Partilhar

Gravidez psicológica em gatas - Sintomas, causas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 novembro 2017
Gravidez psicológica em gatas - Sintomas, causas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

Apesar dos casos de gestação psicológica em felinos serem muito raros, podem ocorrer. O que acontece é que a gata apresentará todos os sinais e sintomas de uma gravidez sem estar realmente grávida.

O instinto de reprodução é muito grande. As gatas que não podem conceber e que os seus desejos ficam insatisfeitos, ou as gatas que acasalaram com gatos machos inférteis, podem cair em uma fase de gravidez psicológica.

No PeritoAnimal convidamos você a ler este artigo sobre a gravidez psicológica em gatas, onde vamos falar das suas causas, sintomas e o respetivo tratamento.

Também lhe pode interessar: Gravidez psicológica em cadelas

O que causa a gravidez psicológica nas gatas?

Este transtorno costuma ser mais comum nas fêmeas que nunca tiveram filhotes e que não estão esterilizadas, mas a gravidez psicológica em gatas castradas também é possível.

As razões pelas quais um felino pode ter uma gravidez falsa são de natureza hormonal. As gatas ao ter o cio ovulam e ao acasalarem ou não, o útero produz um cisto chamado corpo lúteo. Se não ocorrer uma fecundação, este cisto tende a desaparecer. O que acontece com as gestações psicológicas ou falsas é que ao invés disto ocorrer, o cisto mantém-se e ativa o mecanismo de gravidez, em que entre os sintomas se encontra a produção de progesterona.

Os gatos, assim como outros animais, junto aos seres humanos, produzem o hormônio progesterona que é o responsável por preparar o corpo para levar, desenvolver e manter as crias. Este hormônio libera-se nas semanas seguintes ao cio, que é quando a gata se encontra mais receptiva ao aproximamento do gato macho. Durante esta fase, as gestações psicológicas podem acontecer se não houver acasalamento, porque o hormônio é capaz de atuar por si mesmo e enganar o corpo e a mente do animal, que não conseguirá distinguir entre uma gravidez real e uma gravidez falsa.

Gravidez psicológica em gatas - Sintomas, causas e tratamento - O que causa a gravidez psicológica nas gatas?

Sintomas de uma gravidez psicológica em gatas

A natureza enganosa, através do hormônio progesterona, fará com que todos os sintomas de uma gravidez falsa sejam praticamente os mesmos sintomas de uma gravidez real, por isso será difícil distinguir apenas olhando a gata. Aos primeiros sintomas, o melhor será levar a sua gata ao veterinário para lhe ser realizada uma avaliação.

A nível físico os sintomas de uma gata grávida serão os seguintes:

  • A sua gata aumentará de peso e ficará com o abdômen inchado.
  • Os seus mamilos também vão inchar, tornar-se rosados e apresentará glândulas mamárias maiores.
  • Vômitos.
  • O ciclo do cio vai parar.
  • Produzirá leite e fluxo vulvar.

A nível psico-emocional os seguintes sintomas também a acompanharão:

  • Agirá de forma demasiado maternal e amorosa.
  • O seu apetite ficará alterado.
  • Cansaço e letargia.
  • Mudanças de comportamento, estará mais nervosa e insegura.
  • A gata procurará fazer uma espécie de refúgio ou ninho para se preparar para o parto.
Gravidez psicológica em gatas - Sintomas, causas e tratamento - Sintomas de uma gravidez psicológica em gatas

O que fazer no caso de uma gravidez psicológica em gatas

A sua gata muito provavelmente acreditará que está grávida, e esta será uma etapa importante para ela, por isso deve lhe proporcionar uma série de cuidados adequados. Se mostra sintomas de uma gravidez psicológica, apesar de não ter sido fecundada, a primeira coisa que deverá fazer será tratá-la com amor e o mais normal possível. Ela procurará atenção e você deverá dar-lha. Para além disso, deverá ter muita paciência pois estes sintomas podem durar vários meses.

É importante levá-la ao especialista assim que detetar algum dos sintomas mencionados. O veterinário deverá avaliar a intensidade da gravidez psicológica e determinar o melhor cuidado. Esteja atento a esta situação e não a deixe passar, porque se a sua gata chegar a produzir leite e não se tratar a tempo, pode endurecer-se e permanecer nos seios, originando graves problemas como a mastite.

Nos casos mais leves o tratamento pode basear-se na administração de remédios homeopáticos. Para a ansiedade e o nervosismo, a valeriana costuma ser uma ótima solução. Se a situação piorar e os sintomas forem mais graves, o tratamento será com medicamentos indicados pelo veterinário.

Para evitar que este tipo de gestações psicológicas ocorram, assim como riscos de futuros cistos e tumores nos seios, o melhor será esterilizar a gata. Este procedimento reduz o instinto do animal e melhora a sua qualidade de vida em casa.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gravidez psicológica em gatas - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário sobre Gravidez psicológica em gatas - Sintomas, causas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Jessica
Esta tendo um aborto faco alguma coisa?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jessica! Recomendamos que você busque um médico veterinário urgente.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marcos Guimarães da Conceição
Muito proveitoso, só fiquei em duvida, pois minha gata não inchou a barriga, mas estar com os peitos cheios!!!
A sua avaliação:
Karina Garcia
À minha gata tem nove meses ela nunca cruzou é que eu ganhei um gatinho ela adotou daí eu peguei ele mamando nela e agora o que eu faço
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Karina! Esse é um instinto natural do filhote quando existe desmame precoce.
Julianna
Ola minha gata esta gravida e agora esta sagrando com sujeirinha nao sei o que é sera q esta em trabalho de parto? Me ajudem
chaylla alax
wla tadurmindo muito e vomitou 3 vezes e a teta ta roxa
Helaine Souza
Preciso de ajuda. Minha gata teve dois filhotes que ela rejeitou e morreram,porém as mamas continuam com leite e inchadas e a barriga arredondada como se estivesse grávida. O que pode ser?
Não tem nenhuma secreção,ou mal cheiro que indique que algum filhote tenha morrido dentro dela.Come normal, nada alterado em seu comportamento. O que fazer???
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Helaine! Há quanto tempo ela teve os filhotes?
Maria eduarda
Bom, Eu tenho 100% de certeza que a minha gata está gravida,pq ela está no cio,é esta seduzindo o gato por eu já vii ksksks,é estar com os mamilos rosados e inchados é a vagina dela tabém,é a barriga dela está bem grande, bom a minha pergunta é Que idade a minha gata tem , pq eu peguei ela na rua é não sei qual é a idade dela!!
Philipe
Eu preciso de ajuda, minha gata tá gravida, já tem um tempo eu não sei a idade dela porq pegamos ela na rua... e já tinha um gato aqui e eles não são castrados e minha gata tava bem e hoje ela amanheceu sem movimento deitada nas roupas aqui ela n meche nada a n ser piscar o olho as vezes
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Philipe! Deve consultar o mais rapidamente possível um médico veterinário para que possam diagnosticar o que se passa com a gata e iniciar um tratamento adequado.

Gravidez psicológica em gatas - Sintomas, causas e tratamento
1 de 3
Gravidez psicológica em gatas - Sintomas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página