PARTILHAR

Hiperestesia felina - Sintomas e tratamento

Hiperestesia felina - Sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Não é um segredo que os felinos são animais extremamente cuidadosos com a sua higiene, sendo possível afirmar que a segunda atividade que eles mais realizam durante o dia, além de dormir, é lamber a sua pelagem. No entanto, quando os hábitos de limpeza são compulsivos, e além de se higienizar, ele se machuca, então, é um sinal claro de que algo não está bem e que deve levar o seu amigo peludo ao veterinário o mais rápido possível.

A hiperestesia felina pode ser uma das causas, por isso, é importante conhecer os sintomas e o tratamento, para saber como lidar com esse transtorno. Continue lendo PeritoAnimal e descubra como saber se o seu gato sofre de hiperestesia.

Também lhe pode interessar: Tríade felina – Sintomas e tratamento

Hiperestesia felina: o que é?

Essa é uma síndrome que raramente afeta os gatos. É resultado de uma alteração do sistema neuromuscular, ela faz com que a pele das costas seja enrolada ou levantada desde a região dos ombros até a cauda. Quando isso acontece, a área afetada se torna muito sensível, fazendo com que o gato acredite que alguém o está perseguindo ou, que algo entrou na sua pele.

Este distúrbio é muito desesperador para o felino, pois, ele tende a lamber e morder para tentar escapar do que ele acredita estar perseguindo ou assediando-o. A hiperestesia felina se manifesta por episódios de vários minutos de duração, dos quais o gato apresenta uma série de sintomas. Quando o episódio termina, o comportamento volta ao normal.

Devido às características, essa doença recebe vários nomes, como a síndrome do gato nervoso ou síndrome da pele ondulante, além de outros mais técnicos, como neurodermatite e neurite.

Hiperestesia felina: causas

As pesquisas ainda não podem determinar com precisão o que desencadeia essa estranha síndrome. Alguns afirmam que em raças como os gatos orientais, o estresse pode iniciar esse distúrbio, especialmente quando é causado por um estado constante de nervosismo, produto de ruídos altos ou um ambiente tenso.

Outros estudos a relacionam com a epilepsia, pois, muitos gatos também convulsionam durante episódios de hiperestesia felina. Ambas as doenças se originam de uma perturbação dos impulsos elétricos do cérebro, portanto, muitos apoiam essa teoria.

Algumas doenças de pele, como as causadas por picadas de pulgas, infecções e deficiências alimentares, podem causar hiperestesia. Além disso, o transtorno obsessivo-compulsivo também foi observado em muitos dos gatos que sofrem desta doença, por isso, calcula-se que o surgimento de um está relacionado com o outro.

Hiperestesia felina: sintomas

O principal sintoma durante os episódios de hiperestesia é que o gato começa a lamber repetidamente a região lombar e a cauda, chegando até mesmo a se machucar para lutar contra a sensação desagradável, isso ocorre porque a pele se enruga.

Ele tentará morder e, ainda, atacar o seu próprio rabo, pois, ele não o reconhece como seu. Se você tentar acariciar as costas durante os episódios, ele mostrará uma maior sensibilidade na área e, pode até adotar uma atitude hostil em relação à você.

Os tiques, a perda de pelo nas zonas onde a pele se levanta, e as feridas, são muito comuns, principalmente, pelas mordidas que o gato dá a si mesmo. Durante os episódios, também é comum o gato ficar assustado, correr e pular pela casa, como se estivesse sendo perseguido, dando a impressão de que ele tem alucinações. O felino pode, ainda, miar em voz alta e as suas pupilas se dilatarem.

Hiperestesia felina - Sintomas e tratamento - Hiperestesia felina: sintomas

Hiperestesia felina: como diagnosticar?

Por ser uma doença rara, cujas causas ainda não estão definidas, o diagnóstico principal é descartar outras possíveis doenças. O primeiro passo é ver se os hábitos de higiene do felino mudaram, tornando-se obsessivo ou causam lesões.

O seguinte passo é levar o gato ao veterinário. Lá, ele fará os testes necessários para descartar doenças de pele, distúrbios cerebrais, problemas na tireoide ou na alimentação, entre outros. Exames de sangue, radiografias, entre outros estudos, serão necessários para determinar se é hiperestesia felina ou, ao contrário, se o problema é outro.

Hiperestesia felina: tratamento

Se você se perguntou se hiperestesia felina tem cura, a resposta é que infelizmente, não existe um tratamento específico. O que se prescreve, geralmente, é fornecer ao gato um ambiente calmo e tranquilo, reduzindo as possibilidades de experimentar nervosismo. Um local tranquilo para dormir, possibilidade de acessar facilmente a comida e a caixa higiênica, sem que ninguém ou nada o incomode, diminuirão os episódios.

Ocasionalmente, pode ser necessário o uso de calmantes, além dos medicamentos essenciais para curar possíveis feridas na pele. Da mesma forma, uma boa alimentação e suficiente água fresca, fornecerão ao gato todos os nutrientes necessários.

Hiperestesia felina - Sintomas e tratamento - Hiperestesia felina: tratamento

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Hiperestesia felina - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Ellen
Boa noite.
Meu gato está com a respiração pesada, parecendo fazer muito esforço para respirar mas não está com secreções e nem abrindo a boca. Sem apetite e sem usar a caixa de areia. Medicado com agemoxi e prediderm mas não vejo melhora... no raiox os pulmões estavam cinza. Não conseguiu fazer ultra... só identificou líquido no pulmão. Me ajudem a saber o que esta acontecendo com meu Príncipe. Por favor.
A sua avaliação:
Graça de Maria
Meu gato anda com dificuldade se balança, as pernas não obedecem cai muito como de tivesse molas no corpo tem uns impulsos de ir pra frente ora pra trás, a cabeça e os olhos giravam muito, da cambalhotas para tras . Obs. Muitos desses sintomas já sumiram como: cabeça e olhos, e virar cambalhotas mas quase não se locomove acho que tem medo de se machucar tem algum remédio que possa ajudá lo a ficar de pé, sem balançar com equilíbrio? e andar? eu dei a ele o Organo neuro cerebral que melhorou e muito mas ainda precisava ser mais independente. Pode me ajudar? Obrigada.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tânia Mota
O Ninho(gatinho)esta pálido a muito tempo e agora a barriga esta enorme a gente percebe q ele não tem deposição nem pra comer , come pouco .O que sera?
Luísa Savala
Oi Tânia! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Suelin
Olá. O gato pode conviver com esse problema o resto da vida? E é normal dar crises várias vezes ao dia?
Meu gato começou com esses sintomas. Ele olha pro rabo e corre e sua lombar e orelhas ficam dando tremiliques.
Luísa Savala
Oi Suelin! Como mencionamos no artigo: infelizmente não existe um tratamento específico para hiperestesia felina. O que se prescreve, geralmente, é fornecer ao gato um ambiente calmo e tranquilo, reduzindo as possibilidades de experimentar nervosismo. Um local tranquilo para dormir, possibilidade de acessar facilmente a comida e a caixa higiênica, sem que ninguém ou nada o incomode, diminuirão os episódios.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Angela
queria saber se hiperestesia felina tem cura, valeu peritoanimal.
Luiz
Olá Angela, o que você tem feito pra diminuir os ataques do seu gato?
O meu começou a apresentar isso, não sei oq fazer e o veterinário só rpescreveu um antinflamatório.
Hiperestesia felina - Sintomas e tratamento
1 de 3
Hiperestesia felina - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑