Partilhar

Sintomas de aborto em uma gata

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 fevereiro 2019
Sintomas de aborto em uma gata

Ver fichas de  Gatos

A gravidez de uma gata é um momento delicado. É normal que surjam medos e que fiquemos alarmados perante qualquer sinal pouco habitual. Temos medo do parto e nos questionamos se ela o poderá fazer sozinha ou se temos de a ajudar e neste último caso, se o vamos fazer bem. É normal surgirem muitas dúvidas sobre a gravidez e se vamos saber reconhecer uma urgência para evitar a perda dos bebês.

Qualquer fêmea, seja de que espécie for, pode sofrer um aborto durante a gravidez, o importante é saber reconhecer a tempo os sinais para não sofrer as consequências. Lembre-se que os nossos animais não nos podem contar o que sentem, por isso é da nossa responsabilidade interpretar os sinais. No PeritoAnimal queremos ajudá-lo a identificar os sintomas do aborto em uma gata, para poder agir a tempo e da forma mais eficaz possível, preservando a vida dos pequenos e da sua mãe.

Também lhe pode interessar: Sintomas de aborto em uma cadela

Durante a gravidez da gata

Quando decidimos enfrentar este novo desafio junto da nossa gata, seja por escolha ou por um descuido, temos vários pontos a ter em conta. Alguns deles são muito específicos, como os cuidados que deve receber e a alimentação adequada nesta etapa para que os filhotes estejam o melhor possível e venham ao mundo saudáveis.

Outros não tão específicos, mas que devemos estar preparados para os danos serem o mais leves possíveis, tanto para os pequenos como para a futura mãe. Vamos ver de seguida que complicações podem surgir para identificá-las a tempo.

Sintomas de aborto em uma gata - Durante a gravidez da gata

As causas do aborto em gatos

Existem várias causas que podem fazer a nossa gata abortar, vamos diferenciá-las consoante o período da sua gestação:

  1. Estágios iniciais: sem sinais, há reabsorção embrionária e normalmente os donos nem sabem que estava prenha. No geral, não há descarga vulvar (sinal visual). Pode confundir-se com uma gravidez psicológica.
  2. Fase média: ou segunda metade da gravidez, considera-se depois de 30 dias da cópula aproximadamente e no caso de sofrer um aborto ocorrerão perdas de sangue ou tecidos que costuma ser difícil ver pelo dono, uma vez que a gata come normalmente e limpa tudo para não deixar rastros.
  3. Fase final: muito próximo do parto, observamos um comportamento normal na gata de fazer o ninho para receber os filhotes e um parto, às vezes normal, mas o resultado são fetos ou crias mortas.

Por sua vez, podemos diferenciar as causas em infecciosas (afetando mãe, crias e/ou placenta), ou causas não infecciosas (erros genéticos, tratamentos anteriores, implantações erradas, etc). Este tipo de diferenciação será feita pelo veterinário para cuidar da nossa gata da forma mais adequada possível.

Saiba também quais são os sintomas de gato morto na barriga neste artigo do PeritoAnimal.

Sintomas de aborto em uma gata - As causas do aborto em gatos

Sintomas de urgência

Não devemos estar demasiado obcecados com o tema, pois muitas vezes o aborto pode ocorrer sem apresentar nenhum sintoma e, por isso não podemos ajudar a nossa felina. Normalmente ocorre nas primeiras 4 semanas de gravidez. Em algumas gatas o aborto também pode ser parcial, perdem parte da ninhada e levam a restante gravidez com sucesso.

Sempre que observar algum destes sintomas deve levá-la a um veterinário para avaliar a situação e a dos seus filhotes. A prevenção é a melhor aliada e perante qualquer dúvida deve consultar um veterinário para esclarecer a situação e tomar as medidas necessária.s Podem recorrer tanto ao exame físico como a exames serológicos e/ou ecografias para determinar o quadro.

Os sintomas de alerta que podemos observar como donos de uma gata grávida são:

  • Apatia ou desinteresse generalizado
  • Piora do estado geral
  • Debilidade
  • Isolamento
  • Falta de interesse pelo ninho
  • Descargas vaginais (mucosas, pretas ou sangrentas)
  • Hemorragias
  • Febre
  • Diarreia e/ou constipação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de aborto em uma gata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário sobre Sintomas de aborto em uma gata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
86 comentários
A sua avaliação:
Franklin
Olá, minha gata deu a luz a uma placenta derformada e depois ela a comeu e está deitada a mais de 2 horas estou preocupado o que pode ser?
A sua avaliação:
FERNANDA BARBOZA
Minha gata teve um aborto, o primeiro gatinho que nasceu nasceu deformado e o segundo ficou preso nela. Levei no veterinário e fizeram remoção do útero. Quandl cheguei em casa ela estava muito triste. Mas desde então ela não sai do lugar que nasceu o primeiro e esta muito magra, não come de jeito nenhum.
É possível ela estar com depressão pós parto?
A sua avaliação:
Fernanda
Olá, boa tarde!
Minha gata teve um aborto e os filhotes nasceram deformados, levei ela no veterinário. Fizeram cirurgia e teve que tirsr o útero dela, desde entso ela esta tao triste e nao quer comer e nem tomar os remedios. Esta muito magra.
Sandra
Minha gata teve um aborto tava com 4 semanas. Devo esperar quanto tempo pra dar o antcosepcional pra ela
Tereza
ela pode morrer se ficar sangrando?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tereza! Pode sim, inclusive entrar em um quadro de hemorragia.
Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Silvia Barbosa
Minha gata deu a luz hj mas os dois gatinhos nasceram morto o que pode ter causado isso pode ser por causa da idade dela ela tem aproximadamente 7 anos
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvia! Temos um artigo que explica algumas causas de gato morto na barriga de uma gata, confira: https://www.peritoanimal.com.br/sintomas-de-gato-morto-na-barriga-22875.html
De qualquer maneira, é importante que a sua gata seja vista por um médico veterinário de confiança para assegurar o bom estado de saúde dela.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Adriane Cavalcante dos Santos
Minha gatinha teve um aborto, no começo do mês.
Gostaria de saber depois de quando tempo ela pode fica no cio?
E se já posso dá anticoncepcional pra ela.
A sua avaliação:
Elton de Oliveira Ribeiro
Apareceu uma gata aqui em casa,e não quis mais ir embora ,ates ela tinha medo de mim.Teve sua primeira cria com 4filhotes e dois dias depois amanheceram mortos, e um sumiu,mas eu sei que não foi ela que os matou. Agora ta prenha de novo,e ela nai desgruda de mim..sempre que me vê vem pra perro e deita de barriga para cima para receber carinho...
Emerson
Minha gata apareceu com uma espécie de bolsa de cor vermelho sangue na genitália, isso pode significar que um gato a coitou?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Emerson! Sem ver a sua gata não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Daniele
Minha gata tá grávida e tá com algumas feridas pq?

Sintomas de aborto em uma gata
1 de 3
Sintomas de aborto em uma gata

Voltar ao topo da página