Problemas no parto de cadelas

Problemas no parto de cadelas

Se a sua cadela está grávida, é fundamental que se informe sobre tudo o que é importante durante a gestação da cadela, para saber tudo o que precisa e tudo o que pode acontecer. Para que quando começar o parto, você esteja completamente informado sobre os problemas no parto da cadela e como deverá agir como dono responsável.

Neste artigo vamos informá-lo sobre os problemas que podem ocorrer durante o parto e dar-lhe alguns conselhos para tentar garantir que não acontecem ou como prevê-los para agir a tempo.

Principais complicações e problemas no parto da cadela

Se tivermos seguido a gravidez devidamente com a ajuda de um veterinário, é difícil ocorrerem problemas durante o parto. Mas pode sempre acontecer algum contratempo e, o melhor é estar preparado. De seguida, vamos lhe mostrar os problemas mais comuns no parto de uma cadela e situações que o podem complicar:

  • Distocia: A distocia é quando os filhotes não conseguem sair sem ajuda pelo canal do parto devido à sua posição ou algum tipo de obstrução. Trata-se de distocia primária quando é o próprio filhote que está virado e mal posicionado para poder ser expulso corretamente. Em contrapartida, falamos de distocia secundária quando o impedimento é provocado por outra coisa que não o filhote, por exemplo uma obstrução intestinal que reduz muito o espaço do conduto do parto.
  • O filhote fica preso: Pode acontecer que devido à posição do cachorro que está nascendo nesse momento ou porque o tamanho da sua cabeça é demasiado grande para o canal do parto da cadela, o filhote fique preso e não possa sair sem a ajuda dos donos ou do veterinário. É importante que não tente tirar o filhote puxando-o com forço, isso apenas provocará uma grande dor à cadela e facilmente a morte do filhote.
  • Raças braquicéfalas: Estas raças como os Buldogues, têm muitos problemas respiratórios e cardíacos. Por isso, é muito comum que as cadelas não possam levar a cabo o parto sozinhas. Para além de não conseguirem realizar o esforço de forma normal devido às insuficiências que sofrem, o mais provável é que ao se tratar de raças com a cabeça muito grande, os filhotes fiquem no canal do parto devido ao tamanho da sua cabeça. Para evitar qualquer complicação, é muito recomendável que em raças assim se planeje diretamente uma cesárea no veterinário.
  • Problemas para tirar o filhote da bolsa amniótica e cortar o cordão umbilical: É possível que se a cadela que está dando a luz é inexperiente ou está extremamente esgotada ou doente, tenha dificuldade para acabar de extrair os filhotes da sua bolsa e para cortar o cordão. Neste caso deverá fazê-lo você ou o veterinário, pois deve ser algo rápido uma vez que o pequeno esteja fora da sua mãe.
  • Um filhote não começa a respirar: Neste caso devemos agir com calma e eficazmente. Devemos reanimar o filhote recém nascido para o ajudar a respirar pela primeira vez. É sempre melhor se for um veterinário com experiência a fazê-lo, ao invés de sermos nós em casa. Por isso, é recomendável que o parto seja assistido por um veterinário, em casa ou na clínica.
  • Síndrome de reperfusão: Ocorre quando um filhote acaba de sair e a mãe tem uma hemorragia excessiva. Não é uma das complicações mais comuns, mas se ocorrer é altamente perigoso para a cadela, uma vez que perde muito sangue no momento.
  • Ruptura do útero: Não é o mais comum, mas se ocorrer coloque em risco a vida da cadela e a dos filhotes. Por isso, deverá chamar de urgência um veterinário. Pode acontecer que o peso dos filhotes seja excessivo para a mãe. Se for o caso, apesar de não haver ruptura do útero, também poderia haver complicações uma vez que a mãe não poderia expulsar bem os filhotes por serem demasiado grandes.
  • Problemas na cesárea e pós-operatório: Como em qualquer operação com anestesia existem riscos para a saúde do paciente. Não é habitual mas podem haver infecções, complicações com a anestesia e hemorragias. Após a cesárea pode haver algum problema com a recuperação, mas se a cadela estava bem de saúde antes do parto e não houve complicações durante a cesárea, a recuperação não tem que ser complicada.
  • Doenças anteriores ao parto: Se a cadela já estiver doente antes do parto, de certeza que estará fraco e que lhe custará muito levar a cabo o parto sozinha. Além disso, é provável que ocorram complicações durante o parto se a mãe já está doente há um tempo. Se este for o caso, o melhor é que o parto ocorra na clínica veterinário com tudo muito bem controlado.

Como evitar os problemas que podem surgir no parto da cadela

Como referimos antes, o melhor para evitar estes problemas é um seguimento adequado da gravidez da nossa fiel companheira. Por isso, deve levá-la ao veterinário todos os meses, no mínimo para uma revisão completa para detetarem possíveis problemas a tempo. Devem ser realizados vários exames como ecografias e análises de sangue durante estas explorações veterinárias. É muito importante saber quantos filhotes estão a caminho para ter isso em conta no momento do parto, pois se saírem menos e parecer que o processo parou, poderá saber que há algum filhote preso.

No momento em que começar a notar os primeiros sintomas e sinais de que a cadela está de parto, deve preparar todo o material necessário como toalhas limpas, o número das urgências veterinárias, desinfetante para as mãos e luvas de látex, tesoura esterilizada, fio de seda para atar o cordão umbilical se for necessário, seringas orais para ajudar os filhotes a expulsar o líquido amniótico, entre mais instrumentos. Assim estaremos preparados para ir ajudando a nossa companheira em todo o processo e no caso de complicações resolvê-las devidamente. Mas não devemos intervir no processo natural do parto se não ocorrerem complicações ou problemas.

Mesmo assim, o mais seguro tanto para a cadela como para os seus filhotes é que o parto seja assistido pelo veterinário habitual e de preferência na clínica veterinária com todo o material e conhecimentos necessários à mão.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Problemas no parto de cadelas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.