Partilhar

15 qualidades dos gatos

 
Por Giselly Lillmans. 21 novembro 2019
15 qualidades dos gatos

Ver fichas de  Gatos

As características dos gatos os colocam entre os animais de estimação mais populares que existem. Há vários benefícios em adotar um, pois esses felinos são cheios de qualidades e virtudes que os tornam bons companheiros. Algumas pessoas até acreditam que existem qualidades místicas nos gatos, embora não possamos ter certeza disso.

Você é capaz de listar algumas peculiaridades do seu gato? No PeritoAnimal, preparamos esta lista com as qualidades dos gatos mais notórias. Descubra a seguir!

Também lhe pode interessar: 15 Curiosidades sobre o coelho

Como são os gatos?

Os gatos domésticos (Felis silvestris catus) pertencem a uma espécie de felinos que fazem parte da vida humana desde os tempos antigos. Com o passar do tempo, diferentes raças foram desenvolvidas como resultado de cruzamentos e modificações genéticas, ocasionando o aparecimento de variedades de pelagens e tamanhos.

Embora cada gato desenvolva uma personalidade diferente de acordo com sua criação, existem algumas características que todos eles compartilham. Entre elas, é possível mencionar sua grande independência, a agilidade que eles têm para dar grandes saltos e o nível de desenvolvimento de seus sentidos auditivos e olfativos, além da visão.

Quer saber mais sobre como são os gatos? Descubra as 15 qualidades dos gatos.

Qualidades e virtudes dos gatos

Os benefícios de ter um gato em casa vão muito além de sua companhia agradável. Gatos são animais cheios de virtudes e qualidades que podem fazer da vida com eles toda uma experiência. As qualidades mais destacadas dos gatos e que discutiremos em detalhes nas seções a seguir são:

  1. São limpos
  2. São familiares
  3. São independentes
  4. São hábeis e curiosos
  5. São excelentes caçadores
  6. São sentimentais
  7. São inteligentes
  8. São alertas
  9. Têm excelente visão noturna
  10. São bons equilibristas
  11. São sociáveis
  12. São fáceis de cuidar
  13. Têm um ótimo sentido de audição
  14. São sonhadores
  15. Têm um olfato muito desenvolvido

1. Os gatos são limpos

Entre as virtudes dos gatos está o fato de que são muito limpos. Para seu banho diário, eles usam a própria língua, pois sua rugosidade lhes permite remover a sujeira. Isso se deve à anatomia da língua, que possui fileiras de cutículas que prendem qualquer tipo de sujeira que se encontre entre sua pelagem. Consulte "Por que os gatos têm a língua áspera?" para mais detalhes.

Além disso, os gatos costumam urinar e defecar em lugares estabelecidos, como uma caixa de areia ou o jardim. Se o seu gato começar a fazer suas necessidades em outros locais da casa, recomendamos que você vá ao veterinário para descartar doenças como a cistite ou estresse.

15 qualidades dos gatos - 1. Os gatos são limpos

2. Te consideram parte de sua família

Muitas pessoas consideram os gatos hostis, mas isso só acontece porque elas não conhecem suas maneiras de demonstrar afeto. Uma das peculiaridades dos gatos é que eles esfregam a cabeça e o corpo contra as pessoas da casa. Além disso, podem dar pequenas mordidas, lamber os cabelos ou rosto, entre outros comportamentos. Essas são maneiras de identificar os membros da família e mostrar seu amor, ou seja, se essas coisas estão acontecendo, seu gato te ama!

15 qualidades dos gatos - 2. Te consideram parte de sua família

3. Os gatos são independentes

O caráter dos gatos se distingue por ser independente. Eles gostam de ter seu próprio espaço e odeiam ser forçados a fazer algo que não querem.

Essa independência também permite que eles aproveitem seu tempo brincando ou explorando a casa por conta própria. Isso não significa, no entanto, que você deva deixá-lo sozinho durante um longo tempo, pois gatos exigem interação para evitar problemas comportamentais e de estresse. Desta forma, só porque os gatos são animais mais independentes do que os outros, isso não significa que eles não sejam afetuosos ou que não precisam receber atenção dos donos, muito pelo contrário! Como vimos na seção anterior, uma das qualidades dos gatos é que eles são familiares e, portanto, sempre precisam receber alguma atenção de nós. Obviamente, como já dissemos, sempre respeitando seu ritmo, tempo e espaço.

4. Os gatos são hábeis e curiosos

A curiosidade anda de mãos dadas com a destreza felina. Um gato curioso testa sua capacidade de se esgueirar por quase qualquer lugar que ele quiser. Embora divertido, isso pode ser perigoso se você não observar seus movimentos.

Apesar de sua grande agilidade, não permita que o gato suba em um local muito alto ou entre em buracos muito estreitos. Alguns gatos podem ser bem sucedidos nessas atividades, mas outros vão sofrer acidentes. Embora a agilidade seja uma das 15 qualidades dos gatos, como um cuidador responsável, você deve garantir sua segurança.

15 qualidades dos gatos - 4. Os gatos são hábeis e curiosos

5. Os gatos são grandes caçadores

Muitas pessoas consideram que, entre os benefícios de ter um gato, está o seu caráter de caçador. Mesmo na natureza, eles atacam muitos animais pequenos e caçam por diversão. Além disso, alguns gatos domésticos surpreendem seus cuidadores humanos deixando uma presa caçada aos seus pés.

Embora essa caça possa parecer cruel, você nunca deve punir seu gato por isso, porque é uma característica dos gatos impossível de erradicar, já que faz parte de seu instinto como espécie. Se você preferir deixar os animais em casa, forneça brinquedos chamativos que emitem sons e simulam a caça.

6. Os gatos também têm sentimentos

Não é recomendável humanizar os animais domésticos, muito menos atribuir a eles sentimentos como os de culpa ou vergonha. No entanto, tanto os gatos quanto os cachorros são capazes de expressar tristeza, felicidade ou irritação, entre outras emoções.

Por exemplo, diante da morte de outro animal ou da mudança de um familiar, seu gato pode se mostrar melancólico nos primeiros dias. Além disso, ele provavelmente ficará animado ao te ver chegar no final do dia. Reações desse tipo demonstram sua capacidade de experimentar sentimentos.

7. Os gatos são inteligentes

Entre as qualidades dos gatos domésticos, é possível acrescentar que são animais inteligentes. Além dos comportamentos que adotam por instinto, eles são capazes de aprender por tentativa e erro, o que os leva a evitar certas situações quando as relacionam a um resultado negativo. Nesse sentido, é possível educar um gato para ensinar regras de convivência, ordens, etc., sempre usando o reforço positivo.

Além disso, os gatos aprenderam a se comunicar com os seres humanos através dos miados, uma vez que para enviar mensagens aos outros gatos utilizam sinais corporais diferentes, como a posição da cauda e das orelhas. Descubra a linguagem corporal dos gatos neste artigo completo: "Linguagem corporal dos gatos".

8. Permanecem alertas

Uma característica conhecida dos gatos é o quanto são dorminhocos. Eles podem dedicar até 16 horas por dia a essa atividade, que alternam entre sonhos profundos e sonecas. No entanto, não é por isso que se deve pensar que eles se abstraem do que está acontecendo ao seu redor. Graças aos seus bigodes, conhecidos como vibrisas, eles percebem as vibrações do ar ao seu redor. Através desse mecanismo, eles detectam as mudanças que ocorrem enquanto dormem, como as que ocorrem quando uma pessoa se aproxima.

9. Os gatos possuem visão noturna

Uma das virtudes dos gatos é sua aguda visão noturna. O olho felino possui três tipos de cones, que são capazes de perceber a cor amarela, o verde e o azul. Embora não vejam as outras tonalidades, os gatos apresentam uma visão de 200 graus, melhor que os 180 do ser humano.

Além disso, a visão felina é mais nítida durante a noite, razão pela qual sua íris se dilata tanto no escuro. Através desse mecanismo, deixa entrar até os menores raios de luz presentes no ambiente. Além disso, no olho do gato há um tecido chamado tapetum lucidum que permite que a luz seja absorvida para melhorar a visão à noite.

15 qualidades dos gatos - 9. Os gatos possuem visão noturna

10. São bons equilibristas

Não é segredo para ninguém que os gatos têm uma capacidade invejável de manter o equilíbrio, pois são capazes de percorrer áreas altas e estreitas com a mesma elegância que teriam em terra firme. Essa habilidade é possível graças ao seu ouvido interno, que é coberto por pequenos pelos que permitem sincronizar seus passos e, assim, manter o equilíbrio.

11. Os gatos são sociáveis

Em condições ideais, com espaço próprio e comida suficiente, os gatos podem conviver com outros gatos ou animais de espécies diferentes sem nenhum problema. Eles são capazes de interagir bem com outros animais de estimação, brincando e descansando.

Da mesma forma, depois de superar a desconfiança inicial, eles podem se dar bem com as pessoas que visitam a casa. Obviamente, para chegar a esse ponto, é recomendável ter socializado o gato desde filhote ou adulto, se você o tiver adotado já com alguns anos de idade. Da mesma forma, só porque eles são sociáveis, não significa que é apropriado introduzir novos animais de repente. Os gatos são muito suscetíveis a mudanças e, portanto, é essencial apresentá-los gradualmente.

12. São fáceis de cuidar

Graças à independência do caráter dos gatos, eles tendem a ser animais mais fáceis de cuidar do que outros. Isso não significa, no entanto, que você deve esquecer de dar a ele alimentos de qualidade, jogos e brinquedos adequados, além de um espaço em casa e de seguir um cronograma de vacinas e desparasitação.

Em geral, os gatos domésticos, especialmente os mestiços, gozam de boa saúde. No entanto, isso não substitui a visita veterinária anual ou a visita ao consultório ao perceber uma mudança de comportamento em seu companheiro felino.

15 qualidades dos gatos - 12. São fáceis de cuidar

13. Possuem um sentido de audição extraordinário

Os gatos possuem um sentido de audição mais desenvolvido que o ser humano. O ouvido de uma pessoa jovem e saudável é capaz de captar frequências de até 20 KHz, enquanto os gatos percebem entre 48 KHz e 85 KHz.

Seu gato levanta a cabeça de repente e fica olhando fixamente para o nada? É possível que tenha escutado um som que você não consegue perceber.

14. Os gatos são capazes de sonhar

Outra das particularidades dos gatos é sua capacidade de sonhar enquanto dormem. Isso foi comprovador porque eles entram na fase REM (Rapid Eye Movement) do sono, na qual se produz um movimento dos olhos que pode ser notado através das pálpebras.

15 qualidades dos gatos - 14. Os gatos são capazes de sonhar

15. Possuem um bom olfato

A última dessas 15 qualidades dos gatos é seu bom sentido de olfato. Embora não exista muita informação sobre seu nariz, sabe-se que tem ao redor de 200 milhões de células sensíveis aos odores, o que lhes permite captar todo tipo de aromas. Essa quantidade é considerável quando comparada com o olfato dos seres humanos, já que possuímos apenas 5 milhões de células olfativas.

Além dessas, existem outras qualidades dos gatos domésticos, e vamos detalhá-las a seguir.

Qualidades dos gatos de acordo com sua cor

Você sabia que é possível atribuir algumas qualidades, virtudes e características aos gatos de acordo com a cor de sua pelagem? É verdade! Essas são as qualidades dos gatos de acordo com sua cor:

  • Os gatos tricolores, calicó ou carey costumam ser fêmeas, já que podem apresentar cromossomos X para as cores preto e alaranjado ao mesmo tempo, enquanto que na maioria dos machos essa mistura não é possível.
  • Os gatos de duas cores costumam ser mais independentes.
  • Os gatos alaranjados, especialmente quando são machos, são muito afetuosos e amáveis.
  • Os gatos calicó machos costumam ser estéreis.
  • A maioria dos gatos pretos tem uma personalidade tímida, mas carinhosa.
  • A pelagem de cor branca não está associada ao sexo do gato, podendo aparecer em machos e fêmeas.
15 qualidades dos gatos - Qualidades dos gatos de acordo com sua cor

Qualidades místicas dos gatos

Algumas pessoas consideram que existem qualidades místicas dos gatos, virtudes ou características que poderiam ser de caráter esotérico. Da mesma forma, desde a antiguidade lhes foram atribuídos alguns poderes mágicos, como a capacidade de proteger casas, provocar má sorte, detectar espíritos ou a habilidade de absorver energias negativas. No entanto, nenhuma dessas particularidades foi provada por estudos científicos que as corroborem. Por essa razão, não é possível afirmar que existem qualidades paranormais dos gatos.

Benefícios de ter um gato em casa

Depois de ver as diferentes qualidades dos gatos, há muitos benefícios que esses animais oferecem. Assim, ao adotar um gato, você vai desfrutar de um animal muito familiar, afetuoso, mas independente, muito limpo e com uma grande inteligência que permite que ele aprenda muito rapidamente. Naturalmente, é muito importante ter em mente que, para que tudo isso aconteça e o animal viva feliz ao seu lado, você deve se comprometer a garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas e a dar a ele todo o seu amor.

Os benefícios de ter um gato em casa só ocorrem se o animal for realmente feliz, e isso depende apenas de você.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 qualidades dos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ruso Sehabiaga, P. (s.f.). Entiende a tu gato. Uruguay: Grijalbo.
  • Budiansky, S. (2002). La naturaleza de los gatos. México: Paidós.
  • Magno, N. (2016). El lenguaje del gato. Conocerlo, entenderlo, interpretarlo. USA: De Vecchi.

Vídeos de 15 qualidades dos gatos

1 de 3
Vídeos de 15 qualidades dos gatos

Escrever comentário sobre 15 qualidades dos gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

15 qualidades dos gatos
1 de 8
15 qualidades dos gatos

Voltar ao topo da página