Problemas de alimentação

Cachorro pode comer morango?

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 2 setembro 2019
Cachorro pode comer morango?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O morango é uma fruta muito deliciosa que conquista muita gente por todo o mundo, seja na sua forma natural ou preparada como sucos, sorvetes ou outras sobremesas. Ele apresenta propriedades muito benéficas para o ser humano. Muitos especialistas em nutrição humana recomendam a ingestão de várias porções de fruta ao longo do dia. E aí a pergunta surge, será que os cachorros podem comer as mesmas frutas e desfrutar dos mesmos benefícios que os seres humanos sem que seja prejudicial?

Se você quer saber se cachorro pode comer morango e quais outras frutas são inofensivas ou, pelo contrário, quais frutas são tóxicas para cachorro, não perca este artigo do PeritoAnimal pois vamos explicar quais as propriedades dessa fruta vermelha e se ela realmente é inofensivo para cachorros.

Também lhe pode interessar: Gato pode comer ração de cachorro?

Índice

  1. Morango para cachorro e as propriedades da fruta
  2. Pode dar morango para cachorro?
  3. Como dar morango para cachorro
  4. Outras frutas e legumes proibidas e permitidas para cachorros

Morango para cachorro e as propriedades da fruta

O morango (Fragaria spp.), originário do continente europeu, é uma fruta vermelha muito apreciado por todo o mundo. Consumido em uma dieta equilibrada e controlada, o morango apresenta muitos benefícios para o ser humano:

  • Baixo valor calórico (propriedades diuréticas);
  • Fonte de vitaminas (A, C e complexo B) e minerais (potássio, iodo, magnésio), essenciais para o bom funcionamento do organismo e fortalecimento do sistema imunológico;
  • Ajuda a combater o tártaro;
  • Apresenta antioxidantes que combatem os radicais livres e o envelhecimento, prevenindo também o desenvolvimento de células cancerígenas e melhorando o aspeto geral da pele;
  • Propriedades anti-inflamatórias que reduzem dores articulares e reduzem inflamação de vários tipos de tecidos.

De fato, o morango possui inúmeras propriedades favoráveis que o tornam ainda mais desejado, mas agora você se pergunta se cachorro pode comer morango ou não? Entenda abaixo:

Pode dar morango para cachorro?

As rações secas industrializadas preocupam cada vez mais tutores, não só pela composição com inúmeros corantes e conservantes, mas também por acreditarem que algumas não satisfazem as necessidades específicas do cachorro. Por estas razões, os tutores buscam cada vez mais dietas naturais e biológicas, tentando complementar a ração através da oferta de fruta e legumes ou mesmo substituir totalmente a atual dieta por alimentos naturais.

Se você pretende alterar a dieta do seu animal, lembre-se que os cachorros são animais carnívoros por natureza e que precisam de proteína e outros componentes na dieta. Sem eles, vão ter défices nutricionais e outros problemas associados.

Apesar de serem animais carnívoros, você pode complementar a dieta do seu animal fornecendo fruta em quantidades controladas, apenas deve estar ciente de que existem frutas permitidas e outras proibidas que não podem ser oferecidas em nenhum caso.

Respondendo à pergunta inicial, cachorro pode comer morango. Este fruto vermelho não é tóxico, nem venenoso para cachorros, podendo ser oferecido inteiro sem ter de se preocupar em retirar as sementes. Apenas lave-o e retire a rama verde antes de dar ao cachorro.

É importante ressaltar que alguns cachorros podem desenvolver hipersensibilidade ao morango, e, por isso, se for a primeira vez que você fornece esta fruta ao seu cachorro, dê uma pequena quantidade e observe o comportamento do animal, se existem vômitos, diarreia, apatia, aumento da ingestão de água ou dificuldade em respirar, você deve entrar em contato ou visitar imediatamente um veterinário de confiança, pois ele pode estar em um quadro de alergia alimentar em cães.

Como dar morango para cachorro

Agora que você já sabe que cachorro pode comer morango, ele deve ser fornecido em quantidades controladas, visto que é uma fruta muito doce que apresenta frutose (açúcar presente na fruta) e pode, em doses exageradas, levar a um estado de hiperglicemia e até mesmo originar diabetes em cães.

Se você se pergunta qual a quantidade ideal de morango para cachorro, você deve dar apenas um a três morangos ao natural por dia, nunca devendo acrescentar açúcar, chantili ou outros ingredientes.

Se, mesmo assim, o animal continuar insistindo por ser guloso, forneça os morangos em pedaços menores e vá distribuindo aos poucos para entretê-lo.

Outras frutas e legumes proibidas e permitidas para cachorros

Além do morango para cachorro, você pode estar se perguntando quais outras frutas seu pet pode comer, como por exemplo, cachorro pode comer uva? Frutas como uva e abacate são tóxicas para cachorros e não devem ser oferecidos aos seus animais em nenhum hipótese.

Para saber mais sobre dietas equilibradas para cachorros e a ingestão de frutas, você também pode conferir:

Veja mais informações sobre frutas para cachorro nesse vídeo no nosso canal do YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer morango?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Kovalkovičová, N., Šutiaková, I., Pistl, J. and Šutiak, V. Some food toxic for pets, em: Interdiscip Toxicol. 2009 Sep; 2(3): 169–176
  • Cortinovis, C., Caloni, F. Household Food Items Toxic to Dogs and Cats, in Frontiers in Veterinary Science. 2016; 3: 26.

Vídeos relacionados com Cachorro pode comer morango?

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorro pode comer morango?
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ana
Porque alguns cachorros tem sensibilidade ao morango?
A sua avaliação:
Esmeralda
Parabéns pelo artigo, adorei!
Carolina Costa
Obrigada Esmeralda!
É sempre bom saber a opinião dos leitores :)
Cachorro pode comer morango?