Doenças bacterianas

Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 maio 2016
Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A cistite canina é uma das condições mais comuns entre os nossos animais de companhia. Muitas vezes, os seus sintomas podem levar-nos a pensar que o nosso cachorro está tendo um mau comportamento e, por isso, não prestamos atenção suficiente ao que realmente está acontecendo.

Para evitar que este incômodo piore e poder iniciar o melhor tratamento o quanto antes, no PeritoAnimal mostramos-lhe quais são as causas, sintomas e tratamento da cistite em cães. Verá como, por vezes, a inflamação costuma ser um indício do aparecimento de condições mais graves. Por isso, lembre-se que deverá consultar um veterinário para ser ele a diagnosticar e a receitar os medicamentos mais adequados.

Índice

  1. O que é a cistite canina
  2. Causas da cistite em cães
  3. Sintomas da cistite canina
  4. Diagnóstico e tratamento para a cistite em cães
  5. Pode-se prevenir?

O que é a cistite canina

Tal como acontece conosco, chama-se de cistite canina a inflamação da bexiga urinária do cachorro. Embora muitos costumem relacionar esta condição com a infecção urinária, a verdade é que é um erro tratar ambos os termos como sinônimos, visto que a infecção constitui uma das causas que pode provocar a cistite no cão.

A cistite canina pode ser aguda ou crônica, e pode ocorrer em cães de qualquer idade, desde filhotes até idosos.

Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento - O que é a cistite canina

Causas da cistite em cães

São várias as causas que podem desenvolver cistite no nosso cão, embora a mais comum seja provocada pela intrusão de bactérias através dos intestinos. As bactérias começam a habituar na pele que reveste a zona anal para passar através da uretra até chegar à bexiga e começar a colonizar, provocando a infecção e a consequente inflamação. Assim, neste caso falamos de uma infecção urinária. Os veterinários identificam este tipo de cistite como infecção ascendente.

Os estudos realizados a cães com cistite bacteriana revelam que a principal bactéria que produz essa infecção costuma ser a Escherichia coli, embora também se tenha detetado casos de infecção por Enterococcus spp e outras bactérias menos comuns.

Visto que a uretra das cadelas é mais curta que a dos machos, estas são mais propensas a sofrer de cistite bacteriana, pelo que se torna imprescindível prestar atenção à higiene anal para prevenir o seu aparecimento.

Embora esta seja a causa principal, existem outros fatores que podem provocar a inflamação da bexiga nos cachorros:

  • As pedras na bexiga podem provocar uma infecção.
  • Os tumores na bexiga e a quimioterapia favorecem o desenvolvimento de infecções urinárias.
  • A diabetes facilita a colonização de bactérias no trato urinário pelo elevado nível de glicose no seu sangue.
  • Medicamentos que enfraquecem o sistema imunitário do cachorro, como a cortisona, também ajudam as bactérias a gerar uma infecção na bexiga.
Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento - Causas da cistite em cães

Sintomas da cistite canina

A urina que os rins produzem é armazenada na bexiga para passar à posterior expulsão através da uretra. Quando as paredes deste órgão se inflamam, a bexiga tem muito menos capacidade para armazenas a urina e, portanto, faz com que o cachorro urine mais mas em menos quantidade, sendo este o principal sintoma da cistite canina. Desta forma, não é de estranhar se vir o seu companheiro peludo a urinar dentro de casa, quando já não o fazia. Além disso, é possível que o aumento de vezes de micções venha acompanhado com a presença de sangue.

Além deste indício, encontramos outros sintomas que nos podem indicar que o nosso cachorro sofre de cistite:

  • Hiperatividade provocada pelo aumento da vontade de urinar.
  • Incômodos ou dor ao urinar que mostrará através de choros.
  • Esforço para conseguir urinar e se livrar do incômodo que sente.

Se detetar algum destes sintomas que, como vê, podem ser confundidos com um mau comportamento, não hesite em ir o quanto antes ao veterinário para que este possa realizar os exames pertinentes e iniciar o melhor tratamento.

Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento - Sintomas da cistite canina

Diagnóstico e tratamento para a cistite em cães

Quando levarmos o nosso cão ao veterinário, o especialista irá perguntar por todos os sintomas que detetamos, pelo que é importante que preste muita atenção ao comportamento do seu cão. Depois o médico realizará uma cultura da urina do nosso cão para a poder analisar, confirmar a cistite canina e identificar a causa que a provoca. De seguida, será feito um exame de sensibilidade para determinar o melhor tratamento. Além disso, também pode solicitar uma radiografia, ecografia e, inclusive, uma endoscopia para confirmar o diagnóstico.

O tratamento para a cistite canina costuma se basear sempre na administração de antibióticos que apenas o veterinário pode receitar após o exame de sensibilidade. Lembre-se que não deve interromper o tratamento prescrito pelo especialista a mesmo que ele mesmo o indique.

Por outro lado, é imprescindível que se certifique que o seu cachorro ingere a quantidade de água que precisa, visto que este fato favorecerá consideravelmente a sua recuperação.

No caso de sofrer de pedras na bexiga, tumor ou diabetes, o tratamento será dirigido tanto para tratar a cistite como para assistir a condição que sofre.

Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento - Diagnóstico e tratamento para a cistite em cães

Pode-se prevenir?

Como na maioria de condições, a prevenção é sempre melhor que a cura. Para prevenir a cistite canina é fundamental que tenhamos em dia o calendário de vacinas do nosso cachorro e mantenhamos a higiene em dia. Em especial se o nosso companheiro for uma fêmea, aconselhamos que limpe a zona do ânus e da vagina depois de defecar e urinar sempre.

Por outro lado, uma desidratação pode favorecer o aparecimento de uma infecção urinária, pelo que se certificar que o nosso cachorro bebe água é uma medida de prevenção que não pode faltar.

Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento - Pode-se prevenir?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Beatriz
Qual antibiótico mais recomendado
Nilson Rocha
Olá
meu cachorro repentinamente apareceu com uma inflamação abaixo de uma das patas, porém só não isso, dessa inflamação escorre um fluído avermelhado. O que poderia ser? será que tem a ver com os remédios que ele toma que são Doxitec e prediderme ?
Luísa Savala
Oi Nilson! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria Solange El AOUAR
Gosto muito de tratamentos com ervas.medicinais. pesquiso e estudo muito sobre o assunto..Nosso caõ esta com problemas renais.cronico. Gostaria de saber se posso dar cha quebra pedra ,cabelo de milho ,folha de pitanga, cana de macaco , parietaria,para o meu cachorrinho todas essas ervas sao boas para os rins.
Katia Mara
O cão para de comer e beber agua quando esta com infecção urinária?
Adilson
Minha vira lata ama remédios....já.comeu quando filhote 1 tubo de bepantol....ela tá com 7 anos e ta com cistite bacteriana.....veterinária receitou antibiótico....iniciei há 3 dias....hoje a danada comeu 7 comprimidos de antibiótico de 150mg!!!! O que fazer?
Diego Oliveira
eu preciso de ajuda meu cachorro e um filhote macho e ele ta fazendo xixi com sangue, eu não sei o que eu faço e as clinicas veterinária aqui e uma fortuna, ele começo a fazer xixi com sangue no dia 27/08/2017 que e hoje, eu vi um vídeo e a mulher falo que esse tipo de problema evolui muito rápido me ajudem to preocupado com ele
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Diego! É possível que o seu cachorrinho tenha uma infecção urinária. Confira as dicas desse artigo e leve ele no veterinário assim que possível: https://www.peritoanimal.com.br/infeccao-urinaria-em-caes-21114.html
Ana Helena Antunes
Estou muito preocupada com a infecção da bexiga na minha Belinha, pois já fiz tratamento a menos de um ano e a infecção voltou. Preciso de orientação sobre essa doença e saber como curar.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Helena! Se a infeção voltou, é imprescindível que visite o médico veterinário pois o tratamento base é com o uso de antibióticos que só ele poderá receitar. De qualquer modo, existem alguns suplementos naturais que têm propriedades antibacterianas que podem ser um auxílio ao tratamento. Leia este nosso artigo com alguns suplementos: https://www.peritoanimal.com.br/suplementos-alimentares-para-caes-sugestoes-caseiras-22158.html
magali teresa de lima
tenho duas cachorro bem velhnhas uma esta urinando com pouco de sangue a outro a urina esta muito amarela e tem cheiro forte porem nao tenho condicoes de comprrar remedios para estes problema
A sua avaliação:
Ingrid Oldakoski
Tenho uma cadela porte grande, vira lata, que está com cistite. Eu não tenho condições de leva-la a um veterinário, você não me indicariam um remédio para trata-la?
Os sintomas batem todas com as que especificaram acima, e eu comecei a perceber que é cistite porque eu sempre sofri desse mal, então sei bem como é.
Quando eu tenho crise, já tomo PIRIDYUM, é o que alivia a ardência, mas não sei se posso dar esse medicamento pra ela.
POR FAVOR ME AJUDEM.
Patricia Caires Damasceno Travassos
Boa tarde, Ingrid.
Estou passando pela mesma situação com minha Pug.
O que você deu para sua cachorra.
1 de 6
Cistite em cães - Causas, sintomas e tratamento