Problemas de gestação

Quanto tempo dura a gestação de um gato?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 21 dezembro 2023
Quanto tempo dura a gestação de um gato?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos se reproduzem de maneira rápida, tendo sua população um crescimento exponencial, caso não seja controlada. As gatas podem entrar no cio mensalmente, caso não acasalem e não fiquem gestantes. As ninhadas podem ter vários filhotes, garantindo a existência dos bichanos no nosso planeta, principalmente para aqueles que vivem nas ruas.

A gestação das gatas dura, em média, dois meses, com a variação de alguns dias. Gatas saudáveis costumam não ter problemas no parto, a não ser que alguma anormalidade aconteça de última hora. O parto natural é o mais comum, podendo durar várias horas, dependendo do número de filhotes. A mãe geralmente corta o cordão umbilical e já realiza as primeiras manobras para que o filhote comece a respirar.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados com os filhotes recém-nascidos, como verificar se todos estão mamando e se a mãe possui leite suficiente para toda a ninhada. A verificação da temperatura dos bebês também é importante, para se constatar se algum filhote não está sendo aquecido pela gata como deveria. Manter a mãe e sua ninhada em local limpo, arejado e tranquilo também faz com que a amamentação ocorra de forma saudável e durante o tempo correto. Se você gostou do assunto e quer saber mais sobre quanto tempo dura a gestação de um gato, não deixe de ler este artigo! Daremos várias dicas sobre a gestação, parto e cuidados com os filhotes recém-nascidos. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Cuidados de uma gata grávida

Índice

  1. Quanto tempo dura a gestação de uma gata?
  2. Sintomas de gestação em gatas
  3. Cuidados com a gata durante a gestação
  4. Como é o parto das gatas?
  5. Cuidados com os filhotes após o parto

Quanto tempo dura a gestação de uma gata?

A gestação de uma gata tem duração em média de 60 a 65 dias até que entre em trabalho de parto, caso não haja nenhuma complicação fetal ou no organismo materno. As fêmeas mais jovens tendem a ter gestações mais curtas que as mais velhas. Alterações ambientais, estresse e utilização de medicamentos também podem vir a prolongar a gestação.

Sintomas de gestação em gatas

Os sintomas iniciais de gestação nas gatas são praticamente imperceptíveis. Com o passar dos dias, as mamas vão ficando um pouco maiores e a barriga começa a crescer. A gata começa a comer com maior frequência e em grande quantidade, além de ficar mais tempo em repouso. Com o passar do tempo e a evolução da gestação, a gata passa a comer menos, pois o útero aumentado pressiona o estômago, não permitindo que a gata coma muito.

A melhor forma de se ter certeza de que a gata está prenha é fazendo uma ultrassonografia abdominal. Esse exame já pode ser realizado com cerca de 15 a 20 dias após a fêmea ter acasalado com o gato. O exame ultrassonográfico também permite ver a viabilidade dos fetos, assim como a idade fetal correta. Além desse exame, existem dosagens hormonais, sendo necessária uma amostra de sangue para tal.

A palpação também pode ser uma forma de saber se a gata está grávida, mas deverá ser feita pelo veterinário e com muita delicadeza, para que não machuque os filhos. Além disso, a radiografia permite contabilizar os filhotes, que são identificados pelo número de crânios dentro do útero.

Cuidados com a gata durante a gestação

Os cuidados com a gata gestante durante o pré-natal garantem uma qualidade de vida melhor aos filhotes, pois o manejo alimentar inadequado, tanto da mãe quanto do recém-nascido é de grande importância no quesito de mortalidade neonatal. Alguns cuidados devem ser tomados com a gatinha grávida:

  1. Deixá-la sempre em lugares tranquilos, limpos e arejados,
  2. Oferecer ração de boa qualidade, podendo ser específica para gatas gestantes ou para filhotes, devido a uma maior quantidade de proteína. A gata deve receber uma dieta equilibrada com proteína, lipídios, energia, minerais e vitaminas, tudo em equilíbrio para que seus filhotes possam nascer saudáveis. A ingestão de água é de suma importância durante a gestação e o aleitamento, ressaltando que nesses períodos a produção de fluidos fica mais elevada;
  3. Não fornecer comidas gordurosas, que possam desencadear problemas gastrointestinais,
  4. A vermifugação poderá ser realizada cerca de 10 dias antes do parto, caso não tenha sido realizada antes da gestação;
  5. Oferecer água fresca sempre, deixando várias vasilhas espalhadas pela casa;
  6. Colocar uma caixa maternidade em um local tranquilo e protegido, com pouco trânsito de pessoas e de outros animais. Pode ser até mesmo uma caixa de papelão forrada com um pano macio. A caixa não pode ser muito pequena, pois deve caber a mãe e os filhotes de forma confortável. Também não deve ser muito grande a ponto de deixar os filhotes longe da mãe, sem o aquecimento necessário,
  7. Além da quantidade certa de alimento a ser fornecido, é preciso lembrar-se dos hábitos alimentares dos gatos na natureza, onde necessitam caçar em média 20 vezes por dia. No entanto, seu tamanho permite apenas a caçada de presas pequenas, então seu alimento deve ficar disponível por 24h para que sempre haja o consumo da quantidade correta, não deixando que fiquem por muito tempo sem se alimentar.
Quanto tempo dura a gestação de um gato? - Cuidados com a gata durante a gestação

Como é o parto das gatas?

O local do parto e onde serão mantidos os filhotes deve ser bem planejado, estar em um local seco, arejado, livre de insetos e a uma altura do chão que possibilite a entrada e saída da mãe com facilidade. O parto é dividido em três fases:

  • Fase 1: contração uterina e dilatação do colo uterino;
  • Fase 2: passagem dos fetos pelo canal do nascimento;
  • Fase 3: passagem da placenta pelo canal do nascimento.

Como a gata geralmente gera muitos filhotes, essas fases vão se repetindo várias vezes. As gatas costumam comer a placenta para manter o ninho limpo e evitar predadores. Além disso, a placenta é rica em nutrientes, em especial o cálcio, necessário para toda a dinâmica do parto.

Cuidados com os filhotes após o parto

Assim como todos os mamíferos, a ingestão do colostro é a principal fonte de imunidade passiva dos neonatos, e esse alimento também tem como função a eliminação do mecônio (primeiras fezes do neonato). O período de absorção de anticorpos depois do parto é de em média 24 horas. Por isso, deve-se garantir que os filhotes mamem na mãe nessas primeiras horas de vida.

Além disso, os filhotes devem ficar aquecidos, em lugar limpo e seco. Nos primeiros dias, a mãe ingere as fezes e a urina dos neonatos, mas depois, a caixa deverá ser limpa sempre que necessário. Sempre é bom verificar se todos os filhotes estão mamando e se a mãe não está rejeitando algum dos bebês por causa de alguma malformação, como fenda palatina ou labial.

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos Como alimentar um filhote de gato de 1 mês com mais detalhes.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura a gestação de um gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Bibliografia
  • Costa, L.H. Acompanhamento Gestacional em Gatas – Revisão de Literatura. Disponível em http://www.cic.fio.edu.br/anaisCIC/anais2020/pdf/10.07.pdf. Acesso em 19/12/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quanto tempo dura a gestação de um gato?