Partilhar

Gato vomita depois de comer - o que pode ser?

Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 8 novembro 2018
Gato vomita depois de comer - o que pode ser?

Ver fichas de  Gatos

Vez ou outra, tutores se depararão com esse problema tão recorrente, que é o vômito em gatos. O vômito pode estar relacionado a fatores de saúde mais graves e outros não tão graves assim, pois dependerá do teor e frequência do vômito, condições gerais do gato, e um quadro clínico que investigados mais a fundo por um profissional, contribuem para melhor apurar a verdadeira causa do vômito.

Primeiramente, é necessário determinarmos se o vômito é devido a uma doença, sendo neste caso, um sintoma de um problema de saúde mais grave. Ou, se o vômito é proveniente de uma regurgitação na qual geralmente, não envolve esforço físico por ser uma contração passiva e o gato vomita ração não digerida ou saliva logo após ingerir a comida. Continue com o PeritoAnimal para descobrir por que o seu gato vomita depois de comer ração.

Também lhe pode interessar: Meu gato está vomitando, o que fazer?

Gato com regurgitação ou vômito?

Algumas vezes, imediatamente após comerem ou até algumas horas depois da ingestão do alimento, gatos podem vomitar praticamente todo o alimento ingerido e isso pode se dar devido à regurgitação, que é o ato de colocar o alimento para fora, vezes ou outra, misturado com saliva e muco, devido a um refluxo. Pois, a regurgitação é um reflexo passivo, no qual não há contração dos músculos abdominais, sendo que o alimento não digerido é proveniente do esôfago. E, o vômito propriamente dito, é quando o alimento provém do interior do estômago ou do intestino delgado, ocorre a sensação de náusea, juntamente com a contração dos músculos abdominais para colocar o alimento para fora, sendo que, neste caso, o alimento ainda pode não estar digerido por acabar de ter entrado no estômago ou parcialmente digerido.

As bolas de pelo, formadas no estômago, e que costumam ser mais comuns em gatos de pelagem média ou longa, não tem relação com a regurgitação de alimento e é um processo normal, desde que não seja frequente, pois o próprio gato tem a capacidade de forçar o vômito por meio de contrações abdominais justamente para colocar essas bola de pelo para fora, visto que não podem ser digeridas. Existem várias dicas para evitar a formação destas bolas, leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Causas para regurgitação de gato

Se os episódios são frequentes, e acontecem todos os dias ou várias vezes ao dia, é necessário investigar se o seu gato não está com nenhum problema de saúde mais grave, como doenças ou lesões que afetem o esôfago, ou até mesmo obstruções no esôfago, que impossibilitam a deglutição. Ou ainda, se o gato vomita verde, amarelo ou esbranquiçado é necessário investigar se não há doença grave no estômago ou intestino, que impossibilite a digestão do alimento, principalmente se o vômito estiver associado com a perda de peso do animal.

Após constatar que o animal está bem de saúde e os episódios de vômito continuam a acontecer, seu gato pode estar com problema de refluxo, muitas vezes, por estar comendo rápido demais. Geralmente, quando há dois gatos ou mais no ambiente, um deles pode se sentir mais propenso à competição por alimento e isso é instintivo. Gatos não possuem o hábito de mastigarem o alimento, desta forma, engolem o floco de ração por inteiro e ao fazerem isso rápido demais também ingerem quantidade maior de bolhas de ar. Estas bolhas de ar no estômago aumentam as chances de refluxo, e junto com o ar, o gato regurgita a ração não digerida.

Fazer a transição do alimento de forma rápida demais, também pode aumentar as chances de regurgitação.

Para além disso, recordamos que existem uma série de alimentos proibidos para gatos, que podem causar vômitos, diarreia etc. Nomeadamente produtos lácteos, doces, etc.

Gato vomita depois de comer - o que pode ser? - Causas para regurgitação de gato

Gato vomitando - o que fazer?

Muitos tutores se questionam "meu gato está vomitando, o que fazer?". Você pode tentar oferecer o alimento em porções menores várias vezes ao dia e acompanhar se há diminuição na frequência dos episódios.

E quando for trocar a alimentação do seu gato para uma ração de outra marca, a transição deve ser feita de forma gradual. Porém, sempre consulte o seu veterinário antes de trocar a alimentação do seu gatinho.

Outra solução seria investir em um comedouro específico para animais que tem esse tipo de problema. Ao invés de usar comedouros fundos e pequenos, opte por comedouros planos, largos e maiores. Isso fará com que o gato demore mais tempo para comer, diminuindo a ingestão de ar. Hoje, no mercado pet, há comedouros especializados que mimetizam obstáculos durante as refeições justamente com essa finalidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato vomita depois de comer - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre Gato vomita depois de comer - o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
joyce
oiii meu gatinho ta vomitando a ração dele, no começo eu achei que era verme e comprei o remédio mais ele continuo vometando não sei mais oque faço. alguém pode me ajudar ?
alice
o veterinário pode te ajudar
MARIA
gatinho de minha nora esta passando uns dias em minha casa ja veio outras vezes entao se acostumou . ontem comecou a passar mal vomitou pastoso e bebeu agua hoje vomitou 4 vezes uma espuma branca pois nao tem nada no estomago pois nao tem se alimentado., o que posso fazer? eles comem racao natural e sao supper bem cuidados. se tenho que levao ao veterinario ppoderia me indicar um. moro em copacabana rio de janeiro.
manchinhas
a minha gata só vomita depois de comer ração o que faço
Maisa
Meu gato está agoniado com algo na garganta e estamos com ânsia de vomito e está vomitando tudo que come e vomita amarelo
Camila
Meu gatinho ta vomitando muito o dia quase todo e agora não quer comer. Não tenho condições de leva-lo ao veterinário. O que posso fazer para ajudar ele? Eu tô desesperada.
Maria
Olá Mariana. Não levei o meu gatinho ao veterinário. Como lhe disse não queria que morresse lá sozinho. Na sexta, comecei a fazer-lhe uma papa de farinha de aveia com água, ele aceitou muito bem e continuei a dar-lhe a pasta alimentícia. Depois comecei a fazer a papa com leite para gatos e água, umas gotas de sumo de laranja (os intestinos não funcionavam) e juntei vitaminas, desparasitei-o. Começou a fazer chichi e cocó. No sábado à tarde esteve mesmo a morrer, pensamos que não chegaria a domingo, mas no domingo de manhã levantou-se e andou pela casa toda, ficou mais animado. Comprei-lhe uma comida de bebé de frango, arroz e cenoura, ele comeu muito bem e nunca mais vomitou. Hoje cedo, a minha mãe deu-lhe comida, mas ele ficou com fome e foi comer sozinho no prato dos gatos e beber água. Já não parece o mesmo gato, mas vamos ver o que acontece, vamos continuar a tratar e mimar quem tanto amor nos deu todos estes anos e ter esperança. Sabemos que é velhinho, mas enquanto pudermos faremos tudo por ele. O amor também cura. Muito obrigada pela sua preocupação. Bem- haja.
Cássia
Ele melhorou??
Maria
Olá Cássia, só hoje recebi a notificação do seu comentário. Muito obrigada pela sua preocupação. O meu gatinho continua a não estar bem. Pensamos que perdeu o olfato e quase não come por ele, temos que lhe dar a comida na boca e já emagreceu outra vez. Damos peixe cozido, uma papinha de farinha de aveia feita com água ou um pouco de leite, misturo vitaminas e paté ou peixe, mas tenho que dar na boca, mas bebe água e o organismo continua a funcionar. Dorme muito, mas também precisa descansar. Vamos continuar na luta. Muito obrigada.
Maria
Olá Mariana., muito obrigada por me ter respondido. Ontem, no sentido de o hidratar dei-lhe bebida de arroz com coco, mas quase teve uma paragem cardíaca. Foi uma aflição. Ainda ontem, comprei-lhe uma pasta que vem numa bisnaga, fomos dando aos bocadinhos e não vomitou. Começou também a querer beber água (por ele...), damos-lhe pouquinho de cada vez não tem vomitado e estou a dar-lhe, alternadamente com a água normal, um soro caseiro (um copo de água, uma colher de açúcar e uma pitada de sal). Hoje, também é feriado aqui, em Portugal, mas fui à farmácia tentar comprar soro para lhe dar por via subcutânea, como fiquei na dúvida, fui ao hospital veterinário, aconselharam levá-lo para levar soro e medicação endovenosa, mas não queremos que possa morrer lá sozinho....De momento parece mais estabilizado. Se me puder continuar a ajudar, agradeço-lhe do fundo do coração.
Bem -haja.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Chegou a levar o seu gatinho para o hospital? Como está ele?
Maria
Boa tarde. Tenho um gato já com muita idade (aprox. 18 anos) que se constipou. Levei-o ao veterinário que lhe receitou medicação. O gato começou a vomitar. Levei-o de novo, fizeram-lhe análises, exames à parte renal, à tiroide, um eletrocardiograma e estava tudo normal. O animal deixou de comer. Como já é velhinho e me pareceu que o acompanhamento da veterinária não terá sido o melhor, levei-o a um hospital veterinário, onde ficou internado dois dias. Fizeram-lhe ecografias e descobriram que de tanto vomitar durante a vida, tinha o estômago muito enrugado, contraído. Durante esses dois dias, foi tratado e alimentado, mas deixou de comer. Decidi trazê-lo para casa, pensando que estando junto de nós conseguiríamos que se alimentasse melhor e, de facto ao início ele começou a comer e não vomitava. Uns dias depois deixou de procurar alimento e tínhamos que lhe dar na boca, ele comia. Entretanto fez nova ecografia e o estômago já estava muito melhor, mas agora voltou a vomitar tudo o que come. Estou desesperada, acho que vou perder o meu fiel companheiro. Podem ajudar-me?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Em primeiro lugar, lamento o que você está passando e sei o quão é difícil. Acredito que voltar ao hospital veterinário é a melhor opção. Pode ser necessário algum fármaco que o ajude a não vomitar e que melhore a qualidade de vida dele. Ele vomita qualquer tipo de alimento?
Maria Filomena Rodrigues
bebe muita agua, mas so vomita aração , quando come ração carne ou frango não. Fica um dois dias sem vomitar, depois vomita um monte de agua com a raçaõ, mas come normal, não perde o apetite, mas esta mais magro
Anilda
Meu gato come e em seguida vomita..tá apatico e emagrecendo....toma água e leite.. mas ração e petisco vomita
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Anilda! Como referimos no artigo, existem diferentes possibilidades para o que está passando. Sem um exame físico e respectivas provas, não é possível chegar a um diagnóstico. O tratamento a fazer depende desse diagnóstico e por isso é imprescindível que você visite um médico veterinário. Rápidas melhoras para o seu gato!

Gato vomita depois de comer - o que pode ser?
1 de 2
Gato vomita depois de comer - o que pode ser?

Voltar ao topo da página