Partilhar

22 plantas para gatos

Por Eva López. Atualizado: 2 novembro 2020
22 plantas para gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais curiosos por natureza, por isso não é de surpreender que cheguem farejando novos objetos decorativos ou plantas recém-introduzidas em casa. No caso das plantas, tanto em ambientes internos quanto externos, corremos o risco de serem tóxicas para eles e causarem reações na pele dos gatos ou reações digestivas, quando ingeridas.

Para evitar problemas de saúde em seu gato, neste artigo do PeritoAnimal compartilharemos uma lista de plantas boas para gatos. Algumas plantas para gatos são consideradas plantas medicinais, portanto, são excelentes remédios naturais para tratar diferentes condições nesses animais. Outras, por outro lado, não possuem essa capacidade e, portanto, agem como plantas não-tóxicas para gatos decorativas. Leia o artigo e veja quais são as plantas inofensivas para gatos.

Também lhe pode interessar: Plantas venenosas para cachorros

Catnip ou erva de gato, a melhor planta para gatos

Se você está procurando uma planta para o seu gato que não seja tóxica, mas que além disso traga benefícios para sua saúde, a erva-gateira é o que você precisa. A Nepeta cataria, popularmente conhecida como catnip ou erva-gateira, tem um efeito sobre os gatos que poderíamos classificar como narcótico. Esta reação é um produto da nepetalactona, uma substância ativa encontrada na composição da planta e que tem a capacidade de estimular os neurônios sensoriais do gato. Quando isso acontece, o animal experimenta uma superestimulação, que demonstra esfregando-se com intensidade na planta, lambendo-a ou mordendo-a.

A erva de gato permite aliviar o estresse em gatos que sofrem com isso, e evita também que se desenvolva, favorecendo uma ambiente tranquilo e, além disso, fornece estimulação mental extra. Consulte todas as propriedades da erva-gateira e não hesite em adquirir uma dessas plantas.

22 plantas para gatos - Catnip ou erva de gato, a melhor planta para gatos

Aloe vera é uma das plantas não-tóxicas para gatos

O aloe vera ou babosa é outra das plantas seguras para gatos e altamente benéficas para gatos, especialmente para o tratamento de problemas de pele. Além de seus muitos benefícios, essa é uma das plantas suculentas para gatos que tem a vantagem de poder ser cultivada em ambientes internos e externos, desde que tenha disponível a luz do sol de que precisa. Além disso, você também pode aproveitar suas propriedades, se decidir comprar uma.

Plantas suculentas e gatos

Cabe destacar que o restante das plantas suculentas também é adequado para gatos, embora seus benefícios à saúde sejam menores.

Focando nos benefícios do aloe vera para gatos, destacamos seus efeitos para aliviar os sintomas da dermatite e promover a cicatrização de feridas. Graças aos seus componentes, o aloe vera possui propriedades antibióticas, anti-sépticas, curativas, regeneradoras, analgésicas e anti-inflamatórias. Obviamente, embora quando ingerido em pequenas quantidades não seja tóxico, se o seu gato costuma morder ou comer plantas com frequência, recomendamos mantê-lo fora de alcance, pois o consumo excessivo pode causar problemas gastrointestinais.

Camomila e valeriana, plantas medicinais para gatos

Tanto a camomila quanto a valeriana são boas plantas de áreas externas para gatos, por muitas razões. Além disso, eles são bonitas e podem te ajudar a decorar seu jardim. Começando com camomila, sua infusão pode atuar como remédio caseiro para eliminar carrapatos em gatos se aplicada topicamente, serve para limpar os olhos com remela, aliviar a conjuntivite (sempre como complemento do tratamento veterinário) e acalmar a pele irritada. A infusão de camomila, quando ingerida, também ajuda a tratar problemas gastrointestinais leves.

A valeriana, por outro lado, produz um efeito sedativo nos gatos, por isso é um excelente tranquilizante natural para gatos nervosos ou estressados. No entanto, apesar de seus bons resultados, é essencial encontrar o que está causando esse estado de nervosismo ou ansiedade para tratar.

22 plantas para gatos - Camomila e valeriana, plantas medicinais para gatos

Alecrim, tomilho, salva e hortelã são plantas inofensivas para gatos

As plantas aromáticas não apenas nos permitem decorar nosso pátio, varanda ou jardim, como também podem ser utilizadas para cozinhar e, é claro, para preparar remédios naturais. Essas mesmas ervas são consideradas plantas não tóxicas para gatos, por isso podem ser utilizadas também como tempero em suas comidas ou como remédios para certos desconfortos.

Embora existam muitas plantas aromáticas, as mais adequadas para felinos são o alecrim, tomilho, salsa e hortelã, devido às suas propriedades. Todas elas fornecem vitaminas e minerais, possuem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, purificadoras e digestivas. Além disso, cada uma oferece benefícios particulares:

  • O manjericão é muito benéfico para o sistema urinário, por isso é indicado para gatos que sofrem de infecções urinárias ou pedras nos rins.
  • O alecrim é um excelente relaxante muscular, por isso o óleo de alecrim serve para realizar massagens com este propósito.
  • O tomilho permite fortalecer o sistema imunológico e ajuda a combater doenças como a cistite, bronquite ou cólicas, graças às suas propriedades expectorantes, antitússicas, balsâmicas e diuréticas.
  • A hortelã possui propriedades descongestionantes, portanto, recomenda-se fazer um banho de vapor com esta planta para gatos com problemas respiratórios ou resfriados.

Descubra como cultivar ervas aromáticas em casa neste artigo e crie seus próprios temperos.

Areca-bambu, uma planta de interior inofensiva para gatos

A areca-bambu, conhecida também como paimeira-areca, é uma das plantas de interior mais usadas para decorar casas por sua beleza e cuidados simples. Além disso, é uma planta não tóxica para gatos, então você pode usá-la para dar vida à sua casa sem se preocupar se seu gato sofrerá algum dano caso morda as folhas ou se esfregue nelas.

Por ser um tipo de planta que precisa receber luz solar indireta, ela gostará de um espaço iluminado e quente na casa, mas que não produza calor excessivo. Por esse motivo, não é raro observar o gato deitado ao seu lado, desfrutando do mesmo bem-estar e conforto.

Orquídea é uma planta para gatos?

Se a sua dúvida é se esta é uma planta tóxica para gatos quando consumida, a resposta é não. Dessa forma, a orquídea faz parte da lista de plantas boas para gatos, e você pode ter uma sem problemas.

São muitos os tipos de orquídeas existentes, e todas são igualmente requisitadas como plantas decorativas por sua extraordinária beleza. No entanto, cuidar dessas plantas não é fácil e, portanto, é necessário conhecer a fundo os cuidados básicos da orquídea antes de adquirir uma. Se o seu gato é daqueles que gostam de mordiscar plantas e flores, não recomendamos ter uma orquídea ao seu alcance, uma vez que isso dificultará ainda mais o seu desenvolvimento.

22 plantas para gatos - Orquídea é uma planta para gatos?

Outras plantas não-tóxicas para gatos

Além das anteriores, existem outras plantas boas e seguras para gatos que você pode usar para decorar sua casa ou jardim, ou como remédio medicinal. Confira uma lista de mais plantas para gatos que não apresentam riscos e inspire-se com o seu jardim:

  • Dente-de-leão;
  • Unha-de-gato;
  • Calathea;
  • Manjericão;
  • Sálvia;
  • Bambu;
  • Pata-de-elefante;
  • Clorofito;
  • Peperomia obtusifolia;
  • Maranta;
  • Morangueiro
  • Pellaea rotundifolia (samambaia de botão).

Tão importante quanto saber quais são as plantas para gatos permitidas é saber quais são as plantas tóxicas para gatos. Para isso, confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre elas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 22 plantas para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • Cebrián, J. (2017). Dicionário de plantas medicinais. Barcelona. Editorial: RBALibros.
  • Libros Cúpula. (2018). Remedios caseros para perros y gatos. Más de 1000 soluciones para los problemas de tu mascota.

Vídeos relacionados com 22 plantas para gatos

1 de 3
Vídeos relacionados com 22 plantas para gatos

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Sônia
Meu gato adora folhas verdes posso dar pra ele Ora-pro-Nobis ? E pra serve essa planta ?
A sua avaliação:
Daiane
Aloe vera é tóxica sim! Se ingerida pode causar vômito, diarreia entroutros
A sua avaliação:
Anair Lourdes
Meu filhote estava comendo folhas de azaleias, gostaria de saber se são tóxicas. Grata
Lorena de Oliveira Tabosa Nascimento
Oi! Sim, as azaleias são tóxicas.
Beatriz
8. Azaleia
Formando belos arbustos de flores, a azaleia é muito popular nos jardins, quintais ou até mesmo vasos grandes. Sua beleza, entretanto, esconde um enorme perigo para os pets.

Visto que é uma planta tóxica para gatos, pode causar vômito, diarreia, convulsões e perda da coordenação motora. Aliás, em alguns casos, a ingestão de azaleia pode levar até mesmo à morte
A sua avaliação:
Denise
Estou confusa. Li em outros sites que Babosa é altamente tóxica para gatos. Agora eu fiquei na dúvida
Luísa Savala
Oi Denise! Tal como mencionamos no artigo: graças aos seus componentes, o aloe vera possui propriedades antibióticas, anti-sépticas, curativas, regeneradoras, analgésicas e anti-inflamatórias. Obviamente, embora quando ingerido em pequenas quantidades não seja tóxico, se o seu gato costuma morder ou comer plantas com frequência, recomendamos mantê-lo fora de alcance, pois o consumo excessivo pode causar problemas gastrointestinais.

22 plantas para gatos
1 de 4
22 plantas para gatos

Voltar ao topo da página