Problemas de comportamento

Gato correndo como louco: causas e soluções

Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. Atualizado: 26 julho 2023
Gato correndo como louco: causas e soluções
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já se perguntou por que os gatos ficam agitados do nada? Se você vive com um ou mais gatos em casa, provavelmente já presenciou um momento de loucura felina no qual o seu gato sai correndo do nada. Embora em muitos casos esse seja um comportamento normal e não represente qualquer tipo de problema, em outros pode ser um indício que algo não está bem e que o seu felino precisa da sua atenção.

Nesse artigo do PeritoAnimal, te explicamos o que pode dar origem a esse comportamento agitado sem motivo aparente e o que fazer para minimizá-lo - Gato correndo como louco: causas e soluções.

Índice

  1. Por que meu gato começa correr do nada?
  2. Por que os gatos ficam agitados à noite?
  3. O que fazer se o gato ficar correndo como louco?

Por que meu gato começa correr do nada?

Algumas vezes, seu gato começa a correr e pular pela casa sem nenhum tipo de controle? Não se preocupe, não é que seu peludo tenha perdido completamente a cabeça, esse comportamento tem uma explicação! Os "ataques de loucura felinos" repentinos são conhecidos como "zoomies" ou FRAP (Frenetic Random Activity Period), que em português se traduziria como "período de atividade frenética aleatória", e os gatos não são os únicos animais que experimentam esses episódios, os cachorros e outros mamíferos também o fazem.

No entanto, existem outras razões que também podem desencadear esses episódios de loucura em que vemos o gato correndo de um lado pro outro. Vamos ver:

1. Liberação de energia

Os períodos de atividade frenética aleatória ("FRAP") têm sido amplamente documentados e estudados em cães, mas o que nem todo mundo sabe é que também ocorrem com certa frequência em gatos, especialmente em animais adolescentes e jovens.

Não, você não está diante de um gato doido. Esse comportamento é considerado totalmente normal em felinos, portanto, não se preocupe ao ver o gato correndo do nada de vez em quando. O que ele está fazendo é liberar o excesso de energia acumulada através de atividade física explosiva e simulação de padrões de caça (fingindo perseguir algo, agarrando ou mordendo os tornozelos de seus tutores, se escondendo, pulando, etc.). Por isso, é normal se seu gato ficar louco e te morder sem motivo aparente. Nesses casos não patológicos, o episódio de atividade é intenso, mas dura apenas alguns segundos, e o próprio animal se acalma sozinho. Após parar, ele costuma se retirar para descansar em um local tranquilo.

2. Instinto de sobrevivência

Também é possível que você tenha observado seu gato correndo do nada depois de usar sua caixa de areia. Esse comportamento curioso não ocorre em todos os gatos, mas é comum em muitos felinos e é considerado uma resposta ao instinto de se afastar o mais rápido possível do local onde urinam ou defecam, para que o cheiro não atraia predadores.

3. Estresse e ansiedade

No entanto, se os "ataques de loucura" do gato ocorrerem com muita frequência (até várias vezes ao dia), durarem muito tempo ou estiverem acompanhados de outros sintomas ou comportamentos estranhos, é possível que o animal tenha algum problema de saúde física ou emocional. Nesses casos, as causas mais comuns de excesso de atividade são o estresse e a ansiedade, que muitas vezes levam o animal a desenvolver estereotipias (ou seja, uma série de movimentos repetitivos, invariáveis e sem função aparente) ou, em casos menos frequentes, a hiperestesia felina, uma condição caracterizada por espasmos, inquietação, hiperatividade e até autolesões.

Se você observar qualquer comportamento fora do normal ou suspeitar que seu peludo apresenta sintomas de doença, procure rapidamente o veterinário para que ele possa avaliá-lo.

Gato correndo como louco: causas e soluções - Por que meu gato começa correr do nada?

Por que os gatos ficam agitados à noite?

Os gatos são animais crepusculares, o que significa que seus picos de atividade geralmente ocorrem nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. No entanto, esses felinos podem adaptar e variar suas rotinas de acordo com o estilo de vida de seus tutores e as condições do ambiente em que vivem (temperatura, horas de luz, acesso ao exterior, etc.), portanto, não é incomum que muitos gatos aumentem sua atividade durante a noite, resultando em episódios frenéticos enquanto seus tutores dormem. Se o seu gato corre como louco de um lado para o outro ou até em cima de você na cama à noite, agora você já sabe o motivo.

Isso é especialmente comum no verão. Quando as temperaturas aumentam muito durante o dia, os gatos tendem a descansar em locais frescos e esperam até anoitecer para brincar, caçar ou sair para passear pelo bairro. Se seu peludo vive exclusivamente dentro de casa, não tem brinquedos ou elementos de estimulação ambiental, não convive com outros gatos para interagir ou é simplesmente um animal jovem que passou o dia dormindo, é muito provável que à noite ele libere toda a energia acumulada e comece a correr como louco ou tente brincar com você, mordiscando enquanto você dorme.

No entanto, se o gato fica correndo de um lado para o outro à noite de forma repentina, ou seja, se ele nunca fez isso antes, observe-o para verificar se há algum problema de saúde e, se necessário, leve-o a uma clínica veterinária.

O que fazer se o gato ficar correndo como louco?

Como explicamos, os FRAP são comportamentos geralmente normais e não patológicos, então não se preocupe se você observar seu gato correndo de um lado para o outro do nada de vez em quando. No entanto, se você tiver dúvidas sobre como agir nessas situações ou quiser saber como reduzir a frequência dos "ataques de loucura" do seu gato (ou evitar que ocorram à noite), aqui estão algumas dicas a serem consideradas:

  • Remova objetos perigosos: embora o aparecimento de um FRAP seja geralmente inesperado, é provável que o gato, uma vez que começa a correr, repita uma mesma trajetória. Observe-o e certifique-se de remover qualquer objeto que possa machucá-lo ou com o qual ele possa se prender, pois o felino correndo em alta velocidade pode calcular mal as distâncias e se chocar com algo.
  • Não tente parar o gato: se o ambiente em que o animal está correndo for seguro, nunca tente parar o gato em plena corrida. Esses episódios duram apenas alguns segundos e é muito melhor deixar que o próprio animal pare e se acalme.
  • Forneça estimulação ambiental e social: os gatos são animais muito curiosos e inteligentes. Eles precisam não apenas de lugares altos para subir e vigiar o ambiente, mas também de objetos e indivíduos com os quais interagir. Brincando diariamente com o seu gato, oferecendo brinquedos interativos para ele se entreter e criando espaços apropriados para felinos (plataformas para saltar, esconderijos, vistas para o exterior, etc.), você reduzirá sua necessidade de liberar energia através dos FRAP. Não perca este outro artigo sobre o Enriquecimento Ambiental em gatos.
  • Crie rotinas: se o seu gato é muito ativo durante a noite, você pode tentar modificar suas rotinas mantendo-o mais entretido durante o dia. Estabeleça um horário diurno para brincar com o seu peludo ou fazer atividades que ele goste, você pode até tentar treinar habilidades com ele! No entanto, lembre-se de que os gatos são, por natureza, animais crepusculares, então você não pode esperar que o ritmo de vida dele se ajuste exatamente ao seu.
  • Consulte um etólogo felino: se mesmo aplicando todos esses conselhos o seu gato continuar tendo ataques intensos de loucura com frequência, é hora de consultar um profissional em comportamento felino. Um bom etólogo analisará o comportamento do seu peludo e oferecerá orientação, sempre buscando o bem-estar do gato e a harmonia na convivência.

Agora que você já sabe por que os gatos ficam agitados do nada, correndo de um lado para o outro, não perca nosso outro artigo sobre 10 comportamentos estranhos dos gatos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato correndo como louco: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Referências
  1. Headlines and Global News. Cats Run From Litter Box After Pooping For A Very Scientific Reason. Acessado a 8 de junho de 2020. Disponível em: http://www.hngn.com/articles/90173/20150506/cats-run-from-litter-box-after-pooping-for-a-very-scientific-reason.htm
  2. http://mikeldelgado.com/
Bibliografia
  • PAOLETTA, RAE. “Why Your Cat Runs Around at Night Like a Maniac, According to Science.” Inverse. Dec. 19, 2017. Acessado a 8 de junho de 2020. Disponível em: https://www.inverse.com/article/39459-why-does-my-cat-run-around-at-night-according-to-science.
  • CORNELL FELINE HEALTH CENTER. “Fleas: A Source of Torment for Your Cat.” Cornell University College of Veterinary Medicine. Acessado a 8 de junho de 2020. Disponível em: https://www.vet.cornell.edu/departments-centers-and-institutes/cornell-feline-health-center/health-information/feline-health-topics/fleas-source-torment-your-cat
  • CORNELL FELINE HEALTH CENTER. “Hyperesthesia Syndrome.” Cornell University College of Veterinary Medicine. Acessado a 8 de junho de 2020. Disponível em: https://www2.vet.cornell.edu/departments-centers-and-institutes/cornell-feline-health-center/health-information/feline-health-topics/hyperesthesia-syndrome
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Geyza Oliveira
As minhas meninas ficam super feliz ao usar a caixa de areia(n°2) correm a casa toda pulam em todos os móveis
A sua avaliação:
João Moreno
Excelente artigo, ajudou a entender mais sobre meu bichano
A sua avaliação:
Debby
Olá, adotei minha gatinha Luiza com 2 meses, hoje ela está com 1 ano e 5 meses! É a Princesinha da casa...
Mas ela tem uns Espasmos no dorso, as costas tremem, ela sai correndo e fica se lambendo nas costas e patas. Muitas vezes estamos brincando e ela pára do nada para se lamber!
Já levei em 3 veterinários, cada um diagnósticos diferentes
A primeira diz ser alergia a pulga ou alergia alimentar.
A segunda diz ser coluna
O terceiro diz ser inflamação anal

Não sei mais o que faço!
Fico desesperada em vê-la correndo desesperada tbem.
Já gastei tanto tanto
Já dei tantos remédios e nada adiantou

Corta meu coração em ter que dar tantos remédios e em ter que levá-la em tantos veterinários... Ela é muito novinha ainda!

Me ajudeemmmmm!
Por favor!
🥺🥺
🙏🙏
A sua avaliação:
Sonia
Meu gato sai correndo do nada. Me ajudou a entender por que ele faz isso, valeu pela matéria.
A sua avaliação:
Cristiane
Ah os meus fazem isso, tenho 4 todos adultos e do nada um começa a correr os outros vão atrás. Falo que estam com foquinho., Aí que correm. Amo muito!
A sua avaliação:
Fany Pinto
Minha gatinha quando eu tiro meu pijame e deixo em cima da cama, ela gosta de pisar o meu pijame todinho, porque será? É da um miar muito baixinho e meigo,
1 de 2
Gato correndo como louco: causas e soluções