PARTILHAR

Cachorro espirrando muito, o que pode ser?

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 23 janeiro 2020
Cachorro espirrando muito, o que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Espirrar é um ato de reflexo totalmente comum, no entanto, se você observou o seu cachorro espirrando muito, é normal que tenha dúvidas e se pergunte por que isso acontece e o que você pode fazer a respeito. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que pode fazer com que seu cachorro espirre muito.

Vamos analisar as causas mais comuns que estão por trás do surgimento de uma crise de espirros para que, como tutor, você tenha certeza de como agir ao enfrentar essa situação. Como sempre, a visita ao veterinário te ajudará a chegar ao diagnóstico exato e, portanto, só esse profissional poderá prescrever o tratamento mais adequado.

Também lhe pode interessar: Cachorro babando muito, o que pode ser?

O espirro de cachorro

Os espirros indicam uma irritação nasal e, como essa irritação também causa corrimento nasal, é provável que ambos os sintomas ocorram simultaneamente. Espirros ocasionais, como aqueles que os humanos podem experimentar, não são preocupantes, mas você deve prestar atenção a situações como espirros violentos que não param ou espirros acompanhados de corrimento nasal ou outros sintomas.

Devemos saber que, quando os espirros são muito violentos, o cachorro vai espirrar sangue, que é resultado de hemorragias nasais. Assim, se você vir o seu cachorro espirrando sangue, pode ser por esse motivo. Nesse caso, você precisa tentar mantê-lo o mais calmo possível.

Se a crise e o sangramento não remeterem ou se você não souber a causa dos espirros, deve procurar o veterinário. Além disso, espirros que se prolongam por muito tempo inflamam e congestionam o nariz, fazendo o cachorro respirar com dificuldade e engolir o muco produzido.

Cachorro espirrando muito, o que pode ser? - O espirro de cachorro

Corpos estranhos no nariz

Se seu cachorro está espirrando muito, também se pode dever à presença de um corpo estranho em sua cavidade nasal. Nesses casos, o espirro aparece repentina e violentamente. O cachorro sacode a cabeça e esfrega o nariz com as patas ou contra objetos.

Os corpos estranhos podem ser espigas, sementes, farpas, lascas, etc. Às vezes, esses espirros conseguem eliminar o objeto mas, se o cachorro continuar espirrando, mesmo que seja intermitentemente, pode apresentar uma secreção unilateral na fossa em que o corpo estranho está alojado, o que é um indicativo de que ele não foi expulso.

O veterinário terá que anestesiar o cachorro para encontrar esse corpo estranho e extraí-lo. Você não deve adiar a consulta porque, com o tempo, o corpo estranho tenderá a se mover pela cavidade nasal.

O complexo respiratório canino

Um cachorro espirrando muito e que tosse pode estar sofrendo de uma doença que exigirá assistência veterinária se, além disso, a condição for acompanhada de corrimento nasal, respiração alterada ou tosse.

O complexo respiratório canino abrange um grupo de condições como a que é popularmente conhecida como tosse dos canis. Na maioria dos indivíduos, é caracterizada pela presença de tosse seca, às vezes acompanhada de arcadas, sem outros sintomas e sem afetar o estado de ânimo do cachorro. Em outras palavras, seria uma doença leve, embora seja necessário acompanhá-la para que não evolua para um quadro de pneumonia canina, e prestar especial atenção se o cachorro doente for filhote, pois neles pode ocorrer também o corrimento nasal.

Uma forma grave desse complexo provoca febre, anorexia, apatia, tosse produtiva, secreção nasal, espirros e respiração acelerada. Esses casos requerem hospitalização, e além disso, essas doenças são extremamente contagiosas.

Dermatite atópica

A dermatite atópica canina é uma doença alérgica da pele que ocorre quando o corpo reage produzindo anticorpos para diversas substâncias comuns, como o pólen, poeira, mofo, penas, etc. Se um cachorro espirra muito, ele pode estar sofrendo com essa alergia, que começa com uma coceira sazonal, geralmente acompanhada por espirros e secreção nasal e ocular. Nesses casos, o cachorro costuma esfregar a cara e lamber as patas.

A doença pode progredir com o aparecimento de lesões cutâneas, alopecia e infecções dérmicas. A pele eventualmente escurece e engrossa. Geralmente, também se desenvolve um quadro de otite. Essa condição requer tratamento veterinário.

Cachorro espirrando muito, o que pode ser? - Dermatite atópica

Espirro reverso

Embora seja raro, o cachorro pode espirrar muito e se engasgue, e isso pode ser causado por esse distúrbio, que causa alarme ao transmitir a sensação de que o cachorro está sem respirar. Na verdade, há um ruído causado pela violenta inspiração que o cachorro produz na tentativa de pegar ar. Isso pode acontecer várias vezes seguidas.

Na verdade, é causada por um laringoespasmo ou espasmo da glote. Isso pode ser resolvido fazendo o cachorro engolir, o que pode ser feito massageando o pescoço dele, abaixo da mandíbula. Se o cachorro não se recuperar, é necessário procurar o veterinário, pois pode ter um corpo estranho alojado na laringe. Saiba mais sobre o espirro reverso nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro espirrando muito, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Canine Influenza (Flu). Ned F. Kuehn , DVM, MS, DACVIM, Michigan Veterinary Specialists. Acessado em 23 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/respiratory-system/respiratory-diseases-of-small-animals/canine-influenza-flu
  • Disorders Involving Anaphylactic Reactions (Type I Reactions, Atopy) in Dogs. Ian Tizard, BVMS, PhD, DACVM, Department of Veterinary Pathobiology, College of Veterinary Medicine and Biomedical Sciences, Texas A&M University. Acessado em 23 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/immune-disorders-of-dogs/disorders-involving-anaphylactic-reactions-type-i-reactions,-atopy-in-dogs

Vídeos relacionados com Cachorro espirrando muito, o que pode ser?

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorro espirrando muito, o que pode ser?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
SANDRA VIEIRA
Meu cachorro está muito quieto,vse escondendo, há poucos dias estava tossindo, hoje não bebeu água nem comeu,cesta triste
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cachorro espirrando muito, o que pode ser?
1 de 3
Cachorro espirrando muito, o que pode ser?

Voltar ao topo da página ↑