Problemas de gestação

Sintomas de aborto em uma gata

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 fevereiro 2019
Sintomas de aborto em uma gata
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A gravidez de uma gata é um momento delicado. É normal que surjam medos e que fiquemos alarmados perante qualquer sinal pouco habitual. Temos medo do parto e nos questionamos se ela o poderá fazer sozinha ou se temos de a ajudar e neste último caso, se o vamos fazer bem. É normal surgirem muitas dúvidas sobre a gravidez e se vamos saber reconhecer uma urgência para evitar a perda dos bebês.

Qualquer fêmea, seja de que espécie for, pode sofrer um aborto durante a gravidez, o importante é saber reconhecer a tempo os sinais para não sofrer as consequências. Lembre-se que os nossos animais não nos podem contar o que sentem, por isso é da nossa responsabilidade interpretar os sinais. No PeritoAnimal queremos ajudá-lo a identificar os sintomas do aborto em uma gata, para poder agir a tempo e da forma mais eficaz possível, preservando a vida dos pequenos e da sua mãe.

Também lhe pode interessar: Cuidados de uma gata grávida

Índice

  1. Durante a gravidez da gata
  2. As causas do aborto em gatos
  3. Sintomas de urgência

Durante a gravidez da gata

Quando decidimos enfrentar este novo desafio junto da nossa gata, seja por escolha ou por um descuido, temos vários pontos a ter em conta. Alguns deles são muito específicos, como os cuidados que deve receber e a alimentação adequada nesta etapa para que os filhotes estejam o melhor possível e venham ao mundo saudáveis.

Outros não tão específicos, mas que devemos estar preparados para os danos serem o mais leves possíveis, tanto para os pequenos como para a futura mãe. Vamos ver de seguida que complicações podem surgir para identificá-las a tempo.

Sintomas de aborto em uma gata - Durante a gravidez da gata

As causas do aborto em gatos

Existem várias causas que podem fazer a nossa gata abortar, vamos diferenciá-las consoante o período da sua gestação:

  1. Estágios iniciais: sem sinais, há reabsorção embrionária e normalmente os donos nem sabem que estava prenha. No geral, não há descarga vulvar (sinal visual). Pode confundir-se com uma gravidez psicológica.
  2. Fase média: ou segunda metade da gravidez, considera-se depois de 30 dias da cópula aproximadamente e no caso de sofrer um aborto ocorrerão perdas de sangue ou tecidos que costuma ser difícil ver pelo dono, uma vez que a gata come normalmente e limpa tudo para não deixar rastros.
  3. Fase final: muito próximo do parto, observamos um comportamento normal na gata de fazer o ninho para receber os filhotes e um parto, às vezes normal, mas o resultado são fetos ou crias mortas.

Por sua vez, podemos diferenciar as causas em infecciosas (afetando mãe, crias e/ou placenta), ou causas não infecciosas (erros genéticos, tratamentos anteriores, implantações erradas, etc). Este tipo de diferenciação será feita pelo veterinário para cuidar da nossa gata da forma mais adequada possível.

Saiba também quais são os sintomas de gato morto na barriga neste artigo do PeritoAnimal.

Sintomas de aborto em uma gata - As causas do aborto em gatos

Sintomas de urgência

Não devemos estar demasiado obcecados com o tema, pois muitas vezes o aborto pode ocorrer sem apresentar nenhum sintoma e, por isso não podemos ajudar a nossa felina. Normalmente ocorre nas primeiras 4 semanas de gravidez. Em algumas gatas o aborto também pode ser parcial, perdem parte da ninhada e levam a restante gravidez com sucesso.

Sempre que observar algum destes sintomas deve levá-la a um veterinário para avaliar a situação e a dos seus filhotes. A prevenção é a melhor aliada e perante qualquer dúvida deve consultar um veterinário para esclarecer a situação e tomar as medidas necessária.s Podem recorrer tanto ao exame físico como a exames serológicos e/ou ecografias para determinar o quadro.

Os sintomas de alerta que podemos observar como donos de uma gata grávida são:

  • Apatia ou desinteresse generalizado
  • Piora do estado geral
  • Debilidade
  • Isolamento
  • Falta de interesse pelo ninho
  • Descargas vaginais (mucosas, pretas ou sangrentas)
  • Hemorragias
  • Febre
  • Diarreia e/ou constipação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de aborto em uma gata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
113 comentários
A sua avaliação:
Luciane Barcelos
Minha gata teve um aborto a 2 dias atrás o que devo fazer?
Não quer comer nada tá só deitada.
Obs:não tenho dinheiro pra levar ela no veterinário
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Luciane. Você já procurou os veterinários que atendem gratuitamente ou que cobram menos? https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
carla
Minha gatinha está sangrando desde cedo ela está com 30 dias de gestação ela pode está perdendo? Ela só sangra sem soltar secreções
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Carla. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Laís
Minha gata não está conseguindo fazer o parto o que faço?
Não tenho dinheiro para levar no veterinário o que faço 😭😭
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Laís. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
João
Oi, minha gata está expelindo algo que parece um amontoado de mucosas com um pouco de sangue pela vagina, além de muita secreção! Será que ela está expulsando um feto morto?
A sua avaliação:
Sandra
Boa noite,

Minha gata teve aborto (3 filhotes) três dias atrás...quanto tempo devo esperar para castrá-la?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Sandra, o ideal é que um profissional faça a avaliação do caso dela. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html. Um abraço da equipe editorial do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Fátima karliene
Minha gatinha teve um aborto espontâneo colocou 3 Gatos pra fora ela tava com 3 dia sem comer mais agora ela tá muito bem e comendo muito mais eu acho que ela ainda tá com gatos d
entro dela será que ela pode tá grávida ainda?eu estou achando ela com a barriga grande tem como ter gato vivo ainda?
Rosangela
Aconteceu o mesmo com minha gatinha,ela teve um aborto teve três gatinhos pequenos e deformado,mas acho que ela ainda está prenha ,pois a barriga está crescendo e tem movimentação na barriga dela , será isso possível
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rosangela. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Átila
Olá! Minha gata estava com sintomas de gravidez, porém fazem três dias que ela começou a gotejar sangue pela casa e teve escorrimento de um líquido em cima da cama, porém não colocou filhote algum pra fora! A barriga diminuiu e ela está aparentemente normal. O que pode ter ocorrido?
Poliane
A minha está assim. O que ocorreu com a sua depois? Pariu? Estou preocupada
A sua avaliação:
Isabel Cristina Nunes Felipe
eu pelo o menos acho que no começo de quando conheci minha gata depois de um tempo ela teve um aborto:(
A sua avaliação:
Isabel Cristina Nunes Felipe
bom eu tenho uma gatinha a qui e ela já é mais pra velha e a um tempão atrás ela tava meio gorda e eu (acho)que ela tava passando por um desses sintomas ai.
a e como eu moro em uma vila ,a qui tem muitos gatos de rua e tem uma preta e branca que tá gravida! mais como ela não é minha não tem jeito de mim ajuda-lá porque ela mi deixa pega-lá.
A sua avaliação:
Graciele
Gente minha gata teve a bolsa rompida mais não nasceu nada já tem uma semana que tá gotejando sangue amarronzado não tem odor nenhum, será um aborto?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marcele
Tem uma gata aqui na rua que coloca pus e percebo que deve ser piometra,é possível ela engravidar nessa situação??Pois estou achando a mesma com todas características de gestante
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Bruna
Minha gatinha está perdendo algumas gotas de sangue.. mia o tempo todo . Estou com medo que seja um aborto. Oq devo fazer.
Luísa Savala
Oi Bruna! Você deve levar a sua gata em um médico veterinário de confiança o quanto antes, para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sabrina
minha gata do nada começou a sangrar e está miando muito, ñ sei oque fazer e oque está acontecendo
A sua avaliação:
Janaina
Gente estou preculpada cm minha gatinha ela teve aporto ontem teve dois gatinhos morto , só q ela ainda está grávida tenho medo de ter gatinho morto dentro dela😭😭😭
Laís
Eu também estou sofrendo com o mesmo problema de aborto da minha gata...
A sua avaliação:
Franklin
Olá, minha gata deu a luz a uma placenta derformada e depois ela a comeu e está deitada a mais de 2 horas estou preocupado o que pode ser?
A sua avaliação:
FERNANDA BARBOZA
Minha gata teve um aborto, o primeiro gatinho que nasceu nasceu deformado e o segundo ficou preso nela. Levei no veterinário e fizeram remoção do útero. Quandl cheguei em casa ela estava muito triste. Mas desde então ela não sai do lugar que nasceu o primeiro e esta muito magra, não come de jeito nenhum.
É possível ela estar com depressão pós parto?
A sua avaliação:
Fernanda
Olá, boa tarde!
Minha gata teve um aborto e os filhotes nasceram deformados, levei ela no veterinário. Fizeram cirurgia e teve que tirsr o útero dela, desde entso ela esta tao triste e nao quer comer e nem tomar os remedios. Esta muito magra.
Sandra
Minha gata teve um aborto tava com 4 semanas. Devo esperar quanto tempo pra dar o antcosepcional pra ela
Giovana Gomes Fonseca Alves
Não dê anticonsepcional para sua gata. Ela acabará tendo câncer nas mamas. Você deve castrar se não deseja filhotes.
Laís
Sabe eu dei a vacina anticepicional com 2 meses depois do nascimento dos filhotes mas um ano depois minha gata criou de novo😬e a vacina anticepicional não fez nada de mal para ela.Mas se você não tem dinheiro para castrar então é melhor doa-la e pegar um gato macho.
Tereza
ela pode morrer se ficar sangrando?
Luísa Savala
Oi Tereza! Pode sim, inclusive entrar em um quadro de hemorragia.
Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Silvia Barbosa
Minha gata deu a luz hj mas os dois gatinhos nasceram morto o que pode ter causado isso pode ser por causa da idade dela ela tem aproximadamente 7 anos
Luísa Savala
Oi Silvia! Temos um artigo que explica algumas causas de gato morto na barriga de uma gata, confira: https://www.peritoanimal.com.br/sintomas-de-gato-morto-na-barriga-22875.html
De qualquer maneira, é importante que a sua gata seja vista por um médico veterinário de confiança para assegurar o bom estado de saúde dela.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Sintomas de aborto em uma gata