Partilhar

Conselhos para educar cachorros

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 14 março 2018
Conselhos para educar cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Educar cachorros é uma tarefa simples quando se sabe como o fazer e quando não se trata de algo muito avançado. No entanto, educar um cachorro pode parecer uma tarefa impossível se seguir os conselhos incorretos.

Atualmente existem duas linhas principais de educação canina, o adestramento tradicional e o adestramento com reforço positivo. Embora estes termos por vezes se usem de forma depreciativa, neste artigo do PeritoAnimal simplesmente se usam para indicar as diferenças entre estas linhas de pensamento sobre a educação dos cachorros.

O adestramento canino tradicional é baseado principalmente no reforço negativo e no castigo. No entanto, isto não significa que os adestradores tradicionais machuquem os cachorros, se for levada a cabo de forma correta quer dizer que neste tipo de educação canina predominam as correções quando o cachorro não responde da forma esperada. Por outro lado, o adestramento canino no positivo baseia-se principalmente no reforço positivo para educar os cachorros, embora também se possam usar outros métodos para corrigir condutas inadequadas.

O adestramento tradicional costuma ser mais duro e coercivo que o adestramento positivo, por isso não recomendamos que recorra a este método se não for profissional. Continue lendo e descubra os nossos conselhos para educar cachorros.

Educar cachorros ou adestrar cachorros?

Se leu algum livro de adestramento tradicional possivelmente encontrou a dicotomia entre educar cachorros e adestrar cachorros. Historicamente, no adestramento tradicional separou-se a educação do cachorro do adestramento formal do cachorro jovem e adulto. De acordo com esta diferenciação, a educação do cachorro deve ser feita de forma diferente do adestramento do cão adulto.

Esta dicotomia baseia-se em dois fatores:

  1. Os cachorros filhotes não têm a mesma capacidade de atenção que um cão adulto.
  2. As ferramentas de adestramento tradicional (coleira estranguladora) podem machucar com muita facilidade o pescoço de um cachorro.

No entanto, no adestramento positivo não se faz esta diferenciação, uma vez que os métodos usados são eficazes para educar cachorros de qualquer idade. Além disso, não se usam coleiras de estrangulamento, por isso as ferramentas utilizadas não podem magoar os cachorros. Apesar disto, reconhece-se a limitação da atenção dos cachorros e não se têm as mesmas exigências que nos cães adultos. Por outro lado, recomendamos sempre o uso do adestramento com reforço positivo, visto que com ele conseguiremos resultados eficazes sem a necessidade de magoar o animal ou de o submeter a situações desagradáveis.

Temas frequentes na educação dos cachorros

Embora possa ensinar muitas coisas ao seu cachorros, existem temas frequentes na educação de qualquer cão. Estes temas incluem os bons modos de um cachorro de companhia e a obediência básica que deve ter todo o cachorro.

Os bons modos caninos são necessários para qualquer cão e compreendem o que se pode denominar de adestramento canino básico. Como regra geral incluem:

Por outro lado, a obediência canina competitiva não é realmente necessária para um cachorro de companhia, mas pode ser de grande utilidade. De fato, quem teve um cachorro adestrado em obediência não pode conceber a ideia de ter outro cão sem esse tipo de adestramento. A obediência canina básica compreende os seguintes exercícios:

  • Obedecer à chamada
  • Senta
  • Deita
  • Quieto
  • Junto

 

Conselhos para educar cachorros - Temas frequentes na educação dos cachorros

Coisas a ter em conta para educar cachorros

Se a finalidade da sua pesquisa é transformar-se em um adestrados canino profissional, o mais recomendável é que consulte as escolas que oferecem cursos de adestramento e educação canina para que se informe melhor e obtenha o título necessário para se dedicar a esta atividade de forma profissional. Se, pelo contrário, precisa de conselhos para educar cachorros porque acaba de adotar um e procura um pequeno guia, os temas anteriores podem ajudar a saber por onde começar e o que ter em conta. Além disso, deverá ter em conta as seguintes dicas para obter os melhores resultados:

  • Tenha paciência, educar cachorro requer tempo. Como acontece com o processo de aprendizagem nos humanos, é preciso dedicar tempo para conseguir que o animal interiorize os comandos ou corrija os maus comportamentos.
  • Seja constante. Para obter bons resultados, a paciência deve estar de mão junta com a constância. Se não realizar sessões de treino de forma frequente e marcando uns horários, o seu cão jamais interiorizará os comandos e ordens. Com isto não queremos dizer que deva pressionar o animal nem que tenha que realizar sessões excessivamente longas, de fato, ambas as coisas são contraproducentes. Devemos fazer sessões de 10 minutos no máximo e repeti-las de forma regular todos os dias.
  • Defina as regras desde o começo. Uma vez estabelecidas as normas de educação canina, não as mude. Se convive com mais pessoas, será fundamental que as torne participativas e as informe sobre as regras definidas para que todos eduquem o animal da mesma forma. Um exemplo simples: se você educa o cachorro para que aprenda a sentar-se através do comando "senta" e outra pessoa usa a palavra "Sentado", o cão jamais aprenderá.
  • Use o reforço positivo. Um cachorro educado com amabilidade, que recebe felicitações e prêmios pelo bom comportamento, aprenderá sempre muito mais rápido.
  • Divirta-se com o seu cachorro. Sem dúvida, outras das chaves para educar cachorros de forma eficaz é divertir-se com eles enquanto os educa. Se o cão notar que nos aborrecemos ou transformamos as sessões de treino em uma rotina que não nos desperta nenhum interesse, ele vai perceber e irá adotar a mesma atitude. Faça vários jogos e brincadeiras com o cachorro para que ele
Conselhos para educar cachorros - Coisas a ter em conta para educar cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conselhos para educar cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Conselhos para educar cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Conselhos para educar cachorros
1 de 3
Conselhos para educar cachorros

Voltar ao topo da página