antigo Egito, mas, onde estavam os gatos antes disso? Hoje em dia não se pode concluir com total consenso científico que os gatos obedecem à evolução de outro animal, portanto, o seu aparecimento súbito em uma cultura que já foi relacionada em numerosas ocasiões com a vida extraterrestre, faz-nos pensar sobre a possível origem interestelar destes animais e o tal misticismo que os rodeia.

O misticismo dos gatos - Os gatos não são deste planeta

Os gatos e a sua grande habilidade psíquica

Acredita-se que os gatos captam energias sutis que o ser humano não é capaz de perceber e este é mais um dos fatores que aumentam o misticismo dos gatos. Tanto o seu ouvido, como o seu olfato, como o seu suposto sexto sentido, fariam do gato o melhor animal para perceber presenças estranhas e espíritos e de fato, realizaram-se diversos estudos sobre isso.

Se também acredita que o gato se nutre de energias negativas e que quando repousa durante um longo período de tempo a um canto da casa está precisamente absorvendo estas energias para as transformar e eliminar da nossa casa. Devido a esta suposta capacidade, algumas pessoas limpam as cartas do tarot esfregando-as contra o lombo do seu gato.

O misticismo dos gatos - Os gatos e a sua grande habilidade psíquica

O gato, o fiel companheiro das bruxas

No início deste artigo já mencionamos como o gato está vinculado às bruxas desde os tempos mais remotos, especialmente durante a época medieval, uma vez que os gatos simbolizavam a escuridão e a magia. Os textos que revelam tradições pagãs e que se conservaram até à atualidade dizem que uma vez formado um círculo para um ritual, o gato é o único animal que pode entrar e sair.

Também se acreditava que as bruxas podiam transformar-se em gato mas que também podiam lançar feitiços para transformar outros seres humanos nestes misteriosos felinos.

A relação entre as bruxas, os gatos e o mal tem sido perpetuada durante muito anos, tanto é assim que atualmente ainda existe a superstição de se cruzar com um gato preto que seria sinônimo de má sorte, no entanto, trata-se unicamente de uma superstição tão difundida como falsa.

Pode também interessar-lhe: os gatos sabem quando temos medo?

O misticismo dos gatos - O gato, o fiel companheiro das bruxas

Se deseja ler mais artigos parecidos a O misticismo dos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
EDER DIVIESO ROMAN
GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM, POREM FALARAM BESTEIRA EM DIZER QUE O GATO NÃO TEM ORIGEM NA TERRA, ORA É O GATO-DO-MATO!! TODO MUNDO SABE DISSO. EXISTE O GATO, A JAGUATIRICA, AS ONÇAS, ETC... TUDO ISSO EM NOSSA FAUNA. ABRAÇO
JOSE ELIAS DA SILVA
Bom, até então no Egito ouve o primeiro contato dos gatos com o ser humano, portanto não se desenhava a sua origem, isso pode ser mistério, assim como as suas pirâmides até os dias atuais ainda guarda mistérios. Portanto ainda não há como deixar de relacionarmos os gatos com algo misterioso...
O misticismo dos gatos
1 de 5
O misticismo dos gatos

Voltar ao topo da página ↑