Problemas de gestação

Problemas no parto de cadelas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
Problemas no parto de cadelas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se a sua cadela está grávida, é fundamental que se informe sobre tudo o que é importante durante a gestação da cadela, para saber tudo o que precisa e tudo o que pode acontecer. Para que quando começar o parto, você esteja completamente informado sobre os problemas no parto da cadela e como deverá agir como dono responsável.

Neste artigo vamos informá-lo sobre os problemas que podem ocorrer durante o parto e dar-lhe alguns conselhos para tentar garantir que não acontecem ou como prevê-los para agir a tempo.

Principais complicações e problemas no parto da cadela

Se tivermos seguido a gravidez devidamente com a ajuda de um veterinário, é difícil ocorrerem problemas durante o parto. Mas pode sempre acontecer algum contratempo e, o melhor é estar preparado. De seguida, vamos lhe mostrar os problemas mais comuns no parto de uma cadela e situações que o podem complicar:

  • Distocia: A distocia é quando os filhotes não conseguem sair sem ajuda pelo canal do parto devido à sua posição ou algum tipo de obstrução. Trata-se de distocia primária quando é o próprio filhote que está virado e mal posicionado para poder ser expulso corretamente. Em contrapartida, falamos de distocia secundária quando o impedimento é provocado por outra coisa que não o filhote, por exemplo uma obstrução intestinal que reduz muito o espaço do conduto do parto.
  • O filhote fica preso: Pode acontecer que devido à posição do cachorro que está nascendo nesse momento ou porque o tamanho da sua cabeça é demasiado grande para o canal do parto da cadela, o filhote fique preso e não possa sair sem a ajuda dos donos ou do veterinário. É importante que não tente tirar o filhote puxando-o com forço, isso apenas provocará uma grande dor à cadela e facilmente a morte do filhote.
  • Raças braquicéfalas: Estas raças como os Buldogues, têm muitos problemas respiratórios e cardíacos. Por isso, é muito comum que as cadelas não possam levar a cabo o parto sozinhas. Para além de não conseguirem realizar o esforço de forma normal devido às insuficiências que sofrem, o mais provável é que ao se tratar de raças com a cabeça muito grande, os filhotes fiquem no canal do parto devido ao tamanho da sua cabeça. Para evitar qualquer complicação, é muito recomendável que em raças assim se planeje diretamente uma cesárea no veterinário.
  • Problemas para tirar o filhote da bolsa amniótica e cortar o cordão umbilical: É possível que se a cadela que está dando a luz é inexperiente ou está extremamente esgotada ou doente, tenha dificuldade para acabar de extrair os filhotes da sua bolsa e para cortar o cordão. Neste caso deverá fazê-lo você ou o veterinário, pois deve ser algo rápido uma vez que o pequeno esteja fora da sua mãe.
  • Um filhote não começa a respirar: Neste caso devemos agir com calma e eficazmente. Devemos reanimar o filhote recém nascido para o ajudar a respirar pela primeira vez. É sempre melhor se for um veterinário com experiência a fazê-lo, ao invés de sermos nós em casa. Por isso, é recomendável que o parto seja assistido por um veterinário, em casa ou na clínica.
  • Síndrome de reperfusão: Ocorre quando um filhote acaba de sair e a mãe tem uma hemorragia excessiva. Não é uma das complicações mais comuns, mas se ocorrer é altamente perigoso para a cadela, uma vez que perde muito sangue no momento.
  • Ruptura do útero: Não é o mais comum, mas se ocorrer coloque em risco a vida da cadela e a dos filhotes. Por isso, deverá chamar de urgência um veterinário. Pode acontecer que o peso dos filhotes seja excessivo para a mãe. Se for o caso, apesar de não haver ruptura do útero, também poderia haver complicações uma vez que a mãe não poderia expulsar bem os filhotes por serem demasiado grandes.
  • Problemas na cesárea e pós-operatório: Como em qualquer operação com anestesia existem riscos para a saúde do paciente. Não é habitual mas podem haver infecções, complicações com a anestesia e hemorragias. Após a cesárea pode haver algum problema com a recuperação, mas se a cadela estava bem de saúde antes do parto e não houve complicações durante a cesárea, a recuperação não tem que ser complicada.
  • Doenças anteriores ao parto: Se a cadela já estiver doente antes do parto, de certeza que estará fraco e que lhe custará muito levar a cabo o parto sozinha. Além disso, é provável que ocorram complicações durante o parto se a mãe já está doente há um tempo. Se este for o caso, o melhor é que o parto ocorra na clínica veterinário com tudo muito bem controlado.
Problemas no parto de cadelas - Principais complicações e problemas no parto da cadela

Como evitar os problemas que podem surgir no parto da cadela

Como referimos antes, o melhor para evitar estes problemas é um seguimento adequado da gravidez da nossa fiel companheira. Por isso, deve levá-la ao veterinário todos os meses, no mínimo para uma revisão completa para detetarem possíveis problemas a tempo. Devem ser realizados vários exames como ecografias e análises de sangue durante estas explorações veterinárias. É muito importante saber quantos filhotes estão a caminho para ter isso em conta no momento do parto, pois se saírem menos e parecer que o processo parou, poderá saber que há algum filhote preso.

No momento em que começar a notar os primeiros sintomas e sinais de que a cadela está de parto, deve preparar todo o material necessário como toalhas limpas, o número das urgências veterinárias, desinfetante para as mãos e luvas de látex, tesoura esterilizada, fio de seda para atar o cordão umbilical se for necessário, seringas orais para ajudar os filhotes a expulsar o líquido amniótico, entre mais instrumentos. Assim estaremos preparados para ir ajudando a nossa companheira em todo o processo e no caso de complicações resolvê-las devidamente. Mas não devemos intervir no processo natural do parto se não ocorrerem complicações ou problemas.

Mesmo assim, o mais seguro tanto para a cadela como para os seus filhotes é que o parto seja assistido pelo veterinário habitual e de preferência na clínica veterinária com todo o material e conhecimentos necessários à mão.

Problemas no parto de cadelas - Como evitar os problemas que podem surgir no parto da cadela

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Problemas no parto de cadelas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
85 comentários
A sua avaliação:
Ragman
Minha cadela está em trabalho de parto já pariu 8 corre algum risco de ficar algum filhote lá dentro?
A sua avaliação:
Aline Santos
Gente alguém pôde mim passar um número de algum veterinário por favor
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Aline. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rolando Baptista
A minha cadela está em trabalho de parto e a cria ficou presa o que fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rolando. Tudo bem? Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes para te ajudar. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Odilia modesto
Fiz ultrassonograf ela estava com 03 filhotes aproximadamente 47 dias e um com44 dias mas morto.o veterinário me informou que não havia problema é quando ela fosse partir o feto sairia
Ela teve o parto à noite e quando eu a encontrei , já estava os 3 cachorros com ela e nada de placenta e de feto. Ela estava com muita cede. Bebeu muita água e se alimentou.o que aconteceu? Ela comeu a placenta e o feto? É normal?. Desde já agradeço Odilia
A sua avaliação:
quezia vitoria
minha cadela tá com 54 dias, ela é uma salsichinha. Ela tá muito agoniada, por conta do tamanho da barriga. Se ela ter os filhotes nesse período, é arriscado?
A sua avaliação:
Leticia
Oi minha cadela está com 24 hs em trabalho de parto ,já está saindo o meconio e só consegui veterinario pra amanhã de manhã,aí completa-ra 36 hs em sofrimento,será que ela resiste?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Leticia
Conseguir um veterinario as 2 da manhã,foi feito o parto mas infelizmente os 4 filhotes não resistiram ,e elq continua internada
A sua avaliação:
Nando Sena
olá, gostaria de saber a respeito sobre a posição dos filhotes ao nascer, tenha uma cadela da raça ponche! no primeiro parto dela nasceram 3 filhotes 1 fêmea e 2 machos, fiquei surpreso pq a fêmea saiu primeiro a parte traseira isso é normal? gostaria de receber essa resposta..
A sua avaliação:
Verislania Garcia
Oi Boa tarde minha cadela não consegui por os filhotinho pra fora está sem força não come nem bebe nada desde de ontem parece quê está morrendo PRA fazer à cesárea a veterinária me cobrou 700,00 e 60,00 da consulta e eu não tenho esse dinheiro oque eu faço por favor
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Leticia Barros
Olá como ficou sua cadela ,pois a minha tbm ta assim ,mas de 24 hs em trabalho de parto e eu só consegui veterinario pra amanhã de manhã,mas ela tá perdendo meconio que é o líquido verde ,tô dom medo dela morrer 😭
A sua avaliação:
Jezuina
Tenho uma cadela que saiu um tumorsinho i estourou depois do parto moro na roça tem remédio caseiro ?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Kelly
Minha cachorra pariu 5 filhotes hoje só que só saíram 3 placentas l, e agora tem algum problema? Ela não quis fazer nada eu tive que abrir a bolsa corta o cordão ela não fez nada e nem quis comer as placentas que saíram. To preocupada
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
gelcione
BOM DIA..MINHA CADELA CRIOU,FAZ 6 DIAS E AGORA E AINDA ESTA SAINDO UM LIQUIDO ESCURO DELA COM ODOR FORTE.E ELA CHORA DE DOR.E ESTA COM PARTE TRASEIRA (DO ABDOMEN P TRAZ)DELA FRACO E CAINDO DE VEZ ENQUANDO..O Q SERA QUE ACONTECEU COM ELA......SERA UMA UMA GRANDE INFECÇAO.ALGUME PODERIA ME AJUDAR
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rubia
Olá a minha cachorra tá tendo dificuldade no parto,a sua bolsa já estourou faz hrs eu não sei o que Fazer só tá saindo um líquido alguém me ajuda por favor??
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rubia! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico da cachorra para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Até lá, te deixamos este artigo que pode conter informação útil: https://www.peritoanimal.com.br/como-ajudar-no-parto-da-cadela-21572.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lídia
Oi, Rubia. Como foi o parto da sua cachorra. A minha está assim.
A sua avaliação:
Eliane teixeira dos santos
Olá minha cachorra teve filhote a 5 dias ela não quer come e não esta andando as patas esta travadadas o que devo fazer
A sua avaliação:
Alessandra
Minha cadela deu cria as 7 da manhã do dia 30/01 para o primeiro filhote, até aí tudo bem, nasceu linda, as 11:30h nasceu o segundo, porém com as patinhas "tortas", ela ficou gemendo e pregando, não nasceu mais nenhum filhote, é uma chow chow que adotei da rua, tanto ela quanto o seu parceiro, ambos chow chow. Ela continua ofegante e saindo secreção vaginal, por vezes um vermelho amarronzado, é normal, falei com ONGs de amparo animal e disseram que sim.
A sua avaliação:
Claudiléia
Estou desesperada, porque minha cadelinha shiuahua fugiu do canil dela e pegou cria do meu cachorro Burriler
Ele é enorme,e ela parece um bebê.
Oque eu faço,?por favor me ajudem,a barriga dela já está durinha,.
A sua avaliação:
Agata
minha cadela deu um filhote, o outro ele estourou a placenta, porem ele está preso só com as patas para fora, o que devo fazerrrr?
A sua avaliação:
Filipe
Olá , minha cadela deu cria , o último filhote ela pariu nasceu muito pequeno , ele está mamando normalmente , porém está muito magro, ele anda mas com dificuldade, não é muito ativo , sempre está deitado quase sempre dormindo
Alessandra
Deu apenas 1 filhote? Qual raça?
A sua avaliação:
Ana Paula Valadares de farias
Olá. Minha cachorrinha deu cria hoje ela e da raça poodle mais dois dos seus filhos nasceram tadinha e sem pelagem e normal
A sua avaliação:
Pedro
Boa noite minha cachorrinha esta em trabalho de parto 2 horas e não consegue pari isso é normal?
Luísa Savala
Oi Pedro! Temos uma artigo sobre quanto tempo de mora o parto de uma cadela que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/quanto-tempo-demora-o-parto-de-uma-cadela-22781.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Diná
A cadela da minha irmã esta em trabalho de parto,a partir de quanto tempo em trabalho de parto e nenhum filhote sair pode se considerar risco ?
Luísa Savala
Oi Diná! Temos um artigo sobre o tempo que dura um parte de cadela, confira: https://www.peritoanimal.com.br/quanto-tempo-demora-o-parto-de-uma-cadela-22781.html
Se a cachorra não apresentar sinais similares aos explicados no artigo, é muito importante que ela seja vista por um médico veterinário de confiança, o quanto antes, para evitar maiores problemas.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Problemas no parto de cadelas