Partilhar

Pastor Belga Malinois

Pastor Belga Malinois

O Pastor Belga Malinois é uma das quatro variações da raça Pastor Belga originária da Bélgica. As suas caraterísticas psicológicas e as suas habilidades físicas tornam-no superior em relação às outras variedades de Pastor Belga, pois é um cão excepcionalmente inteligente que surpreende todo o mundo.

Nesta ficha do PeritoAnimal vamos explicar-lhe diversos aspetos a ter em conta se quer adotar um Pastor Belga Malinois. Por exemplo, você precisa de saber que este cachorro precisa de realizar exercício físico diariamente, e é precisamente este fator que faz com que não seja um cachorro indicado para qualquer tipo de família, pois precisa de uma pessoa ativa e estimulante ao seu lado para garantir a sua felicidade.

De seguida, vamos explicar para você as caraterísticas e o caráter do Pastor Belga Malinois, por isso continue lendo!

Origem
  • Europa
  • Bélgica
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Pastor Belga Malinois

O Pastor Belga Malinois recebe o seu nome da cidade de Malinas. Apenas em 1908 é que se deu o nome a esta variedade, embora já existisse muito antes disso. A sua escolhe baseou-se concretamente na procura por um cachorro de utilidade que fosse apto para o adestramento.

Apesar do Malinois não ser o Pastor Belga mais popular entre o público no geral, é o mais popular entre os fãs de esportes. A sua grande capacidade para estes esportes levou a posicionar-se nos primeiros postos das competições internacionais nos últimos anos. Embora cada variedade do Pastor Belga tenha uma história particular, a história do Malinois faz parte da história de toda a raça.

Caraterísticas físicas do Pastor Belga Malinois

O Pastor Belga Malinois é um cachorro leve mas forte, de tamanho médio e de uma grande agilidade. O comprimento do seu corpo é igual à sua altura na cernelha, pelo que a sua estrutura é quadrada.

Em uma cabeça longa, fina e retilínea, o Malinois ter as suas orelhas pequenas e triangulas terminadas em ponta e sempre eretas. Os olhos escuros e oblíquos têm um formato amendoado. O stop do Malinois é moderado. A largura do focinho diminui desde a base até ao nariz, mas não termina em ponta. A mordida em tesoura do Malinois é bastante poderosa, como pode confirmar qualquer pessoa que já tenha trabalhado com estes cachorros.

O Malinois é o único Pastor Belga com pelo curto, este pelo é mais abundante no pescoço e na cauda. No pescoço, a pelagem abundante desenha um colar que dá ao Malinois uma aparência elegante e rústica ao mesmo tempo. O pelo abundante dá à cauda forma de espiga. O Pastor Belga Malinois é de cor fulvo (alguns pelos com as extremidades pretas) e com máscara preta.

Sendo um Pastor Belga, o Malinois deve ter uma cauda suficientemente comprida para chegar ao jarrete ou um pouco mais. Em repouso, a cauda deve ficar pendurada e a sua extremidade deve se curvar para trás, mas sem chegar a formar um gancho. As extremidades anteriores são retas e, vistas de frente, são paralelas. As extremidades posteriores são poderosas mas sem darem a aparência de serem pesadas. A sua angulação é normal.

Caráter do Pastor Belga Malinois

O Malinois pode ser o mais ativo e incansável de todos os Pastores Belgas. É um cachorro muito inteligente e com uma coragem difícil de superar. As suas qualidades mentais fazem com que seja um cachorro muito fácil de educar e adestrar. Além disso, responde de forma maravilhosa a todas as técnicas que incluam o reforço positivo como base. Falamos de um cachorro bastante fiel e amável com os seus familiares. Corretamente educado e socializado pode relacionar-se com todo o tipo de pessoas e pets.

Cuidados do Pastor Belga Malinois

Apesar do Pastor Belga Malinois se poder adaptar a viver em um apartamento, seria ideal oferecer-lhe uma casa grande para puder se exercitar. Este cachorro tem energia que sobra, por isso é imprescindível proporcionar-lhe muito exercício e passeios longos diariamente. A prática de esportes caninos pode ajudar a canalizar a energia excessiva destes cachorros. Apesar do adestramento canino ser necessário para qualquer cachorro, ainda é mais para o Malinois.

O Malinois perde pelo constantemente e perde pelo em maior quantidade nas duas épocas anuais de mudança. No entanto, o cuidado do seu pelo curto não precisa de tanto esforço como o das outras variedades de Pastor Belga. Por norma uma escovação regular e um banho quando for necessário são suficientes.

Educação do Pastor Belga Malinois

É recomendável que a educação e o adestramento do Pastor Belga Malinois sejam guiados por alguém que conheça a raça, pois trata-se de um dos cachorros mais surpreendentes que podemos encontrar. As grandes qualidades mentais levam-nos a começar com a educação do filhote de forma completa, passando por uma correta socialização e estimulação mental que este cachorro merece.

A obediência básica do cachorro será dominada rapidamente pelo Malinois. É aí que devemos começar a interagir com ele utilizando jogos de inteligência e atividades ao ar livre. Uma boa estimulação física evitará que o Malinois comece a desenvolver problemas de comportamento como o estresse. Deve ter este ponto em conta antes de adotar um Pastor Belga Malinois.

Saúde do Pastor Belga Malinois

Ao contrário de outros cachorros pastores, a aparência física do Malinois jogou a favor da sua saúde. As suas grandes qualidades mentais tiraram protagonismo ao físico deste cachorro, uma vez que a sua reprodução foi centrada em linhas de trabalho, não em qualidades estéticas. Por isso, esta raça tem uma melhor saúde. As doenças hereditárias não são frequentes nesta raça.

Com bons cuidados, visitas semestrais ao veterinário e o seguimento correto do calendário de vacinação para cachorros, conseguimos desfrutar de um cachorro saudável e feliz por muito tempo. A sua esperança de vida é em média de 12 anos.

Fotos de Pastor Belga Malinois

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor Belga Malinois

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pastor Belga Malinois

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
6 comentários
A sua avaliação:
Jucirlaine Batista Dos Santos
Oi gostaria de saber sabe qual a raça da minha cachorrinha
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jurcilaine! Este artigo do PeritoAnimal pode te ajudar a descobrir qual a raça do seu cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-raca-do-meu-cachorro-7495.html
luiz
Bom dia ,será que o meu cão tem alguma coisa desta raça ? Obrigado.
Rodrigo
Convive bem com outros cães do mesmo sexo?
Franck
Olá Senhores (A), eu acabei de adquirir um cão dessa raça e estou muito contente com esse belo animal, ele tem sessenta dias e já tem uma personalidade de um cão adulto, muito obediente e bem ativo. Pois espero que eu tenha feito a escolha certa, eu já criei pinche, dálmata, pastor capa preta, yorkshire, maltês, doberman, pit bull e poodle; mais essa vai ser uma experiência totalmente diferente de tudo que convevir no mundo dos caninos.
tininha
Até q enfim consegui através deste texto saber a raça do meu cachorro vlw
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tininha, muito obrigado pelo seu comentário. Ficamos muito felizes por saber que o artigo foi útil! :)
Tetê
Estou achando que esta minha pastora seja, na realidade, uma malinois...
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tetê! Muito obrigada por partilhar conosco a foto da sua cadelinha! É um amor!! :)
Tetê
essa sua cadela é um pastor alemão
Aline
Oi Tete, os cães malinois tem muita energia basta você dormir, para eles destruirem plantas, a caminha brinquedos e furar buracos que parecem tocas, tomam banho na vasilha de água, parecem estar ligados na tomada, só param para dormir.

Pastor Belga Malinois
Foto postada por Jucirlaine Batista Dos Santos:Essa é a pandora minha menina 😘
1 de 8
Pastor Belga Malinois

Voltar ao topo da página