Curiosidades do mundo animal

10 comportamentos estranhos dos gatos

10 comportamentos estranhos dos gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os felinos são uma fonte inesgotável de comportamentos curiosos, especialmente para os seres humanos, que muitas vezes têm dificuldade em encontrar uma razão lógica para as coisas que esses animais fazem. Porém, a ciência decifrou os motivos da maioria desses comportamentos, e conhecê-los é importante, pois é possível que o seu gato esteja tentando te dizer algo sem que você saiba.

Se você quer saber quais são os 10 comportamentos estranhos dos gatos e descobrir porque eles os realizam, não pode perder este artigo do PeritoAnimal. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: 10 coisas estranhas que os gatos fazem

Índice

  1. Se esfregar contra suas pernas
  2. Dormir na pia
  3. Ataques de loucura
  4. Morder panos
  5. Lamber o cabelo humano
  6. Morder as plantas
  7. Arranhar fora da caixa de areia
  8. Morder a si mesmo
  9. Arrastar o bumbum
  10. Beber água da torneira
Ver más >>

1. Se esfregar contra suas pernas

Certamente você reconhece a cena: você chega em casa e seu gato te cumprimenta esfregando o corpo e até mesmo o rosto contra suas pernas e tornozelos. Por que ele faz isso? Os motivos são vários: um deles é porque está feliz em te ver e se expressa assim; outro tem a ver com marcação, pois ao esfregar o corpo em você, o gato te reconhece como parte do seu grupo social e te reclama como mais um membro, que obviamente deve ter os mesmos cheiros, então ele os transmite a você através desse gesto.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 1. Se esfregar contra suas pernas

2. Dormir na pia

Muitos tutores confessam que seus gatos costumam dormir nas pias do banheiro, sem que eles consigam encontrar uma explicação para isso. No entanto, não há mistério. Pense que, em primeiro lugar, a pia é um lugar pequeno, então alguns gatos podem associá-la a uma espécie de toca onde estarão seguros, algo que eles gostam muito.

Outro motivo tem a ver com a temperatura, e é muito lógico no verão e nos países tropicais. Quando o calor é intenso, existe algum lugar mais fresco do que a cerâmica da pia? De acordo com os gatos, não.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 2. Dormir na pia

3. Ataques de loucura

Muitos gatos surpreendem quando começam a correr e pular pela casa sem nenhuma razão aparente. Isso é mais comum à noite e em felinos jovens, mas gatos adultos também podem ser observados saltando durante o dia. Por que eles fazem isso? Há duas razões principais.

A primeira delas é que o seu felino tem muita energia acumulada e está entediado, então alguns pulos loucos e corridas rápidas o ajudam a se divertir um pouco. Quando esse for o caso, considere oferecer ao seu gato outros meios de entretenimento para que ele possa liberar toda essa energia.

Por outro lado, esse comportamento também se apresenta quando o gato sofre uma infestação por parasitas externos, pois esses mordem a pele para se alimentar, o que causa coceira. Quando a coceira é insuportável ou atinge uma área difícil de alcançar para se coçar, é comum que o gato pule de um lado para o outro, pois não sabe o que fazer para se aliviar. Isso também ocorre quando o gato sofre de síndrome de hiperestesia felina, ou pele ondulante, transtorno que deve ser diagnosticado e tratado por um veterinário.

Saiba mais sobre isso no artigo Gato correndo como louco: causas e soluções.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 3. Ataques de loucura

4. Morder panos

Alguns gatos gostam de morder e chupar cobertores ou roupas de pano, especialmente quando são feitas de lã. Isso geralmente é comum em felinos que foram desmamados prematuramente e pode se tornar um comportamento compulsivo em alguns deles, virando uma estereotipia, enquanto outros só o manifestam em situações de estresse.

Da mesma forma, outros gatos tendem a mastigar e até comer todos os tipos de objetos, como plástico ou papelão. Esse fenômeno é denominado "síndrome de pica" e se manifesta quando o felino apresenta deficiências nutricionais ou problemas de comportamento que levam à ansiedade crônica, sendo a consulta veterinária urgente nesses casos.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 4. Morder panos
Imagem: https://www.catbehaviorassociates.com/

5. Lamber o cabelo humano

Muitos gatos gostam de dar uma boa lambida no cabelo de seus cuidadores, seja quando estão na cama com eles ou quando sobem em seus ombros. Você vai gostar do motivo desse comportamento: os gatos só limpam outros gatos, então, se seu gato está lambendo seu cabelo, é porque te considera uma figura de referência ou parte de seu grupo familiar.

Os felinos fazem isso porque, quando são pequenos, a mãe se encarrega de cuidar deles e mantê-los limpos, então é uma forma de reforçar o vínculo que eles têm com os membros de seu círculo mais próximo.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 5. Lamber o cabelo humano

6. Morder as plantas

Muitos donos de gatos reclamam que seus amigos peludos mordiscam e destroem suas plantas, mas o felino nunca faz isso com a intenção de danificá-las. Embora sejam carnívoros, os gatos precisam comer alimentos de origem vegetal de vez em quando. Na natureza, essa necessidade pode ser satisfeita quando comem o estômago de suas presas, onde podem encontrar restos de plantas semi-digeridos.

Os gatos domésticos, no entanto, podem tentar compensar essa escassez mordiscando um pouco suas plantas. No entanto, você deve estar ciente de que existem algumas plantas tóxicas para gatos, por isso, recomendamos garantir que suas plantas não são tóxicas e aprender a afastar os gatos das plantas.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 6. Morder as plantas

7. Arranhar fora da caixa de areia

Se você já pegou seu gato arranhando o chão fora da caixa de areia em vez de cobrir suas fezes, ele está tentando te dizer algo. Os gatos são muito exigentes com a limpeza de sua caixa de areia e também com os materiais que você usa como substrato, então pode ser que ele não goste da textura que você está usando. Quando isso acontece, o gato substitui o comportamento de cobrir as fezes, algo totalmente instintivo, por arranhar a superfície ao redor.

Descubra aqui no PeritoAnimal os diferentes tipos de areia para gatos e como escolher a melhor.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 7. Arranhar fora da caixa de areia

8. Morder a si mesmo

Se perceber que seu gato morde seu dorso, rabo ou qualquer outra parte do corpo repetidamente, fique alerta. Esse comportamento pode ser um sinal de que ele tem parasitas externos, então você deve verificar a presença desses insetos incômodos em sua pelagem.

Esse comportamento também está presente em gatos estressados que chegam inclusive a se machucar, pois se mordem compulsivamente. Em todo caso, não deixe de ir ao veterinário.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 8. Morder a si mesmo

9. Arrastar o bumbum

Não é normal que os gatos arrastem o ânus no chão, então, quando eles o fazem, significa que algo está acontecendo. Embora possa parecer curioso, a verdade é que é um sintoma inequívoco de que algo não vai bem. É possível que as fezes tenham grudado no pelo, o que pode acontecer em gatos com pelo comprido ou que sofrem de diarreia.

No entanto, isso também pode acontecer quando o felino tem parasitas intestinais ou uma inflamação das glândulas anais. Em ambos os casos, a visita ao veterinário é obrigatória.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 9. Arrastar o bumbum

10. Beber água da torneira

Quando se trata do consumo de água, todos os gatos parecem ser diferentes. Alguns bebem da vasilha sem problemas, outros preferem bebedouros de metal, alguns quase não bebem água, não importa o que você faça, e há gatos que gostam de beber água de qualquer lugar, exceto da tigela que você providenciou para eles. Entre estes últimos estão os felinos que gostam de beber da torneira.

Os motivos não são estranhos. Em primeiro lugar, os tutores costumam comprar recipientes de plástico para animais de estimação, mas a verdade é que esse material pode alterar o sabor da água, embora seja tão sutil que a língua humana é incapaz de perceber a alteração. Em segundo lugar, se você não for um mestre minucioso, pode se esquecer de trocar a água diariamente, e o gato se recusará a beber se ela estiver estagnada.

Além disso, a água corrente chama a atenção de muitos gatos, pois têm a sensação de que ela é mais fresca. Se este for o caso do seu gato e você quiser que ele pare de beber da torneira da pia, compre uma fonte para gatos.

10 comportamentos estranhos dos gatos - 10. Beber água da torneira

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 comportamentos estranhos dos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Bulbbes
Bulbbes,😻ele tem 7 meses e vivemos na Bélgica. Ele não aceita nenhum tipo de enfeite no pescoço. Amo meu BB. Obrigado.


Imagem: https://www.catbehaviorassociates.com/
1 de 11
10 comportamentos estranhos dos gatos