Partilhar

Como afastar os gatos das plantas?

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 13 março 2018
Como afastar os gatos das plantas?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais estritamente carnívoros. Apesar disso, é habitual observarmos estes felinos a comerem as plantas das nossas casas ou jardins. Com certeza você já se questionou porque os gatos comem plantas? Muitas vezes, é porque tentam regurgitar e eliminar as bolas de pelo acumuladas no estômago. Outras vezes, pode ser simplesmente para se desintoxicarem ou simplesmente por puro prazer.

Antes de começar a tratar deste problema, você deve se assegurar que nenhuma das plantas que tem em casa faz parte das plantas tóxicas para gatos, já que qualquer uma dessas plantas pode provocar transtornos digestivos, alergias ou problemas renais.

Seja qual for o motivo que leva o seu gato a comer plantas, é importante que você o conheça e saiba como evitar que ele as coma. Sabemos o quão chata é esta situação quando você dedica tempo a cuidar as suas plantas. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como afastar o gato das plantas e porque ele as come. Tome nota dos nossos conselhos:

Também lhe pode interessar: Alimentação das tartarugas de terra

Porque os gatos comem erva?

É importante compreender que os gatos comem erva porque, provavelmente, precisam de o fazer. Os felinos, de forma natural, sabem como desintoxicar o sistema digestivo deles. Por essa razão, em vez de evitar que o seu gato coma alguma das plantas, o ideal é oferecer você mesmo uma planta que ele possa comer e estragar à vontade.

Ao contrário do catnip, existem plantas no mercado que se vendem precisamente com este propósito. São bandejas de erva que não são tóxicas e que ajudam o nosso felino a se desintoxicar de forma natural. Podemos adquirir estas bandejas já germinadas ou com tudo preparado com o substrato e as sementes que o fabricante escolheu. Outra opção, é fazer você mesmo uma bandeja de erva para o seu gato.

Como plantar erva do gato em casa? O que você precisa:

  • Recipiente
  • Substrato ecológico
  • Sementes de aveia, trigo ou alpista
  • Água
  1. Adicione o substrato ecológico num recipiente. Deve ser totalmente natural, sem nenhum tipo de químico. Lembre que o seu gato vai comer essa erva!
  2. Utilize sementes de boa qualidade para plantar. Utilize uma boa quantidade de sementes para ficar com uma bandeja bem cheia de erva.
  3. Regue e cubra o recipiente com filme. O calor vai ajudar a crescer mais rápido.
  4. Espere entre 3 e 10 dias para ver os primeiros rebentos.
Como afastar os gatos das plantas? - Porque os gatos comem erva?

Como evitar que os seus gatos comam suas plantas

Embora no início possa parecer uma boa ideia colocar as plantas num lugar alto, o mais certo é que o gato consiga alcançar e comer sem nenhum problema. Os gatos são muito atléticos e são capazes de saltar alturas inacreditáveis. Neste caso, o melhor seria plantar um jardim vertical suficientemente alto e sem móveis por perto para que o seu felino não consiga trepar. Você também pode colocar algum tipo de obstáculo, como uma rede, para que seja mesmo impossível aceder às plantas.

Como afastar os gatos das plantas? - Como evitar que os seus gatos comam suas plantas

Passe mais tempo com o seu gato

Embora você já passe algum tempo com o seu gato, talvez não seja ainda o suficiente para ele. Muitos gatos têm tendência para adquirir comportamentos desviantes em busca de atenção dos tutores. Você deveria dedicar mais de uma hora a brincadeiras diárias, especialmente se você observar alguns sinais de que o seu gato está entediado.

A "cana de pesca" é um dos brinquedos favoritos dos gatos. Mas você pode fazer vários tipos de brinquedos, inclusive de papelão ou com material reciclável. O importante é que você participe na brincadeira.

Você deve recordar que os gatos são animais muito sociáveis. Se você não tem tempo suficiente para dedicar ao seu felino, talvez seja uma boa ideia adotar um segundo gato para lhe fazer companhia. Não se esqueça que é importante que tenham idades semelhantes, assim como o mesmo nível de atividade.

Como afastar os gatos das plantas? - Passe mais tempo com o seu gato

Dicas para afastar os gatos dos vasos

Se você já ofereceu erva ao seu gato e não tem tempo nem espaço para fazer um jardim vertical, pode sempre utilizar truques naturais e não prejudiciais para afastar o gato do seu jardim. As propostas que lhe demos anteriormente, são de longe preferíveis a estas opções, mas estes remédios poderão ajudar a que o gato deixe de comer as suas plantas:

  • Procure no mercado um repelente próprio e aplique diretamente sobre as plantas.
  • Polvilhe as plantas com água misturada com limão ou laranja. Este truque costuma ser bastante eficaz para afastar os gatos. Prepare você mesmo uma garrafa de água com cascas destes citrinos.
  • Polvilhe as folhas das plantas com água com um pouco de pimenta. Este resultado será muito desagradável para o gato e é provável que ao provar ele não volte a se aproximar das plantas.
  • Coloque uma terceira planta de lavanda ou tomilho e deixe perto das outras plantas. Também atua como um repelente.

Como fazer com que o gato pare de cavar terra das floreiras?

Neste caso você pode testar todos os remédios do ponto anterior e utilizar os mesmos na terra. Adicione diretamente cascas de citrinos ou as soluções que lhe indicamos para criar um potente repelente.

Como afastar os gatos das plantas? - Dicas para afastar os gatos dos vasos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como afastar os gatos das plantas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Conselhos
  • Não se esqueça de visitar o seu veterinário para que ele realize um exame clínico completo e descarte qualquer problema de saúde que possa estar a originar este comportamento.

Escrever comentário sobre Como afastar os gatos das plantas?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como afastar os gatos das plantas?
1 de 5
Como afastar os gatos das plantas?

Voltar ao topo da página