PARTILHAR

Os insetos mais estranhos do mundo

Os insetos mais estranhos do mundo

Os 10 insetos mais estranhos do mundo que apresentaremos a seguir estão entre as espécies mais raras e impressionantes que existem. Alguns são capazes de se camuflarem até se confundir com galhos e folhas. Outros possuem cores brilhantes e incríveis ou estruturas bem diferentes sobre suas cabeças.

Destacamos que aqui a utilização do termo inseto estranho é a de inseto raro e diferente do que estamos habituados. Quer conhecer esses curiosos animais da natureza? Neste artigo do PeritoAnimal você vai se surpreender com essas incríveis criaturas, curiosidades e hábitos. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Os insetos mais bonitos do mundo

1. Bicho-pau malásio

Existem muitas espécies de bicho-pau, mas o malásio, cujo nome científico é Heteropteryx dilatata, é um dos maiores. Já foram encontradas espécies com mais de 50 cm. É possível encontrá-lo nos bosques e florestas, onde se camufla com as folhas graças ao seu corpo verde com pintas marrons; e é por isso que ele está nesta nossa lista de insetos estranhos.

Sua expectativa de vida pode variar de um a dois anos e ele se alimenta de diversos tipos de folhas e possui asas, embora não seja capaz de voar. Neste outro artigo você pode conhecer alguns dos insetos gigantes.

Os insetos mais estranhos do mundo - 1. Bicho-pau malásio
Imagem: Xinhua

2. Besouro-tartaruga

O besouro-tartaruga (Charidotella egregia) é um coleóptero cujas asas possuem uma bela cor dourada metálica. O estranho deste inseto é que o corpo é capaz de assumir uma cor vermelha intensa frente a situações de estresse, já que transporta os fluidos até as asas. A espécie se alimenta de folhas, flores e raízes. Confira essa foto impressionante deste inseto estranho:

Os insetos mais estranhos do mundo - 2. Besouro-tartaruga
Imagem: discoverlife.org

3. Formiga-panda

A formiga-panda (Euspinolia militaris) possui uma aparência realmente incrível: pilosidades na cabeça com corpo branco e manchas pretas. Além do mais, na verdade ela não é uma formiga, mas uma vespa muito peculiar, pois também possui um ferrão venenoso.

A espécie é encontrada no Chile. Durante a etapa do desenvolvimento, suas larvas se alimentam das larvas de outras vespas, enquanto que as adultas consomem o néctar das flores. Por tudo isso, a formiga-panda é um dos insetos raros e venenosos mais espetaculares que existem.

Os insetos mais estranhos do mundo - 3. Formiga-panda
Imagem: steemitimages.com

3. Gorgulho-girafa

Com certeza você já viu uma girafa, então imaginará que este gorgulho possui um pescoço muito longo. O corpo deste inseto é preto brilhante, com exceção dos élitros ou asas, que são vermelhos.

O pescoço do gorgulho-girafa (Trachelophorus giraffa) faz parte do dimorfismo sexual da espécies, pois é mais longo nos machos. Sua função é bem conhecida: este inseto estranho utiliza o pescoço para criar seus ninhos, já que lhe permite dobrar as folhas para construí-los.

Os insetos mais estranhos do mundo - 3. Gorgulho-girafa

4. Gafanhoto cor-de-rosa

Os gafanhotos são insetos comuns nos jardins das zonas urbanas, mas o gafanhoto cor-de-rosa (Euconocephalus thunbergii) é um inseto pra lá de estranho até mesmo por ser um dos insetos mais raros do planeta. Sua coloração é produzida por eritrismo, um gene recessivo.

Seu corpo é igual ao de outros gafanhotos, só que de uma cor rosa brilhante. Embora pareça delatá-lo perante os predadores, esta cor lhe permite se ocultar nas flores. É uma espécie de inseto muito rara que somente foi documentada em algumas áreas da Inglaterra e Portugal, além de haver alguns relatos sobre ele nos Estados Unidos. Por este motivo, além de fazer parte desta relação de insetos estranhos, também faz parte da lista de animais mais exóticos do mundo.

Os insetos mais estranhos do mundo - 4. Gafanhoto cor-de-rosa

5. Mariposa-atlas

A singularidade da mariposa-atlas (Attacus atlas) é que ela é a maior do mundo. Sua envergadura com as asas alcança 30 centímetros, sendo as fêmeas maiores que os machos. É uma espécie que vive na China, Indonésia e Malásia.

Este animal estranho e raro é criado para a fabricação de seda da cor marrom, similar à cor presente nas suas asas. Em contrapartida, as bordas de suas asas são amarelas.

Os insetos mais estranhos do mundo - 5. Mariposa-atlas

6. Gafanhoto-membracido-brasileiro

Para muitos, este que também é conhecido como gafanhoto-brasileiro (Bocydium globulare) é o inseto mais bizarro do mundo. Além de muito raro, pouco se sabe sobre ele. O mais surpreendente neste inseto estranho são as estruturas bem curiosas que ficam penduradas sobre a sua cabeça.

Ele mede apenas 7 milímetros e as bolas sobre a sua cabeça não são olhos. É possível que sua função seja a de afugentar os predadores ao confundi-los com fungos, pois machos e fêmeas as têm.

Os insetos mais estranhos do mundo - 6. Gafanhoto-membracido-brasileiro
Imagem: exofauna.com

7. Louva-a-deus-flor-espinhoso

O louva-a-deus-flor-espinhoso (Pseudocreobotra wahlbergii) não é somente um dos 10 insetos mais estranhos do mundo, mas também é um dos mais bonitos. É encontrado no continente africano e exibe uma aparência branca com listras laranjas e amarelas, que os fazem ser muito parecidos com uma flor.

Além disso, suas asas dobradas apresentam o desenho de um olho, mecanismo perfeito para afugentar ou confundir os predadores. Sem dúvida, um inseto estranho e muito bonito simultaneamente.

E falando em beleza, não perca este artigo com os insetos mais bonitos do mundo.

Os insetos mais estranhos do mundo - 7. Louva-a-deus-flor-espinhoso

8. Grilo-toupeira-europeu

O grilo-toupeira-europeu, cujo nome científico é Gryllotalpa gryllotalpa, atualmente está distribuído em grande parte do mundo. Por isso, é um dos insetos estranhos que podem ser facilmente encontrados em muitas casas. Apesar de pertencer à classe Insecta, ele tem a habilidade de cavar e fazer um ninho na terra como as toupeiras, o que é possível graças às suas longas patas. Além disso, seu corpo apresenta pilosidades. Seu aspecto um tanto quanto diferente pode fazê-lo parecer aterrorizante, mas cada exemplar mede no máximo 45 milímetros.

Os insetos mais estranhos do mundo - 8. Grilo-toupeira-europeu

9. Formiga arborícola

Outros da nossa lista de insetos estranhos é a formiga arborícola (Cephalotes atratus). Sua particularidade está na cabeça grande e angulada. O corpo desta espécie é completamente preto e alcança entre 14 e 20 milímetros.

Além disso, esta formiga possui uma habilidade como "paraquedista": é capaz de se jogar do meio das folhas e controlar sua queda para sobreviver a ela e é devido a essa habilidade que a inserimos neste nosso ranking dos insetos mais estranhos do mundo.

Os insetos mais estranhos do mundo - 9. Formiga arborícola

10. Louva-a-deus-fantasma

O último de nossa lista de insetos estranhos é o louva-a-deus-fantasma (Phyllocrania paradoxa), uma espécie parecida com uma folha seca que vive na África. Mede no máximo 50 milímetros e seu corpo apresenta múltiplas tonalidades de marrom ou cinza esverdeado. Além disso, seus membros parecem enrugados, outra característica que os permite se camuflar entre as folhas mortas.

Repare atentamente a foto deste inseto estranho camuflado entre as folhas:

Os insetos mais estranhos do mundo - 10. Louva-a-deus-fantasma

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os insetos mais estranhos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Main, D. (2019, 15 de abril). Monstruos diminutos del bosque lluvioso. National Geographic.
  • Christopher E. Oufiero, Tammy Nguyen, Annie Sragner, Angelah Ellis. Patterns of variation in feeding strike kinematics of juvenile ghost praying mantis (Phyllocrania paradoxa): are components of the strike stereotypic?. Journal of Experimental Biology 2016 219: 2733-2742; doi: 10.1242/jeb.139675
  • Bennet‐Clark, H. C. A new French mole cricket, differing in song and morphology from Gryllotalpa gryllotalpa L. (Orthoptera: Gryllotalpidae). Systematic Entomology (39): 1970, 125-132.
  • Christopher H Dietrich, Julie M Allen, Alan R Lemmon, Emily Moriarty Lemmon, Daniela M Takiya, Olivia Evangelista, Kimberly K O Walden, Patrick G S Grady, Kevin P Johnson. Anchored Hybrid Enrichment-Based Phylogenomics of Leafhoppers and Treehoppers (Hemiptera: Cicadomorpha: Membracoidea), Insect Systematics and Diversity, Volume 1, Issue 1, October 2017, Pages 57–72.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Marcelus
Que animal é esse
A sua avaliação:
Marcos
Que inseto é esse..?
A sua avaliação:
Maria Clara
Eu: *ver o gafanhoto-membracido-brasileiro* Eu depois: SANGUE DE JESUS TEM PODEEEEE TEM PODEEEE TEM PODEEEEE (tenho 7 anos)
Aninha
Kkk Kkk verdade eu também Maria.
Os insetos mais estranhos do mundo
Imagem: Xinhua
Imagem: discoverlife.org
Imagem: steemitimages.com
Imagem: exofauna.com
1 de 12
Os insetos mais estranhos do mundo

Voltar ao topo da página ↑