Outros problemas de saúde

Posso dar valeriana para cachorro?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 novembro 2017
Posso dar valeriana para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cada vez ganhamos mais consciência no que diz respeito à necessidade de tratar dos nossos pets da forma mais natural e respeitosa possível, uma vez que isto implica na maioria das vezes um menor dano sobre o seu organismo e uma menor alteração na fisiologia do mesmo.

No entanto, devemos ter claro que o termo natural nem sempre é sinônimo de inofensivo, menos ainda quando falamos de plantas medicinais, uma vez que estas contêm um ou vários princípios ativos que interagem com o nosso organismo e são metabolizados como se de um fármaco se tratasse.

Para que as plantas medicinais se convertam em aliadas da saúde do nosso pet devemos utilizá-las de forma responsável, por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal respondamos à pergunta de se pode dar valeriana para o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Posso dar valeriana ao meu gato?

Índice

  1. Indicações da valeriana
  2. Quando posso dar valeriana ao meu cachorro?
  3. Como dar valeriana ao meu cachorro?
  4. Antes de administrar valeriana ao seu cachorro...

Indicações da valeriana

A valeriana é uma erva perene cuja raiz é colhida no outono e é precisamente na raiz onde encontramos múltiplos princípios ativos que fazem desta planta uma das ervas medicinais mais conhecidas e utilizadas.

As principais propriedades e indicações da valeriana podem se resumir da seguinte forma:

  • Propriedades sedantes: Está indicada em qualquer transtorno de nervosismo, ansiedade ou estresse, também em comportamentos depressivos.
  • Propriedades hipnóticas: Indica-se para melhorar a insônia, sobretudo quando existe uma grande dificuldade para se relaxar na fase de conciliação do sono.
  • Propriedades relaxantes: Emboras poucas pessoas conheçam este dado, a valeriana atua como relaxante muscular, diminuindo a dor e os espasmos.

A valeriana tem sido objeto de múltiplos estudos e não se observaram efeitos tóxicos nem secundários em humanos nem em animais, sempre que se tenha utilizado adequadamente, por isso, sim pode dar valeriana ao seu cachorro.

Posso dar valeriana para cachorro? - Indicações da valeriana

Quando posso dar valeriana ao meu cachorro?

Tratar os nossos pets com terapias naturais é sempre uma boa escolha, mas como referimos no início, esta decisão deve ser realizada com conhecimento e responsabilidade. A valeriana é um excelente remédio para cachorros nos seguintes casos:

  • ansiedade
  • nervosismo
  • irritabilidade
  • estresse

Também podemos oferecer valeriana ao nosso cachorro em situações que gerem um grande estresse no cachorro (viagens, no caso de fogo de artifício, etc), assim como para os que sofrem de dificuldade para conciliar o sono ou alterações no ciclo do sono.

Como dar valeriana ao meu cachorro?

Hoje em dia podemos encontrar a valeriana em múltiplas apresentações sendo as mais habituais cápsulas, comprimidos e extrato líquido. Geralmente é mais forte o extrato seco que o extrato líquido, no entanto, a administração de valeriana em forma líquida torna-se muito mais fácil de dar para nossos pets.

Existem vários métodos e recomendações quanto à dose de valeriana para cachorros:

  • 5 gotas, 3-4 vezes por dia.
  • 10-20% da dose para humanos.
  • 10 gotas para cachorros pequenos (do gênero do Yorkshire).
  • 15-20 gotas para cachorros pequenos-médios (Schnauzer, Poodle).
  • 30-40 gotas para cachorros médios (Bull Terrier).
  • 60 gotas para cachorros grandes (Husky Siberiano, Boiadeiro de Berna).

Se administrar valeriana ao seu cachorro porque este sofre de insônia, deve ter em conta que a primeira toma deve ser realizada à tarde e a segunda toma à noite, caso contrário, se lhe administrar a valeriana mesmo antes do horário noturno, poderia ser contraproducente e causar ainda mais insônia, é necessária uma dose anterior para baixar o limiar de alerta.

Posso dar valeriana para cachorro? - Como dar valeriana ao meu cachorro?

Antes de administrar valeriana ao seu cachorro...

Se vai administrar valeriana ao seu cachorro é imprescindível que tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Cada cachorro merece uma atenção individual, por isso recomendamos que consulte o veterinário se detetar alterações no comportamento do seu pet. Tenha em conta que a ansiedade e irritabilidade podem mascarar condições mais graves.
  • As recomendações quanto às doses de valeriana em cachorros não contam com consenso científico, a melhor pessoa para avaliar a dose que o seu cachorro requer é o veterinário.
  • A valeriana não se deveria administrar a cadelas grávidas ou em período de lactação, a sua segurança não foi avaliada nesse contexto.
  • A valeriana é bastante segura, mas pode interagir com alguns fármacos, especialmente aqueles que atuam sobre o sistema nervoso central. Neste caso, é precisa a supervisão veterinária do tratamento.
  • Consulte o veterinário sempre que tiver dúvidas.
Posso dar valeriana para cachorro? - Antes de administrar valeriana ao seu cachorro...

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar valeriana para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Ricardo Vianna Gonçalves
Eu tenho uma cadela da Raça Labrador, ela vai fazer 5 anos e ela é muito agitada e ela é gostaria de saber se posso da Valeria a para ela.
Pois eu como minha esposa somos já de meia idade, e somos do Grupo de Risco.
Preciso de uma orientação.
A sua avaliação:
ANTONIO SALGUEIRO
Meu cachorro está com problema de displasia coxofemoral, ele tem dificuldades de levantar, está tomando dipirona uma vez por dia. Ele pode tomar Valeriana?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Cida
Meu cachorro está com 15 anos, anda c dificuldade e a noite quase n dormi. Gostaria de fazer um tratamento fitoterápico com ele. Posso dar valeriana para q possa dormir tranquilamente a noite?
A sua avaliação:
Marilene Domingos
Tenho uma cachorra idosa e gostaria muito de dar valeriana mas estou tendo dificuldade de encontrar para comprar pois os extratos possuem alcool e ja falei com diversos veterinários e nenhum prescreve. Minha cachorra tem dificuldade para dormir a noite, fica agitada. Está com alzheimer> Aonde consigo comprar?
Sandra Pinho
Boa noite. O meu cão tem 16 anos, está surdo e cada vez vê pior. Quando saio para trabalhar e ele fica sozinho começa a uivar e fica muito deprimido. Este comportamento é recente e só acontece quando não estou em casa. Já tentei várias coisas, como deixar um boneco com uma roupa com o meu cheiro mas não resultou. Posso dar-lhe valeriana? Ele tem 15 kg. Obrigada
juliana
Olá, vc deu a valeriana? estou com o mesmo caso
Sandra
Bom dia. Sim, dei mas não resultou. Infelizmente o meu bichinho já partiu. Mas deve experimentar porque conheço casos que deu certo. A valeriana e/ou uma peça de roupa com o nosso cheiro. Seja como for a valeriana não faz mal.
bruna de Oliveira
ola .
Minha cachorra teve CINOMOSE , fiz o tratamento , conseguimos curar mais infelizmente ela teve sequelas, como espasmo muscular, a perna traseira do lado esquerdo não meche mais e o músculo fica contraindo e com isso vem as dores, posso administrar o cha de valeriana pra ela ?
Dereck
oi boa noite, por favor me ajude. minha cachorrinha tem 10 anos ,spitz alemao de 5 Kg, mas esta mt saudavel e ainda é bem agressiva. Queriamos tentar um pouco com valeriana VALERIMED 50MG comprimidos. q dosagem vc recomenda? estavamos pensando em dar 1/8 de um comprimido 2 x ao dia. o q acha? mt obrigado
Luísa Savala
Oi Dereck! Não recomendamos que você medique o seu cachorro sem orientação veterinária. O mais indicado é buscar ajuda de um profissional para que ele possa passar o tratamento adequado de acordo com as necessidades do seu peludo.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lilian
Minha maltês de 3kg teve convulsão devido à infecção do fígado ( feito exame de sangue e acusou o TGP alterado). Contudo a veterinária no dia da crise iniciou gardenal 10 gotas, o que a deixou bem dopada, mas sem dormir. Após o resultado do exame de sangue, começamos a diminuir a dosagem, todavia ela apresentou efeito colateral de polifagia e muita agitação, ficando muito ofegante. Comecei a dar 5 gotas de valeriana para ela, que ajudou a controlar a agitação e está mais calma. Porém, a polifagia continua, e não está dormindo direito , acordando várias vezes , pedindo comida. Gostaria da opinião, se posso retirar o gardenal mais rapidamente e ficar só com a valeriana, será que funciona até ela voltar ao normal, visto que o problema dela não é epilepsia?

E essa agitação e fome excessiva é efeito do gardenal.

Agradeço se me ajudarem na resposta.
Luísa Savala
Oi Lilian! Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. Recomendamos que você volte ao veterinário e explique que o tratamento não está respondendo da maneira esperada.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alice
minha bichon freese tem epilepsia qual a dosagem indicada e ela tem crises geralmente a noite de duração 1 a 2 minutos fica meio paralisado logo após ter ficado bem agitada e sempre com a língua nervosa tipo se lambendo pra dentro e pra fora compulsivamente
Adriana
Melhor a fazer é leva lá ao veterinário urgente. Essas convulsões desse grau pode leva -la a consequências graves e irreversível na saude
Silma Agostinho
minha cadela apareceu com a parte branca baixa do olho vermelha e a gente nao consegue olhar direito pois ela e nervosa e moro em um sitio e nao sei o que fazer pois ou dar para ela ficar sonolenta e se conseguir pelo meno colocar soro fisiologico. tudo muito dificil..ela as vezes quer coçar mas não deixamos. Peço sua ajuda Grata
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silma! Ela pode estar com uma conjuntivite ou outro problema. É necessário que o médico veterinário faça o exame físico e as provas necessárias para chegar ao diagnóstico. Rápidas melhoras para ela!
Jucimara Machado dos santos
Posso dar passiflora comprimidos para minha cachorra? Ela tem 20 kg. Qual a dosagem. Obrigada
PAULO Barreto
Pelo que li acima esta descrito 10-20% da dose para humano. pegaria uma dosagem de 50mg, dividiria pelo seu peso medio de um humano adulto (70KG) com esta variavel em maos, multiplicaria pelo peso do cachorro x 0.1... Ai vai saber a dosagem.
Hérica Lisboa Gomes
Meu cachorro está com epilepsia e minha veterinária recomendou dar gadernal, mas acho muito invasivo. Ele ficou assim devido um envenenamento. Posso administrar valeriana para este caso? Muito obrigada!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Hérica. O Gadernal (fenobarbital) é o tratamento de eleição para epilepsia. A valeriana não terá o mesmo efeito e deverá apenas ser usada como complemento. Você deve seguir o tratamento aconselhado pela médica veterinária.
1 de 4
Posso dar valeriana para cachorro?