Partilhar

Cadela com corrimento transparente: principais causas

Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. 4 fevereiro 2019
Cadela com corrimento transparente: principais causas

Ver fichas de  Cachorros

Com exceção ao período de cio e o período pós parto, não é normal que as cadelas apresentem corrimento transparente. O aparecimento do corrimento transparente deve ser motivo de preocupação para os tutores já que, pode ser indicativo de uma infecção uterina grave denominada piometra. Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal sobre cadela com corrimento transparente: principais causas e entenda o que esse sintoma pode representar.

Cadela com corrimento: cores e significados

Antes de explicar por que uma cadela tem corrimento transparente, falaremos sobre os corrimentos habituais que podem aparecer nas cachorras, por exemplo:

Cadela com corrimento rosa

Essa coloração é tipica do início da fase estro e varia entre tons rosa claro a rosa escuro.

Cadela com corrimento avermelhado

Trata-se de uma secreção mais ou menos espessa, com mal cheiro e pus, que costuma indicar piometra, exceto se a cadela estiver no cio ou acabou de parir, caso em que o sangramento é normal e chamado de lóquios.

Cadela com corrimento verde

Se o corrimento verde for produzido durante o período de parto indica o desprendimento da placenta e, provavelmente, em seguida haverá o nascimento dos filhotes. Se não for este o caso, é recomendável buscar um médico veterinário o quanto antes pois essa coloração de corrimento pode indicar algum tipo de infecção.

Cadela com corrimento branco

Geralmente está relacionado com a presença de alguma infecção, como veremos à seguir. Pode ter também uma coloração amarelada ou esverdeada.

Cadela com corrimento transparente

Uma cadela com corrimento transparente geralmente significa que tem secreções vaginais normais, como explicaremos no próximo tópico com mais detalhes.

Cadela com corrimento transparente: principais causas - Cadela com corrimento: cores e significados

Cadela com corrimento branco: o que pode ser

Antes de explicar o porquê de cadela com corrimento transparente, explicaremos as possíveis causas de cadela com corrimento branco. Como mencionamos anteriormente, esse tipo de secreção costuma ter relação com alguma infeção, como a produzida por uma piometra (infecção uterina) ou infecção matriz. Por isso, é fundamental consultar um médico veterinário para realizar os exames, chegar a um diagnóstico e passar o tratamento adequado, já que se você não agir rapidamente, pode levar à morte da cadela.

Vaginite canina

Outra possível causa é a vaginite, uma inflamação da vagina que nem sempre implica em infecção. A vaginite em cadelas adultas pode ser por má formação da vagina, um vírus transmitido durante o cruzamento, um fungo e etc. No início, a secreção vaginal pode ser clara mas tornar-se purulenta caso tenha infecção.

A vaginite é uma patologia dolorosa e por isso, pode ser que o veterinário tenha que sedar a cadela para examiná-la. É importante seguir à risca o tratamento para evitar qualquer tipo de complicação, por exemplo que afete o útero ou a bexiga. Também existe vaginite juvenil que pode aparecer em cadelas com menos de um ano, embora não seja habitual o aparecimento de sintomas, pode observar ocasionalmente uma secreção esbranquiçada.

Um caso não patológico que explica porque uma cadela está com corrimento branco ou transparente pode ser depois do cruzamento e deve-se pela saída de esperma que ficou na vagina. Isso ocorro durante as 24 horas depois do cruzamento. Se a cachorra estiver no cio e você não quiser que fique grávida, é importante levá-la imediatamente ao veterinário.

Cadela com corrimento transparente: principais causas - Cadela com corrimento branco: o que pode ser

Cadela com corrimento transparente: o que pode ser?

A explicação para uma cadela com corrimento transparente sem que tenham outros sintomas pode ser uma secreção vaginal normal mas também, pode indicar uma perda gestacional em fase inicial da gravidez. Os embriões não chegaram a implantar por algum problema da cadela ou por problemas genéticos dos cachorros. Se uma cadela está grávida e não engorda nem entra em trabalho de parto, pode ser que se encontre nesta situação.

A reabsorção fetal acontece até os 40 dias de gestação, aproximadamente. Nesses casos, a cadela poderia apresentar uma secreção vaginal clara, podendo conter sangue ou pus. A cadela pode apresentar sinais de dores, febre e falta de apetite, no entanto, se essa absorção acontecer no início da gestação não terá nenhum sintoma. Se a morte fetal acontecer em uma gestação mais avançada, em vez de uma secreção mais clara, aparecerá uma hemorragia vaginal acompanhada de tecido.

 

Cadela prenha com corrimento transparente

Se a cadela prenha está com corrimento transparente é normal que os tutores fiquem preocupados, porém, se não apresentar nenhum outro sintoma, provavelmente trata-se de uma secreção vaginal normal. Por outro lado, se a cadela estiver grávida ou em trabalho de parto e você observar um corrimento purulento, pode ser indicio de alguma infecção. Se o corrimento for verde, pode significar o descolamento da placenta ou uma hemorragia, já que a cadela poderia estar sangrando.

Se a cadela apresentar um corrimento amarelo durante o parto, provavelmente, significa que houve rompimento da bolsa, ou seja, o nascimento dos filhotes acontecerá em questão de minutos. Para identificar quais são os sintomas de trabalho de parto em cadelas, consulte este artigo do PeritoAnimal

Cadela com corrimento transparente: principais causas - Cadela prenha com corrimento transparente

Cadela com corrimento transparente: outras causas

Uma cadela com corrimento transparente ou mucoso pode estar sofrer de algum tipo de tumor vaginal ou na vulva, são mais comuns em fêmeas com idade avançada. Além da secreção, pode encontrar sintomas como hemorragia vaginal, lambida excessiva na região, aumento da frequência mictória ou inclusive ter uma secreção mais massuda. Esses tumores costumam ser benignos e podem ser operados.

Se você acha que sua cadela está grávida, descubra como saber se sua cadela está grávida neste artigo do PeritoAnimal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cadela com corrimento transparente: principais causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças do sistema reprodutor.

Bibliografia
  • MEMON, Mushtaq. Reproductive Disorders of Female Dogs. Disponível em: <https://www.merckvetmanual.com/dog-owners/reproductive-disorders-of-dogs/reproductive-disorders-of-female-dogs>. Acessado em 04 fev. 2019

Escrever comentário sobre Cadela com corrimento transparente: principais causas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Regima
Oi boa noite ta saindo um liquido branco bem branco da vagina da minha caxhorra oq pode ser nao parece corrimentos
A sua avaliação:
Juliana
Bom dia! Minha cadela foi castrada a 4 meses atrás. Faz mais de uma semana que ela está saindo um líquido transparente..tipo água sem odor da vagina dela. Como está é castrada eu gostaria de saber oq pode ser? Realmente não tenho condições de consulta com veterinário por isso estou buscando ajuda aqui.! Obrigado pela atenção.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Juliana! Sem ver a sua cadela não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, ela precisa ser vista por um veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Everton Oliveira
Minha cadela está com 7 meses de idade e entrou no primeiro cio a primeira fase do ciclo do cio normal estava sangrando agora está no segundo ciclo do cio e minha cadela começou soltar um líquido transparente e viscoso parece água o que pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Everton! Sem ver a sua cadela não conseguimos dar nenhum diagnóstico.
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Dulce Mendonça
Líquido transparente em cadelas é o mesmo que corrimento?


Cadela com corrimento transparente: principais causas
1 de 4
Cadela com corrimento transparente: principais causas

Voltar ao topo da página