menu
Partilhar

10 sons dos coelhos

 
Por Ana Diaz Maqueda. Atualizado: 15 junho 2021
10 sons dos coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Embora possa parecer que os coelhos são animais quietos e calmos, eles contam com uma boa variedade de sons para indicar diferentes tipos de humor ou necessidades. Os diferentes sons dos coelhos são usados para se comunicar com seus companheiros, humanos ou não, por isso é muito importante aprender a identificá-los.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre a forma como os coelhos se comunicam, para entender melhor o que nosso coelho quer nos dizer e, desta forma, para você se comunicar melhor com ele. Continue lendo!

A linguagem dos coelhos

Você já ouviu falar de barulho de coelho? Ouviu um coelho gritando ou rosnando? Os coelhos, por serem animais na condição de "presa", tendem a ficar em silêncio e permanecem imóveis quando estão na natureza. Mas em uma casa isso é diferente. Na segurança que a vida em uma casa proporciona, os coelhos podem fazer mais sons e movimentos.

Conhecer sua linguagem nos ajudará a estabelecer uma relação mais saudável e positiva com nosso coelho de estimação. Além disso, saberemos agir em determinadas situações e aprenderemos a não nos incomodarmos porque acreditamos que nosso coelho está se comportando de forma inadequada, quando na verdade é algo natural para eles.

A seguir, veremos uma lista de sons que os coelhos fazem e o que eles significam:

10 sons dos coelhos - A linguagem dos coelhos

Sons dos coelhos e seus significados

Às vezes pode nos parecer que um coelho não produz qualquer tipo de som, pelo menos não um som que possa ser incômodo para nós mesmos ou para nossos vizinhos. Conforme passamos mais tempo com um coelho, veremos que não é bem assim. Os coelhos produzem muitos sons, muitos deles relacionados ao bem-estar e ao bom relacionamento com seu tutor ou tutora. Alguns dos sons que os coelhos fazem, são:

1. Cacarejar

Este é um som semelhante ao conhecido cacarejo de um galo, mas a uma frequência muito baixa, num volume quase imperceptível. Este som do coelho é produzido quando ele mastiga algo que gosta muito, não precisa ser um alimento, pode ser simplesmente um pedaço de madeira que usamos como enriquecimento ambiental.


2. Grunhir

Sim, é possível observar um coelho grunhindo e geralmente eles fazem isso como sinal de que vão morder ou dar um golpe com suas patas dianteiras. É um som de defesa do coelho, utilizado quando eles se sentem ameaçados ou não querem ser tocados.


3. Ronronar

Os coelhos, assim como os gatos, ronronam. No entanto, este ronronar do coelho é produzido quando esfregam levemente seus dentes. Como acontece com os gatos, isso significa que o coelho está calmo e feliz.


4. Assobiar

Coelhos que vivem com outros coelhos assobiam para expulsar seus congêneres (indivíduos da mesma espécie). É outro som do coelho a uma frequência baixa.


5. Bater com as patas traseiras

É verdade que quando um coelho faz esse barulho batendo forte com as patas traseiras significa que ele não gosta de algo, mas eles também usam o som produzido pelo golpe para avisar seus companheiros quando algo ruim está vindo, como a possível presença de um predador.

10 sons dos coelhos - Sons dos coelhos e seus significados

Mais sobre a linguagem dos coelhos

Além dos sons dos coelhos, esses mamíferos possuem muitos outros comportamentos para comunicar seu estado de espírito ou suas necessidades. Alguns desses comportamentos que fazem parte da linguagem dos coelhos, são:

  1. Deitar de lado: o coelho deita-se rápido e dramaticamente de lado. Embora possa não parecer, isso significa que ele está muito confortável e calmo.
  2. Esfregar o queixo: no queixo do coelho há glândulas que produzem ferormônios que são usados para marcar o território ou mesmo outros companheiros, como os humanos. Assim, eles esfregam o queixo contra algo para marcá-lo.
  3. Lamber: A lambida do coelho faz parte do comportamento de limpeza, mas também pode ser um sinal de afeto e relaxamento.
  4. Empurrar com o nariz: se seu coelho te empurra com força com seu focinho, ele pode estar exigindo atenção ou simplesmente que você saia do caminho dele para que ele possa passar. Descubra também neste outro artigo como posso saber se meu coelho me ama?
  5. Marcação de território com a urina: os coelhos, se não forem castrados, marcarão seu território com urina, de fato, não só o território, mas também outros coelhos, animais de estimação ou até nós mesmos.
  6. Orelhas para trás: se o coelho põe as orelhas para trás, é recomendável que você não invada seu espaço, pois com esta ação ele está indicando que precisa de paz e tranquilidade.
  7. Movimento da cauda: quando os coelhos abanam a cauda intensamente isso quer dizer que não gostam de algo. É um sinal de ameaça.
  8. Arrancar o próprio pelo: isso pode acontecer por duas razões: ou ele é fêmea e precisa preparar seu ninho ou está doente.

E aí, gostou de conhecer mais sobre os tipos de barulhos dos coelhos? Entender esses sons são primordiais para estabelecer uma boa relação com eles. Então se já tiver ouvido um coelho gritando ou um coelho rosnando, você agora já sabe o que isso significa.

Se você adotou um coelho recentemente, não perca o nosso vídeo a seguir em que apresentamos um guia completo sobre como cuidar de um coelho:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 sons dos coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fuentes Paredes, F., Yanavilca, M., Amelia, R., Rivera Rodríguez, R., Márquez, V., & Dante, M. (2010). Guía de manejo y cuidado de animales de laboratorio: conejos.
  • Mykytowycz, R. (1968). Territorial marking by rabbits. Scientific American, 218(5), 116-129.
  • Olivero, R. (1998). Comportamiento del conejo. INIA Hoja de Divulgación; 70) (Cunicultura; 18).
  • All things rabbits. Bunny behavior. Disponível em: <https://www.allthingsrabbits.com/bunny-language>. Acesso em 4 de junho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

10 sons dos coelhos
1 de 3
10 sons dos coelhos

Voltar ao topo da página