Partilhar

Cadela com corrimento verde - Causas e soluções

Por Maria Besteiros. 28 fevereiro 2019
Cadela com corrimento verde - Causas e soluções

Ver fichas de  Cachorros

As cachorras podem desenvolver, ao longo de sua vida, diferentes doenças que afetam seu sistema reprodutor, tanto o útero como a vagina. Um dos sintomas mais significativos desses transtornos é o corrimento que sai da vulva e que pode apresentar diferentes consistências (mais ou menos espesso) e colorações (vermelho, marrom, amarelo, verde, etc.). Se sua cachorra tem corrimento verde, isso sugere a existência de uma infecção que vai exigir atenção veterinária, primeiro para estabelecer sua causa e depois para solucioná-la administrando o tratamento adequado. Continue lendo e descubra tudo sobre cadela com corrimento verde - causas e soluções, nesse artigo do PeritoAnimal.

Corrimento verde em cadela: causas

Se você viu sua cadela com corrimento verde, você está diante de uma infecção,que pode ter origem nas doenças da bexiga, do útero ou da vagina. Além disso, para estabelecer sua causa, é necessário levar em conta o momento vital em que se encontra a nossa cachorrinha, já que algumas doenças só ocorrem em filhotes, cadelas grávidas ou que acabam de parir. Por isso, nas seções abaixo vamos falar sobre as diversas situações que podemos encontrar para explicar suas causas e soluções.

Cadela com corrimento esverdeado: infecção de urina

Em certos casos, sua cachorra terá fluxo verde decorrente de uma infecção de urina, a cistite. Nesses casos, além da secreção vaginal, você poderá observar outros sintomas como os seguintes:

  • Esforço e dor para urinar. Você vai notar que sua cachorra se agacha para fazer xixi mas a urina não sai, ou saem poucas gotas. Isso pode se repetir muitas vezes ao longo do dia.
  • Sua cachorra pode lamber a vulva, geralmente por sentir coceira e dor.
  • Hematuria (sangue na urina), embora nem sempre seja perceptível ao olhar, às vezes poderemos notar a urina colorida ou turva.

Isso é motivo para consulta veterinária, uma vez que, embora costumem ser infecções leves e que respondem bem ao tratamento com antibióticos, se as bactérias não forem tratadas elas podem subir pelo canal urinário e chegar a afetar os rins. O diagnóstico é feito com a análise de uma amostra de urina. Evidentemente, a secreção verde vai desaparecer quando a infecção remitir.

Cadela com corrimento verde - Causas e soluções - Cadela com corrimento esverdeado: infecção de urina

Cachorra fértil com corrimento verde

Dizemos que uma cachorra é fértil quando não foi esterilizada, e portanto, conserva seu útero e seus ovários, responsáveis por seu ciclo reprodutivo. Se sua cachorra ainda não foi operada e tem corrimento verde, você deve ir ao veterinário com urgência caso ela apresente também os seguintes sintomas:

  • Apatia, você notará a cachorra menos ativa do que o normal.
  • Perda de apetite.
  • Vômitos
  • Diarreia.
  • Polidipsia e poliuria (aumento da ingestão de água e da micção).

Dissemos que é urgente recorrer ao veterinário porque este quadro pode corresponder a piometra, uma infecção do útero que tem as seguintes formas:

  • Aberta: é quando a cachorra está com fluxo mucopurulento. Quer dizer que o colo do útero está aberto, de forma que permite a saída das secreções infecciosas ao exterior.
  • Fechada: é a forma mais perigosa, já que, como o útero não é drenado, pode vir a se romper. Além disso, como não se pode observar claramente o fluxo, pode ser mais difícil de detectar. Costuma inflamar dolorosamente a parte mais baixa do abdômen.

É mais comum em fêmeas com mais de seis anos. A piometra é uma doença muito grave que pode ser mortal. Costuma ser tratada com cirurgia, realizando uma ovariohisterectomia (esterilização) e antibióticos. O quadro clínico orienta o diagnóstico, e uma ultrassonografia ou radiografia podem confirmá-lo.

Cadela prenha com corrimento verde

Caso sua cachorra esteja grávida, as seguintes situações podem acontecer:

  • A cachorra começou o trabalho de parto, pariu um filhote mas está há algum tempo fazendo esforço sem que outro possa nascer. Se, nesse momento, sua cachorra apresentar corrimento verde, essa deve ser considerada uma urgência veterinária e você deve levá-la à clínica sem perda de tempo.
  • Se sua cachorra cumpriu o prazo de gestação, já passou da data provável de parto mas ainda não pariu, e começar a secretar corrimento verde, esse é outro motivo de urgência veterinária.

Em ambos os casos, podemos estar diante de infecções ou distocias (dificuldades produzidas no parto) que vão exigir a intervenção de um profissional. Pode ser necessário realizar uma cesária.

Cadela com corrimento verde - Causas e soluções - Cadela prenha com corrimento verde

Cadela com corrimento verde depois de parir

Se sua cachorra teve filhotes, você deve saber que é normal depois do parto apresentar uma secreção sangrenta ou rosada. São os chamados lóquios e representam uma secreção completamente normal que pode durar entre 4 e 6 semanas em que a cachorra está perfeita. Por outro lado, se você observar que sua cachorra está eliminando um corrimento verde ou sangrento com mau odor e, além disso, apresenta alguma outra sintomatologia, você pode estar diante de uma infecção (metrite). Os sintomas, que aparecem alguns dias depois do parto, serão os seguintes:

  • Letargia.
  • Rejeição à comida.
  • Febre.
  • Não cuidar dos filhotes.
  • Vômitos e diarreia.
  • Sede excessiva.

Devemos procurar com urgência o veterinário, uma vez que se trata de uma doença potencialmente mortal. Essas infecções pós-parto, às vezes provocadas por retenção placentária, falta de higiene, etc., podem ser confirmadas com uma ultrassonografia. Se o diagnóstico for confirmado, a cachorra precisará de fluido-terapia e antibióticos por via intravenosa. Nos casos mais graves, é necessária a cirurgia. A mãe não poderá cuidar dos filhotes e você terá que alimentá-los com uma mamadeira e um leite especial para cachorros. Para mais informações, não deixe de consultar nosso artigo sobre como alimentar filhotes recém-nascidos.

Cadela filhote com corrimento verde

Se a cachorra que está apresentando fluxo verde ainda não completou um ano de idade, é possível que seja um caso de vaginite pre-puberal. Costuma acontecer em fêmeas com entre 8 semanas e 12 meses de idade, e é comum que não manifeste qualquer sintoma além dessa secreção, embora seja possível observar lambidas e irritação na vulva. Não costuma precisar de tratamento, exceto em casos mais graves. Se este for necessário, de acordo com o veterinário, consistirá em antibióticos. Pode ser realizado um cultivo para prescrever o antibiótico mais adequado É importante saber que a vaginite vai atrair alguns machos, o que pode fazer parecer que a cachorra está no cio.

A vaginite (inflamação vaginal) também pode se manifestar na idade adulta, e nem sempre será associada a uma infecção. Pode ser primária, como a produzida pelo herpesvírus (vaginite vírica), ou secundária e devidaa transtornos como tumores (principalmente em fêmeas férteis de cerca de 10 anos de idade), infecções urinárias (como já vimos) ou malformações congênitas. Você notará que a cachorra lambe a vulva com frequência e apresenta incômodo. A vaginite é tratada com antibióticos quando há infecção, e banhos de acordo com a recomendação veterinária. No caso das vaginites secundárias, é necessário tratar a causa que as originou.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cadela com corrimento verde - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças do sistema reprodutor.

Bibliografia
  • Mushtaq A. Memon , BVSc, PhD, DACT, Department of Veterinary Clinical Sciences, Washington State University. Metritis in Small Animals. Acessado em 28 de fevereiro de 2019. Disponível em <https://www.msdvetmanual.com/reproductive-system/reproductive-diseases-of-the-female-small-animal/metritis-in-small-animals?query=green%20discharge%20dogs>
  • Mushtaq A. Memon , BVSc, PhD, DACT, Department of Veterinary Clinical Sciences, Washington State University. Pyometra in Small Animals. Acessado em 28 de fevereiro de 2019. Disponível em <https://www.msdvetmanual.com/reproductive-system/reproductive-diseases-of-the-female-small-animal/pyometra-in-small-animals?query=green%20discharge%20dogs>

Escrever comentário sobre Cadela com corrimento verde - Causas e soluções

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Deysianne
Minha cachorra está no período de mestruaçao só que ela não tá querendo comer e hoje pela manhã vir que ela tá soltando um líquido verde pelo anal estou preculpada 😭 e
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daysianne! Sem ver a sua cadela não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vanda
Minha cadela pincher esta a 2 dias em trabalho de parto mas nao nasce os filhote começou com um pus branco amarelado e agora esta verde o que eu fasso
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanda! Você precisa levar a sua cadela a um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer forma, temos um artigo sobre os problemas no parto de cadelas que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/problemas-no-parto-de-cadelas-20158.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
sandra mara gozzi
Quais são os sintomas causados pela doença do carrapato e é verdade que somente o exame de sangue confirma esse diagnóstico, e é letal?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sandra! Temos um artigo com informação completa sobre a doença do carrapato, os sintomas, tratamento, diagnóstico e etc, confira: https://www.peritoanimal.com.br/doenca-do-carrapato-em-caes-sintomas-e-tratamento-20351.html

Cadela com corrimento verde - Causas e soluções
1 de 3
Cadela com corrimento verde - Causas e soluções

Voltar ao topo da página