PARTILHAR

Por que as gatas comem seus filhotes?

Por que as gatas comem seus filhotes?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Uma ninhada de gatinhos por nascer sempre é motivo de nervosismo no lar, mas também de emoção. certamente você já esteve nervoso com a chegada de novos membros da família, imaginando como será a vida com os filhotes. Contudo, existem ocasiões em que esse pensamento termina ao descobrir que a sua gata, a mamãe dos filhotes, decidiu comer alguma das suas crias, ou até mesmo a ninhada completa. Isso não só provoca frustração na família, mas também repugnância e nojo.

Contudo, este é um comportamento que, até certo ponto, é normal no mundo animal. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal, descubra por que as gatas comem seus filhotes e aprenda a lidar com esta situação.

Filhotes debilitados ou doentes

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que quando qualquer animal devora outro da sua mesma espécie, o processo tem o nome de canibalismo. Embora a palavra seja forte, este não é um comportamento raro na natureza.

Em alguns casos, os filhotes de uma ninhada podem nascer com alguma doença ou deficiência que não pode ser vista facilmente e que a mamãe deteta com o seu olfato apurado. Nesses casos, a gata supõe que o filhote não será capaz de sobreviver, decidindo comer a cria e evitar que ela contagie o resto da ninhada. O mesmo acontece com crias que possuem alguma deformidade.

Algo semelhante acontece com as crias mais débeis. Em todas as ninhadas, especialmente as de 5 ou 6 filhotes, existem gatinhos maiores e mais fortes do que outros menores e débeis. Embora nem sempre aconteça, algumas gatas consideram conveniente prescindir das crias menos aptas para dar o seu leite e cuidados aos que têm maior chance de sobreviver.

Estas coisas podem soar muito cruéis, mas são apenas um processo de seleção natural pelo qual se regem todas as espécies de um jeito ou de outro.

Por que as gatas comem seus filhotes? - Filhotes debilitados ou doentes

Estresse

Geralmente, uma gata de casa não mata os seus filhotes devido ao estresse, mas não devemos descartar esta possibilidade. Um ambiente muito ruidoso durante a gestação ou o parto, movimento constante de pessoas de um lado para o outro, encher o animal de cuidados e atenção sem providenciar um espaço tranquilo para dar à luz, entre outras razões, podem provocar um comportamento nervoso.

O nervosismo provocado na gata não surge apenas por ela mesma e pela segurança dela, mas também por medo ao que pode acontecer à sua ninhada (que separem os filhotes da mamãe, que sejam presas de algum predado) e, em alguns casos, esta sensação provoca esse final triste de que estamos falando. também pode acontecer quando existem outros animais por perto e a gata os vê como possíveis ameaças.

Tudo isto costuma ser mais comuns nas gatas que são mães pela primeira vez, quando o estresse é capaz de suprimir o instinto maternal delas. Por esse motivo, é essencial dar os melhores cuidados à mamãe durante a gravidez e garantir que tem um ambiente relaxado, tranquilo e sem fatores estressantes.

Falta de instinto maternal

Também é possível que a gata não tenha instinto materno e, nesse caso, não terá qualquer interesse em cuidar dos filhotes ou não saberá como fazê-lo, o que faz com que se queira livrar deles e, logo, comer os seus filhotes acabados de nascer.

Para evitar que isso aconteça ou conseguir salvar o maior número de crias, observe o comportamento da sua gata depois do parto e, se notar que ela tem falta de instinto maternal e que a vida dos filhotes pode estar em risco, deve ser você quem acolhe e cuida dos pequenos. para isso, não perca esse artigo que explica como alimentar um gato recém-nascido e, se necessário, busque a ajuda de um veterinário.

Por que as gatas comem seus filhotes? - Falta de instinto maternal

Mastite felina

A mastite é uma infecção comum em muitos mamíferos, afetando as glândulas mamárias. Pode ser mortal para a mamãe e para os filhotes, mas também é muito fácil de cuidar. O problema é que provoca muita dor, sobretudo quando as crias estão mamando o leite, o que pode fazer com que a gata os agaste, chegando mesmo a comer os filhos para evitar o sofrimento. Se você suspeita que esse pode ser o caso da sua gatinha, consulte esse artigo sobre mastite em gatas e trate de se informar bem para consultar o veterinário e iniciar o tratamento.

Não reconhece as crias dela

É possível que a gata não reconheça os filhotes como seus ou até mesmo como membros da sua própria espécie. Isso acontece com algumas gatas que necessitaram de cesariana, uma vez que não são produzidas as hormonas relacionadas com a maternidade que costumam ser ativadas no parto.

Do mesmo jeito, em algumas raças ou nas mamães da primeira ninhada, podem confundir os filhotes com presas mais pequenas, ao invés de ver os pequenos como os próprios filhos. Por esse motivo, recomendamos que você não toque nos filhotes se não for necessário, uma vez que o odor humano elimina o aroma da gata, fazendo com que não os reconheça.

Por que as gatas comem seus filhotes? - Não reconhece as crias dela

O que fazer quando a gata come os filhotes?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Sabemos que isso pode ser muito impressionante para as pessoas, mas não se deixe levar pelas emoções e não maltrate a sua gata. Esse comportamento tem fundamento e é natural, embora para nós não seja.

Em vez de ralhar com a felina, tente perceber por que isso aconteceu, analisando as razões apresentadas. São razões de saúde ou estresse da sua gata, por isso você deve tentar tratá-las o mais rapidamente possível com o seu veterinário.

Se algum dos gatos da ninhada sobreviveu ou você notou a tempo que a gata está mordendo os filhotes para acabar com a vida deles, recomendamos que você o crie você mesmo para evitar que algo de mau aconteça. Leve o filhote a um especialista para que ele examine o estado de saúde dele.

Do mesmo jeito, se todos os gatinhos foram devorados, recomendamos que você esterilize a gata para evitar que o acontecimento se repita. Não se esqueça de dar o mesmo carinho e amor de sempre à sua gata para que, juntos, possam superar esta pequena tragédia.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que as gatas comem seus filhotes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
61 comentários
A sua avaliação:
Jaqueline
Uma gata minha deu a luz hoje
Arrumamos um cantinho para ela ficar mais tranquila sem a presença dos meus outros gatos
Infelizmente tive que sair pra resolver alguns assuntos e não pude ficar com ela
Quando cheguei meu quarto estava com bastante sangue e 4 filhotes dela estava morto, com algumas partes do corpo comido, foi uma cena horrível, mais até em tão achei que ela havia os matado
Até que agora a noite escultei um barulho e peguei a gata mais nova que tenho que tem apenas um ano, matando filhote que restou da minha gata
Gostaria de saber se isso normal? Fiquei muito assustada e mau com esta situação
E primeira vez que isso acontece aqui em casa
As minhas gatas e gatos sempre foram bem carinhosos com outros filhotes
Está gata que matou filhotes chegou recentemente aqui em casa e foi primeira vez que ela teve contato com filhotes de outra gata
A sua avaliação:
Joelma
Se se castrassem os pets todo esse sofrimento poderia ser evitado.
A sua avaliação:
Hugo
Bom pessoal vou contar o que aconteceu com a minha gata esses dias. Ela esteve no cio há um tempo atras e acabou emprenhando e logo apos a gestacao a gata deu a luz a dois filhotes. Aparentemente ela nao ligava muito para eles, inclusive ela deixava eles a sós logo apos o nascimento e tambem quando ia cuidar so cuidava de um e deixava o outro pra lá.
Durante a gestacao dela um gato macho comecou a ficar em casa e resolvemos cuidar dele e ficou de casa dai quando ela deu a luz passou uns dois dias descuidamos e deixamos a porta do quarto da gata aberta e ele entrou e matou os dois mordendo o pescoco deles... ate entao achei que ele tinha matado so um mas a noite percebi que o outro tambem estava mordido e estava respirando devagar e tambem estava friozinho, passou alguns minutos quando voltei ele tambem estava morto, ou seja, ele matou os dois. So que esse gatou que apareceu em casa ele tentou matar a minha gata mae dos filhotes que morreram na ultima noite, acordei com ela miando bem fraquinho e ele estava com uma pata em cima da barriga dela e mordendo o pescoco com forca, inclusive quando fui pegar ele nao queria soltar.
Ele pegou ela desprevinida porque ela estava dormindo com a gente na cama e foi aí entao que ele resolveu tentar sufocar, ela costuma deitar de barriga pra cima e foi na mesma posicao que ele tentou matar ela, cheguei a pensar que ele estava querendo acasalar mas pela forca que estava fazendo acho que nao...
estou pensando em doar ele para outra pessoa que queira cuidar! Me digam o que pode ter motivado ele a tentar matar a gata???
A sua avaliação:
Ana B
Minha gata comeu seus dois filhotes(é a primeira gestação) e agora ela está sentindo falta deles queria saber o motivo
A sua avaliação:
wanessa
Olà tenho 11 qnos e minha gatinha luna deu cria de 2 gatinho um ja nasceu morto o outro tava com saude e tava feliz mais ela comeu a cabeça dele assim que cheguei e comi fodi tira o filhote morto e ela ja tava comendo a cabeça do filhote pode me ajuda eu posso criar os filhotes coloca no meu quarto e so deixa ela mama sera que eu poço. Fazer isso meu irmao fslo para mim que ela nao vale nada uque eu faço me ajida eu agradeço aqui ta uma foto dela
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Wanessa. Sentimos muito que isso tenha acontecido. Neste outro artigo explicamos por que as gatas comem seus filhotes: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-as-gatas-comem-seus-filhotes-22155.html
O melhor cuidado é sempre da mãe, por isso, é preciso avaliar se a outra cria corre algum risco, sabe?
A sua avaliação:
Sara
Minha gatinha teve 2 filhotes, porém ela não fica perto deles tadinhos.

Conheça a Mundifaz
A sua avaliação:
Geovana
Minha gata deu a luz a 3 filhotes e aq em casa tem 3 gatos adultos, 1 desses gatos é macho. Não é a primeira vez que minha gata dá a luz e ele nunca teve interesse de chegar perto, ficava até arfando, mas essa última ninhada ele começou a querer comer os gatos, ele chegou a comer 1 e eu escondi o resto no meu quarto onde tem uma janela com grade que somente a gata mãe passa pq ele é muito gordo, eu estava dormindo, meu pai tinha colocado a comida deles e ele esperou a gata ir comer, conseguiu passar por dentro da minha janela e pegou outro gatinho, eu acordei com o gritos dele e ainda tentei salvar, mas sem sucesso. Eu queria entender o porquê, se foi por maldade, por instinto ou sei lá, tô bem triste e me sentindo culpada 😔
Rogério Sá
Foi por instinto com certeza, isso também pode ocorrer em outras espécies de felinos, não se culpe, foi uma fatalidade da natureza.
A sua avaliação:
Ana Cláudia
Pq minha gata não deixa o pai chegar perto dos filhotes
A sua avaliação:
Sanches
Interessante pois já é a 3 gravidez da gata
E não é minha é da vizinha descuidada
De 5 filhotes 1 apareceu só com a cabeça 4 dias depois o restante do corpo já era eu nunca tinha visto isso mais imaginei que fosse doença ou algo do tipo
A sua avaliação:
Daniele
É estranho que não os meus gatinhos não foram comidos pelas mamães, mas sim pelo tio dos gatos. Ele comeu tem alguns minutos um gatinho meu que teve derrame :(
Não é a primeira vez. A primeira vez foi uma mãe dos gatos, que comeu. Mas o gato não estava doente ou nasceu com problema, ela só comeu, distroncou a mandíbula e o gato morreu às minguas
A sua avaliação:
José Lima Filho
Eu encontrei uma gata de rua que deu a luz a 7 gatos, porém 1 semana depois não sobrou mais nenhum, morreram um por dia e eu tentava de tudo mas sem sucesso, eu me senti um ser humano horrível por não conseguir ajudar. O último eu vi ela comendo e percebi que era ela, é natural, mas para nós é horripilante. Como eu não sabia como proceder eu li esse artigo e todos os dados ruins que promovem essa atitude na gata eu registrei logo que li, a vontade era jogar ela na rua pela crueldade mas cruel seria eu. Ela foi maltrata na rua e não enxerga bem, isso ajudou a provocar as lesões nos filhotes, mas a culpa não é dela e sim de nós mesmo. Temos o dever de ajudar o máximo possível e sempre que puder incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. O site é muito bom, agradeço a todos.
A sua avaliação:
Vinícius
bom dia. a minha gata teve ninhada faz 3 dias porem hoje quando eu fui verificar os filhotes, um deles tava com as duas pernas traseiras e com o rabinho amputados. tou suspeitando de que seja a minha gata de que fez isso.
A sua avaliação:
ROSANGELA MENDES DA SILVA
Minha gata deu cria ..eu não estava mas meu filho acompanhou tudo, ela não tirou ele da placenta e ficou andando com ele pendurado até meu filho tirar e o segundo nasceu mas ela também o ignorou, não queria ficar perto e ficou rosnando pra eles, por falta de experiência não pensamos no pior e quando vimos ela já havia mordido a cabecinha dia dois e os matou, agora estou com medo dela fazer novamente, será que pode acontecer?
A sua avaliação:
ERICA ISIS APARECIDA COSTA HELLMANN
Oi boa noite...Eu passei por isso e estou muito impressionada.Minha gata pariu seis filhotes saudáveis e amamentou todos não rejeitou e cuidou de todos .Só que passados 38 dias eu acordei e vi a minha gata comendo um dos seus filhotes eu fiquei em choque sem saber o que fazer infelizmente fiz tudo que o artigo aconselhou não fazer eu a repudiei e separei ela dos outros filhotes .Tive medo que comesse os outros TB .O que devo fazer ?Pq depois de tanto tempo ela fez isso ?Estou muito impressionada e assustada sem saber o que fazer !!!!!!
A sua avaliação:
Ivonete da Cruz Silva
No meu caso ,não é minha gata e sim o filho dela que tem 11 meses. Depois que ele nasceu,A irmã dele teve uma cria e ele comeu todos é eram 5 em seguida a mãe dele pariu 6 filhotes desses eu só consegui salvar um.Apos essa cria a mãe dele empenhou novamente e eu fiquei atenta separando ele do ambiente da mãe dele.Ela teve 5 filhotes,desses eu consegui salvar três doando os outros dois,morreram sendo que um eu me descuidei abri a porta por 5 min.ai eu senti a falta dele é quando fui ver o gatinho tava morto e ja estava sem a metade da cabeça pois ele tava comendo. Gente! Me ajude o que é que eu faço? Porque ele faz isso.?
Amanda
Então, moça, é porque o macho não quer mais gatos para dividir o território ou filhotes de outro macho. Castre os seus gatos e evite esse sofrimento.
Ivonete da Cruz Silva
Então, o meu gato que hoje têm 11 meses
começou á comer os filhos da mãe dele desde que ele tinha 4 meses entao eu penso que mesmo que eu castre, ele não vai deixar de agir como um canibal penso que ele é ruim mesmo. Nao sei o que fazer com ele. 😐😐😐😐😐
A sua avaliação:
Felipe
Oi pessoal, td bem?
Tenho uma gata de quase 1 ano, e acabei adotando 2 filhotes que encontrei na rua embaixo do pneu de um caminhão em um dia de chuva.
Separei eles em locais distintos e estou alimentando, agora após uma semana a minha gata fica curiosa e as vezes deixo ela se aproximar e ela fica lambendo os filhotes dando banho e depois começar a dar mordidinhas, porém percebo que vai aumentando a intensidade e os filhotes reclamam daí separo eles novamente para seus locais.
Ela está machucando eles? Ou eles que são escandalosos mesmo? O que devo fazer para se aproximarem/ter contato sem se machucarem?
Tatiane
Você terá que ter muito cuidado moço porque aconteceu isso com minha gatinha que tinha pegado pra criar deixei ela com o meu outro gato já velho e ele pegou ela pelo o pescoço e rasgou o pescoço dela ela morreu não aguento os ferimentos 😓
A sua avaliação:
Lucas
Oi, minha gata acabou de dar a luz a 3 filhotes, ela ficou um tempo com eles, limpou eles, amamentou, e agora eles estão dormindo, mas a gata só quer ficar perto de mim, querendo carinho, e não esta mais perto deles, isso é algum sinal de que ela possa abandonar os filhotes?
A sua avaliação:
Giulia
Minha gata teve cria a 3 dias e ela fica tentando esconder os filhotes debaixo das camas,ela sempre tenta esconder embaixo da cama do meu irmão e as vezes na dos meus pais já é a 2 vez que ela tem cria e nas duas vezes foram 4 gatinhos,bom dá primeira ninhada sobrou um macho preto que ninguém quis adotar será que ela está escondendo dele, na primeira ninhada ela tbm escondia os bebês do irmão dela OQUE EU FAÇO
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Giulia! A gatinha está tentando proteger as crias em um local tranquilo. Tem problema em deixá-las embaixo da cama?
A sua avaliação:
Silvia Lima
Boa noite tenho uma cadelinha que quando vai urinar lamber se muito na zona genital e fica com a zona genital um pouco suja nas pregas a veterinária mandou me lavar com champô específico mas depois ela fica na mesma pode ser alguma infeção ou será normal?Obrigada
A sua avaliação:
Brenna
Por favor me tirem uma dúvida urgente , minha gata teve filhote porém um deles tá com as costas feridas como se tivesse tirado um pedaço e tá muito feio :( , será que é provável a minha gata ter mordido sem querer na hora de limpar ele ???????? E oq eu devo fazer com esse gatinho com as costa feridas , só tá com 1 dia que ele nasceu .
Luísa Savala
Oi Brenna! Sem ver o seu gatinho não podemos passar nenhum diagnóstico, porém recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes, principalmente por se tratar de um gato filhote.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Por que as gatas comem seus filhotes?
1 de 4
Por que as gatas comem seus filhotes?

Voltar ao topo da página ↑