Partilhar

Adestramento do Rottweiler

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 11 julho 2016
Adestramento do Rottweiler

Ficha do animal: Rottweiler

Se decidiu adotar um filhote de Rottweiler, um Rottweiler adulto ou se já tem um e quer saber mais sobre adestramento canino, então entrou no sítio certo. É muito importante ter claro que esta raça precisa de educação e por isso no PeritoAnimal vamos-lhe dar algumas indicações para conseguir um bom adestramento.

Primeiro que tudo, deve saber que este cachorro tem umas caraterísticas físicas imponentes pelo que conseguir um cachorro obediente e social com as pessoas deve ser o seu principal objetivo no adestramento. Também lhe vamos dar alguns conselhos sobre exercício físico.

Descubra tudo sobre o adestramento do Rottweiler de seguida.

Caraterísticas do Rottweiler

O Rottweiler é um cão poderoso, de tamanho grande. Em algumas regiões é considerado como um cachorro potencialmente perigoso devido à sua musculatura e mandíbula forte, pelo que nestes casos o uso de focinheira na rua é obrigatória. Mede entre 60 e 70 centímetros até à cernelha e o seu peso ronda os 45 e 60 quilos.

Todas estas caraterísticas físicas não fazem do Rottweiler um cão perigoso, no entanto, devemos ter claro que é um cão muito forte e por isso o adestramento e a educação são tão importantes neste caso. Caso surjam problemas de comportamento no futuro poderá ser necessário recorrer a um etólogo canino.

O cachorro Rottweiler possui um caráter nobre e calmo, é muito inteligente, pelo que será fácil levar a cabo a educação básica. No PeritoAnimal não recomendamos que pratique adestramento de ataque nesta raça e, ainda menso se não possuir os conhecimentos necessários para isso. Ao ser um cachorro protetor precisamos de trabalhar ativamente a obediência.

Adestramento do Rottweiler - Caraterísticas do Rottweiler

Educação do filhote de Rottweiler

A educação do Rottweiler deve começar quando este ainda é um filhote, a partir dos três meses de vida, momento em que podemos separá-lo dos seus progenitores. É importante compreender que separar cedo o filhote é prejudicial para ele, uma vez que o cachorro não adquire os conhecimentos básicos de relacionamento entre cachorro e costuma ter mais dificuldades de aprendizagem.

Outro dado a ter em conta é a importância de definir regras para toda a família cumprir e respeitar. Por exemplo, deixar ou não subir o cachorro para o sofá, quais serão os seus horários de refeições, de passeio, etc. Todas as regras devem ser as mesmas para que o cachorro compreenda o que se espera dele, evitar confusões e manter uma estabilidade dentro de casa. A rotina beneficia bastante os nossos pets e é muito mais importante do que alguns acreditam.

Uma vez que tenha começado com o seu calendário de vacinação e o veterinário disser que já pode ir à rua e estar em contato com outros animais, é o momento de começar com a socialização do filhote. Esta fase é a mais importante de todas e será fundamental para que no futuro o nosso cachorro seja sociável, estável e não apresente problemas de comportamento. Deve apresentar-lhe outros pets, pessoas e objetos de todo o tipo. Quanto mais variados e positivos forem esses encontros, menos chances temos do cachorro ser reativo ou medroso.

Adestramento do Rottweiler - Educação do filhote de Rottweiler

Corrigir adequadamente os maus comportamentos

Deve saber que a utilização de coleiras enforcadores ou o castigo físico são totalmente prejudiciais e inapropriados no adestramento. Deve tentar ter uma boa relação com o cachorro, fazer com que lhe obedeça sem a necessidade de castigar. Isso não significa que não lhe possa dizer um "Não!" se estragar um móvel, mas deve evitar o castigo físico.

Se o seu cachorro costuma puxar a coleira, experimente uma coleira anti puxão. E se o problema estiver na obediência o melhor é consultar um educador canino. Lembre-se que o Rottweiler é um cão muito poderoso e forte, ensinar-lhe comportamentos agressivos vai trazer consequências negativas,

As suas ferramentas serão a paciência, a obediência e o reforço positivo. Nunca a agressividade, visto que isso pode levar a problemas de comportamento indesejáveis no futuro.

Os primeiros passos do adestramento: a obediência

Depois de ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades na rua e quando o filhote começar a crescer, vai ter de dedicar algumas horas ao seu adestramento começando pela obediência. Pode praticar uma sessão de 15 minutos por dia ou duas sessões de 10 minutos por dia. É importante não aborrecer o cachorro e começar a ensinar-lhe as ordens uma a uma:

  • Sentar-se
  • Ficar quieto
  • Vir aqui
  • Deitar-se
  • Andar junto a si
  • Ir até onde lhe disser

As ordens de obediência não só lhe irão proporcionar um cachorro educado e obediente fora de casa, como lhe ajudarão a melhorar a vossa relação, estimularão a sua inteligência e o farão sentir-se útil dentro da família. É muito importante entender que a obediência é muito importante.

Adestramento do Rottweiler - Os primeiros passos do adestramento: a obediência

Continuando com o adestramento

Ao ter um cão tão inteligente e nobre como é o Rottweiler é provável que fique com vontade de continuar com o adestramento e começar com métodos mais avançados. Antes de mais, é importante referir que é importante repetir as ordens já aprendidas pelo menos uma vez a cada 5 dias. O agility, ordens divertidas, memorizar, trazer objetos ou ensinar ao cachorro determinadas tarefas são alguns exemplos que pode trabalhar no adestramento avançado.

A melhor forma é, sem dúvida, recorrer a um circuito de adestramento de profissionais que o poderão ajudar com truques de adestramento canino apropriados para o seu caso em concreto.

Fazer atividades variadas com o Rottweiler será positivo para ele e para si, pois será beneficiado pelo seu comportamento obediente.

Adestramento do Rottweiler - Continuando com o adestramento

Passeios e exercício físico

O tempo de passeio do seu cachorro será determinado pela sua idade e capacidade física. No geral, será suficiente fazer 3 passeios diários de entre 20 e 30 minutos cada um. Fazê-lo desfrutar durante este tempo será fundamental.

É importante compreender que o exercício físico a aplicar vai depender da sua idade e da sua condição física:

  • Os filhotes devem praticar exercício moderado e sempre com um alto componente de diversão nele. Por exemplo, podemos começar por jogar a ir buscar a bola, ensinando-lhe a trazer objetos, etc. Nunca devemos exercitar em excesso um filhote, isso poderia ser prejudicial para a sua saúde e crescimento. É preferível fazer duas sessões diárias ao invés de uma só sessão de exercício excessiva.
  • Os exemplares adultos começarão a ter uma musculatura mais desenvolvida e forte, é aí que poderá exercitá-lo fazendo-o correr, saltar, puxar objetos, etc. Nesta fase deve ser criativo e observar quais são as preferências do nosso cachorro na hora de se mexer e divertir-se.
  • Os cães Rottweiler idosos (a partir dos 7 anos) serão beneficiados com um ritmo de exercício menos intenso para evitar desenvolver problemas de musculatura ou ossos como é o caso da displasia ou da artrose. Nadar e praticar diferentes atividades em modo de jogo são boas opções. Tal como no caso do filhote será importante não o forçar e observar o seu nível de rendimento para saber quando parar.
Adestramento do Rottweiler - Passeios e exercício físico

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adestramento do Rottweiler, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Adestramento do Rottweiler

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Luis Alves
Tenho uma rotweiller com 1 ano e meio paguei para adestra-la. Ela obedece senta e deita, mas ela e muito ativa, destroi tudo. Come armario, detonou minhas couves e plantas nem se fala. Comprei um repelente pra jogar nas plantas ate que funcionou um pouco. Quando ela ficara mais tranquila, tive uma rotweiller que nao se assemelha em nada a essa agora.
Jéssica
Tenho um rottweiler de 5 meses é fêmea ela é muito inquieta, é uma agonia pra prender soltar, pra colocar comida é um desespero pra comer
júnior santos
tenho um rottweiller, tá com 1 ano e 3 meses, Como posso passar alguns comandos pra elle me obedecer, Jah elle ainda não é adestrado.
Obg:
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Junior! Você tentou as dicas do artigo?
Coracy Noleto
Desejo saber mais sobre socialização do cão rottweiler.

grata.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Coracy! Se ele é ainda um filhote, este artigo pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/a-socializacao-do-cachorro-21654.html

Adestramento do Rottweiler
1 de 6
Adestramento do Rottweiler

Voltar ao topo da página