Educação básica

Adestramento de um Pastor Belga Malinois

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 2 dezembro 2016
Adestramento de um Pastor Belga Malinois
Pastor Belga Malinois

Ficha do animal: Pastor Belga Malinois

Os cachorros Pastores Belga Malinois são a raça preferida para se converterem em "super cachorros". Muitas as vezes a polícia, bombeiros e grupos de resgaste escolhem os Belga Malinois para fazer parte da equipe devido às suas grandes habilidades como cães de guarda, defensores e rastreadores.

Estes cachorros são muito inteligentes e com o correto adestramento podem chegar a ser praticamente humanos que não falam, mas que se podem expressar e fazer entender de outras formas.

Tem um Pastor Belga Malinois em casa e apesar de não ser um perito na raça, quer educá-lo da melhor forma possível? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos dar conselhos para o adestramento de um Pastor Belga Malinois.

Também lhe pode interessar: Adestrar um Pastor Alemão

Índice

  1. Adestramento positivo
  2. Um líder amoroso
  3. Dos filhotes aos adultos

Adestramento positivo

Muitas técnicas de adestramento para cachorros estão feitas para que o dono se sinta contente. No PeritoAnimal vamos propor técnicas para que tanto os cachorros como os donos se sintam felizes.

Os Belga Malinois gostam de se sentir em harmonia com os seus donos, apreciam o fato de buscar, perseguir coisas e serem recompensados por isso. Se motivarmos de forma correta este desejo natural, o dono de certeza que terá sucesso ao treinar esta raça de cachorro.

Primeiro é muito importante saber que os Belga Malinois são feitos para a ação e que se sentem plenos estando ao ar livre correndo e acompanhando o seu amigo humano em passeios longos. Basicamente o Pastor Belga Malinois adestra-se treinando-o fisicamente, por isso se você é uma pessoa sedentária que não gosta de se manter em constante atividade, recomendamos-lhe outra raça que seja mais tranquila.

Tudo se baseia no adestramento positivo, exercício e companhia, sendo a chave destes três passos a companhia. Lembre-se que a maioria dos cachorros são criaturas sociáveis. Por isso, se deixar o seu cachorro sozinho em casa por mais de 7 horas, ele irá sentir-se ansioso, aborrecido e até frustado. O mesmo acontece se o deixar fora de casa e o afastar da dinâmica familiar.

Adestramento de um Pastor Belga Malinois - Adestramento positivo

Um líder amoroso

A liderança e o respeito ensinam-se através de jogos onde você mantenha o controle, uma boa e rica alimentação, descanso, interação social e muito carinho.

Sempre que fizer algo com o seu cachorro seja ver televisão juntos, brincar ou até falar com ele, tenha em mente que ele está avaliando a todo o momento o seu tom de voz, linguagem corporal, a forma como você se aproxima dela e inclusive a sua expressão facial. Os cachorros são muito mais complexos do que podemos achar e, é com todas estas coisas que o seu cachorro cria um perfil do seu dono. A partir daí, ele decidirá que tipo de relacionamento deseja manter consigo. Uma relação baseada no respeito ensinará ao seu cachorro valores iguais, que ele irá corresponder de forma positiva e obediente.

Use sempre uma abordagem positiva, esta será a melhor forma de treinar o seu Pastor Belga Malinois. Terá um melhor e mais rápido efeito se for firme, mas ao mesmo tempo assertivo na sua comunicação. No PeritoAnimal apoiamos a abordagem "prêmio" perante um bom comportamento vs o castigo desnecessários. Lembre-se que o castigo apenas provoca estresse e mal-estar no animal. Certifique-se que todos os membros da família estão na mesma onda, adestramento o cachorro da mesma forma.

Adestramento de um Pastor Belga Malinois - Um líder amoroso

Dos filhotes aos adultos

Se desde que o filhote chegar a casa você começar o adestramento, o período de adaptação será mais curto, produtivo e simples para os dois. As cinco ordens básicas que pode ensinar ao seu Pastor Belga Malinois a partir das 8 semanas de idade são: aprender a sentar-se, deitar-se, caminhar ao seu lado, vir quando o chamar e ficar no seu lugar no momento adequado. Estas ordens são imprescindíveis para a sua segurança.

Existem rotinas básicas e importantes que pode ensinar ao seu Pastor Malinois desde muito pequeno, pois eles são tão inteligentes que desde cedo podem começar a adotá-las:

  • O seu lugar para dormir.
  • Os horários das refeições, de dormir e acordar.
  • Onde está a comida.
  • O lugar correto para fazer suas necessidades.
  • Onde estão os seus brinquedos.

Além das rotinas diárias, as palavras também devem ser ensinadas. As mais importantes, curtas e concisas são "Não" e "Muito bem", uma clara aprovação ao seu comportamento. Pode começar isto a partir dos dois meses de idade.

Adestramento

A parte física começa a partir das 9 semanas quando o poderá começar a levar a uma creche onde poderá brincar, fazer exercício, conetar-se com outros cachorros e também receber educação adicional. Quando estiver consigo dê-lhe pelo menos 15 minutos de brincadeira pela manhã e outros à tarde. Não se esqueça que é muito importante fomentar a brincadeira com outros cachorros para que se possa socializar corretamente e ser um cachorro social e positivo. As carências na socialização podem fazer com que o seu Pastor Belga Malinois seja um cachorro reativo, tímido ou com problemas de comportamento, por isso não se esqueça disso.

Dos 4 aos 6 meses de idade, dê-lhe os merecidos passeios a pé, que sejam diários e que durem 30 minutos aproximadamente. Além disso, atividades que envolvam o jogo de buscar e trazer para fomentar a habilidade mental, mas que não sejam excessivos, lembre-se que continua sendo um bebê.

Desde os 6 meses até um ano, já pode brincar mais ativamente com ele usando uma bola ou Frisby que vá mais longe, por um máximo de 30 minutos durante a manhã e depois à tarde. Pode continuar com um passeio relaxado como modo de descanso.

Se fez tudo o que explicamos, a partir de um ano de idade, o seu Pastor Belga Malinois pode acompanhá-lo nas corridas pelas manhãs (a cada quilômetro deve descansar um pouco) ou atividades variadas que fomentem a sua estimulação física. Vá experimentando a sua resistência e aumentando a distância e o tempo, é importante não pressionar, verá o quão feliz e agradecido ficará se o fizer. O agility é uma das atividades mais recomendadas para esta raça visto que combina obediência e exercício físico.

Além disso, é importante levá-lo ao veterinário a cada seis meses para verificar se está realizando algum excesso de atividade que possa repercutir na saúde futura do seu cachorro.

Adestramento de um Pastor Belga Malinois - Dos filhotes aos adultos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adestramento de um Pastor Belga Malinois, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
David oliveira
Recebi um convite para adotar um malinois com 4 anos e seria uma fêmea o dono dela diz que ela e tranquila mas tem as caracteristica da raça etc , tenho um filho de 2 anos e quero saber oque acham e então tomar a decisão de adotar ou não ela ... Eu gostaria muito de ficar com ela ...alguém pode me ajudar ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, David. Tudo bem? Temos alguns posts que podem ajudar você a se decidir: aqui em nossa ficha de raças explicamos todas as características do Pastor Belga Malinois: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/pastor-belga-malinois.html. E neste vídeo do nosso canal no YouTube também falamos sobre os diferentes tipos de Pastor Belga: https://www.youtube.com/watch?v=aMprkTCAcsg.
Esperamos que sejam úteis!
A sua avaliação:
Marcelo
Boa tarde! Meu pastor Belga de Malinois está para fazer um ano e não consegue socializar com outros animais ou pessoas, o que devo fazer para ajuda-lo a se tornar um cão mais sociável ? Obrigado.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Marcelo. Recomendamos sempre o acompanhamento de um educador ou educadora canina utilizando as técnicas de reforço positivo. Um abraço!
A sua avaliação:
soraia
BOA TARDE . CACHORRA DO MEU FILHO, A HAKA, UMA MALINOIS E
UMA FOFA , MAS NAO ME OBEDECE E LATE DEMAIS.ELA TEM 1 ANO. .NOS FINAIS DE SEMANA VAI A CHACARA , ONDE NADA E BRINCA MUITO. E NOS DIA DE SEMANA FICA EM CASA, NAO E PEQUENA ,. VAI NA GARAGEM....QUINTAL.... MAS LATE MUITO MESMO NA SALA QDO PASSA GENTE NA RUA ......C OMO FAZER PARA OBEDECER E LATIR MENOS .
Jose Carlos Dias de Oliveira
Goataria de adestrar minha cachorra Pastor Belga Malinois de 2 anos, gostaria de saber o valor . aguardo resposta
A sua avaliação:
Isabel Cristina Fernandes
Eu ganhei uma fêmea de pastor belga malinois, está com 9 meses e as orelhas dela são caídas, isso é normal?
E a socialização dela com outras cachorras menores e um casal de gatos, tenho que fazer gradativamente?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabel! Você pode conferir as informações desse artigo para socializar a cachorra: https://www.peritoanimal.com.br/a-socializacao-do-cachorro-21654.html
SÉRGIO FARIA
Boa Noite. Tenho um pastor Belga Malinois de 1 ano e 3 meses. Chama-se Zandor. Muito inteligente e tem um faro impressionante,tenho uma área extensa aqui na serra da cantareira onde ele sobe e desce os morros constante e tem uma forma física perfeita. Só que não estou conseguindo fazer ele parar de pular em cima da gente quando nos vê. Está sempre querendo ser agradado e parece que não o vemos a meses. Como posso ensina-lo a parar de pular em cima da gente. Agradeço desde já.
Marlon
Sei que o comentário é antigo, mas sugiro a não fazer carinho se o cão não tiver as 4 patas no chão. Isso estimula o comportamento mais e mais, pois o carinho após um comportamento (seja qual for) vai estimular o cão a agir daquela forma.
Ricardo Thompson Santiago da Silva
fazendo curso on line e praticando posso me tornar um adestrador, e qual curso vcs indicam.
Margarida Alves
ganhei um belga malinóis com um ano de idade , quando completou um mês e meio que estava com a gente , ele se estressou com meu outro cão , um vira lata bem menor, e que ja tem 10 anos , este ultimo vinha suportando as brincadeiras incessantes do malinóis, até que um dia ele avançou no malinóis lhe dando uma mordida . Pela primeira vez houve um ataque e ele com sua enorme boca , agarrou na garganta do meu vira lata e não soltava por nada nem mesmo com uma mangueira de agua, minha filha de 20 anos desesperada foi segurá-lo pela pele sobre o pescoço tentando fazê-lo soltar o outro , mas aconteceu algo pior , ele soltou o outro, e agarrou o braço dela e não queria soltar, mas ai ela desequilibrou e caiu , neste momento o vira lata chegou para sálvá-la , e foi quando ele a soltou , para de novo agarrar meu vira lata, e foi ai, que consegui com uma pancada, espantá-lo com a mangueira dobrada e cheia de agua sobre sua coluna , abrimos o portão e soltamos o pequeno na rua . o malinóis caiu em si, e foi se acalmando. O braço de minha filha ficou com as perfuções dos dentes dele , teve que ir ao médico e tudo! Agora minha pergunta é : porque ele a atacou ? será que ele pode atacar de novo alguem de nós ? esta raça é confiavél , como cão doméstico?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Margarida. Podem existir diferentes motivos para essa situação ter acontecido. Uma vez que é um caso bastante complexo e que já atingiu níveis muito graves o ideal seria vocês consultarem um etólogo, ou seja, um médico veterinário especializado em comportamento animal. Desta forma vão descobrir o que está por detrás da agressividade do vosso cachorro e garantir que nada assim volta a acontecer. Leia também este nosso artigo sobre evitar que um cachorro ataque outro: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-devo-fazer-se-meu-cachorro-atacar-outro-cachorro-1788.html
Jose Carlos Dias de Oliveira
Tenho uma fêmea de pastor belga malinois esta com 9 meses ja tve seu primeiro cio, so que ela e muito brincalhona ainda tem como destra ela pra fica brava e obediente .
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José Carlos! Embora seja mais fácil adestrar cachorros filhotes, é possível adestrar cachorros de qualquer idade. Leia o nosso artigo com alguns conselhos para educar cachorros: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-educar-cachorros-21099.html e o nosso artigo para ajudar na obediência do cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-me-obedece-o-que-fazer-20496.html. Para além de seguir as nossas dicas você deveria procurar a ajuda de um profissional adestrador canino para os resultados serem mais rápidos e eficazes.
JOÃO MARIOTTI NETO
se eu deixar o meu cão num lote fechado de muro longe da minha casa porque não tenho quintal de terra, isso pode atrapalhar no seu adestramento ?
1 de 4
Adestramento de um Pastor Belga Malinois