Problemas de gestação

Como secar o leite da gatinha

Anne Caroline Gonçalves
Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 12 novembro 2018
Como secar o leite da gatinha
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Ter filhotes em casa é sempre uma experiência deliciosa, ainda mais quando podemos presenciar passos importantes de seu desenvolvimento, como a amamentação. No caso dos felinos, esse período é essencial para construir a relação da mãe com seus pequenos.

Além disso, o leite materno oferece os nutrientes responsáveis pelo crescimento dos bichanos, permitindo que seu sistema imunológico se fortaleça, garantindo um crescimento saudável. Quando os filhotes têm por volta de sete ou oito semanas, a produção do leite materno deve começar a parar. Caso isso não aconteça, pode ser necessário levar a fêmea ao veterinário para que não desenvolva nenhum problema sério.

Neste artigo do PeritoAnimal, damos algumas dicas de como secar o leite da gatinha, confira.

Índice

  1. Gato com leite empedrado - o que pode ser?
  2. Mastite em gatas
  3. Técnicas para secar o leite da gata
  4. Remédio caseiro para secar o leite em gatos

Gato com leite empedrado - o que pode ser?

Tenha sempre em mente que, durante o período de amamentação, a sua gata continua sob muito estresse, por isso, fique de olho nela. Mantenha consultas constantes com um veterinário de sua confiança e garanta que sua bichana esteja tendo uma alimentação balanceada, bebendo água e comendo o suficiente para se manter saudável e continuar fornecendo leite para os seus filhotes. Problemas nutricionais em gatas, assim como a exaustão podem leva-a a desenvolver eclampsia por falta de cálcio.

Durante a amamentação, a força que os filhotes fazem para puxar o leite pode machucar a mãe, levando a lesões na região das mamas. Fique esperto com qualquer marquinha ou inchaço que o seu animal apresentar, pois isso pode evoluir para uma inflamação séria. Nesses casos o leite também pode empedrar e a gatinha sentirá dor quando os pequenos tentarem mamar.

O estresse, assim como uma ninhada muito grande, também podem levar um felino a desenvolver esse problema. A melhor coisa a se fazer quando o leite de uma gata empedra é ajuda-la a seca-lo antes que evolua para alguma doença. Você também pode massagear a região com um pouco de água morna, ajudando a aliviar a dor.

Mastite em gatas

Outra doença que pode ocorrer durante o período de amamentação é a mastite. Caracterizada por uma infecção bacteriana nas glândulas mamárias, pode ocorrer devido a machucados externos na região ou pelo alojamento da bactéria.

Normalmente, os sintomas incluem o inchaço de uma ou mais glândulas, vermelhidão e calor na região, leite amarelado ou com sinais de sangue. A fêmea também pode apresentar-se mais quieta do que o normal, recusando-se a amamentar os filhotes ou, até mesmo, deixando de comer.

Se notar um ou mais desses comportamentos em seu animal, leve-o ao veterinário para realizar exames e diagnosticá-lo o mais rápido possível. Compressas de água morna podem ajudar a aliviar a dor, mas, a mastite em gatas é um problema sério e, caso não tratado de forma adequada, por um médico responsável, pode prejudicar a saúde da mãe e dos filhotes. Por isso, mantenha-se sempre alerta a qualquer sinal de que algo não vai bem.

Lembre-se sempre de manter o ambiente dos seus gatos limpos, assim, evitando que bactérias surjam no local e entrem em contato com os animais.

No artigo a mastite em gatas - sintomas e tratamento explicamos um pouco melhor sobre como ajudar um animal com esse problema.

Como secar o leite da gatinha - Mastite em gatas

Técnicas para secar o leite da gata

Caso a sua felina tenha tido algum problema durante o período de amamentação ou se já está no período de desmame e continua produzindo leite, será necessário ajuda-la a seca-lo. Temos algumas dicas de como parar a produção de leite em uma gata que podem ser úteis.

O primeiro passo é introduzir outros alimentos na dieta dos gatinhos. Certifique-se de que os dentes já estejam crescendo e compre ração sólida para filhotes. Comece por oferecer-lhes um pouco por dia, permitindo que a transição seja feita com calma. Leia o nosso artigo sobre com que idade os gatos começam a comer ração.

Se a amamentação precisar ser interrompida antes que os pequenos completem um mês, eles ainda precisaram de leite por um tempo. Nunca ofereça leite de vaca para gatos, pois pode causar problemas digestivos. Ao invés disso, compre suplementos de leite específicos em farmácias veterinárias e, veja com o veterinário qual a melhor forma de administrar a situação.

Vá diminuindo aos poucos a comida da sua bichana. No primeiro dia, ofereça metade da água e da comida que ela costumava ingerir antes da gestação. Já no segundo dia, desça para um quarto e, quando chegar ao terceiro dia, você pode voltar a oferecer a mesma quantia do período anterior a gravidez, assim, o organismo dela começará a voltar ao que era antes.

Afaste os filhotes de sua mãe por uma hora e deixe-os ter novas experiências longe dela. Nunca os afaste por mais que algumas horas, pois, lembre-se que a interação entre eles continua sendo necessária.

Conforme você for oferecendo comida sólida aos gatinhos, eles passarão a desfrutar menos do leite materno. Com isso, evite tocar nas mamas da sua bichana, pois, com a falta de estímulo, a produção do leite deve demorar por volta de uma semana para cessar.

Peça ao seu veterinário para acompanhar este processo, garantindo que está sendo feito de maneira saudável para a gata e para os filhotes, assim, ele poderá interferir caso ache necessário.

Remédio caseiro para secar o leite em gatos

Se mesmo assim a sua companheira continuar produzindo leite, existem remédios homeopáticos feitos de urtiga que podem ajudar no processo. Misturar um pouco do chá de erva-cidreira, hortelã-pimenta ou sálvia na água da gatinha também pode auxiliar.

Entretanto, lembre-se de não oferecer nenhum remédio caseiro para secar o leite da sua gata sem antes falar com o médico veterinário. Marque uma consulta e veja com ele qual o melhor tratamento e se existem opções naturais para o seu caso.

Como secar o leite da gatinha - Remédio caseiro para secar o leite em gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como secar o leite da gatinha, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Juliana Almir
Bom dia dei a vacina ante cio e agora ela está com os peitos inchados
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Juliana. Nós não recomendamos, de forma alguma, a vacina anti cio. Ela pode ocasionar diversos problemas nos animais, como tumores mamários, diabete e outras doenças. Parece que houve uma reação colateral após a aplicação... recomendamos que leve o pet a um veterinário. De qualquer maneira, a melhor solução para acabar com o cio é através da castração. Neste artigo falamos sobre os benefícios de castrar um gato: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-de-castrar-um-gato-5396.html.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
A sua avaliação:
Flaviane
Uma pergunta, minha gata perdeu sua filhote com dois meses e o peito dela está muito cheio e duro eu ñ sei oque fazer e nem que remédio comprar
A sua avaliação:
Solange
Cuido de uma gatinha que apareceu no meu quintal ela teve dois filhotes a 15 dias e esta no cio, um anticoncepcional pode secar o leite? Não tenho como prendê-la.
A sua avaliação:
LUCIANA MARIA
A MINHA GATA PASSOU PELA CASTRAÇÃO 02 MESES APÓS O PARTO , PORÉM AINDA ESTÁ COM BASTANTE LEITE , O QUE PODE SER FEITO PARA SECAR O LEITE , ESTOU COM MEDO DE ACONTECER ALGUMA COMPLICAÇÃO ?
Luísa Savala
Oi Luciana! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
MICHELE DAIANE STRUNZ
Oi, eu tirei os gatinhos da mi ha gata com 45 dias... hj é o segindo dia e eu fui pegar ela e senti as mamas duras como pedra... fiquei assustada... e eu mesma vivi essa experiência nas mamas quando parei de amamentar... mas não precisei de medicação... só esperei passar... se eu fizer isso com minha gata será que vai dar problema?
Luísa Savala
Oi Michele! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para garantir o bem estar da sua gatinha.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Karina
Minha gatinha deu cria fez 3 meses q todos estaam comigo ate q um dua riu aram os filhotes d mim.e eu vim perceber q ela esta com os peitos muitos inchados e duros.o que fazer???
1 de 3
Como secar o leite da gatinha