Partilhar

Por que as gatas comem seus filhotes?

Por que as gatas comem seus filhotes?

Ver fichas de  Gatos

Uma ninhada de gatinhos por nascer sempre é motivo de nervosismo no lar, mas também de emoção. certamente você já esteve nervoso com a chegada de novos membros da família, imaginando como será a vida com os filhotes. Contudo, existem ocasiões em que esse pensamento termina ao descobrir que a sua gata, a mamãe dos filhotes, decidiu comer alguma das suas crias, ou até mesmo a ninhada completa. Isso não só provoca frustração na família, mas também repugnância e nojo.

Contudo, este é um comportamento que, até certo ponto, é normal no mundo animal. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal, descubra por que as gatas comem seus filhotes e aprenda a lidar com esta situação.

Também lhe pode interessar: Porque minha gata rejeita seus filhotes?

Filhotes débeis ou doentes

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que quando qualquer animal devora outro da sua mesma espécie, o processo tem o nome de canibalismo. Embora a palavra seja forte, este não é um comportamento raro na natureza.

Em alguns casos, os filhotes de uma ninhada podem nascer com alguma doença ou deficiência que não pode ser vista facilmente e que a mamãe deteta com o seu olfato apurado. Nesses casos, a gata supõe que o filhote não será capaz de sobreviver, decidindo comer a cria e evitar que ela contagie o resto da ninhada. O mesmo acontece com crias que possuem alguma deformidade.

Algo semelhante acontece com as crias mais débeis. Em todas as ninhadas, especialmente as de 5 ou 6 filhotes, existem gatinhos maiores e mais fortes do que outros menores e débeis. Embora nem sempre aconteça, algumas gatas consideram conveniente prescindir das crias menos aptas para dar o seu leite e cuidados aos que têm maior chance de sobreviver.

Estas coisas podem soar muito cruéis, mas são apenas um processo de seleção natural pelo qual se regem todas as espécies de um jeito ou de outro.

Por que as gatas comem seus filhotes? - Filhotes débeis ou doentes

Estresse

Geralmente, uma gata de casa não mata os seus filhotes devido ao estresse, mas não devemos descartar esta possibilidade. Um ambiente muito ruidoso durante a gestação ou o parto, movimento constante de pessoas de um lado para o outro, encher o animal de cuidados e atenção sem providenciar um espaço tranquilo para dar à luz, entre outras razões, podem provocar um comportamento nervoso.

O nervosismo provocado na gata não surge apenas por ela mesma e pela segurança dela, mas também por medo ao que pode acontecer à sua ninhada (que separem os filhotes da mamãe, que sejam presas de algum predado) e, em alguns casos, esta sensação provoca esse final triste de que estamos falando. também pode acontecer quando existem outros animais por perto e a gata os vê como possíveis ameaças.

Tudo isto costuma ser mais comuns nas gatas que são mães pela primeira vez, quando o estresse é capaz de suprimir o instinto maternal delas. Por esse motivo, é essencial dar os melhores cuidados à mamãe durante a gravidez e garantir que tem um ambiente relaxado, tranquilo e sem fatores estressantes.

Falta de instinto maternal

Também é possível que a gata não tenha instinto materno e, nesse caso, não terá qualquer interesse em cuidar dos filhotes ou não saberá como fazê-lo, o que faz com que se queira livrar deles e, logo, comer os seus filhotes acabados de nascer.

Para evitar que isso aconteça ou conseguir salvar o maior número de crias, observe o comportamento da sua gata depois do parto e, se notar que ela tem falta de instinto maternal e que a vida dos filhotes pode estar em risco, deve ser você quem acolhe e cuida dos pequenos. para isso, não perca esse artigo que explica como alimentar um gato recém-nascido e, se necessário, busque a ajuda de um veterinário.

Por que as gatas comem seus filhotes? - Falta de instinto maternal

Mastite felina

A mastite é uma infecção comum em muitos mamíferos, afetando as glândulas mamárias. Pode ser mortal para a mamãe e para os filhotes, mas também é muito fácil de cuidar. O problema é que provoca muita dor, sobretudo quando as crias estão mamando o leite, o que pode fazer com que a gata os agaste, chegando mesmo a comer os filhos para evitar o sofrimento. Se você suspeita que esse pode ser o caso da sua gatinha, consulte esse artigo sobre mastite em gatas e trate de se informar bem para consultar o veterinário e iniciar o tratamento.

Não reconhece as crias dela

É possível que a gata não reconheça os filhotes como seus ou até mesmo como membros da sua própria espécie. Isso acontece com algumas gatas que necessitaram de cesariana, uma vez que não são produzidas as hormonas relacionadas com a maternidade que costumam ser ativadas no parto.

Do mesmo jeito, em algumas raças ou nas mamães da primeira ninhada, podem confundir os filhotes com presas mais pequenas, ao invés de ver os pequenos como os próprios filhos. Por esse motivo, recomendamos que você não toque nos filhotes se não for necessário, uma vez que o odor humano elimina o aroma da gata, fazendo com que não os reconheça.

Por que as gatas comem seus filhotes? - Não reconhece as crias dela

O que fazer quando a gata come os filhotes?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Sabemos que isso pode ser muito impressionante para as pessoas, mas não se deixe levar pelas emoções e não maltrate a sua gata. Esse comportamento tem fundamento e é natural, embora para nós não seja.

Em vez de ralhar com a felina, tente perceber por que isso aconteceu, analisando as razões apresentadas. São razões de saúde ou estresse da sua gata, por isso você deve tentar tratá-las o mais rapidamente possível com o seu veterinário.

Se algum dos gatos da ninhada sobreviveu ou você notou a tempo que a gata está mordendo os filhotes para acabar com a vida deles, recomendamos que você o crie você mesmo para evitar que algo de mau aconteça. Leve o filhote a um especialista para que ele examine o estado de saúde dele.

Do mesmo jeito, se todos os gatinhos foram devorados, recomendamos que você esterilize a gata para evitar que o acontecimento se repita. Não se esqueça de dar o mesmo carinho e amor de sempre à sua gata para que, juntos, possam superar esta pequena tragédia.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que as gatas comem seus filhotes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário sobre Por que as gatas comem seus filhotes?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Felipe
Oi pessoal, td bem?
Tenho uma gata de quase 1 ano, e acabei adotando 2 filhotes que encontrei na rua embaixo do pneu de um caminhão em um dia de chuva.
Separei eles em locais distintos e estou alimentando, agora após uma semana a minha gata fica curiosa e as vezes deixo ela se aproximar e ela fica lambendo os filhotes dando banho e depois começar a dar mordidinhas, porém percebo que vai aumentando a intensidade e os filhotes reclamam daí separo eles novamente para seus locais.
Ela está machucando eles? Ou eles que são escandalosos mesmo? O que devo fazer para se aproximarem/ter contato sem se machucarem?
A sua avaliação:
Lucas
Oi, minha gata acabou de dar a luz a 3 filhotes, ela ficou um tempo com eles, limpou eles, amamentou, e agora eles estão dormindo, mas a gata só quer ficar perto de mim, querendo carinho, e não esta mais perto deles, isso é algum sinal de que ela possa abandonar os filhotes?
A sua avaliação:
Giulia
Minha gata teve cria a 3 dias e ela fica tentando esconder os filhotes debaixo das camas,ela sempre tenta esconder embaixo da cama do meu irmão e as vezes na dos meus pais já é a 2 vez que ela tem cria e nas duas vezes foram 4 gatinhos,bom dá primeira ninhada sobrou um macho preto que ninguém quis adotar será que ela está escondendo dele, na primeira ninhada ela tbm escondia os bebês do irmão dela OQUE EU FAÇO
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Giulia! A gatinha está tentando proteger as crias em um local tranquilo. Tem problema em deixá-las embaixo da cama?
A sua avaliação:
Silvia Lima
Boa noite tenho uma cadelinha que quando vai urinar lamber se muito na zona genital e fica com a zona genital um pouco suja nas pregas a veterinária mandou me lavar com champô específico mas depois ela fica na mesma pode ser alguma infeção ou será normal?Obrigada
A sua avaliação:
Brenna
Por favor me tirem uma dúvida urgente , minha gata teve filhote porém um deles tá com as costas feridas como se tivesse tirado um pedaço e tá muito feio :( , será que é provável a minha gata ter mordido sem querer na hora de limpar ele ???????? E oq eu devo fazer com esse gatinho com as costa feridas , só tá com 1 dia que ele nasceu .
Luísa Savala
Oi Brenna! Sem ver o seu gatinho não podemos passar nenhum diagnóstico, porém recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes, principalmente por se tratar de um gato filhote.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria
Adorei um filhote macho de um gato, ele já tinha 3 meses, está tarde, eu estava procurando ele, até q encontrei a patinha dele em baixo do sofá, pensei que ele estava agarrado, então fui tentar puxar a pata dele para fora, para meu medo, era só a pata mesmo, olhei em baixo do sofá, e encontrei o gatinho morto, com a cabeça degolada e outro gato de rua comendo os miolos do gatinho, o gato de rua começou a querer se esconder dentro do sofá, ele entrou lá dentro enquanto eu corri para chamar meu marido, quando meu marido viu a cena, ficou em choque, foi horrível, estou traumatizada, não consigo nem dormir, eu tinha muito apego naquele gatinho, o gato de rua saiu correndo quando meu marido foi pegar o sofá e tentar tirar ele lá de dentro, alguém pode me ajudar a saber porque um gato (macho) de rua entrou dentro da minha casa e matou meu gatinho de 3 meses? Eu sei que eles matam quando são recém nascidos, mas meu gato já estava bem grandinho
A sua avaliação:
Lorena Almeida da Silva
Minha gata fica no quintal da minha casa ela engravidou e pariu tem três dias quando ela tem os filhotes eu coloco ela pra dentro de casa! Ontem quando fui dormi estavam todos na caixinha hoje pela manhã nao achei nenhum olhei na casa toda e nao achei! Seria possivel ela ter comido todos os gatinhos? Tinham 4! Notei tambem que ela estava com um sangramento ontem.
A sua avaliação:
aline silva inocencio
Minha Gatinha teve filhotes há dois dias...Um não resistiu e morreu 1 dias depois do nascimento...O outro está com dificuldade para se alimentar...O q posso fazer...Estou desesperada pra ajudar mais não sei como
Rose
Preciso de uma orientação. Uma gata pariu no telhado da minha casa, consegui resgatar os filhotes e pegar a mãe utilizando uma caixa de transporte. Coloquei a gata e os filhotes (cinco) em um quarto mantendo a porta fechada e a janela aberta mas com tela aramada. Eu ia no quarto umas quatro vezes por dia para conferir comida, água, caixa de areia...Minha intenção era doar os filhotes assim que desmamassem e castrar a mãe. Isso foi na terça-feira. Ontem, quando entrei no quarto, vi que dois filhotes haviam simplesmente desaparecidos. Procurei no quarto e na casa toda, e nada. Não há nenhum sinal de "arrombamento" na tela da janela, está intacta. Na caixa de transporte onde a gata e os filhotes ficam eu encontrei apenas uma manchinha bem pequena de sangue e um pedacinho de alguma coisa parecida com osso, mas não sei se é osso. A minha pergunta é: Vocês acham possível a gata ter comido os dois filhotes e não ter deixado nenhum vestígio? Assim, quando as gatas comem os filhotes elas comem todo o filhote? Até a cabeça? Elas não vomitam depois? Ou sai alguma coisa nas fezes? E se ela não comeu seria possível ela ter atravessado a tela, levando um filhote por vez e voltado para buscar os outros? Mas por que ela não levou os outros três? Peço desculpas pela quantidade de perguntas, mas é que eu surtei com essa situação..quis fazer o melhor e agora aconteceu isso.
Luísa Savala
Oi Rose! Tal como referimos no artigo: primeiro lugar, mantenha a calma. Sabemos que isso pode ser muito impressionante para as pessoas, mas não se deixe levar pelas emoções e não maltrate a sua gata. Esse comportamento tem fundamento e é natural, embora para nós não seja.
Em vez de brigar com a gatinha, tente entender por que isso aconteceu, analisando as razões apresentadas. São razões de saúde ou estresse da sua gata, por isso você deve tentar tratá-las o mais rápido possível com o seu veterinário.
Se algum dos gatos da ninhada sobreviveu ou você notou a tempo que a gata está mordendo os filhotes para acabar com a vida deles, recomendamos que você mesmo o crie para evitar que algo de mau aconteça. Leve o filhote a um especialista para que ele examine o estado de saúde dele.
Se todos os gatinhos foram devorados, recomendamos que você esterilize a gata para evitar que o acontecimento se repita. Não se esqueça de dar o mesmo carinho e amor de sempre à sua gata para que, juntos, possam superar esta momento.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte e rápidas melhoras!
Lais
Olá,
Minha gata já passou por duas gestações e nas duas ela comeu os filhotes logo após o nascimento. Assim que ela parou aguardamos o período para poder aplicar o inibidex, porém ela fugiu e voltou prenha novamente. Eu estou com muito receio de que ela volte a comer os filhotes. O que fazer? É possível que ela seja tipo psicopata?
Luísa Savala
Oi Lais! Tal como mencionamos no artigo: em alguns casos, os filhotes de uma ninhada podem nascer com alguma doença ou deficiência que não pode ser vista facilmente e que a gata mãe deteta com o seu olfato apurado. Nesses casos, a gata supõe que o filhote não será capaz de sobreviver, decidindo comer a cria e evitar que ela contagie o resto da ninhada. O mesmo acontece com crias que possuem alguma deformidade.
Algo semelhante acontece com as crias mais débeis. Em todas as ninhadas, especialmente as de 5 ou 6 filhotes, existem gatinhos maiores e mais fortes do que outros menores e débeis. Embora nem sempre aconteça, algumas gatas consideram conveniente prescindir das crias menos aptas para dar o seu leite e cuidados aos que têm maior chance de sobreviver.

Por que as gatas comem seus filhotes?
1 de 4
Por que as gatas comem seus filhotes?

Voltar ao topo da página