Matatabi para gatos - Para que serve e como usar
Ver fichas de Gatos
Provavelmente você já ouviu falar do catnip (Nepeta cataria), também conhecido como “erva-do-gato”. É uma erva perene que pertence à família da menta (Labiatae), que provoca em gatos manifestações peculiares, geralmente comportamentos indicativos de extremo prazer. Além dessa erva, outra planta vem fazendo sucesso com os gatos, o Matatabi, também com efeito eufórico nos bichanos. Menos conhecido que o catnip no Brasil, o Matatabi vem ganhando espaço com os felinos que não sentem o efeito da erva-do-gato.
Além disso, ao considerarmos que atualmente temos muitos gatos morando em apartamentos, sofrendo com o confinamento e sentindo ansiedade e outros distúrbios de comportamento, o uso dessas ervas torna-se uma forma de enriquecimento ambiental, trazendo bem-estar aos felinos estressados.
Usado também para auxiliar na adaptação, o Matatabi possui vários efeitos benéficos para os gatos, sendo de fácil uso e oferecendo bons resultados. Se você ainda não conhece essa planta, aproveite este artigo para ficar bem informado sobre matatabi para gatos. Boa leitura!
O que é Matatabi para gatos?
O Matatabi, ou videira prateada (Actinidia polygama), é uma planta nativa das montanhas do Leste Asiático, que induz um estado de euforia temporária nos gatos, deixando-os mais ativos e agitados. É um efeito muito parecido com o do catnip.
O Matatabi possui como um de seus componentes o nepetalactol, chamado de “hormônio da felicidade”, que aumenta os níveis de endorfina, causando sensação de prazer no animal. Pode ser usado com segurança em gatos, visto que não produz efeitos colaterais, com boa segurança farmacológica.
Para que serve o matatabi para gatos?
O Matatabi serve como um estimulante, proporcionando uma sensação de prazer aos felinos. O uso pode variar bastante, sendo utilizado como um agente de enriquecimento ambiental. A erva pode ser utilizada nos brinquedos do gatinho, sendo útil para estimular ainda mais a prática de exercícios.
Além disso, o Matatabi é bastante seguro para os gatos, não apresentando efeitos negativos marcantes. Essa erva produz efeitos mais potentes que o catnip, podendo funcionar nos gatos que não respondem a outras ervas estimulantes.
Os felinos apresentam comportamentos de esfregar a cabeça nos móveis e pessoas, rolam no chão, ficam amassando superfícies com as patinhas (“amassando pão”), ronronam mais e ficam com o instinto de caça mais aguçado. Algumas pessoas costumam comparar o catnip e o Matatabi à maconha (Canabis sativa), mas essas ervas não causam dependência nos gatos e nem efeitos alucinógenos.
Benefícios do matatabi para gatos
O Matatabi ajuda o gato a se sentir menos estressado, mais disposto para brincar e mais relaxado. A interação com a planta ajuda a reduzir o tédio e a frustração, comuns em gatos que vivem confinados. Nos casos de adaptação a novos ambientes e com outros animais, o Matatabi pode ser muito útil. Como os gatos ficam mais relaxados, a interação é facilitada, reduzindo os conflitos, pois os felinos são animais que não costumam viver em bando, rejeitando novos integrantes.
Em casos de mudanças de residência, a erva pode ser bastante útil para que o animal não se sinta perdido, deslocado e assustado. Nessas ocasiões, você pode deixar o gato em um local mais restrito nos primeiros dias, com seus objetos de costume, utilizando o Matatabi, para que ele reconheça seu cheiro e seus pertences. Depois é só ir liberando os outros cômodos da casa para que ele conheça seu novo lar, sempre com muita cautela e segurança para que ele não fuja.
Como usar o Matatabi para gatos?
O Matatabi pode ser utilizado de várias formas: colocado nos brinquedos e arranhadores, em almofadas, camas e panos. Também pode ser oferecido puro ao gato, já que alguns felinos gostam de cheirar e mastigar a planta.
Alguns brinquedos, como ratinhos ou bolinhas de espuma acrílica, já são fabricados com o Matatabi dentro, para chamar a atenção do gato. Eles gostam de cheirar e morder os brinquedos por um tempo, ficando mais ativos e brincalhões em seguida.
Matatabi ou catnip, qual escolher?
Na verdade, quem vai escolher qual a melhor erva será o gato. A preferência pelo Matatabi ou pelo catnip é muito individual. Alguns gatos não respondem ao catnip, mas mostram reação ao Matatabi. A falta de reação ao catnip e ao matatabi é uma condição genética e hereditária, ou pode ser que o gato ainda seja jovem demais para sentir os efeitos. Você pode oferecer a ele as duas ervas, em ocasiões diferentes, e observar a reação do bichano. Se você perceber que ele ficou mais relaxado e feliz com uma delas, essa será a erva escolhida!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Matatabi para gatos - Para que serve e como usar, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados extra.
- Bernardi, M.M. Catnip: alucinógeno ou medicamento? Disponível em https://www.unip.br/eceeic/admin/Anexos/Conteudo/C2014/C10/file_21102014154804575.pdf. Acesso em 26/11/2024.
- Romboli, H.M. Matatabi: o que sabemos a respeito? Disponível em https://nutrologiadecaesegatos.com.br/matatabi-o-que-sabemos-a-respeito/. Acesso em 26/11/2024.
- Zhang, L. et al. Dealing With Stress in Cats: What Is The New About the Olfactory Strategy? Front. Vet. Sci., Sec. Animal Nutrition and Metabolism. Disponível em https://www.frontiersin.org/journals/veterinary-science/articles/10.3389/fvets.2022.928943/full. Acesso em 26/11/2024.