Partilhar

Weimaraner ou Braco de Weimar

23 junho 2016
Weimaraner ou Braco de Weimar

O Weimaraner ou Braco de Weimar é uma das raças de cachorros mais elegantes pela sua figura estilizada e beleza espetacular. O seu traço mais caraterístico é o seu pelo cinza que o torna realmente inconfundível mas a sua personalidade também é uma das suas caraterísticas mais valorizadas deste cachorro.

As suas habilidades fizeram-no destacar como um dos cachorros mais valorizados para a caça, no entanto e felizmente, hoje é um excelente pet tirando este hobby.

Nesta ficha do PeritoAnimal vamos explica-lhe tudo sobre o Weimaraner ou Braco de Weimar seja sobre a sua história, o caráter que possui e as suas caraterísticas físicas. Se está pensando em adotar um cachorro desta raça, não hesite em se informar bem a este respeito uma vez que se trata de um animal especial que precisa de cuidados concretos.

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo VII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Weimaraner

Embora aparecerem cachorros idênticos ao Weimaraner em pinturas e gravuras anteriores a 1800, a história da raça anterior ao século XIX é desconhecida. Especulou-se muito sobre o tema, mas nenhuma das hipóteses propostas pode se confirmar com certeza.

No entanto, a partir do século XIX a história é bem conhecida. Nos princípios desse século, o Grão-Duque Carlos Augusto governou o Saxe-Weimar-Eisenach, no território que hoje em dia faz parte da Alemanha. Carlos Augusto gostava muito de caça desportiva e em um dos seus muitos grupos de caça conheceu os antepassados do atual Weimaraner.

Tão forte foi a impressão que estes cachorros cinzas e robustos causaram sobre o Grão-Duque, que decidiu desenvolver uma raça de cachorros muito versáteis para a caça. Além disso, decretou que estes cachorros podiam apenas ser criados pela nobreza e usados para a caça. Por isso, a raça permaneceu quase desconhecida para o povo. Nessas épocas o Braco de Weimar era utilizado principalmente para a caça desportiva e é daí que vem o seu temperamento forte.

Nos finais do século XIX e quando já existia a República Alemão, formou-se o Clube Alemão de Weimaraner. Este clube manteve a raça em mãos de poucos criadores, proibindo a venda destes cachorros a pessoas que não pertencessem ao clube. Por isso, a raça desenvolveu-se entre caçadores que escolhiam os cachorros em função das suas habilidades de caça.

Com o passar do tempo e a invasão e destruição do habitat de espécies de caça, a caça foi orientada principalmente para presas pequenas, tais como roedores e aves. Assim, graças à versatilidade os Bracos de Weimar passaram de ser cães de caça desportiva para cães de exposição.

Em meados do século XX, o Weimaraner saiu da sua região natal graças a Howard Knight, um entusiasta da raça e membro do Clube Alemão de Weimaraner que levou alguns exemplares para os Estados Unidos. Isto aconteceu em 1928 e esse foi o momento crucial para que a raça ganhasse mais destaque em outras regiões. Depois foi se popularizando gradativamente em diferentes pontos do globo até chegar a ser uma raça conhecida por todo o mundo.

Hoje em dia, o Braco de Weimar é utilizado como cão de busca e resgaste, participa em esportes caninos, tem uma presença importante em exposições caninas e é um excelente pet em muitas casas.

Caraterísticas do Weimaraner

O Weimaraner é um cachorro bonito e de tamanho médio a grande. A variedade mais conhecida desta raça é a de pelo curto, mas também existem Bracos de Weimar de pelo comprido.

Este cachorro é forte, musculoso e atlético. O comprimento do seu corpo é ligeiramente superior à altura da cernelha. A parte de trás é relativamente longa e a garupa um pouco inclinada. O peito é profundo, chegando quase à altura dos ombros, mas não é muito largo. A linha inferior sobe ligeiramente até à altura da barriga.

A cabeça é mais larga nos machos do que nas fêmeas, mas em ambos os casos está em perfeita harmonia com o resto do corpo. Na metade da frente apresenta uma ranhura, mas o stop é pouco pronunciado. O nariz é de cor carne, mas vai ficando cinza gradualmente até à base. Nos adultos os olhos são de cor âmbar claro a escuro e têm um olhar expressivo. Nos filhotes os olhos são azuis. As orelhas, compridas e largas, ficam penduradas nos lados da cabeça.

A cauda do Braco de Weimar é forte e fica um pouco mais abaixo da linha dorsal. Quando o cachorro está ativo tem a cauda horizontal ou um pouco levantada, mas em repouso tem-na pendurada. Tradicionalmente amputava-se um terço do seu comprimento, mas felizmente hoje em dia isso não é um requisito do standard da Federação Cinológica Internacional (FCI) para a raça. Atualmente continuam existindo muitos Weimaraner com caudas amputadas, mas cada vez são mais as pessoas que preferem os seus cachorros como nasceram.

A pelagem do Weimaraner pode ser de pelo curto ou comprido, dependendo da variedade a que pertencer o cachorro. Na variedade de pelo curto, a camada externa é forte, densa e bem agarrada ao corpo. Nesta variedade quase não existe sub pêlo. Em contrapartida, na variedade de pelo comprido, a camada externa é comprida e suave, e pode ou não existir sub pelo.

Em ambas as variedades a cor deve ser cinza rato, prata, cinza prata ou qualquer transição entre essas tonalidades.

Segundo o standard FCI da raça, os machos alcançam uma altura à cernelha de entre 59 e 70 centímetros, e um peso que vai de 30 a 40 quilos. Por sua vez, a altura à cernelha das fêmeas vai de 57 a 65 centímetros e o peso ideal de 25 a 35 quilos.

Caráter do Weimaraner

Em termos gerais, o Weimaraner é um cachorro muito dinâmico, curioso, inteligente e leal. Também pode ser um cachorro muito agressivo e decidido quando tem de o ser. Os seus instintos caçadores são fortes.

Estes cachorros não são tão sociáveis como outros cães, pois costumam ser um pouco desconfiados com os estranhos. No entanto, quando são socializados corretamente podem se dar muito bem com outros cachorros e tolerar de muito boa vontade pessoas estranhas. Quando são socializados corretamente também são excelentes com as crianças maiores, embora possam ser desajeitados com crianças pequenas (com menos de 7 anos) pelo seu temperamento inquieto.

No entanto, com os seus familiares o caráter do Weimaraner é extremamente doce e amigável. Costumam seguir os seus donos para todo o lado e sofrem muito quando ficam sozinhos por muito tempo. Pela sua desconfiança natural com os estranhos os Bracos de Weimar costumam ser bons cães de guarda.

Se está pensando em adotar um destes cães, certifique-se que o socializa desde filhote para não ter problemas no futuro. Corretamente socializados são cães maravilhosos, mas sem uma boa socialização podem ser uma verdadeira dor de cabeça.

O adestramento canino não é muito fácil com estes Bracos, mas também não é particularmente difícil. Para os educar, deve reconhecer que se tratam de cachorros caçadores com muita energia e com instintos fortes. Isso faz com que se distraiam com certa facilidade quando estão aprendendo, mas também se tratam de cães muito inteligentes que aprendem rapidamente. O adestramento com clicker costuma dar resultados muito bons quando se realiza corretamente.

Com um Braco de Weimar bem educado e socializado, não costumam ocorrer muitos problemas de comportamento. No entanto, se o cachorro não receber exercício físico e mental suficiente, além de muita companhia, pode se tornar um cão que ladra muito e destruidor. Estes cachorros precisam de muito exercício e companhia para estarem saudáveis mentalmente.

Pelo seu temperamento e caráter, os Bracos de Weimar podem ser excelentes pets para famílias ativas com crianças grandes, assim como para pessoas jovens e dinâmicas. Não são bons pets para famílias ou pessoas sedentárias que preferem ver televisão ao invés de sair de casa para caminhar.

Cuidados do Weimaraner

O pelo do Weimaraner, tanto o de pelo curto como o de pelo comprido, é relativamente fácil de cuidar, uma vez que não precisa de atenções especiais. No entanto, é necessário uma escovação regular para retirar o pelo morto e evitar nós na variedade de pelo comprido. Só se deve dar banho no cão quando se suja muito e não deve fazê-lo com muita frequência para não danificar o seu pelo.

Este Braco precisa de muito exercício e companhia. É um cão caçador por natureza e precisa de correr e brincar livremente em áreas seguras, mas também precisa de passar muito tempo com a sua família. Não é um cachorro que se possa deixar sozinho por períodos prolongados todos os dias. O Braco de Weimar agradecerá os jogos relacionados com bolas que além de lhe proporcionar diversão vão exercitá-lo diariamente.

Devido à sua grande necessidade de exercício, o Braco de Weimar não é um cachorro apto para viver em apartamentos, embora se possa habituar se receber passeios longos de forma diária. É melhor se viver em uma casa com um jardim grande ou em uma zona rural, sempre que tenha a possibilidade de correr e brincar fora mas também passar muito tempo dentro de casa junto da sua família.

Educação do Weimaraner

O Braco de Weimar é um cão extremamente social se lhe for dada uma boa socialização, um processo indispensável para todo o tipo de filhotes. É muito importante habituá-lo a todos os estímulos que o acompanharão na sua vida adulta: outros cachorros, andar de carro, visitar ao campo,...

Na sua educação como filhote deve ter em conta o peso que alcançará quando for adulto. Por esse motivo recomendamos que evite ensinar o cachorro a saltar para cima de pessoas ou a dormir junto de si. Na sua fase adulto é provável que ocupe o mesmo espaço que você e será difícil para ele entender que já não pode dormir ao seu lado.

É muito importante oferecer-lhe brinquedos e variados mordedores e ensinar-lhe a inibir a sua mordida, especialmente se tiver crianças em casa. Ensinar-lhe como funciona o jogo de "busca e deixa" também é útil para poder brincar com ele ativamente. Ao ser uma das suas atividades favoritas, será ideal trabalhar ativamente nisso.

A obediência básica do Weimaraner será um pilar fundamental da sua educação. Embora se trate de um cachorro muito inteligente, distrai-se com facilidade e pode ser um pouco teimoso na sua educação. Para isso, o ideal é usar o reforço positivo com recompensas realmente saborosas que o estimulem. As repetições das ordens de obediência básicas devem ser feitas em lugares e situações diferentes, isso vai ajudar a que o cachorro tenha uma melhor resposta.

Educação do Weimaraner

Esta é uma das raças de cachorros mais saudáveis e com menos predisposição a doenças hereditárias. Ainda assim, o Braco de Weimar pode sofrer de uma torção gástrica pelo que deve evitar que faça exercício antes e depois de comer. Outras doenças que podem ocorrer nesta raça com alguma frequência são: displasia de quadril, disrafismo espinhal, entrópio, hemofilia A e doença de Von Willebrand.

O ideal para manter uma boa saúde do Braco de Weimar é proporcionar-lhe o exercício que precisa mas se o forçar a isso, uma boa alimentação e os cuidados apropriados. Consultar o veterinário de forma regular irá ajudá-lo a detetar o aparecimento de qualquer problema de saúde. Além disso, deve seguir de forma correta o calendário de vacinação do cachorro.

Fotos de Weimaraner ou Braco de Weimar

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Weimaraner ou Braco de Weimar

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Weimaraner ou Braco de Weimar

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Weimaraner ou Braco de Weimar
1 de 10
Weimaraner ou Braco de Weimar

Voltar ao topo da página