PARTILHAR

Recomendações para viajar de carro com um gato

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 novembro 2018
Recomendações para viajar de carro com um gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Durante a vida do seu gato, terá necessidade de se deslocar de carro com ele em muitas ocasiões: de viagem, visitando o veterinário, deixando o gato com um amigo, etc.

O que é certo é que os gatos não gostam nada de sair do seu habitat e tendem a se estressar e a passar um mau bocado. Descubra as recomendações para viajar de carro com um gato do PeritoAnimal.

Acostumar o seu gato desde filhote

Esse é um conselho que se pode aplicar a quase todos os animais, embora seja claro que em alguns casos é impossível pois foram adotados já adultos. Mesmo assim, o tutor não deve desistir, a educação de um pet pode ser mais difícil nessa etapa, mas é igualmente necessária.

Os gatos não suportam nada bem as mudanças. Serem transportados em um pequeno habitáculo que se move e sob o qual não têm qualquer controle, é um agente produtor de estresse extremo. No entanto, se o seu gato ainda é bebé, pode usar alguns truques para acostumá-lo, uma vez que é mais fácil lidar com ele.

Siga esses passos:

  1. Coloque o filhote na transportadora, tentando que fique cômodo.
  2. Coloque-o no carro e dirija apenas 5 minutos sem chegar a nenhum lugar em particular.
  3. Antes de deixar o gato sair, recompense ele com guloseimas.
  4. Repita o procedimento algumas vezes tentando que a viagem seja relaxada e tranquila. Dessa forma, evitará que relacione o transporte de carro com a visita ao veterinário.
Recomendações para viajar de carro com um gato - Acostumar o seu gato desde filhote

Conselhos para viajar de carro com gatos

Tentar acostumar os gatos desde filhotes é uma boa opção. Contudo, se não tem essa possibilidade ou se a tarefa não está sendo fácil, seguir essas indicações pode ajudar:

  • Evite dar comida ao seu gato duas horas antes de viajar. Se o gato tem o estômago vazio antes de começar a viagem, evitaremos que o estômago se perturbe e que tenha tonturas ou vômitos durante o trajeto. Isso agrava o seu estresse.
  • Use uma transportadora segura e fixa. Se o gato viaja de forma segura e não se move, evitará tonturas, mal estar ou fuga pelo veículo que poderá provocar acidentes.

  • O gato não sai da transportadora durante o trajeto. Recomendamos que, durante todo o trajeto, tente não tirar o gato da transportadora se fizer alguma paragem. Se incitar o animal a sair despreocupadamente e ele aceder ou caso o puxe pela coleira, tenha em conta que são animais que não estão habituados a caminhar pela rua. Pode deixá-lo sair para esticar as patas, mas tenha muito cuidado caso estejam numa zona com veículos. Sempre que ele se porte bem, ofereça uma recompensa.

  • Disponibilize comida, água e esteja atento às suas necessidades. Se vai fazer uma viagem muito longa, recomendamos que pare uma vez por hora, aproximadamente, e oferecer um pouco de água. Pode levar uma caixa com areia no carro e deixá-lo sair para fazer as suas necessidades. Apenas é recomendado dar comida ao seu gato caso ele não vomite em viagens.
  • Carinho e diversão. Uma boa viagem inclui diversão. Para que o seu gato se mostre mais receptivo a viajar, recomendamos que de vez em quando lhe dê algumas carícias, o recompense pelo sue bom comportamento e dê atenção. Coloque o brinquedo favorito dele e um piso macio à sua disposição.
Recomendações para viajar de carro com um gato - Conselhos para viajar de carro com gatos

Casos graves

Caso a viagem com o seu gato seja um verdadeiro pesadelo pois ele vomita e sofre, o melhor conselho que podemos dar é que consulte o seu veterinário. Ele pode receitar algum medicamento que o ajudará a ficar mais tranquilo.

Não force o seu gato a uma situação extremamente incômoda, procure ajuda de profissionais e educadores que podem aconselhar uma solução para estes casos graves.

Recomendações para viajar de carro com um gato - Casos graves

Se deseja ler mais artigos parecidos a Recomendações para viajar de carro com um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
luiz
rrrr66788
A sua avaliação:
Minita
Boa noite vou viajar no verão e quero levar o meu gatinho que terá 9meses ,o trajeto é de 2000km que recomendações me podem dar ??um grande obrigado desde já!!
shirley cristina rodrigues santos
Boa noite,
Nesta sexta viajo pela primeira vez com minhas gatinhas e estou preocupada ,poderia dar algum medicamento, tem apenas 2 anos e outra 1 aninho sao calmas em casa , vou colocar na caixinha . podem me
aconselhar obrigada
Isa ferreira
quero viajar com meu gato qual calmante usar
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isa! Como referimos no artigo, o caso de prescrição de fármacos acontece apenas em casos mais graves e apenas o médico veterinário poderá fazê-lo.
Recomendações para viajar de carro com um gato
1 de 4
Recomendações para viajar de carro com um gato

Voltar ao topo da página ↑