Partilhar

Como evitar que o cachorro pule nas pessoas

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 1 fevereiro 2017
Como evitar que o cachorro pule nas pessoas

Ver fichas de  Cachorros

O seu cachorro pula nas pessoas? Por vezes o nosso pet pode ficar muito excitado e mostrar um descontrolo total pulando em cima de nós para nos dar as boas-vindas.

Embora esta situação possa ser do nosso agrado e ser engraçada é importante que o deixe de fazer uma vez que provavelmente se o fizer com uma pessoa mais velha ou sobre uma criança podemos ter um desgosto.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber como evitar que o cachorro pule nas pessoas.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre os camaleões

Por que os cachorros pulam nas pessoas?

Podemos comparar o cérebro do cachorro com o de uma criança muito pequena que precisa de ser educada: deve aprender a fazer as suas necessidades na rua, a socializar-se com todo o tipo de pessoas e pets e deve aprender sobre o comportamento dentro do núcleo familiar.

Se não educarmos o nosso cachorro desde filhote acontecem problemas como os que tratamos neste artigo: evitar que o cachorro salte para cima das pessoas.

Mas... por que isso acontece?

Regra geral este tipo de comportamento acontece em cães que desde filhotes foram desenvolvendo esse comportamento. Ao permitir que subam para cima de nós, estamos a dar a entender que este comportamento é correto, por esse motivo quando ficam maiores continuam fazendo o mesmo, como uma rotina habitual e correta.

Também podem começar a desenvolver este comportamento os cachorro que tenham tido uma mudança na sua vida e que lhes gere estresse e por esse motivo começam a se comportar de forma muito excitada pulando para cima das pessoas, sofás e objetos.

Por fim, podemos acrescentar um terceiro fator que é a adoção recente. Em cachorros recém adotados estes comportamentos surgem logo no começo, ou seja, são casuais.

Como evitar que o cachorro pule nas pessoas - Por que os cachorros pulam nas pessoas?

O que deve saber

Para começar devemos saber que o cachorro é um animal energético, com vitalidade e alegria. Não se trata de um ser que devemos moldar ao nosso gosto ou capricho, tem personalidade própria. Por este motivo devemos saber que saltar é um comportamento habitual e próprio de um cachorro, não se deve alarmar se isto acontecer.

A forma de evitar este comportamento recai diretamente no momento da sua educação quando ainda é filhote, mas se não podemos (ou soubemos) levar a cabo este processo vamos precisar de muita paciência.

Um cachorro adulto e inclusivamente um cachorro idoso pode aprender sobre comportamento sempre que se apliquem umas regras básicas:

  • Amor
  • Paciência
  • Perseverança
  • Persistência
  • Determinação
  • Atitude positiva
  • Reforço positivo

É possível educar um cachorro adulto mas é preciso tempo e dedicação para que compreenda o que deve fazer. Como já foi comentado não se trata de um robô, é um cão.

Como evitar que o cachorro pule nas pessoas - O que deve saber

Preparando o terreno

Antes de começar a comentar alguns truques que nos ajudarão a melhorar esta situação é importante que prepare o terreno fazendo a si mesmo uma perguntas básicas:

  • O seu cachorro está quase sempre acompanhado?
  • O seu cachorro faz exercício?
  • O seu cachorro passeia o tempo que devia?
  • O seu cachorro treina com clicker?
  • O seu cachorro escuta você com regularidade?

Se a resposta a estas perguntas foi "não" ainda não está preparado para começar a trabalhar. É importante que não tente aplicar técnicas de educação ao seu pet se este não se encontra na situação de bem-estar e tranquilidade ideal.

Se o cachorro tem um problema de comportamento grave, sofre de estresse ou outra doença, inclusive se for do tipo mental, devemos esperar para resolver a situação. Devemos praticar com um cachorro saudável física e mentalmente.

Além de tudo o que foi comentado, se o seu cachorro é um excelente saltados pode pensar na possibilidade de praticar Agility.

Como evitar que o cachorro pule nas pessoas - Preparando o terreno

Utilize sempre o reforço positivo

O cachorro é um animal muito persistente e se tem assimilado que pular nas pessoas é algo positivo, alegre e simpático (e que além disso pode receber guloseimas ou carinhos) deverá procurar um técnica para lhe ensinar outro tipo de comportamento e atitude. Não serve de nada ignorar, especialmente se o que queremos é uma convivência harmoniosa e compenetrada.

Vamos tentar reforçar a atitude tranquila positiva e serena e para isso é fundamental que toda a família se envolva e colabore no nosso processo de aprendizagem:

  • Premeie o cachorro quando estiver tranquilo
  • Deixe que ele cheire você quando chega a casa
  • Acaricie o cachorro quando este estiver descansando
  • Não o excite
  • Não o faça brincar de forma violenta
  • Não o deixe pular para cima de você

A melhor forma para que o nosso cachorro aprenda é através do reforço positivo, uma vez que o animal se une a você de uma forma muito mais complexa do que através do uso de prêmios ou guloseimas.

E o que muita gente não sabe é que o cachorro prefere antes um carinho que uma guloseima. Por este motivo quando falamos de reforço positivo é importante diferenciá-lo de uma simples técnica como por exemplo o clicker. O cachorro é um animal social que deve sentir-se querido e acompanhado na sua aprendizagem.

Como evitar que o cachorro pule nas pessoas - Utilize sempre o reforço positivo

Pratique obediência com o seu cachorro

Para melhorar verdadeiramente este problema deve começar a praticar obediência com o seu cachorro, sempre de uma forma divertida para ele e para você.

Para solucionar definitivamente este problema deve ensinar ao seu cachorro algum comando básico como por exemplo "senta" ou "fica". Pratique com ele todos os dias durante 5 - 10 minutos e ofereça-lhe sempre recompensas pessoais (como um carinho) ou comida (pedacinhos de biscoitos para cachorros) para que assimile o seu novo truque.

Assim que aprender o truque escolhido vamos começar a praticá-lo especificamente quando percebermos que o cachorro quer pular para cima de nós. Para isso, deverá ter sempre guloseimas e prêmios do seu agrado.

Não se trata de engordar o cachorro e sim de o fazer compreender que é melhor fazer a ordem do que saltar para cima de nós, uma vez que saltando para cima de nós não recebe nada e pelo contrário, quando o recebe sentado é premiado com guloseimas.

Como evitar que o cachorro pule nas pessoas - Pratique obediência com o seu cachorro

Um problema grave

Em principio se levar a cabo esta técnica de obediência pode redirecionar o comportamento do seu cachorro mas será noutros casos onde não podemos evitar que isso aconteça.

Se acredita que o seu problema vaia além do comportamento mal aprendido deveria contemplar a possibilidade de recorrer a um etólogo, um especialista canino que pode aconselhar você sobre o comportamento e bem-estar do cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como evitar que o cachorro pule nas pessoas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Como evitar que o cachorro pule nas pessoas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar que o cachorro pule nas pessoas
1 de 6
Como evitar que o cachorro pule nas pessoas

Voltar ao topo da página