Curiosidades do mundo animal

O que um cão sente quando os donos saem de casa?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
O que um cão sente quando os donos saem de casa?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Deixar o cachorro sozinho em casa é um momento um pouco triste para qualquer dono. Por vezes, apesar de sairmos por pouco tempo, ficamos pensando como estará, o que estará fazendo ou se estará sentindo a nossa falta.

Mas deve saber que o seu cachorro também pensa em você durante este tempo. Pois afinal você é o melhor amigo dele, por isso seria normal estar pensando no humano dele.

O que um cão sente quando os donos saem de casa? Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos tudo o que passa pela cabeça do seu amigo de quatro patas quando está fora de casa.

Também lhe pode interessar: Carta de um cachorro para o tutor

Índice

  1. Ficam tristes
  2. Dormem
  3. Ficam aborrecidos e fazem travessuras
  4. Ficam perto da porta, na varanda ou olham pela janela
  5. Ficam loucos com a sua chegada

1. Ficam tristes

Os cachorros são capazes de se lembrarem dos diferentes hábitos que você tem no dia a dia, quando você pega nas chaves sabem que vai dar um passeios e se abrir o armário sabem que vai comer. Por esse motivo, antes de se ir embora, eles já sabem que vai embora. Eles conhecem-no na perfeição.

Quando você sai de casa, é inevitável sentirem-se tristes, pois eles não gostam de estar sozinhos. São animais sociais e gostam de compartilhar todos os momentos da sua vida com quem eles amam.

O que um cão sente quando os donos saem de casa? - 1. Ficam tristes

2. Dormem

Se antes de sair de casa você tiver dedicado ao seu cachorro um bom tempo com uma boa dose de exercício, é provável que ele adormeça sem perceber que você não está ali.

Geralmente os cachorros descansam quando a casa está tranquila, mas é inevitável que perante qualquer barulho acordem. Abrir uma bolsa de plástico, movimentar-se pela casa ou o cheiro de comida saborosa são algumas das coisas que despertam rapidamente o sono do seu cachorro.

Por isso, a maioria deles aproveitam o fato de você não estar em casa para descansar sem interrupções. E se pode ser no sofá ou na sua cama, melhor ainda!

O que um cão sente quando os donos saem de casa? - 2. Dormem

3. Ficam aborrecidos e fazem travessuras

Quando já tiver descansado o suficiente, os cachorros começam a ficar aborrecidos de ainda não ter voltado pois ficam com vontade de o ver. Nesta altura começam a ficam nervosos de estarem em casa sozinhos e sem nada para fazer.

Neste ponto, os cachorros que sofrem de ansiedade por separação podem começar a fazer as suas travessuras: chorar, ladrar, morder objetos e inclusive urinar. É muito importante não repreender um cão que sofre deste problema, deve oferecer-lhe brinquedos e acessórios para se puder distrair. Também pode pensar em adotar um companheiro peludo para o seu melhor amigo.

Os cachorros que não passam por este problema jogam simplesmente um pouco com os brinquedos deles, dão uma volta, bebem água,... Tentam se entreter com o que podem ou continuam descansando.

O que um cão sente quando os donos saem de casa? - 3. Ficam aborrecidos e fazem travessuras

4. Ficam perto da porta, na varanda ou olham pela janela

Quando já dormiram, descansaram, já fizeram das suas e já não têm nada para fazer, ficam esperando e tentam ver se você está quase a chegar a casa. É habitual que os cachorros tentem olhar pela janela a ver se você regressa a casa o quanto antes.

Por este motivo é muito importante ter em conta as medidas de segurança da sua casa. Não se esqueça que o cachorro tem uma inteligência comparável a uma criança pequena, pois ele pode cair da varanda na tentativa de caçar um pombo, por exemplo.

Mas o lugar preferido para ele esperar por você é, sem dúvida, à porta. Assim estará perto para lhe dar as boas-vindas quando voltar de forma exagerada.

O que um cão sente quando os donos saem de casa? - 4. Ficam perto da porta, na varanda ou olham pela janela

5. Ficam loucos com a sua chegada

Ficarem sozinhos é algo bastante chato para o seu cão, mas pode ter algo bom: o fato de você voltar para junto dele. Comprovar dia após dia que você volta sempre para ele é uma demonstração de amor que o seu cachorro reconhece e espera com muita vontade. Fica muito feliz sempre que vê que você abra de novo a porta e o saúda com muito carinho.

Os cachorros ficam muito entusiasmos sempre que alguém abre a porta, quem não viu já o seu pet a dar voltas e voltas, a pular para cima de você e inclusive a urinar de emoção? O seu cachorro gosta de você e quer passar muito tempo do seu lado!

Nunca se esqueça de que você tem amigos e uma vida social fora de casa, mas ele apenas o tem a si, por isso lembre-se sempre dele e não passe demasiado tempo longe do seu melhor amigo, ele precisa de você!

O que um cão sente quando os donos saem de casa? - 5. Ficam loucos com a sua chegada

E você, sabe o que os cachorros sentem quando ficam sozinhos?

Muitas pessoas têm a tentação de deixar uma câmera de vídeo ligada para ver o que os cachorros fazem quando você sai de casa, pois isto é uma grande incógnita para qualquer melhor amigo de um cachorro. Se você sabe o que o seu cachorro faz quando sai de casa, deixe um comentário e partilhe tudo conosco!

O que um cão sente quando os donos saem de casa? -

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que um cão sente quando os donos saem de casa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
SAMAR
A Lucy dorme profundamente, o cocada vira um guarda inglês, não descansa um minuto.e fica a porta.
Sônia Martins
Os meus latem muito...
francinele
a minha nene destroi tudo ela fica muito ansiosa
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francinele! Leia este nosso artigo que pode ajudar no caso da sua cachorrinha: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-com-um-cachorro-destruidor-21106.html
1 de 7
O que um cão sente quando os donos saem de casa?