Curiosidades do mundo animal

Características dos gatos amarelos

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 14 setembro 2023
Características dos gatos amarelos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos possuem uma beleza inegável. Algo bastante interessante dos felinos domésticos são as diferentes combinações de cores possíveis. Dentro da mesma ninhada podemos encontrar gatos com diferentes variedades de cores, sendo eles vira-lata ou não.

Uma das cores mais apreciadas pelos tutores de gatos é o amarelo ou laranja. Se você tem um destes gatos e gostava de conhecer as características dos gatos amarelos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal que lhe vai dar a conhecer tudo sobre os gatos laranjas.

Também lhe pode interessar: Características dos golfinhos

Índice

  1. Gatos amarelos são de qual raça?
  2. Comportamento dos gatos amarelos
  3. Gatos amarelos tigrados
  4. Todo o gato amarelo ou laranja é macho?
  5. Gatos amarelos - qual o significado?

Gatos amarelos são de qual raça?

As cores dos gatos não definem a raça deles. Por esse motivo, a pergunta "gatos amarelos são de qual raça?" não tem muito sentido e o PeritoAnimal vai te explicar o porquê.

O que define uma raça são as características fisiológicas e genéticas, determinadas por um padrão. As cores dos gatos são definidas por condições genéticas e dentro da mesma raça podem existir gatos de diferentes cores. Nem todos os gatos da mesma cor são da mesma raça. Por exemplo, nem todos os gatos brancos são persa. Existem muitos vira-lata que são brancos também.

Características dos gatos amarelos - Gatos amarelos são de qual raça?

Comportamento dos gatos amarelos

Ainda não existem estudos científicos que comprovem que existe uma influência da cor dos gatos no comportamento e personalidade deles. Porém, algumas pessoas acreditam que a cor dos gatos influência a personalidade deles.

Relativamente ao comportamento dos gatos amarelos, eles são referidos pelos tutores como extremamente amigáveis e carinhosos. Se você tem um destes gatos e o descreve como meigo e até um pouco preguiçoso, fique sabendo que você não é o único. Em 1973, George Ware, dono de um centro de gatos, estabeleceu uma teoria relativamente às personalidades dos gatos segundo a cor deles. George Ware descreveu os gatinhos amarelos ou alaranjados como "Descontraídos ao ponto de serem preguiçosos. Gostam de receber carinho mas não gostam de ser agarrados nem abraçados".

Cada gato tem a sua personalidade e muitos especialistas acreditam que a personalidade de acordo com a cor não passa de um esterótipo. Um excelente exemplo deste estereótipo do gato gordo e preguiçoso laranja é o Garfield. Quem não conhece o gato laranja, viciado em café e amante de televisão?

No estudo de Mikel Delgado e colaboradores, do departamento de psicologia da universidade de Califórnia, publicado na revista Anthrozoos, os participantes consideraram os gatos laranjas mais amigáveis do que os das restantes cores[1]. Porém, não existem explicações científicas para esta relação e os autores argumentam que este facto pode ter influência das ideias reforçadas pela cultura popular e pela mídia. O que é certo é que estes gatos são muito mais rapidamente adotados do que os gatos de restantes cores nos abrigos para animais[2].

Características dos gatos amarelos - Comportamento dos gatos amarelos

Gatos amarelos tigrados

Existem diversas colorações diferentes dentro da cor amarela nos gatos. Desde um beje mais suave, passando por bi-color de amarelo e branco, laranja e até quase avermelhado. A coloração mais comum é a dos gatos amarelos tigrados, também conhecida por "orange tabby".

Características dos gatos amarelos - Gatos amarelos tigrados

Todo o gato amarelo ou laranja é macho?

Muitas pessoas acreditam que todos os gatos amarelos ou laranjas são machos. Porém, isso é apenas um mito. Apesar da probabilidade de um gato laranja ser macho ser superior, um em cada três gatos laranjas são fêmeas. O gene que produz a cor laranja encontra-se no cromossoma X. Os gatos fêmea possuem dois cromossomas X e, por esse motivo, para expressarem a cor laranja precisam ter os dois cromossomas X com esse gene. Por outro lado, os machos apenas precisam de ter o seu cromossoma X com esse gene, já que têm os cromossomas XY.

É por estes motivos genéticos que apenas as fêmeas podem ser tricolores, já que são necessários dois cromossomas X para a coloração ser tricolor. Leia o nosso artigo sobre porque os gatos tricolores são fêmeas, para compreender melhor estas combinações genéticas.

Características dos gatos amarelos - Todo o gato amarelo ou laranja é macho?

Gatos amarelos - qual o significado?

Tal como em relação aos gatos pretos, existem alguns mitos associados aos gatos amarelos. Porém, os gatos amarelos são geralmente associados a situações ou factos positivos.

Algumas pessoas acreditam que os gatos amarelos trazem abundância. Outros, acreditam que dá boa sorte e proteção.

Existe um conto antigo que relata que numa certa noite, Jesus, que ainda era uma criança, não conseguia dormir e um gato amarelo tigrado chegou perto dele, se aninhou e começou ronronando. Jesus gostou tanto do gato que Maria, mãe dele, beijou o gatinho na testa e agradeceu ele estar cuidando do seu bebê Jesus que não conseguia dormir, protegendo-o. Esse beijo deixou a marca de um "M" na testa do gatinho. Sendo este mito verdade ou não, o certo é que o "M" na testa é uma característica muito comum nos gatinhos laranja.

É importante realçar que cada gato tem a sua própria personalidade, independentemente da cor dele. Se você quer que o seu gatinho seja amigável, calmo e carinhoso é importante que faça uma correta socialização desde filhote. Deste modo, você consegue que o seu animal seja sociável tanto com pessoas como com animais de outras espécies.

Se você adotou recentemente um gatinho laranja, confira o nosso artigo com nomes para gatos laranjas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Características dos gatos amarelos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Delgado, M. Munera, J. Reevy, M. (2012) Human Perceptions of Coat and Color as an Indicator of Domestic Cat Personality. Anthrozoos. Vol 25:1 pp.427-440
  2. Lepper, M. Kass, P. Hart, L. (2002). Prediction of adoption versus euthanasia among dogs and cats in a California animal shelter. Journal of Applied Animal Welfare Science. 5:29 pp.29-42

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
Vanessa
O meu chama Bob, adotei com cerca de 6 meses de idade.
A sua avaliação:
Maria Eduarda
KKKKKKK isso não ta certo em a minha vó tem uma gata chamada Pietra que ela encontrou na rua onde ela trabalhava ela é uma gata amarela/laranja ela não parece nem um pouco com isso ai kkkkk ela é arisca e interesseira só vem quando quer comida ou água (Ela não gosta de tomar água no pote só na torneira) e quando ela vem na gente é só pra sentar no colo e dormir e se mexer nela ele fica irritada... fora isso tenho um gatinho chamado Miau ele é muito querido,carinhoso e companheiro igual isso já a Pietra né kk ela também é um pouco misturada com uma raça chamada Angorá eu pesquisei é vi que dizem que é uma raça amiga algo assim...

Aqui a Pietra...
A sua avaliação:
Izabel do Socorro da Silva Costa
O nome do meu é Marlon ele é muito carinhoso e dorme muito e às vezes miando atrás de mim
A sua avaliação:
Sérgio Braga
O nome dele é Boris. Tem 8 meses, castrado, adora brincar com bolinha de papel. É louco por biscoitinho à noite.
A sua avaliação:
Simone
Meu gatinho e lindo e o nome dele e Elvis .Minha filha que colocou esse nome ,pois gosta muito de cantor Elvis
A sua avaliação:
Alzira
Na sexta feira 13 apareceu um gatinho amarelo tigrado,entrou por baixo do meu portão,mto brincalhão.tenho 3 q resgatei,e agora mais esse.creio q foi abandonado. Nosso pipoca agora
A sua avaliação:
Neide Rodrigues
Amei a matéria sobre o gato amarelo fiquei imprecionada o meu querido Jhony é ruivo meu filho amado
Jennifer Menezes da silva
Será que ele é preguiçoso mesmo...😂🐈
A sua avaliação:
Evellyn
Tenho um laranjinha maravilhoso e gordinho que amo muito, o nome dele é Gumball.
Maria Eduarda
Ótima referência
Fernando
Fofo e carinhoso, me escolheu!
Òdinn
Lipebh3
Na minha casa teve um gato amarelo que era muito carinhoso, sempre descobria o lugarzinho diferente pra descansar, chegou ao ponto de sair com minha mãe e querer pegar o ônibus com ela KKK.
A sua avaliação:
Simone Vanoni
Tenho observado a pelagem do gato amarelo...diferente dos gatos inclusive do pelo do gato preto....me parece uma seda....muito próximo ao gato da raça bengal....será que teria alguma relação?
Sendo gatos sem raça definida pelo menos os que eu conheço ...pelagem curta...seda...e o meu particularmente é uma meleca kkkkkkkkkk....um dia foi gato de mangue...
RITA MACEDO
Hello! Aqui em casa apareceu um filhote no dia 19/01.
O nome dele agora é Pop e é tão fofo e carinhoso. Ele foi comigo ao veterinário e não deu trabalho nenhum, pois ficou em meu colo sem estar na caixa e a veterinária achou o seu olhar muito expressivo.
A sua avaliação:
Cesar
Tenho um gato amarelo e branco mto tranquilào dorme durante o dia e anda a noite inteira ,só come ração e é mto limpo e engraçado
A sua avaliação:
Emerson Douglas Pereira
Eu tenho 18 gatos, sendo 9 Amarelos Clarinho ao Douradinho...Amo-os
Luísa Savala
😻😻
A sua avaliação:
Samuel Xavier Monteiro
O meu gatinho era super carioso e dócil , pena que ele morreu , agosto desse mesmo ano ele faleceu , viveu apenas 3 aninhos , hoje em memória dele pesquiso sobre a pelagem dele e a cor , que eu nunca eaquecerei .
Luísa Savala
Oi Samuel! Lamentamos muito a perda. A equipe do PeritoAnimal te deseja muita força!
Laís
Estou igual vc
O meu morreu hoje, estou muito triste, era o meu filho sapeca, brincalhão e bagunceiro 😔😭
Douglas
Tenho um desse amarelo em casa, e ele não é nada carinhoso.
Fazer carinho ele é certeza de sair arranhado. hahaha
Augusto
Tenho um laranja tigrado, se chama loirão, adotei quando começou a andar por minha casa e eu dar comida! Hoje tá lindo, comendo ração, e tudo que foi falado na reportagem é verdade kkkk carinhoso, preguiçoso mas não gosta de ser abravado kkkk
ROSANGELA
MEU LARANJINHA SE CHAMA HONÓRIO, RESGATEI AINDA BB NA RUA , MUITO MALTRATADO. HJ HONÓRIO É UM LINDO GATO LARANJA , CASTRADO AMADO POR TODOS. ELE NÃO É NEM DE LONGE UM DOCINHO DE CARINHOSO, MAS TODOS OS DIAS APRENDEMOS MUITO COM ELE, INCLUSIVE RESPEITAR OS LIMITES DE LIBERDADE QUE ELE NOS IMPÕE. AMO MEU BB!!!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosangela! É verdade, são gatos como o Honório que nos fazem respeitar ainda mais o espaço deles, porque nos ensinam que é assim que gostam de partilhar o espaço connosco e não deixam de gostar menos de nós por isso, nem nós deles. Entre um carinho nele e um forte abraço para você!
Enzo
Eu tenho um gato laranja tigrado e eu estava pesquisando sobre a personalidade dele e vendo essa matéria vi que é mt diferente. Lá em casa sempre criamos nossos gatos com mt cuidado e todos são mt carinhosos, o Sol (o gato laranja) tbm é, mas ele só aceita carinho na cabeça dele e costuma atacar quando fazemos carinhos em outras partes do corpo, além de ser bem preguiçoso kkkkk e eu gostaria de saber o porquê de ao mesmo tempo dele ser um docinho ele é bem bravo tbm?
Fátima
Eu tenho um gato amarelo trigrado, ele é sociável com gatos e cães, só quer mimos a toda a hora, e gosta de estar sempre no pescoço e ombros, a maioria dos dias consegue ser pior que um bebé que só quer colo a toda a hora...
A sua avaliação:
Patrícia
Hoje achei um filhotinho de gato amarelo claro com branco. É um machinho muito lindo, meigo, brincalhão e preguiçoso. O rabo dele é bem peludo. Parece um espanador. Estou apaixonada por ele. Foi amor a primeira vista. Gostaria de um lindo nome para ele. Obrigada
1 de 5
Características dos gatos amarelos