Curiosidades do mundo animal

Por que meu gato come moscas?

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 13 outubro 2021
Por que meu gato come moscas?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você convive com um ou mais gatos em casa, provavelmente já presenciou uma cena em que o felino fica na frente de uma janela, batendo os dentes, e depois se atira uma e outra vez em uma mosca que está ali tentando sair pela janela de vidro. Se a sequência de caça for bem sucedida, é provável que o gato não só mate a mosca, mas a ingira completamente.

Mas por que meu gato come moscas? É normal o gato comer insetos? Este comportamento de caça e alimentação que acabamos de descrever pode nos parecer estranho pois, se nosso gato é bem alimentado, não precisa caçar para se alimentar. E também não associamos moscas como presas para estes felinos. Mas a verdade é que este é um comportamento completamente normal. Explicamos isso para você neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Gato espreguiçando - O que significa?

Índice

  1. Por que os gatos caçam e comem moscas?
  2. Por que os gatos brincam com as moscas antes de matá-las?
  3. Faz mal gato comer mosca?

Por que os gatos caçam e comem moscas?

Os gatos são animais predadores com um instinto natural de caçar para se alimentar. Seus ancestrais viviam de presas como roedores e, em menor escala, aves, répteis e até insetos. Portanto, não deve ser surpresa que os nossos gatos domésticos, mesmo que bem alimentados, mantenham o instinto de caçar, perseguir e pegar moscas e quaisquer outros insetos que entram em casa, assim como se eles tiverem acesso ao ar livre, caçarão roedores e outros pequenos animais que cruzam seu caminho. Eles fazem isso instintivamente, sem necessariamente porque estão com fome. Na verdade, a vontade de caçar é independente da sensação de fome.

Se tivermos sorte, poderemos ver ali, de camaorte, um caçador empregando suas técnicas para prender suas presas. Quando vemos um gato batendo rapidamente os dentes, como se estivessem rangendo-os quando estão na frente de presas potenciais, trata-se de uma mordida antecipada e especial com a qual o gato pretende matar a presa o mais rápido possível para evitar que ela fuja ou a machuque. Com o movimento específico da mandíbula, consegue cortar a medula espinhal, o que paralisa imediatamente a presa.

Também podemos ver que o gato move sua cabeça de um lado para o outro. O que ele faz é calcular a distância da presa para não falhar quando se lançar em sua direção em um ataque. É preciso tomar cuidado com as picadas de abelhas e vespas, mas, em princípio, não temos que impedi-lo de caçar moscas.

Por que meu gato come moscas? - Por que os gatos caçam e comem moscas?

Por que os gatos brincam com as moscas antes de matá-las?

Muitas vezes o gato não ataca a mosca, mata-a e a come. Ao invés disso, ele dá um golpe com força suficiente para atordoá-la, sem matá-la, para, assim, passar um bom tempo jogando-a de um lado para outro no chão, pegando-a e soltando-a. Esta não é uma cena particularmente agradável para os tutores, mas é um comportamento tão normal quanto quando a caçada termina em questão de segundos.

Este comportamento é explicado como o desejo do gato de prolongar a atividade de caça que ele não realiza mais tão frequentemente quanto seus ancestrais selvagens. Um gato doméstico em um apartamento terá pouca oportunidade de testar suas habilidades de caça. Portanto, aproveita ao máximo a oportunidade. Por outro lado, as gatas fêmeas parecem ter mais predisposição a ficar brincando com suas presas que os machos, e não apenas com moscas, antes de matá-las. Acredita-se isso esteja relacionado ao estágio em que as fêmeas trazem presas vivas para o ninho onde seus filhotes ficam esperando para quela os ensine a matá-las.

Uma outra explicação possível refere-se à presa em si, que costumavam ser os ratos. Alguns deles eram muito grandes e podiam ferir gravemente um gato que se aproximasse deles. Para evitarem esses possíveis contra-ataques dos ratos, os felinos tentaram desenvolveram a técnica de aplicar uma série de golpes para atordoar a presa antes de aproximar seu rosto para dar a mordida fatal.

Por que meu gato come moscas? - Por que os gatos brincam com as moscas antes de matá-las?

Faz mal gato comer mosca?

Como vimos, não é incomum que um gato pegue e coma uma mosca. A ingestão de um inseto, devido ao seu pequeno tamanho, geralmente não é benéfica nem prejudicial para o felino. Embora possa conter patógenos, eles não devem estar presentes em quantidades tão grandes a ponto de representar um problema para um gato saudável. Tampouco desequilibrará a dieta do gato.

Mesmo assim, para prevenção, é aconselhável desparasitar seu gato com a frequência que o veterinário recomendar. Portanto, podemos dizer que comer uma mosca de vez em quando não é bom nem ruim para ele e, claro, como já explicamos, o gato não come moscas porque tem fome.

Meu gato comeu uma mosca com inseticida

Se você tentou matar a mosca com um inseticida e o gato a comeu em seguida sim, isso pode representar algum risco para o felino devido à toxicidade do produto. Portanto, se você usar um mata-moscas, para não correr riscos, não deixe seu gato comer a mosca. Distrair sua atenção, oferecendo-lhe outra atividade que lhe interesse.

Se o gato já tiver comido a mosca envenenada com o inseticida, vigie o felino para detectar quaisquer reações adversas. Neste caso, entre em contato com um veterinário. Como precaução, não utilize em sua casa produtos que possam ser tóxicos para o gato. Sempre leia o rótulo para evitar problemas.

Agora que você já sabe por que os gatos comem moscas, talvez você possa se interessar pelo vídeo a seguir em que falamos sobre as plantas tóxicas para gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato come moscas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Morris, Desmond. 1988. Observe a su gato. Barcelona. Plaza Janés.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Matilde
O meu gato Chico quando vê insetos e aves fica louco
1 de 3
Por que meu gato come moscas?