Problemas de alimentação

Gato vomita depois de comer - o que pode ser?

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 8 novembro 2018
Gato vomita depois de comer - o que pode ser?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Vez ou outra, tutores se depararão com esse problema tão recorrente, que é o vômito em gatos. O vômito pode estar relacionado a fatores de saúde mais graves e outros não tão graves assim, pois dependerá do teor e frequência do vômito, condições gerais do gato, e um quadro clínico que investigados mais a fundo por um profissional, contribuem para melhor apurar a verdadeira causa do vômito.

Primeiramente, é necessário determinarmos se o vômito é devido a uma doença, sendo neste caso, um sintoma de um problema de saúde mais grave. Ou, se o vômito é proveniente de uma regurgitação na qual geralmente, não envolve esforço físico por ser uma contração passiva e o gato vomita ração não digerida ou saliva logo após ingerir a comida. Continue com o PeritoAnimal para descobrir por que o seu gato vomita depois de comer ração.

Também lhe pode interessar: Gato pode comer chocolate?

Índice

  1. Gato com regurgitação ou vômito?
  2. Causas para regurgitação de gato
  3. Gato vomitando - o que fazer?

Gato com regurgitação ou vômito?

Algumas vezes, imediatamente após comerem ou até algumas horas depois da ingestão do alimento, gatos podem vomitar praticamente todo o alimento ingerido e isso pode se dar devido à regurgitação, que é o ato de colocar o alimento para fora, vezes ou outra, misturado com saliva e muco, devido a um refluxo. Pois, a regurgitação é um reflexo passivo, no qual não há contração dos músculos abdominais, sendo que o alimento não digerido é proveniente do esôfago. E, o vômito propriamente dito, é quando o alimento provém do interior do estômago ou do intestino delgado, ocorre a sensação de náusea, juntamente com a contração dos músculos abdominais para colocar o alimento para fora, sendo que, neste caso, o alimento ainda pode não estar digerido por acabar de ter entrado no estômago ou parcialmente digerido.

As bolas de pelo, formadas no estômago, e que costumam ser mais comuns em gatos de pelagem média ou longa, não tem relação com a regurgitação de alimento e é um processo normal, desde que não seja frequente, pois o próprio gato tem a capacidade de forçar o vômito por meio de contrações abdominais justamente para colocar essas bola de pelo para fora, visto que não podem ser digeridas. Existem várias dicas para evitar a formação destas bolas, leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Causas para regurgitação de gato

Se os episódios são frequentes, e acontecem todos os dias ou várias vezes ao dia, é necessário investigar se o seu gato não está com nenhum problema de saúde mais grave, como doenças ou lesões que afetem o esôfago, ou até mesmo obstruções no esôfago, que impossibilitam a deglutição. Ou ainda, se o gato vomita verde, amarelo ou esbranquiçado é necessário investigar se não há doença grave no estômago ou intestino, que impossibilite a digestão do alimento, principalmente se o vômito estiver associado com a perda de peso do animal.

Após constatar que o animal está bem de saúde e os episódios de vômito continuam a acontecer, seu gato pode estar com problema de refluxo, muitas vezes, por estar comendo rápido demais. Geralmente, quando há dois gatos ou mais no ambiente, um deles pode se sentir mais propenso à competição por alimento e isso é instintivo. Gatos não possuem o hábito de mastigarem o alimento, desta forma, engolem o floco de ração por inteiro e ao fazerem isso rápido demais também ingerem quantidade maior de bolhas de ar. Estas bolhas de ar no estômago aumentam as chances de refluxo, e junto com o ar, o gato regurgita a ração não digerida.

Fazer a transição do alimento de forma rápida demais, também pode aumentar as chances de regurgitação.

Para além disso, recordamos que existem uma série de alimentos proibidos para gatos, que podem causar vômitos, diarreia etc. Nomeadamente produtos lácteos, doces, etc.

Gato vomita depois de comer - o que pode ser? - Causas para regurgitação de gato

Gato vomitando - o que fazer?

Muitos tutores se questionam "meu gato está vomitando, o que fazer?". Você pode tentar oferecer o alimento em porções menores várias vezes ao dia e acompanhar se há diminuição na frequência dos episódios.

E quando for trocar a alimentação do seu gato para uma ração de outra marca, a transição deve ser feita de forma gradual. Porém, sempre consulte o seu veterinário antes de trocar a alimentação do seu gatinho.

Outra solução seria investir em um comedouro específico para animais que tem esse tipo de problema. Ao invés de usar comedouros fundos e pequenos, opte por comedouros planos, largos e maiores. Isso fará com que o gato demore mais tempo para comer, diminuindo a ingestão de ar. Hoje, no mercado pet, há comedouros especializados que mimetizam obstáculos durante as refeições justamente com essa finalidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato vomita depois de comer - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
40 comentários
A sua avaliação:
Cleginaldo Alves de Oliveira
Minha gatinha já tá a um bom tempo vomitando depois de come o que fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Felipe Ramalho
Bom dia, sou tutor de uma gata que possui 13 anos, ela vomita a ração todos os dia de manhã, quem cuidava dela era minha mãe, não tenho dinheiro para leva-la a uma veterinário. Ela é castrada, come uma ração para gatos castrados, ela não come outra comida que não seja ração, penteio ela uma vez por semana e verifiquei que ela não perdeu peso. Qual é o tipo de exame necessário para verificar se ela tem algum problema digestivo? Pergunto, pois os veterinários da minha região não fazem nenhum tipo de exame, eles enviam o gato para um outro lugar para executar o procedimento necessário e cobram uma consulta.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Márcia Sousa
Boa noite, tenho um gato de 12 anos que esteve com calicivirus faz um ano. Ele brinca, está tudo normal méls que ele não recupera o peso que perdeu, porque ele recupera algum peso mas vomita quase uma vez por semana e volta a perder peso. O qque devo fazer? O veterinário diz que demora a recuperar da doença e que tem gatos que nunca recuperam, mas faz um ano, será que vomita por isso? Obrigada
A sua avaliação:
Marta Selia Bianor Modesto
Mha gata tdas as vzs q come raçao ela vomita ,o q devo fazer trocar de raçao ,e qual a raçao q devo dar pra ela ?
A sua avaliação:
Jôze silva
O meu gato está a 3 dia sem comer raçáo eu estou dando leite na seringa mais ele náo esta melhorando já agua ele bebé só e so fica deitado o qui posso fazer pra ele e quando entra ele deita no cháo do banheiro molhado
Luísa Savala
Oi Jôze! Você deve levar o seu gato em um médico veterinário de confiança o quanto antes. Para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado de acordo com as características e condições do seu bichando.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosana
Olá bom dia !
Meu gato tinha 9 kg faz mais ou menos 20 dias que ele começou a vomitar todos os dias, um vomito marrom e o problema e que ele está emagrecendo,geralmente é de manhã, não sei mais oq fazer estou apavorada pq tenho 8 gatos na minha casa todos bem cuidados,castrados dou ração de boa qualidade Royal canan e ele e o mais mimado da casa pq ele e o mais queridinho então gostaria de uma ajuda de vcs pra saber oq eu faço ou oq devo dar a ele pra que eu não precise levá-lo ao Vet, recentemente perdi um que peguei na rua e gastei bastasse então gostaria da ajuda de vcs desde já agradeço e fico no aguardo pela resposta muito obrigada.

Grata!
Rosana
25-11-19
Luísa Savala
Oi Rosana! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado.
Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento veterinário sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Naiara
Oi,minha gata tem 7 meses...ela após comer a ração está vomitando,o que pode ser?
Hanna
Meu gato sempre vomita ao comer de manhã e o problema é que ele sempre me segue para vomitar perto de mim, isso tem algum significado??
Daisy A Correia
Ola! muinto obrigada a Luisa Savala e a equipe,ja estou ptaticando o rodizio de pequenas porções.
Daisy A Correia
Ola! a minha gatiha vomita de vez em quanto apos se alimentar,quando eu diminuo a quantidade de comida ,o vomito é menos frequentes,a comida sai praticamente inteira,o que eu devo fazer
Luísa Savala
Oi Daisy! Tal como referido no artigo: muitos tutores se questionam "meu gato está vomitando, o que fazer?". Você pode tentar oferecer o alimento em porções menores várias vezes ao dia e acompanhar se há diminuição na frequência dos episódios.
Se você for trocar a alimentação do seu gato para uma ração de outra marca, a transição deve ser feita de forma gradual. Porém, sempre consulte o seu veterinário antes de trocar a alimentação do seu gatinho.
Outra solução seria investir em um comedouro específico para animais que tem esse tipo de problema. Ao invés de usar comedouros fundos e pequenos, opte por comedouros planos, largos e maiores. Isso fará com que o gato demore mais tempo para comer, diminuindo a ingestão de ar. Hoje, no mercado pet, há comedouros especializados que mimetizam obstáculos durante as refeições justamente com essa finalidade.
Se, ainda assim, seu gatinho continuar vomitando, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jarina Rodrigues
Tenho um gato com 1 ano e 5 meses e está regorgitando muito nestes dois últimos dias. É visível a perda de peso. O que devo fazer?
Ele tem uma irmã com ele e as vasilhas de comida são separadas. Será que ele está comendo demais, como está escrito no artigo, por conta da competição?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jarina! Recomendamos que você busque um veterinário de confiança para descartar possíveis problemas de saúde o quanto antes. Rápidas melhoras para o seu gatinho!
Cássia Cristina de Oliveira
Meu gatinho tem 6 meses e está com uma barriga enorme, oq pode ser ?
A sua avaliação:
Ana
Meu gato vomita sempre que mia pedindo algo e não dou. Até balança o rabo de alegria às vezes. Fui no veterinário e ele disse que o gato só queria chamar a atenção mesmo. Passou só um creme pra tirar bolas de pelos do estômago.
Jéssica
tenho 4 gatos.. e eles começaram a vomitar a ração deles me mudei faz pouco tempo... sera q eles podem estar estressado pela mudança ou não preciso me preocupar?
Luísa Savala
Oi Jéssica! Uma das causas de vômitos nos gatos é o estresse. Os felinos são animais muito sensíveis à mudança, quer seja uma mudança de ambiente ou uma mudança alimentar, isto pode colocá-los em um estado de estresse leve ou grave e essa, pode ser a causa dos vômitos. Se você quiser saber mais informações, veja nosso artigo sobre meu gato está vomitando - o que fazer:
https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-vomitando-o-que-fazer-21112.html
No entanto, se esse sintoma persistir, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
joyce
oiii meu gatinho ta vomitando a ração dele, no começo eu achei que era verme e comprei o remédio mais ele continuo vometando não sei mais oque faço. alguém pode me ajudar ?
alice
o veterinário pode te ajudar
MARIA
gatinho de minha nora esta passando uns dias em minha casa ja veio outras vezes entao se acostumou . ontem comecou a passar mal vomitou pastoso e bebeu agua hoje vomitou 4 vezes uma espuma branca pois nao tem nada no estomago pois nao tem se alimentado., o que posso fazer? eles comem racao natural e sao supper bem cuidados. se tenho que levao ao veterinario ppoderia me indicar um. moro em copacabana rio de janeiro.
Ana
Já tentou dar água de coco com seringa. Dei uma semana para o meu e passou. Ele odiava!
manchinhas
a minha gata só vomita depois de comer ração o que faço
Maisa
Meu gato está agoniado com algo na garganta e estamos com ânsia de vomito e está vomitando tudo que come e vomita amarelo
cristina
Leve-o ao veterinário urgente!
Camila
Meu gatinho ta vomitando muito o dia quase todo e agora não quer comer. Não tenho condições de leva-lo ao veterinário. O que posso fazer para ajudar ele? Eu tô desesperada.
Maria
Olá Mariana. Não levei o meu gatinho ao veterinário. Como lhe disse não queria que morresse lá sozinho. Na sexta, comecei a fazer-lhe uma papa de farinha de aveia com água, ele aceitou muito bem e continuei a dar-lhe a pasta alimentícia. Depois comecei a fazer a papa com leite para gatos e água, umas gotas de sumo de laranja (os intestinos não funcionavam) e juntei vitaminas, desparasitei-o. Começou a fazer chichi e cocó. No sábado à tarde esteve mesmo a morrer, pensamos que não chegaria a domingo, mas no domingo de manhã levantou-se e andou pela casa toda, ficou mais animado. Comprei-lhe uma comida de bebé de frango, arroz e cenoura, ele comeu muito bem e nunca mais vomitou. Hoje cedo, a minha mãe deu-lhe comida, mas ele ficou com fome e foi comer sozinho no prato dos gatos e beber água. Já não parece o mesmo gato, mas vamos ver o que acontece, vamos continuar a tratar e mimar quem tanto amor nos deu todos estes anos e ter esperança. Sabemos que é velhinho, mas enquanto pudermos faremos tudo por ele. O amor também cura. Muito obrigada pela sua preocupação. Bem- haja.
Cássia
Ele melhorou??
Maria
Olá Cássia, só hoje recebi a notificação do seu comentário. Muito obrigada pela sua preocupação. O meu gatinho continua a não estar bem. Pensamos que perdeu o olfato e quase não come por ele, temos que lhe dar a comida na boca e já emagreceu outra vez. Damos peixe cozido, uma papinha de farinha de aveia feita com água ou um pouco de leite, misturo vitaminas e paté ou peixe, mas tenho que dar na boca, mas bebe água e o organismo continua a funcionar. Dorme muito, mas também precisa descansar. Vamos continuar na luta. Muito obrigada.
1 de 2
Gato vomita depois de comer - o que pode ser?