Partilhar

Quantidade de ração para um yorkshire

Por Miscota . Atualizado: 8 janeiro 2018
Quantidade de ração para um yorkshire

Ver fichas de  Cachorros

O yorkshire terrier converteu-se em um dos cachorros mais populares pelo seu pequeno tamanho, adorável aparência e higiene, visto que não perdem nem um pelo do seu precioso manto. Para o manter em perfeitas condições, devemos oferecer-lhe uma série de cuidados mínimos que passam por uma correta alimentação, escovações diárias, higiene dental, exercício físico e banhos.

Se o nosso companheiro peludo tem o hábito de devorar a comida até deixar o recipiente vazio, e por conseguinte, tem alguns quilos a mais ou, pelo contrário, acha que não come o suficiente, devemos ser nós a controlar o que come e a dar-lhe a quantidade que o seu corpo precisa. Para o ajudar nesta tarefa, neste artigo de PeritoAnimal vamos lhe contar qual a quantidade de ração para um yorkshire ideal em função da sua idade, peso e atividade física.

Também lhe pode interessar: Quantidade ideal de ração para cachorros

A quantidade diária de ração depende de que fatores

A quantidade diária de ração que um cão deve ingerir deve se calcular em função dos seguintes fatores:

  • A raça
  • A idade
  • O peso
  • A atividade física

É claro que um filhote de cachorro não precisará das mesmas gramas de ração nem da mesma composição que um cão adulto. Além disso, um cão de raça grande consumirá uma quantidade diária de alimento muito maior que um de raça pequena ou toy. Por outro lado, os cachorros da mesma raça, idade e peso, também não precisam da mesma quantidade de ração se realizarem exercício de diferentes níveis de intensidade.

Os yorkshire terrier são cachorros adoráveis, carinhosos e muito brincalhões. O seu pequeno tamanho converte-os em um companheiro ideal para aquelas pessoas que moram em apartamentos pequenos e que não contam com muito tempo para limpar o pelo caído do animal, visto que faz parte da lista de raças que não soltem pelo.

Ao ter um estômago tão pequeno, não precisa de consumir quantidades tão grandes de comida como outras raças de tamanho maior, pelo que são perfeitos para pessoas que não podem gastar muito dinheiro na alimentação do seu animal de estimação. No PeritoAnimal recomendamos que não poupe na hora de escolher a melhor ração, o ideal é que adquira uma de boa qualidade, lembre-se que é a saúde do seu cachorro que está em jogo.

Quantidade de ração para um yorkshire - A quantidade diária de ração depende de que fatores

Quanto deve comer um filhote de yorkshire

Considera-se que um cachorro yorkshire superou a etapa de filhote uma vez que tenha alcançado um ano de vida. Até esse momento, deverá proporcionar-lhe ração seca da gama junior, feita exclusivamente para satisfazer as necessidades nutricionais dos cachorros.

Na hora de escolher o melhor alimento para o seu yorkshire bebê, deverá confirmar que contenha ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6 para se certificar do correto desenvolvimento do pelo do seu cachorro. Além disso, tenha presente que os primeiros meses de vida do seu novo companheiro são os mais importantes, pois marcarão todo o seu crescimento e evolução e, por isso, deverá proporcionar-lhe um alimento de boa qualidade. Fuja de rações cuja composição se baseia principalmente em farinhas e cereais e, opte por aquelas que oferecem uma grande variedade de nutrientes e proteínas, minerais essenciais como o cálcio, elevada concentração energética e, sobretudo, são ricos em fibra para estimular o trânsito intestinal e ajudar a eliminar as bactérias e parasitas que passam através do leite materno.

Por outro lado, deve ter presente que as rações para cachorros contêm sempre uma percentagem mais elevado de gorduras do que as de adultos para incentivar o seu crescimento e correto desenvolvimento. Neste sentido, aconselhamos-lhe que tenha em conta os seguintes pontos:

  • Durante os primeiros meses de vida, é aconselhável umedecer a ração em água para que seja mais fácil de mastigas. Pouco a pouco, deverá reduzir a quantidade de água até lhe dar apenas a ração seca.
  • Até ao 5º mês de vida, a dose diária de comida deverá ir aumentando de acordo com as suas necessidades nutricionais. A partir do 6º, as gramas diárias deverão diminuir para evitar a obesidade.
  • Até aos 4 meses, devemos dividir as gramas diárias para 4 refeições ao dia.
  • Dos 4 aos 6 meses, devemos dividir o total em 3 refeições diárias.
  • A partir dos 6 meses, já podemos proporcionar as gramas diárias em duas refeições.
  • Certifique-se de que a ração favorece o sistema imunológico do seu yorkshire para evitar que contraia doenças como a parvovirose canina.

De seguida, mostramos-lhe uma tabela com a quantidade de gramas ao dia que deverá dar ao seu cachorro em função dos meses de vida que tiver e o peso de adulto que irá adquirir. Para saber o peso de adulto que terá o seu companheiro peludo, terá que perguntar ao seu veterinário.

Quantidade de ração para um yorkshire - Quanto deve comer um filhote de yorkshire

Quanto deve comer um yorkshire adulto

Uma vez alcançada a idade adulta, as necessidades nutricionais do seu yorkshire irão variar e, com elas, o total de gramas diárias que lhe deve proporcionar. Ao se tratar de uma raça propensa a sofrer de obesidade se comerem mais do que deveriam, a quantidade ao dia diminui em relação à proporcionada durante a etapa de filhote. Uma vez desenvolvido, o yorkshire já não precisa de tantas gramas, nem de uma percentagem de gorduras tão elevada, pelo que o ideal é procurar por uma ração seca da gama adulto com cerca de 40% de proteínas, 20% de frutas e verduras, uns 10% de gorduras e uma quantidade mínima de fibras e cereais.

Além disso, os ácidos graxos Ômega 3 e 6, o cálcio, o fósforo e a vitamina E devem continuar presentes na composição do alimento, tanto para manter a saúde dos seus ossos como para assegurar a vitalidade e suavidade do seu pelo.

Além de cuidar da dieta do seu yorkshire adulto, é imprescindível praticar exercício com ele e levá-lo para passear o tempo que precisa para liberar a energia acumulada e evitar o aparecimento de transtornos como o estresse ou a ansiedade.

De seguida, mostramos-lhe uma tabela com a quantidade de gramas ao dia que o seu cachorro deve consumir, em função do seu peso e do grau de atividade física que praticar. Lembre-se que pode dividir a quantidade total em uma ou duas refeições diárias.

Quantidade de ração para um yorkshire - Quanto deve comer um yorkshire adulto

Quanto deve comer um yorkshire idoso

A partir dos 7 anos de idade, o cachorro passa de ser adulto a considerar-se idoso, e devemos mudar a sua ração para uma da gama sênior. Embora o nosso cão continue mantendo a vitalidade e o espírito jovem de há anos atrás, o seu organismo começa a entrar na velhice e precisa de novas necessidade nutricionais que favoreçam a saúde dos seus ossos, principalmente Por isso, devemos ter em atenção à quantidade de cálcio que a ração contém.

Por outro lado, durante esta etapa a propensão à obesidade acentua-se e, portanto, devemos adquirir um alimento com um baixo teor calórico, rico em vitaminas A e D, ácidos graxos Ômega 3 e minerais essenciais. Além disso, torna-se imprescindível que o nosso yorkshire sênior continue realizando exercício para se manter em forma.

Durante esta etapa as quantidades de comida diárias mantêm-se, sempre em função do seu peso e grau de atividade física. A única coisa que devemos modificar é a composição da ração e o tamanho. Os alimentos de gama sênior para raças pequenas costumam apresentar-se em forma de croquetes mais pequenos que as de adultos, com o objetivo de facilitar o processo de mastigação para aqueles cães que perderam algum ou vários dos seus dentes. Sendo assim, se o yorkshire tiver poucos dentes, uma dica é combinar a ração seca com a úmida.

No caso de sofrer de alguma doença renal ou hepática, não hesite em consultar o seu veterinário para saber que tipo de alimento lhe deve proporcionar. E se vir que o seu yorkshire idoso deixa de comer, custa-lhe caminhar, vomita, está fraco ou apresenta outros sintomas, consulte o quanto antes um especialista. Preste atenção à sua saúde e ofereça-lhe a melhor qualidade de vida possível, sem dúvida que o seu cachorro agradecerá em forma de carinho e muita companhia.

Leia também o nosso artigo sobre todos os cuidados com o yorkshire terrier.

Quantidade de ração para um yorkshire - Quanto deve comer um yorkshire idoso

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de ração para um yorkshire, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Quantidade de ração para um yorkshire

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Matilde Adriana
bom dia!
Minha Yorkie come as gramas indicadas na embalagem em 3 refeições, mas parece estar sempre com fome, esta toda hora lambendo o pote de ração. O que devo fazer, tenho medo de dar mais ração do que o indicado e ela ficar obesa.
Nadia Carina Azevedo
eu tenho um Yorkshire que se nega a comer ração já tentamos de tudo , o que é que se pode fazer mais ? Estamos a tentar dar lhe purina One mini
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nadia! Se você já tentou de tudo, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para diagnosticar com precisão o que esta acontecendo com seu cachorro.
Eliana Cristina Affonso
Minha Yorkshire tem 6 meses,e só quer ração umedecida,tem algum problema.?
Daniele
Não se coloca tala na orelha
Com tempo ela fica em pé
Tania
Com 3 meses ainda da tempo por a tala? A orelha ta caída!Gostaria de deixa la bem em pe!
Romulo
Bom dia! Eu tenho um yorkshire de 6 meses e ele começou a vomitar a ração toda de ontem para hj, eu gostaria de saber se é devido a ração que ele está assim, eu desde de ele mais novinho sei godem de arroz e frango, gostaria de saber qual marca e sabor de ração que eu devo dar para ele, obrigado
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Romulo. Ele sempre comeu essa ração e só agora está vomitando?
Momo
Goastaria de saber qual a quantidade correta ele come a pasta pedigree vital carne ou frango, pois não tem dentes e o peso dele é 2,8kg.

Quantidade de ração para um yorkshire
1 de 5
Quantidade de ração para um yorkshire

Voltar ao topo da página